domingo, 8 de julho de 2012

Viver melhor: Teresa Andrés na Itália fuçando comidas


Teresa Andrés, nutricionista e produtora de orgânicos, resolveu procurar sua turma na Itália, tanto na produção de alimentos quanto na origem do movimento Slow food. 

Fez um blog para contar seu dia a dia por lá: http://www.dahortanaitalia.blogspot.com.br . Pesquei estes posts - um beijo, Teresa! - de quando ela começou a postar sobre a viagem, em 21/6. Um pouquinho de mim vai junto ;-)

A bota – traçando o roteiro

          Uma amiga me disse que sou a pessoa mais à deriva e com mais foco que ela conhece. Então é essa a rota da viagem: objetivos traçados, mas muitas lacunas para o imprevisível, o novo que sempre aparece. Gosto de não fechar muito os caminhos para não perder o acaso e suas possibilidades.
        Mas o esqueleto tá montado e começa em Torino, Piemonte, por onde entro na Itália. Piemonte tem muitas coisas que me interessam, a primeira e maior delas é a sede do movimento slow food. Desde que conheci o assunto me apaixonei, foi como descobrir minha tribo, pessoas falando e fazendo o quê eu acreditava e gostaria de ver no mundo: alimentação e plantação caminhando juntos. É muito estranho que eles tenham se separado, mas esta é a verdade depois da revolução verde e do crescimento da indústria alimentar. A comida ficou orfâ de pai e mãe, como uma criança da roça criada na cidade grande, sem conhecer suas origens. Na verdade as pessoas ficaram orfãs de uma comida com história, ciclo, sabor. Resgatar isso é lindo e saboroso e o piemonte é onde tudo começa. Tem a UNISG, (www.unisg.it) Universidade de Gastronomia do movimento, um sonho antigo, um curso de mestrado que namoro há alguns anos... 
Próximo passo Toscana. Roça. Mesmo com todo calor do verão, espero poder por a mão na terra, visitar e estar em algumas propriedades rurais, principalmente de horta orgânica. Dizem que é um ótimo período para festas típicas na região, e gostaria de alternar a atividade rural com passeios... 
Não sei o próximo passo, mas ainda tenho dois objetivos: Bologna - um amigo de uma amiga participa do Slow Food local e achei que seria legal ver as atividades da região. Por último Puglia. Sei pouquíssmo sobre o salto da bota, mas estou decidida a chegar até lá. Minha última paixão literaria foi Ossos, Sangue e Manteiga, de Gabrielle Hamilton, uma chef de cozinha americana muito autêntica, dona de um restaurante em NY que parece ser um sucesso – Prune, e que se casou com um italiano da região. Seu relato me encantou com a simplicidade do povo, sua culinária rica e preservada, a rusticidade das feiras e a alegria das pessoas. Foi amor à primeira leitura.
        No mais à deriva, deixando o vento me guiar. Parece bom, não é?

Super exercício do desapego

Estava super orgulhosa da mala piccola que havia feito e me sentindo uma desapegada de tanta coisa que costumo precisar (ou melhor, que tenho medo de precisar e não ter) e eis que a vida me pregou uma peça muito maior: minha mala não chegou. Pois é, está perdida pela Itália, sozinha, não sei onde e como eu, não fala italiano, tadinha. E eu aqui sem nenhuma roupa a não ser o que estava na minha bagagem de mão, ou seja, praticamente nada! Por incrível que pareça não fiquei (nem estou) nervosa. Só há duas possibilidades: ou chega e pronto, me virei estes dias, mas não morri ou não aparece e tenho que acessar o seguro (que fiz na última hora) e comprar tudo novo ;) as duas opções me parecem boas...um mini guarda roupa de H&M e Zara, não vai ser nada mal...

6 comentários:

  1. Sonia, adorei me ver no Deixa Sair!

    eh a discipula no site da mestra!

    Me fez lembrar do primeiro livro seu que caiu nas minhas maos: O Manual do Heroi. Literalmente caiu, meu padrinho mudando para uma casa menor estava se desfazendo da sua biblioteca e achou que aquele livro me interessaria. Foi amor a primeira vista, mesmo que naquela epoca tao novinha, nao entendia quase nada de como funcionava (e ainda entendo tao pouco deste misterio da medicina chinesa na alimentaçao...).

    Um beijo grande

    Teresa

    ResponderExcluir
  2. Bem-vinda, querida. Vamos acompanhar suas peripécias. E as receitas ;-) Abração!

    ResponderExcluir
  3. Teresa, Sonia...
    Essa é a viagem dos meus sonhos!!!
    Sem roteiro muito rígido, sem data pra voltar......
    Literalmente LIVRE!!!!!!!!!!!
    Abraços
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline,

    um bom jeito de fazer esta aventura é através do wwoof.org. uma organização para trabalho nas fazendas orgânicas. é super legal. você trabalha e conhece lugares novos!

    vou postar sobre o que já vi logo logo!

    abs

    ResponderExcluir
  5. Teresa, essa viagem eh vc, descobrindo e explorando o novo. Boa sorte! Bjao, Marina

    ResponderExcluir
  6. ei sonia, vc conhece este leite de amendoas? já fez em casa?

    http://www.dahortanaitalia.blogspot.it/2012/08/a-rendencao-da-ricota.html

    beijo, tô apaixonada com ele (um pouco doce nessa versão xarope, mas estou com esperança de fazê-lo quando voltar)

    ResponderExcluir