quarta-feira, 6 de junho de 2012

Do verbo viver: Nós nos envenenamos, eles lucram

De Kenia Bahr
Para Deixa Sair

Pelo fim da adição de flúor na água tratada

Em setembro de 2003 uma petição internacional assinada por mais de 300 cientistas, químicos, técnicos e ambientalistas de 37 países, pediu a revisão, esclarecimento e discussão sobre os benefícios e malefícios da adição à água encanada do flúor, íon utilizado como preventivo de cáries. Atendendo à petição, foram apresentados vários estudos comprovando os riscos para a saúde geral do corpo, especialmente dos ossos, devido à ingestão desse potente agente químico que quando ultrapassa apenas 1 ppm já causa problema até nos dentes. De lá para cá, muitas pesquisas vêm atestando ligações entre ingestão de flúor e doenças da modernidade. Autistas, por exemplo, não devem beber água fluoretada. Embora não haja confirmação de associação direta entre o flúor e a disfunção, sabe-se que ele potencializa os sintomas do autismo.

 O problema da adição de uma droga, venenosa ou não, na água de todas as pessoas, é uma questão delicada. Até que ponto as autoridades têm o direito de institucionalizar um tratamento medicamentoso na água para todos os cidadãos de todas as idades? Sabendo-se da ligação entre tal produto e desencadeamento de patologias, como e por quais razões se mantêm a mesma diretriz?

A retirada, diante das evidências, bate na trave econômica e política. Subproduto da indústria do alumínio, o íon, que mata um corpo adulto com apenas 5 gramas, não pode ser simplesmente jogado na natureza. A confiança inicial de que em doses ínfimas espalhadas pelas águas e alimentos no mundo, só faria bem aos dentes, evitando cáries, fez com as políticas se consolidassem nesse gigantesco contrato comercial mundial, agora difícil de ser desfeito, especialmente em países em desenvolvimento que têm de um lado a população ignorante que aceita as decisões públicas e privadas sem questionamentos e de outro os concentradores de renda, que defendem o status quo a qualquer preço.

Para assinar a petição: http://www.avaaz.org/po/petition/Retirada_da_adicao_de_fluor_na_agua_tratada/?tta

19 comentários:

  1. Querida Sonia,

    trata-se de uma briga boa!Mas o que não podemos fazer é deixar de lutar contra esses que acham que por dinheiro vale tudo!
    Já mandei o link pros amigos!
    Paz e Luz, sempre!!!
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  2. Kenia e Sonia,

    Amei o texto!!

    Me inspirei total e escrevi um lá no blog sobre a ditadura do sal, acho que vão gostar. Depois vejam!!

    Beijos e bom feriado!!
    Camila

    http://www.beijonopadeiro.com/2012/06/ditadura-do-sal.html

    ResponderExcluir
  3. China enfrenta epidemia de tuberculose resistente
    País registra um milhão de novos casos de tuberculose a cada ano.
    Doença se transmite pelo ar e mata 1,5 milhão por ano em todo o mundo.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/china-enfrenta-epidemia-de-tuberculose-resistente.html

    ResponderExcluir
  4. Só de pensar que a fluoretação compulsória da água começou nos campos de concentração nazistas já sinto calafrios. A gente bebe dessa água, toma banho, nada nela, cozinha com ela...

    ResponderExcluir
  5. Aliás, gentes, quem me enviou o link do Avaaz por email, que a querida Sonia publicou aqui, foi a Cláudia, que tem um blog muito interessante e que fala de tudo isso e um pouco mais. Pelo que vi o texto é dela (acho que ela criou a petição lá no Avaaz e se encontra na íntegra aqui: http://buenaleche-buenaleche.blogspot.com.br/2012/06/fluor-na-agua-ele-ainda-pinga-em-nossos.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gracias mujeres pela divulgação da petição!

    O texto é meu sim, é a introdução de um texto bem maior que publiquei originalmente no site Sul21 e depois em meu blog: buenaleche-buenaleche.blogspot.com

    Para quem quer saber mais e ler as pesquisas, tem um bom material no texto completo.

    Cláudia Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que podemos entrar aqui no deixa sair...
    Assinado e compartilhado !
    Parab´nes pra todo mundo aí...
    abração aqui dos carcanhá vermêio...

    ResponderExcluir
  8. Votei.
    Mas o fluor é pior ainda, ele é residuo da industria nuclear também.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sonia
    tudo bem?..
    o tema aqui não é esse, mas qual a sua dica para parar de tossir.
    Estou assim há mais de um mes.. Ja usei antialergico e agora estou na homeopatia, mas ainda há tosse e uma coceira interna, na região que conhecemos como " boca do estômago".. o que pode ser isso.
    Aguardo

    Denise Bueno

    ResponderExcluir
  10. Dona Sonia Hirsch: Nem sei o que dizer da petição que colocou aqui no Blog, a não ser 'Parabéns'.

    Perdão, sou ousado, e assim digo que a senhora é uma mulher da estirpe de uma Golda Meyer, rainha Vitória, Anita Garibaldi, Margareth Thatcher; tomo ainda a liberdade que é uma joia diga da coroa de qualquer rei.

    ResponderExcluir
  11. Derramado aos seus pés, percebo que aqui vem também uma porção de mulheres também dignas de elogios. Mulheres assim são as que constroem nações, são alicerces firmes, fortes mesmo diante de adversidades, tormentas.

    ResponderExcluir
  12. Dona Sonia Hirsch: Sei, sei, sei, sei que vai dizer que fugi do assunto, etc. e tal, mas diante das circunstâncias retorno ao assunto. Sim, de fato 'muierada!'que pretendo sensibilizar para aspectos e condições que diante dos afazeres às vezes relevamos por falta de tempo. Sou 'paimãe' a um bocado de tempo, assim a longo tempo sei das dificuldades em ser 'mãe', como é dureza criar filhos, dores, preocupações que não tinha quando só 'pai'. Hoje fico sensibilizado como mulheres de seu porte e outras mais que percebo aqui no seu blog, a tal ponto que quando leio o que escreve e que escrevem outras, fico literalmente estupefato diante de tanta beleza interna e externa.Sim, as senhoras, 'mulheres', na maioria das vezes (quase sempre) não sabem como nos hipnotizam, atraem pelos espíritos que percebemos. Hoje com a sensibilidade apurado por exercícios reicheanos, yoga, neurolinguística, percebo que 'as mulheres, a obra prima do ONIPOTENTE'são de vital e crucial importância para um novo desenho de nossa Nação com Justiça Justa a todos, onde sem preconceitos consigamos conviver com muito mais segurança do que hoje. Rendo minha especial homenagem à senhora, pois de forma magnifica (lembra-me Albert Schweitzer), disponibiliza gratuitamente informações e conselhos, aqui e em outros locais. a.Estéfani JOSÉ Agoston GRIFAO

    ResponderExcluir
  13. Dona Sonia Hirsch: Prometo desde já, que possivelmente não voltarei a 'fugir do assunto', mas é grande minha preocupação com os rumos de nossa Nação para o completo desgoverno; a tal ponto que sugiro não está longe um Kristallnacht contra todas as pessoas de bem, que são pelo Bem Comum, com Progroms tão horríveis como os que já se deram. Já ouvi de um maligno "que no Brasil não existem heróis", oras, a senhora é uma heroína, tal como as mulheres do Tao do Consumo, a jornalista Fernanda Medeiros e a tradutora Fabiana Dupont que denunciavam os perigos do Bisfenol A e hoje estranhamente o blog delas foi praticamente desativado. Assim, penso que é essencial prestigiar e homenagear pessoas como a senhora, para que contem com forças para seguirem adiante.Penso que também é essencial motiva-la e suas amigas, para se envolverem em discussões sobre os rumos que segue nossa Nação, pois a esperar que 'vistamos as calças' será esperar em vão, a não ser que as bravas mulheres brasileiras nos levem a isso.

    ResponderExcluir
  14. Oi, José, fui lá no Tao do Consumo e vi que as meninas declararam férias para repensar o blog. Não acredito que seja por ameaças ou perseguição.

    Eu nunca recebi nada disso - a não ser uma vez, em que vários veterinários me escreveram, a maioria num português horrível, protestando contra eu dizer no Boca Feliz que frangos e galinhas recebiam hormônios. Diziam que não eram hormônios, e sim "promotores de crescimento", inexplicáveis a não ser como... hormônios. Quando me convenci quanto à linguagem mudei a expressão no texto do livro, detalhando a ação, e segui em frente.

    Na parte que me toca, acho que sou filha da Emília, Condessa de *** e Marquesa de Rabicó, p. da vida com a medicalização da saúde. Promover saúde, não doenças, é uma boa causa. Dá mais sentido à existência, reforça um comportamento saudável de que necessito, me permite trabalhar no que gosto e de certo modo combina com minha personalidade implicante. Como vê, sou apenas mais uma neurótica obsessivo-compulsiva no mundo. Mas agradeço a sua energia carinhosa, que de fato nos dá forças. Um abraço grande!

    ResponderExcluir
  15. Dona Sonia Hirsch, eu já disse que eu A-D-O-R-O você? Eu sou mais uma neurótico-obsessivo-compulsiva no mundo também! E concordo intimamente com tudo isso: a causa da promoção da saúde dá mais sentdo à vida e me obriga a ter comportamentos mais saudáveis, já que o 'faça o que eu digo, não faça o que eu faço' nunca foi minha praia. E se você é implicante, eu sou insuportável, já que implico com todo e qualquer rastro de 'coisa estranha' que consigo farejar.
    Que bom que encontrei você, esse espaço e toda essa gente bacana e interessante que anda por aqui.

    José, obrigada pelas palavras. Vamo na luta!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Imagino que isto seja de seu interesse e do público de seu blog:

    Abaixo-assinado Contra o FLÚOR NA ÁGUA

    Para:Presidente da República Federativa do Brasil; Senado Federal; Congresso Nacional do Brasil; Supremo Tribunal Federal;

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N6190

    ResponderExcluir
  17. Assinei. Apesar das maiúsculas.

    ResponderExcluir