quinta-feira, 24 de maio de 2012

Exames convencionais nada amigáveis: Da série "Uma coisa leva a outra"

De: Mary Barreto Dória
(que recebeu por email e achou pertinente, "afinal não custa prevenir")

Para: Deixa sair

Assunto: Câncer de tireóide


"O Dr. Oz fez uma exposição sobre o tipo de câncer que mais cresce em mulheres, o câncer de tireóide. Foi um programa muito interessante e ele mencionou que o aumento poderia possivelmente estar relacionado com o uso de raio-x odontológico e mamografias. Ele demonstrou que no avental que o dentista coloca em você no raio-X odontológico existe uma pequena aba que pode ser levantada e envolver o seu pescoço.

"Muitos dentistas não se preocupam em usá-lo. Também, há algo chamado de "guarda da tireóide" para ser usado durante a mamografia.

"Por coincidência, ontem eu tive a minha mamografia anual. Eu me senti um pouco tola, mas perguntei sobre a proteção e certamente, o técnico tinha uma em uma gaveta. Eu perguntei por que não era utilizado rotineiramente. Resposta: "Eu não sei. Você tem que pedir". Bem, se eu não tivesse visto o programa, como é que eu poderia saber para perguntar?

"Precisamos transmitir isso para nossas filhas, sobrinhas, mães, a todas nossas amigas e os maridos contarem a suas esposas! Eu acabei de fazer isso, agora você encaminha para a sua lista.

"Alguém foi gentil o suficiente para transmitir esta informação para mim. Eu espero que você passe isso para seus amigos e familiares."

40 comentários:

  1. De fato lamentável, uma forma tão simples de proteção a saúde que a maior parte das pessoas desconhecem! Mês passado fiz mamografia e nem imaginava poder, muito menos ter que solicitar tal resguardo! E sem dúvida alguma, é revoltante o profissional responsável pelo exame não nos encaminhar para as medidas cabíveis de proteção! Peço licença para copiar e postar em meu blog tal alerta, obviamente, com os devidos créditos! Este blog é muito rico em conteúdo, parabéns! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sônia, descobri faltando um mês pros meus 21 anos que tenho tumor na tireóide e a pouco soube que é benigno!

    E descobri por insistência da minha parte, eu dizia que sentia muita dor ali na base do pescoço, mas só do meio pra direita e os médicos diziam que nunca tinham visto isso e que provavelmente era inflamação na garganta. Ficou nisso meses...

    Fui 2 vezes ao pronto socorro por sentir muita (muitaaa, recorri ao PS oras) dor até pra engolir saliva. Um dia fui no endócrino, bati o pé que não sairia dali só com prescrição de remédio e achismos... então ele pediu uma ultrassom da região onde ficou constatado o tumor. A dor era exatamente no local do tumor. Lobo direito, a tal dor da metade pra direita.

    Minha pressão normal é muito baixa 10x3. Passo mal demais... muita tontura já é meu normal, pensei ser labirintite, anemia, já pensei em tudo... e os médicos só dizem: "seu hemograma ta mais que perfeito! Seus exames de hormônios estão ótimos! Vc não tem nada no coração!" Dai eu penso: de que vale eu dizer que estou passando muito mal, que caminhar mais de 10 minutos virou um sacrifício, que já cai várias vezes, já desmaiei... o que importa são os exames, não o que eu digo.

    Ai veio tudo isso a cabeça quando li o seu post sobre a Máfia Médica...

    Se tiver um palpite vou ficar feliz em ler.

    Ah, quanto a dor no tumor... o médico teve a cara de dizer que tumor não dói! Talvez pq ele não tenha um, mas o MEU dói e é escandaloso!

    Avee...


    Super abraço.
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Eu tive câncer de tireóide. Na minha infância/adolescência, usei aparelho nos dentes. Desde os oito anos fazia raio-x "panorâmico" para verificar a posição da arcada dentária. Naquele tempo, não se usava esta proteção para a glândula da tireóide. Sempre achei que o câncer foi provocado por exposição ao raio-x.

    ResponderExcluir
  4. Eu ando chocada com o tanto de mulheres que andam fazendo biópsias de tireóide mesmo. Umas meninas novinhas... eu nunca fiz mamografia (nem pretendo, na verdade) e só faço Raio-x de dente em casos graves (tenho sorte da minha 'dentadura' ser forte). Acho um abuso todo mundo fazendo tanto raio-x como se não fosse nada demais.

    ResponderExcluir
  5. A palavra que me vem é descaso. Dá a impressão de que a única coisa importante é que a mensalidade do convênio esteja em dia.
    E some-se o tanto que se escuta de ''área da saúde tem muito emprego'' prá entender o tanto de gente sem a menor vocação ou preparo atuando.
    Acho que quando se passa a buscar autogestão, a tendência é achar boa parte dos consultórios e laboratórios parecidos com aqueles filmes de terror B, de cientistas e enfermeiros malucos. Sem generalização, mas é como sinto...

    ResponderExcluir
  6. O pior é que, mesmo tendo a percepção do abuso, a maior parte das pessoas se entrega a essa medicina industrial sem a menor crítica. Não são poucas as mulheres inteligentes e politizadas que fazem mamografia anual e tomam vacinas. Ficam olhando esquisito quando a gente diz que não faz nem toma...

    ResponderExcluir
  7. Viva Sonia

    Eu descobri isso (dos raio-X) quando me comecei a sentir mal e a sentir uma impressão na garganta após ter feito 5 radiografias no mesmo dia (o dentista achava que eu tinha 2 cáries e para ter a certeza fez esses raio-X... e sem proteção... ai se eu soubesse nessa altura...). Agora estou com medo... o que fazer para ver se tenho algo na tiróide? Há algo que se possa fazer para "limpar" a tiróide de raios-X?

    Obrigada :-)

    Abraço Sônia!

    ResponderExcluir
  8. Sim, Maria, sopa de missô ajuda muito. Conhece? Um bom caldo de vegetais - cenoura, nabo, cebola, alho-poró, gengibre - fervido por 40 a 60 minutos em fogo baixo, temperado com 1 colher/chá de missô por cumbuca e cebolinha verde picada por cima. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Teve a medonha da vacinação contra gripe aqui no meu trabalho há uns 20 dias. O povo acha que sou esquisita por não tomar (de graça, até injeção na testa, dizem) e, em geral, dão risada. Mas o que tem de gente gripada aqui esses dias... chega a ser engraçado...

    ResponderExcluir
  10. O comentário acima é meu. O blogger surta às vezes, não sei porque saiu como desconhecido aí em cima...

    ResponderExcluir
  11. Desconheceu você, porque saiu unknown de novo. Será que está marcada essa opção e você não viu?

    O neurocirurgião norteamericano Russel Blaylock fala horrores da vacinação em massa em http://www.vaccinationcouncil.org/2012/03/05/collectivism-family-or-state-an-essay-on-mandatory-vaccination-by-neurosurgeon-russell-blaylock-md/ . Salve-se quem puder. Aqui também soube de pessoas que passaram mal depois de tomar a vacina. Um abraço e ótima semana para todos!

    ResponderExcluir
  12. Sonia, você acha que podemos consumir algas à vontade? Você falou da receita de missô aí em cima e me lembrei delas. Anda seguro consumir aquelas que vêm do Japão, pou causa do desastre na usina nuclear? Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Isabel, achar é fácil, né? Saber é que são elas. Mas algas são tão desintoxicantes - especialmente a kombu - que não acredito em malefícios derivados de comê-las. A não ser para grávidas, pois as algas têm natureza fria e poderiam facilitar abortos. (Isso não inclui a alga nori, aquela que vira uma folha fininha que envolve os sushis, pois tem pouca substância.) Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Que coisa, não sabia dessa, também fui diagnosticada com cistos na tireóide, mas fui ao endrocnologista que me informou que é normal em muitas mulheres, e não me passou nenhum outro exame, sempre sinto algo ao engolir, mas não é na garganta, hoje mesmo estou sentindo, como se fosse dor de garganta,mais não é na garganta. Mais uma coisa para eu me preocupar, tmb fiz mamografia a 2 anos atras e nem imaginava quanto a essa proteção .

    ResponderExcluir
  15. Da série *Uma coisa leva a outra*:

    se a radiação anual de mamografias pode afetar a tiróide, o que não faria com o delicadíssimo tecido dos seios?

    ResponderExcluir
  16. A compressa de argila também é desintoxicante e acaba com nódulos, na tireóide e em qualquer outro lugar do corpo, se a pessoa de fato estiver resolvida a reverter o quadro e ter saúde.

    A saúde é simples. As doenças é que são complicadas.

    ResponderExcluir
  17. Sonia, deixa quanto tempo a argila sobre o local? Repete o processo ao longo do dia?

    Agradeço

    ResponderExcluir
  18. Oi, Camila, geralmente a compressa fica no local duas horas por dia.

    ResponderExcluir
  19. OI.
    tenho 42 anos e nunca fiz mamografia
    descobri um exame melhor que é a termografia sem nenhum efeito colateral.Esse é um trecho do artigo:
    Termografia, ou mapeamento pelo calor, procura carcinomas por meio da radiação infravermelha. Baseia-se no princípio de que os carcinomas têm temperatura mais elevada do que o tecido mamário normal ou os tumores benignos. Tal método foi aprimorado e produz um mapeamento da temperatura do seio em apenas dois minutos. O maior inconveniente é seu alto custo

    ResponderExcluir
  20. É sempre bom ter alternativas, termografia é uma ótima, pelo jeito. Mas o mais importante, do ponto de vista social, seria conseguir essas tecnologias menos agressivas para a coletividade, gratuita e de qualidade.

    ResponderExcluir
  21. Mmm... Se houvesse mais acompanhamento e promoção de saúde, e não de possível doença, será que precisaríamos de tantos exames?

    Quando é que se fará uma análise honesta da chamada política do câncer?

    Nunca. Pergunta besta.

    ResponderExcluir
  22. É, seria mais honesto e mais efetivo, né. Na verdade as políticas públicas de saúde são um fiasco. Vide a 'beleza' que entrou em vigor essa semana: cadastro federal de gestantes, um abuso à autonomia feminina e mais uma violência disfarçada contra a mulher.

    Política do câncer? O que é, Sonia? Só vejo políticas de promoção do câncer.

    ResponderExcluir
  23. Sonia, como é a receita da compressa de argila?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Ué, Kenia, são a mesma coisa... :-#

    Compressa de argila, Eliana, é feita com argila e água ou chá, misturadas para formar uma lama grossa que se aplica no local afetado, camada de 1 a 2 cm, e ali permanece durante pelo menos duas horas. Dependendo da finalidade a aplicação será repetida um número x de vezes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Sônia! Obrigada pelo alerta. Já compartilhei com amigas e amigos do Facebook! Um amigo adorou teu blog e já está vasculhando tudo! rsrsrs
    Uma dúvida: a ecografia mamária teria o mesmo problema? também teria efeitos colaterais?
    E a compressa de argila, serviria para linfonodos?
    Sempre compartilho as valiosas informações que aprendo aqui, mas sabe como tem gente que prefere o caminho mais fácil...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. hahaha, comunicação escrita... :S

    ResponderExcluir
  27. Tita, que eu saiba a compressa de argila é boa quando há qualquer alteração nos tecidos. É um remédio muito antigo e natural, que os até os bichos usam para se curar.

    Sobre ecografia nunca pesquisei. Acho que as pessoas devem cuidar da saúde em vez de ficar procurando possíveis doenças que dão lucros precoces aos outros. Um abraço!

    ResponderExcluir
  28. Sim, concordo contigo. Hábitos saudáveis são o caminho para a saúde.
    Eu sigo essa filosofia há alguns anos e não preciso de remédio para mais nada. Minhas enxaquecas da TPM praticamente sumiram, controlei a insônia e me sinto melhor que há 10 anos atrás. Sigo uma alimentação saudável e equilibrada, pratico atividade física, vou no massoterapeuta que também me ajuda com dicas da medicina oriental.
    E, claro, busco informações aqui no teu blog. Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Eu vou testar a argila! E estou nessa busca pela saúde e me esbarro com você sempre Sonia, já alguns anos um amigo me lança citações suas, depois encontrei uma participação sua no livro Do-In para Crianças do qual eu tirei um dizer seu sobre o diabo e a criação do açúcar branco que eu adoro, e agora procurando por formação macrobiótica caí no seu blog. Que bom que entre tantos raio-x e outras armas, veio este meio de comunicação que me possibilita manifestar a felicidade que sinto em receber esses conhecimentos de bom coração! Vou colocar a argila em uma pereba(não sei como os cientistas a chamam, pois não os consultei, mas creio ter uma origem cancerigena) que está em minha perna há alguns anos, espero que isso e as mudanças alimentares bastem para reestabelecer o meu equilibrio. Muito obrigado por difundir seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  30. Boa sorte, Rafael! Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. O pior é que umas das primeiras lições no curso de radiologia é sobre os EPIs (avental baritado e colar de tireóide)sua importância e necessidade (não é opcional como disse o rapaz do texto, é uma exigência) e até os hospitais mais caros, nem sempre oferecem esse tipo de equipamento.

    Para quem não costuma visitar instituições de saúde frequentemente, um eventual raio x não há de fazer tanto mal, mas para pacientes crônicos ou viciados em exames de rotina é um risco claro (não é a toa que profissionais dessa área tenham jornada reduzida e se aposentam mais cedo).

    Basta lembrar de Marie Curie, que descobriu/inventou a radiografia e morreu anos mais tarde em decorrência a tanta exposição a radiação.

    ResponderExcluir
  32. "Viciados em exames de rotina"!!! Você tem toda razão, Mariana. As pessoas pegam o livrinho do plano, olham os exames disponíveis e vão ticando: ainda não fiz este, este, este outro... Ô mundo! Cadê aquele princípio básico da medicina que é não fazer mal?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Sônia, boa tarde! Lendo estas informações sobre nódulo tireóide, raio x... o caldo de legumes com missêo serve para limpara o organismo ou a tireóide de raio-x ou também para acabar com os nódulos? Caso seja só para o raio-x, por quanto tempo devemos tomar e se também para os nódulos, por quanto tempo? Caso o Caldo não seja indicado para eliminar os nódulos, o que poderia eliminá-los?
    Muito obrigada,
    Roseli

    ResponderExcluir
  34. Roseli, tomar sopinha de missô vai limpando o organismo, principalmente se a alimentaçào em geral for boa e sem laticínios. Nódulos podem ser fungos ou larvinhas de vermes, ou apenas saquinhos de líquido. Veja http://www.soniahirsch.com/2009/11/dicionario-da-mulher-cistos-nos-seios.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. Oi Sonia e para quem precisou tirar a tireoide por um tumor? quais alimentos deve reforçar logo apos a cirurgia?

    ResponderExcluir
  36. Não sei, A. Mas um/a nutricionista pode ajudar.

    ResponderExcluir
  37. Oi Sônia , sempre recorro ao seu blog... maravilha!!! O ueria saber mais sobre aparelhos e canal dentários ,cuidados com os dentes, creme dental natural ... tem algum material informativo ? E também à sua opinião sobre crianças com adenóide aumentada , fiz uma avaliação biogenética com o Jaime Brunning pra minha filha de 6 anos que sofre com esse problema desde muito pequena e ele disse que somente cirurgia , daí fiquei muito triste porque fugi dela esses anos todos pensando que não seria a melhor opção.
    Mesmo que demore , me responda por favor!
    Que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  38. Oi Sônia , sempre recorro ao seu blog... maravilha!!! O ueria saber mais sobre aparelhos e canal dentários ,cuidados com os dentes, creme dental natural ... tem algum material informativo ? E também à sua opinião sobre crianças com adenóide aumentada , fiz uma avaliação biogenética com o Jaime Brunning pra minha filha de 6 anos que sofre com esse problema desde muito pequena e ele disse que somente cirurgia , daí fiquei muito triste porque fugi dela esses anos todos pensando que não seria a melhor opção.
    Mesmo que demore , me responda por favor!
    Que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir