domingo, 20 de maio de 2012

E-mail da Marina: Antifúngicos

Oi, Sonia. Tudo bem?

Como aprendi muitas coisas bacanas no seu site, tive vontade de compartilhar coisas que aprendi em outros lugares e que talvez ainda não estejam nele. 

A primeira delas é sobre o óleo de Tea tree [melaleuca], que dizem ser um excelente antisséptico e antifúngico. Eu comprei o óleo e fiz um teste em um cáctus, que estava com fungos porque o meu colega de apartamento o regou demais. Passei o óleo em todo ele e os fungos se foram e ainda não voltaram... Dizem que é bem eficiente contra micoses, mas apesar de ter candidíase constante, nunca tive problemas na pele, então não deu para fazer o teste. O chato é que o óleo não pode ser usado internamente. [Marina, tem gente que usa internamente; acho arriscado porque pode queimar.]

Outra coisa que gostaria de compartilhar é sobre o chá de cravo. A primeira vez que li o seu blog foi em uma madrugada, em que morria de dor de barriga e não podia dormir. Quando acordei, fui na cozinha e da lista de antifungicos tinha apenas cravo. Fervi e tomei o chá e o resultado foi bem rápido, me senti melhor. Depois, li em um livro que molhar OB em um chá de cravo e colocar à noite também era bom para candidíase vaginal e foi realmente muito bom. A idéia é tomar o chá de cravo pela manhã e à noite e colocar o OB molhado antes de dormir. Funciona.

Abraços,

Marina

26 comentários:

  1. Mariana Aranha20/05/2012, 16:05

    O que o chá de cravo faz pela candidíase vaginal? Ele cura? Ou apenas deixa o Ph do local mais neutro? Ouvi de uma pessoa estudiosa das ciências orientais que na Índia as mulheres mergulham o "OB" no óleo de gergelim e aplicam na vagina e que isto seria um preventivo da candidíase vaginal. Vocês já ouviram falar a respeito? Obrigada,

    ResponderExcluir
  2. Já usei tea tree numa micose de unha, funcionou e ela não voltou mais. O cravo usei para tratar das pulgas do meu gato(dica de um veterinário), fiz o chá e o borrifei em todos os locais que ele usava para dormir, tb deu bons resultados. Boa essa troca de dicas!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mariana, é impossível falar em "cura" da candidíase, porque a cândida faz parte da nossa flora e quem tem tendência à umidade estará sempre sujeita a fungos.

    Muitas coisas matam os fungos. O x da questão é impedir que voltem, e isso, só mesmo controlando a alimentação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá! O chá pode ser feito com os cravos normais vendidos nos supermercados? Tem que fazer alguma coisa especial, como torrar, ou basta jogar água quente nos cravos? Obrigada!
    Abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Tb usei o tea tree oil numa micose de unha e realmente funcionou!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sonia,
    Houve um texto recente de alguem que mencionou o o oleo de copaíba e um outro para o tratamento de micose de unha.Afinal, qual deles você recomenda como o mais indicado?

    E alguem já usou as sementes de gergelim preto com exito para disfarçar os cabelos brancos? Não me lembro de ter visto comentários no blogue depois que você deu a dica confirmando o resultado.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Silvia, tanto o óleo de copaíba quanto o de melaleuca (tea tree) são bons antifúngicos, e existem mais dezenas de outras substâncias que fazem o mesmo serviço. Eu ando encantada com as propriedades do óleo de copaíba. Quando baixa o rato e eu como uns queijos, antes de dormir tomo um chá bem quente com duas gotinhas dele e a umidade quase desaparece do nariz e dos sínus. Ou seja, meu interesse é completamente interesseiro...

    Sobre o chá de gergelim preto para escurecer os cabelos, ninguém corroborou. Mas a receita é de um autor e professor respeitadíssimo e deve ser tradicional no Japão. Será que só funciona lá? Abração!

    ResponderExcluir
  8. Sonia,

    Sou como você - gosto tanto dos fios brancos que nunca me lembro de modificá-los!

    Vou procurar este óleo de copaíba - será que há alguma página que o venda e seja bom óelo, confiável?

    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Silvia, um site que parece confiável: http://www.copaibadaamazonia.com.br/ .
    Mas vende em farmácia também. Um abração!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou uma das que usam o óleo de tea tree internamente, mas não recomendo. Usei porque não achei que fizesse mal, e não fez. Estava muito gripada e com a garganta muito ardida, irritada, trancada. Pingava umas gotas e engolia. A sensação era de queimação mesmo (na garganta), mas depois aliviava bastante e melhorava muito. Eu comprei o orgânico, por isso resolvi tomar. :D

    ResponderExcluir
  11. Xii, agora que vi que esse internamente aí pode estar se referindo a colocar na vagina, não? Enfim, eu quis dizer que usei internamente, mas por via oral. =D

    ResponderExcluir
  12. ola ha algum tempo acompanho este blog e gosto muito. Iniciei a dieta, mas não continuei, agora quero fazer novamente. Realmente emagreci e o que notei com surpresa e que tambem perdi a barriga e os sintomas melhoraram bastante.
    gostaria de saber como e que se usa o gergelim preto para cabelo branco. Gostaria de tentar.
    obrigada
    Denise Moreira

    ResponderExcluir
  13. Li num livro: O oleo de tea tree pode ser usado como desodorante se colocado num borrifador.

    As mulheres devem evitar todo tipo de desodorante que contenha qualquer tipo de aluminio em sua formulacao.

    O aluminio 'e o grande inimigo do ser humano e 'e o que mais auxilia na proliferacao de leveduras... o que voce acha dessa afirmacao Sonia?

    Um abraco,

    ResponderExcluir
  14. Cabelos brancos: Chá de gergelim para escurecer MICOU
    http://www.soniahirsch.com/2010/03/cabelos-brancos-cha-de-gergelim-para.html

    ResponderExcluir
  15. Tea tree funciona!
    Minha primeira experiência foi com meu gato, foi adotado, o pêlo estava caindo em algumas partes do corpo por causa de um problema na pele - depois de 1 mês passando pomada receitada pelo veterinário sem sucesso, resolvi testar o tea tree - 1 semana depois não tinha mais nada. Depois disso fui testando em pequenas coisas na pele. Já resolveu uma dermatite que nenhum médico deu conta - depois dessa meu marido também resolveu adotar, ele que era tão resistente aos tratamentos alternativos é o primeiro a oferecer o tea tree quando alguém reclama de uma picada de mosquito ou alguma coisa incomodando na pele.

    ResponderExcluir
  16. olá, queria saber se oleo de tea tree pode ser usado como banho de acento para candidiase?

    ResponderExcluir
  17. para esclarecer melhor li no site que dizia pra usar 3 gotas de oleo tee tree em 100 ml de agua passando com algodao na area? o que vc acha Sonia?
    obg Josy

    ResponderExcluir
  18. Flor, eu não recomendo o tea tree por falta de experiência com ele, que em excesso queima. Por isso não posso esclarecer. Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Carol como vc usou o oleo de tea tree para tratar o seu gato? pois o meu gatinho esta com dermatiti, nos labios.

    ResponderExcluir
  20. Minha filha de 3 anos está com crise de alergia, com muita secreção e respirando pela boca ao dormir. Me disseram para pingar óleo de copaíba no mel. Existe alguma restrição ao uso para crianças?

    ResponderExcluir
  21. Não que eu saiba. Minha médica receita para crianças um xarope feito com 1 colher de óleo de copaíba, 1 de própolis e 20 de mel, misturados em vidro bem seco.

    ResponderExcluir
  22. E para bebês? Minha bebê de 11 meses está com sapinho recorrente e eu na mama... Não sei o que vem primeiro... E também acaba tendo assadura e agora com pequenas feridinhas na vagina... Já não sei o que fazer... Não sei o que posso dar para ela tomar, nem passar... Tenho passado óleo de coco com gotinhas de tea tree... Pode me dar alguma dica?? Obrigada!!! Não sou de comer doces, mas como almoço fora de casa, os restaurantes que eu frequento não tem arroz integral, então acabo no branco... Muito obrigadaa!!!

    ResponderExcluir
  23. Lu, parece candidíase e deve ser. O que eu tenho para ajudar é o que está no livro, aqui no blog e no www.candidiaseapraga.blogspot.com - dê uma olhada no post "o que ajuda, o que atrapalha". Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá, será que alguém pode me informar sobre como posso acabar com fungos em cachorro? Ela se coça muito e já fiz todos os tratamentos possíveis alopáticos receitados pelo veterinário. Gostaria de uma erva para dar banho porque coça p corpo todo.
    Obrigada,
    Izabel

    ResponderExcluir
  25. Izabel,
    Tente dar banho com sabonete de neem. Para tomar tem homeopatia (Pró-derma). Conhece o site "Cachorro Verde"? Ela trata os pets com alimentação natural.
    Tem uma veterinária homeopata ótima que se chama Carmen Cocca; ela faz consultoria à distância. Coceira não é fácil de ser tratada, envolve vários fatores, como alimentação, ambiente, comportamento do animal etc. O tratamento alopático quando não dá certo só causa mais resistência aos medicamentos. Enfim, fica a sugestão do sabonete de neem e do Pró-derma, mas acho que tentar tratar coceira sem ajuda profissional não é fácil. E como você já tentou de tudo na alopatia, acho que o mais indicado seria procurar ajuda "alternativa". Tanto a alimentação natural quando a homeopatia são excelentes.

    ResponderExcluir