quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FRANGO KORIN: COM EDEMA?



Deixei de comer frango comum há muitos anos, alerta ao risco de ingerir substâncias químicas que fazem o frango crescer e agem em nós como hormônios, fazendo o corpo inchar, os seios doerem com pontadas, a tpm torturar a alma. Não me espantaria saber que nos homens dão problema de ereção e aumentam os seios.

Os frangos Korin, produzidos pela granja ligada à Igreja Messiânica, que tem ótimas posições em relação à saúde física e mental, surgiram como boa alternativa aos caipiras legítimos, raros e caros. Passei a comprá-los, aqui e ali, em alguns supermercados. Apesar de coxas que parecem peito e peito mais sem graça ainda, pelo menos a embalagem diz que são produzidos sem antibióticos e promotores de crescimento.


Sempre preparo do mesmo jeito: descongelo, tempero, asso com tampa ou sem ela, de vez em quando refogo. Quando é frango inteiro separo asas, pescoço, pés e carcaça para fazer canja longamente cozida. Tudo como todo mundo faz.


Pois bem: outro dia comprei o frango, fiz a canja, assei o peito com coxas, sobrecoxas e coxinhas da asa, tudo tampado… e sobrou mais de meio litro de água no fundo da vasilha. Não entendi. E achei a carne ainda mais sem graça do que de hábito.


Fiquei pensando que aquele frango estava com edema, isto é: inchado. Como alguém que comeu muito sal e reteve líquido. Tudo bem que não era o melhor frango da marca, que agora tem um tipo orgânico certificado, mas ainda assim o preço é bem salgado (epa). 


Resolvi comprar uma bandejinha de sobrecoxas. Descongelei, temperei, assei destampado em forno médio. E ao final? Um lago no fundo da assadeira. E eu, no dia seguinte, me sentindo esquisitinha, um tanto inchada, um tanto na tpm, mesmo estando muito além da menopausa.

Alguém mais percebeu isso? O que estará acontecendo com o frango Korin?

69 comentários:

  1. Sabe que nunca comi esse frango da Korin, apesar de muita gente falar bem. Daí que dia desses resolvi dar uma olhada nele (não é em todo supermercado que se encontra)e achei o bichinho tão branco e enorme que fiquei desconfiada. Além do preço altíssimo (do orgânico - cerca de 30 reais), não me deu vontade de comer, achei suspeito.

    ResponderExcluir
  2. Ô Sonia, sabe que eu tenho percebido isso com a carne de vaca/boi também. Esses sintomas que você teve, digo. Esse mês, mais por necessidade, andei comendo mais carne e tive um inchaço medonho, mamas inchadas e endurecidas, sintomas de TPM meio fortes e cólicas. Andei até pensando em dar uma cortada abrupta no consumo, talvez eu faça. Tenho que confessar que a carne segura umas ondas minhas, principalmente quando sei que vou ficar muitas horas sem poder comer, ou quando vou fazer uma caminhada longa.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia, como está?

    Não existe qualquer adição na ração ou injeção de hormônios na criação de frangos. A utilização de hormônios não é praticada na avicultura brasileira e internacional. Além de ser proibida por determinação do Ministério da Agricultura – o monitoramento oficial do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) demonstra claramente a ausência de qualquer detecção de substância de ação anabolizante em aves.
    O frango comercializado no Brasil é o mesmo vendido no mercado internacional, que impõe sérias condições sanitárias para os produtos que importa. A proibição ao uso de hormônios é uma delas, por isso nossas granjas e frigoríficos passam por constantes inspeções de técnicos estrangeiros, assim como é comum a aplicação de diversos testes na carne de frango na chegada ao porto de destino.
    Além disso, é importante frisar que o uso de hormônios não seria viável economicamente e nem necessário, já que as modernas linhagens de frangos de corte têm seu ganho de peso atribuído basicamente à genética. Vários anos de pesquisa em busca do desenvolvimento genético das aves permitiram que as aves se tornassem altamente produtivas, tendo precocidade de abate.
    Pesquisas mostram que a seleção genética é responsável por 90% da eficiência no ganho de peso. As evoluções nas áreas da genética, da nutrição (com base em dieta balanceada e eficiente), além do manejo nutricional e sanitário resultam em uma ave que requer aproximadamente 1/3 do tempo e 1/3 do total de alimento que uma ave produzida na década de 50, por exemplo. (Veja informações em http://www.lohmann-information.com/content/l_i_41_2006-12_artikel5.pdf)
    Vale ressaltar ainda que a avicultura brasileira é a mais desenvolvida do mundo em termos sanitários. Somos livres de doenças como gripe aviária, por exemplo. Esse status sanitário nos permite exportar para mais de 150 países (União Européia, Hong Kong, Japão, etc), todos eles, extremamente criteriosos em termos sanitários e de qualidade.
    Por isto, como membro e defensor do setor avícola brasileiro, peço seu apoio corrigindo esta menção em relação ao uso de hormônios em frangos. A publicação de uma inverdade como esta contribui para a manutenção deste mito (do uso de hormônios na criação de frangos), o que prejudica a credibilidade do frango como produto saudável e nutritivo (que verdadeiramente é).
    Veja abaixo um link com vídeo bastante didático sobre este mito. http://www.youtube.com/watch?v=5JyasOZiCPs&feature=plcp

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Senhores, meu nome é Reginaldo Morikawa e sou o gerente geral da Korin Agropecuária. Li o artigo publicado pela conceituada Sônia Hirsch: “Frango Korin com Edema?” e gostaria de acrescentar informações que possam contribuir no sanea
    mento das dúvidas colocadas por ela. Como somos diferenciados, é natural que ocorram muitos questionamentos sobre nossos métodos produtivos e estamos a disposição, sempre para prestarmos os devidos esclarecimentos.
    Sobre a questão levantada da existência de substâncias que agem em nós como hormônios: Tanto na avicultura tradicional como na Korin nunca são utilizados hormônios, este é um mito que já se transformou em uma “lenda urbana”. O que são utilizados são melhoradores de desempenho a base de antibióticos. No caso da Korin, não são utilizados, em nenhuma fase, nenhum tipo de antibiótico, sejam eles preventivos, terapêuticos ou como promotores de crescimento. O Frango Korin livre de antibióticos é uma variedade de produto conhecida mundialmente como Natural Chicken – AF ( Antibiotic Free), oferecida para as pessoas que interpretam que quando antibióticos são utilizados na ração animal podem contribuir para o aparecimento de bactérias resistentes. O uso de antibióticos como melhoradores de desempenho promove um controle de bactérias, fazendo com que o animal tenha uma melhor conversão alimentar, promovendo seu crescimento. Não existe uma relação entre o uso de antibióticos na alimentação que possam causar os efeitos de substâncias hormonais. Maiores informações podem ser conseguidas através do site da UBABEF, pelo link: http://www.abef.com.br/ubabef/exibenoticiaubabef.php?notcodigo=1738

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de convidar a todos os senhores para nos visitarem na cidade de Ipeúna/SP para que possamos demonstrar os diferenciais contidos em nosso processo produtivo. Quero também explicar aos senhores outros diferenciais que nem sequer citamos nas embalagens, uma vez que existimos primordialmente para oferecermos produtos que contribuam para a preservação da qualidade de vida dos nossos consumidores. Não utilizamos um quimioterápico chamado Anticoccidiano. Na nutrição das aves não utilizamos nenhum ingrediente de origem animal tais como as farinhas feitas de carne, sangue, penas e vísceras dos próprios frangos. Além do Ministério da Agricultura, sediado em nosso abatedouro, contratamos uma certificadora internacional chamada WQS-World Quality Service que nos audita e garante que tudo que citamos acima seja rigorosamente cumprido. Para que nossas aves tenham saúde e não necessitem de medicamentos, fazemos uso de probióticos e prebióticos a base de lactobacilos e acrescentamos em sua alimentação extrato de ervas e plantas como a canela, o capim-limão, orégano, manjericão entre outras. Temos cuidados para que as aves não sofram situações de estresses. Apanhamos cada ave individualmente pelo dorso, fazemos isso a noite para que elas não sofram. As aves podem expressar seus comportamentos naturais e todo o processo de abate é ocultado delas para que não sintam este temor. São insensibilizadas por eletronarcose para que não sintam dor no abate. Respeitamos as normas internacionais de Bem-estar animal, o que fez com que a Korin fosse a primeira empresa brasileira a adquirir o selo de Bem-estar na criação animal, auditado pela certificadora ECOCERT. Fazemos tudo isso, mesmo sem divulgarmos por que nos embasamos na filosofia de Mokiti Okada. Todos os nossos colaboradores mantém estes cuidados por que temos entusiasmo em oferecer produtos saudáveis e seguros para toda a população. Seguindo os princípios messiânicos, realizamos anualmente o ritual de sufrágio aos espíritos dos animais sacrificados para que entendam que não foram sacrificados por prazer, ganância, divertimento ou esporte, mas sim, seguindo os princípios naturais da cadeia alimentar; que se transformaram em alimento para o Homem, que tem a missão sagrada de construir o Paraíso Terrestre.

    ResponderExcluir
  6. Na revista Época Negócios, edição n. 63, de maio de 2012 toda filosofia de trabalho da Korin pode ser vista de forma bem clara e ilustrada. Hoje pela manhã, a rede Bandeirantes de televisão veiculou uma matéria onde a Korin é parabenizada por ter um serviço de atendimento ao consumidor que funciona. A questão da hidratação é muito controlada na Korin e os limites são rigorosamente auditados pelo Ministério da Agricultura através de testes laboratoriais comprobatórios em todos os lotes produzidos. Além dos frangos AF, a Korin também possui a variedade orgânica certificada, que além de todos os atributos citados, são aves alimentadas somente com milho e soja provenientes do cultivo orgânico certificado.
    Ratifico meu compromisso de defender estes ideais perante os Senhores e convidá-los para nos conhecerem pessoalmente através de nossos SAC – 019 3576 9520, ou pelo http://www.facebook.com/korin.agropecuaria
    Forte Abraço a Todos os Senhores!

    ResponderExcluir
  7. Arre! Arre!!! Arrre!!!

    Senhores Marcelo e Reginaldo: acho que ambos abusaram do espaço do blog com um tremendo discurso defensivo que não esclarece o principal: por que, ao assar um frango Korin ou uma bandejinha de sobrecoxas, fica um monte de água no fundo?

    É justo pagar 18 reais por um frango que deixa MEIO LITRO de água depois de assado?


    ResponderExcluir
  8. A gente também incha. Geralmente quem vai para um spa passa os primeiros dias simplesmente eliminando o excesso de água.

    Eu tenho certeza de que a Korin sempre defenderá seus produtos, que venho consumindo desde que surgiram. Espero que também abra o olho com relação ao problema, que estamos apontando de graça, ou melhor: pagando.

    ResponderExcluir
  9. Sonia, fiquei sem saber como me registrar... costumo acompanhar meus favoritos por feed, para evitar a enxurrada de emails...

    Enfim... dando o meu pitaco aqui: Korin ou não Korin, o problema da água pode estar no processo de congelamento. Tempos atrás eu passei a comprar um frango resfriado, recomendação de uma vizinha cujo marido trabalhava na empresa que não consego lembrar o nome... só sei que era de São Paulo, e faz anos não vejo mais por aqui pelo Rio. O tal frango NÃO era *orgânico*, mas não deitava nem uma aguinha ao cozinhar, ficava sequinho, mesmo feito na panela.

    A sensação de bloated, inchaço, etc... pode ser a mesma que você sente ao comer certos grãos? Pois saiba que ao comer qualquer frango, mesmo o *natural* da Korin, você está comendo no mínimo milho e soja indiretamente, pois é disso que constitui a ração deles. As aves possuem uma característica diferente dos ruminantes, pois elas acumulam em sua carne, pele e gordura os nutrientes e anti-nutrientes que consomem - tal qual nós humanos - e os ruminantes não. Milho e soja, os ingredientes declarados no caso, estão repletos de alguns anti-nutrientes que podem provocar esses sintomas.

    Aves em geral, e particularmente as galinhas, NÃO são vegetarianas!! Deixe uma galinha solta no quintal por conta própria e ela vai ciscar de um tudo, mas principalmente pequenos insetos, minhocas, esse tipo de coisa. Milho e soja só servem para ela engordar mais rápido - assim como a nós!

    ResponderExcluir
  10. Eita frango-bomba esse!

    Eu, que sou bípede implumado, acho que frangos que tomam antibióticos e comem milho e soja transgênicas são muito bons: Bons para o aterro sanitário.

    Daí vão dizer que é preciso alimentar as massas nas cidades, que isso é até mesmo um "serviço social" e que não tem jeito.

    É engraçado: se populações inteiras não tivessem sido expulsas do campo pela "revolução verde", boa parte das massas que hoje vivem nas metrópoles estariam no campo, comendo e até produzindo para as cidades saudáveis galinhas caipiras.

    Tenho dito.





    ResponderExcluir
  11. Olá Sônia.

    Meu marido trabalha com frigoríficos e em casa sabemos que eles injetam água na carne faz tempo. Medida para aumentar o lucro. MAs parece que ultimamente eles estão abusando. Dá uma olhada nas reportagens:

    http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/06/frigorificos-sao-investigados-por-adulterar-carne-injetando-agua-em-mg.html

    http://noticias.r7.com/videos/estabelecimentos-sao-acusados-de-injetar-agua-em-carne-de-frango/idmedia/4edf7ad992bb6b059eaab68c.html

    É pior que levar gato por lebre.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Sonia, desisti de comer frango e carne há tempos. Eles são produzidos industrialmente.

    Como peixe bem de vez em quando - com consciência pesada, porque a pesca INDUSTRIAL também virou dizimatória - e como ovo de galinha quando o dono da mercearia responde a uma pergunta até engraçada que faço, "Você conhece a galinha?" Porque até ovo caipira falsificado esse pessoal da indústria já inventou.

    Como disse o Jonathan Safran Foer, em "Comer Animais", "É sempre possível acordar alguém que está dormindo, mas nenhum barulho vai acordar alguém que finge estar".

    Eu não quero fingir que não sei de todo o processo industrial que cria esses seres inchados e, só porque eles cheiram bem enquanto são preparados, meu estômago não vai deixar de se embrulhar.

    ResponderExcluir
  13. Sei que o tema é o frango Korin, mas como ja digredi no frango, lá vai. Deu na Folha de SP:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4286.shtml
    "Apesar de não serem utilizados hormônios, criadores convencionais colocam na ração os promotores de crescimento.
    São antibióticos usados em dosagem muito menor do que a recomendada para fins terapêuticos. Por melhorarem as condições do intestino do animal, evitando diarréias, os produtos fazem com que ele aproveite melhor o que come.

    Em muitos países da Europa, essas substâncias são proibidas. O argumento é que elas poderiam contribuir para a resistência das bactérias aos antibióticos, tornando os remédios desse tipo ineficazes para doenças humanas."


    ResponderExcluir
  14. Olá Sonia,

    aconteceu um fato parecido comigo. Vou contar: Sempre almoço aqui no Rio em um restaurante que tem orgânicos, o nome é 14 Folhas (antigo Cria da Terra). Adoro ir lá às quartas porque tem grango com quiabo e eu, como típica mineira, ADORO, este prato. Na última semana achei o gosto do frango muito estranho e ele estava maior e mais pálido do que nunca. E, além disso, não me senti bem depois do almoço. Decidi que não como mais este frango...Fiquei tristinha porque era o único dia que comia frango na semana e agora, desisti totalmente. Agora só umas 2, 3 vezes por ano num restaurante de beira de estrada que, tenho certeza, que é feito com a galinha que cisca e tem uma vida feliz bem atrás do restaurante. Este restaurante fica em Fernando Lobo, uma cidadezinha perto da minha, mas não lembro o nome do restaurante...
    Beijos, Denise.

    ResponderExcluir
  15. Outra coisa que a mim causa espécie: comprar um frango supostamente saudável e encontrar dentro dele um fígado bem mais ou menos, róseo ou amarelado, manchado, sem nenhum indicador de saúde.

    Uma vez tive essa conversa com o dono da loja onde comprava de vez em quando um frango caipira. Ele disse que mandava os frangos para um abatedouro e que os pertences de cada frango eram, digamos, socializados, de modo que o frango de carcaça caipira podia vir com a cabeça, o fígado, a moela, os pés e o pescoço de outros frangos, não caipiras.

    Mas você não se incomoda de vender um frango com o fígado desse jeito?, perguntei. E ele, nem aí para mim, respondeu: Geralmente meus clientes jogam fora essa parte.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. E ainda temos duvida quando pensamos que estamos sendo todos "cerebralmente lavados" e "educados" a comer o que convém aos "mesmos"...?

    Ja assistiram esse filminho aqui?

    http://youtu.be/8bH-doHSY_o

    É mesmo tempo de uma "revolução humana".
    Uma boa semana!
    :)

    ResponderExcluir

  18. Caraca, o que a gente faz numa hora dessas? Só parando de comer os bichinhos... Acho que vou pensar seriamente em viver de luz...

    ResponderExcluir
  19. Totalmente off-topic, mas do seu interesse: entrei no Correcotia e comprei quatro livros de uma vez. Tal é a confiança que tenho em você!!!
    bjs
    Luciana

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada, Luciana. São meus leitores que me permitem continuar a fazer este trabalho, que adoro.

    E espero que você tenha razões para continuar confiando. Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Compro direto desde que minha filha mais velha, hoje com 17 anos tinha 9. Não reparei isso não. Já me aconteceu de comprar e como existe em versão resfriada (não congelada), apesar de estar na validade estar estragado. Talvez pelo transporte inadequado, ou temperatura idem. Fazemos aqui de várias maneiras diferentes: ao curry, com creme de arroz no lugar de creme de leite, refogado com cebolas roxas e maçãs, simplesmente grelhado, marinado no limão com ervas e grelhado depois, à milanesa na farinha de milho. Nunca reparei esse aguaceiro, mas vou ficar ligada

    ResponderExcluir
  22. Tem razão a leitora, o armazenamento deixa a desejar. Fui ao Extra comprar um frango Korin, outro dia, até para ver se tinha melhorado. A embalagem dizia *congelado* e o frango estava mole. Não comprei, claro. E na sequência descobri a linha de carnes orgânicas da Swift - que, descontando os ossos, é 1/3 mais barata que o dito frango. Como pode? Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Aqui onde moro não encontro frango Korin mas acho o Nhô Bento, que dizem ser criado solto. Como o que mais me preocupa é o bem estar animal, nesse aspecto o Nhô Bento me parece bom. A carne é firme, não é branquela e nunca reparei esse inchaço que vc nota no Korin. O que vc acha, Sonia?

    ResponderExcluir
  24. Anamaria, conheço outras pessoas que compram o Nhô Bento mas nunca experimentei. Vou fazer isso. Se não der tpm (no meu caso, tensão pós menopausa...) e seios aumentados com fisgadas de vez em quando, vou achar razoável. Mas preferiria mil vezes que fosse orgânico. Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Comprar qualquer congelado no Extra é a maior furada, isso é resquício da prática comum da Sendas de desligar os refrigeradores ou congeladores no horário em que a loja está fechada ao público para economizar energia. Seja frango orgânico, seja a comida congelada cheia de conservantes e outras químicas, a aparência, consistência ou qualquer outra característica fica adulterada por essa prática gananciosa que, justiça seja feita, não se restringe só ao Extra.

    ResponderExcluir
  26. É verdade. Mas onde moro, frango Korin só tem no Extra. Por isso mesmo já não compro há muito tempo.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Sônia.
    Pois costumo consumir o Nhô Bento e diantes de tantos questionamentos, vou esperar um pouco antes para ver a opinião de vocês, antes de fazer minha "canja de galinha".
    Como tenho sintomas de TPM, inchaço nos seios, e dois sistos (estou retirando os alimentos proibidos do Dr. Barcellos agora) teria dificuldade em saber se o problema é ou não o frango.
    Melhor esperar pela opinião de alguém que não tem mais esses sintomas, e tem condições de perceber se houve alteração ou não.
    Se não puder fazer a canja vai ser uma pena. Uso arroz preto orgânico, cenoura orgânica, cebolas e alho orgânico, sal cinza guerandé, cozinho com fogo baixo até dissolver a cartilagem dos ossos, retiro a gordura excessiva, congelo em potes pequenos de vidro, a única questão é o frango ser ou não confiável ...

    ResponderExcluir
  28. Amiga, não conheço esse frango. Sou mais interessada quando tem selo orgânico ou, pelo menos, afirma que não leva antibióticos e promotores de crescimento. Mas se você tem esses sintomas e toma a canja com muita frequência, mmmm....

    ResponderExcluir
  29. Bem, não posso atribuir esses sintomas ao Frango, já que consumia muito iogurte (mesmo sendo orgânico, já é um fator complicado) super adoçado de fábrica e ovos caipiras não orgânicos, sem falar nos deliciosos pães de queijo. Mas, já suspendi tudo isso. Curiosamente, estou respirando melhor, minhas narinas desincharam. Encontrei um bom fornecedor de ovos caipiras orgânicos e vez por outra vou comer peixe (que também tem problemas de contaminação, por conta da poluição ambiental).

    ResponderExcluir
  30. Outros dois sintomas estranhos:
    1 - um que me acompanha há uns 18 anos, é o surgimento de pelos curtos e grossos nos seios (aureola), apesar de não ter qualquer alteração hormonal nos exames clínicos.
    2 - outro é a chamada "calvice androgenética" (apesar de não ter um caso sequer de mulher calva na família) em que afirmam os médicos que é causada pela conversão da testosterona no couro cabeludo em dht, normalíssimo em homens. Mas, que hoje em dia não é difícil de se encontrar em mulheres, e que a medicina atual considera algo "normal". Neste caso, a babosa pura no couro cabeludo tem evitado o problema (que volta se a babosa por suspensa por mais de 15 dias). Tudo isso, com exames hormonais clínicos normais.

    ResponderExcluir
  31. Não sei se é o seu caso, mas candidíase crônica faz o cabelo cair. Já fez o teste em http://correcotia.com/mulheres/questionario.pdf ? Combina com os outros sintomas... Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Sim, Sonia. Fiz o teste, tenho sim candidíase crônica e já fiz uma mudança significativa na alimentação. Contudo, gostaria de frizar que não há queda de cabelo. O que eu e outras mulheres estamos vivenciando é a atrofia dos fios, vão encurtando até ficar medindo centimetros, e quando a atrofia atinge a raiz esse fio está definitivamente perdido, o mesmo que ocorre com os homens. Mulheres tomando remédios para calvice masculina, avicis, minoxidil, é o circo dos horrores.
    Vi sua entrevista com o Antonio Abujamra no youtube, um barato!

    ResponderExcluir
  33. Bom, podemos substituir "queda" de cabelo por "perda" de cabelo por atrofia, mas no final é a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  34. Olá Sonia. Pesquisando sobre este frango encontrei o seu blog e caso os "senhores" defensores da produção Brasileira apareçam, gostaria de entender porque de um bom tempo para cá está impossível consumir as marcas comuns de frango, mesmo sendo as mais caras e tradicionais, porque mesmo lavando muito, deixando de molho com vinagre ou limão o cheiro e o gosto de galinha velha persiste. Desta forma pensei em comprar o Korin, mesmo a preço de ouro, mas já fiquei preocupado com o contrapeso de água.

    ResponderExcluir
  35. Ah, Décio, eles não explicam nada. Defendem com unhas e dentes o que fazem e não aceitam críticas. Igualzinho a tantos outros, nesta cultura do cinismo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  36. Olá Sonia, gostei muito do seu Blog! Acho válido o esclarecimento.

    Não importa se o frango é o orgânico. O que vale é o fato de serem soltos (Cage Free) e definitivamente NÃO alimentos com soja, grãos, etc. mesmo que seja NO-GMO (Não transgênico).

    Todos os grão possuem níveis elevados de "mycotoxins" (substâncias tóxicas produzida por fungos). Um grande pesquisador de uma alimentação Paleo livre de mycotoxins é o Dave Asprey. Confira o site dele: www.bulletproofexec.com

    Para o caso de galinhas poedeira, nas condições descritas acima, os ovos possuem:

    5 vezes mais vitamina D
    2/3 mais de Vitamina A
    2 vezes mais ômega 3
    3 vezes mais Vitamina E
    7 vezes mais beta caroteno

    Obrigado! Sucesso!

    Att.
    Eduardo Erustes

    ResponderExcluir
  37. Oi, Eduardo, muito bom seu comentário, mas não sei se entendi direito. Frango de criação sempre comeu milho, que é um grão. Essas suas galinhas maravilhosas não comem nenhum tipo de grão?

    Outra coisa: e os antibióticos e "promotores de crescimento" usados no pré-mix para eles crescerem mais rápido? Para mim, orgânico significa que não foi (mal)tratado assim.

    Anualmente abatemos mais de 3 bilhões de frangos no Brasil. Dá pra imaginar? Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Aproveitando o embalo: voltei a comprar o Korin e achei bem melhor nos quesitos sabor e água sobrando. Que continue melhorando sempre.

    ResponderExcluir
  39. Olá Sonia, estas galinhas comem insetos, tomam sol e possuem base alimentar em farelo de coco. Infelizmente aqui no Brasil na vi nenhum produtor com essa opção, visto os custos elevados e dificuldades de manejo. Realmente são maravilhosas. rs

    Sobre o termo orgânico, você tem total razão. Eu me expressei mal. O que quis dizer é que nem sempre uma produção com Certificação Orgânica tem correlação à um a alimento totalmente saudável.

    Acredito que no Brasil em um substituto do frango, como exemplo: peixes com baixo ou nenhum teor de mercúrio.

    Talvez seria viável para um produtor a criação apenas de galinhas poedeiras nos quesitos acima.

    Eu como carne bovina, hoje existem empresas com certificação orgânica, porem alimentam o gado com milho,soja, etc.

    Encontrei apenas um produtor (que ainda não possui certificação orgânica) do Mato Grosso do Sul, que possui gado solto, da raça Wagyu, com alimentação 100% de pastagem.

    http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/entrevistas/produtor-no-ms-cria-terceiriza-o-abate-e-comercializa-carne-nelore-x-wagyu-em-restaurante-e-acougue-proprios/

    Abraço!
    Eduardo

    ResponderExcluir
  40. Oi, Eduardo, farelo de coco deve ser subproduto de alguma coisa. A farinha de coco é maravilhosa. Algumas moem a película escura com a polpa branca e ela fica a fibra mais eficiente que já vi, e tem propriedades microbicidas. Ótimo alimento. Aqui no Brasil temos tanto coco...

    Continue trazendo essas notícias, Eduardo, que a gente agradece! Um abraço!

    ResponderExcluir
  41. Olá Sônia,

    e os ovos da Korin? Não deveriam ser orgânicos, caipiras? Porque têm gemas tão clarinhas e moles???

    Abraço,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  42. Oi, Rodrigo, se forem orgânicos devem ter o selo de certificaçào. A cor da gema depende de quanto betacaroteno as galinhas estão ingerindo - milho e abóbora a fazem ficar num tom amarelo mais vivo. Por outro lado, já me disseram que uma das grandes fornecedoras de aditivos químicos para a produção de ovos tem uma cartela com "n" tons de amarelo, para o freguês escolher... É o mesmo tipo de pigmento que dá cor a esse salmão de criatório que come ração e se popularizou entre nós. Infelizmente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Olá, sou médica veterinária, duvido muito que o problema seja com a Korin. Acredito que o problema seja do supermercado, é difícil de acreditar, mas muitos mercados (dos grandes), desligam os congeladores a noite, para não gastar energia, talvez por essas falhas de armazenamento haja prejuízo na qualidade do produto. Não me parece quentinha sido edema.

    ResponderExcluir
  44. A propósito... Os ovos de Sistema industrial, normalmente tem a cor da gema mais escura, ja que eles usam corantes na alimentação, justamente para dar essa característica, o que nao quer dizer que sejam mais fortes.

    ResponderExcluir
  45. Eu gostaria de entender como a Korin separa as galinhas e sabe exatamente qual é qual na hora de empacotar. Eu sou consumidora dos frangos da Korin, e ela produz os orgânicos e os outros q são ditos por não terem hormônios, etc, mas não são orgânicos pq as galinhas são alimentadas diferentemente.
    Então, como saber se estou,de fato, comprando o orgânico?

    ResponderExcluir
  46. Simone, longe de mim defender a Korin, mas até eu sei que devem ser criatórios diferentes. Podemos supor uma granja enorme que tem x galpões de frangos +- e x de orgânicos, com quintalzinho e tudo (?). Eles vão abater um lote de um tipo, limpar e empacotar, depois outro lote de outro tipo. E há fiscalização, ou deve haver.
    Se bem que recentemente vimos soda cáustica na embalagem do Ade, então... mmm...

    ResponderExcluir
  47. Sonia,
    Depois de ler a reportagem que a folha de SP fez em 2007 e conhecer alguns detalhes internos da empresa que se apresenta como igreja e que administra este matadouro de "frango", da Korin não compro ou como mais nada.
    link para a reportagem:
    http://www.aviculturaindustrial.com.br/noticia/o-mito-da-carne-de-frango-com-hormonios/20091104083613_G_945

    ResponderExcluir
  48. completando o link.(reportagem da Folha de SP)
    http://www.aviculturaindustrial.com.br/noticia/reportagem-da-folha-de-sao-de-paulo-recebe-parabenizacao-da-uba/20070119152307_24698

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Sou consumidora dos produtos Korin desde há mais de dez anos... Acho válido a exposição da dúvida referente ao frango e procurar saber se isso é normal, todos temos esse direito de informar e nos informarmos. Mas acho Bubice o excesso de bla bla bla... os "'senhores' defensores" (mais conhecido como Reginaldo Morikawa no caso da Korin) expuseram gentilmente seus pontos de vista e convidaram a todos,entre curiosos e metidos a saudáveis a conhecerem seus pólos de produção, a isso ninguém se atenta logicamente.Em relação ao preço é meio óbvio, vá criar um frango e vê se é barato e fácil, qualidade de vida, INFELIZMENTE, custa dinheiro.A produção é cara, mas antes de me perguntar "vale a pena comprar um frango de 18 reais?" me pergunto "quanto vale minha saúde?".O representante da Korin s manifestou abrindo o espaço ao conhecimento de todos mas É mais legal fazer picuinha e ver o circo pegar fogo. Só que todo processo da Korin é baseado em uma filosofia e conflito é um dos pontos que essa filosofia Tenta erradicar, então talvez por isso não se prolongou a conversa não é? Talvez por que não adianta discutir com quem não consegue entender ou apenas não quer entender .
    Falar todos querem, mas levantar o bunbunzinho lindo pra se informar na fonte não quer, isso sim é “Igualzinho a tantos 'outras coisas', nesta cultura do cinismo em que vivemos.”
    Com desculpas por meu jeito um tico "suburbano" de falar...Carinhosamente, Lilian Kazue

    ResponderExcluir
  55. Lilian, esse post é de 2012. Você jura que quer remexer cinzas?

    ResponderExcluir
  56. Sonia eu te acho uma pessoa essencial aqui para o Brasil, sabe?! Mas, desconfiar de uma empresa assim por motivos tão parcos e mais ainda destratar os argumentos dela, dessa forma grossa como você fez não é coisa que se faça.

    E olha sua posição... Quantos consumidores podem deixar de consumir um frango de boa qualidade baseado em um mito, que você espantosamente reproduz aqui?

    Deveria mesmo saber mais sobre a relação entre hormônios e a produção aviaria.

    Como você não admite criticas nem contra-argumentos falo ao vento.

    Abraços de quem não deixa de te admirar em todos os sentidos,

    Marta

    ResponderExcluir
  57. Marta, onde você viu mito na minha reclamação? Então você acha justo pagar mais para sobrar tanta água?

    Mito é outra coisa. Por ex, fazer da marca um mito e engolir tudo o que ela traz… Justamente porque preciso de marcas boas, e pago por elas, tenho obrigação de criticar quando há motivos.

    Quanto a eu não admitir críticas nem contra-argumentos, não sei de onde você tirou isso. Ou você trabalha para a Korin? Espero que não. Abraço.

    ResponderExcluir
  58. Obrigado Sonia pelas informacoes! O Brasil precisa de pessoas como voce, inteligente, educada, e sim quer alertar,mais nada. Ainda tem 99% de brasileiros q nao presta atencao e troca o pais por espelhinho.

    ResponderExcluir
  59. Sonia

    O post pode ser de 2012, mas continua online, ou seja, depondo contra a imagem da Korin até hoje.

    Até onde sei eles são muito sérios. É bem mais fácil essa água ser fruto de congelamentos e descongelamentos seguidos no supermercado - eu não compro mais nada congelado em supermercado, pois vi na maioria esse problema de produtos moles, descongelados, no compartimento - que de alguma falha nos processos da empresa. Sugiro então que você verifique isso pessoalmente, comprando o frango direto em uma loja da Korin. E se verificar que estava errada em sua suspeita, altere o post, adicionando essa informação. Como ele está hoje, vai contra uma empresa que busca ser uma alternativa para os que querem uma alimentação mais natural, e isso não é bacana...

    ResponderExcluir
  60. Bárbara, não quero ser bacana. Quero ser sincera. Se não prezasse a Korin, não escreveria sobre ela no blog. Quando vi que melhorou, comentei isso. Que continue melhorando. E tem mais: não há loja Korin onde moro, só vende em supermercados. Se o problema for de congelamento, a Korin que cuide de sua qualidade nos pontos de venda. E tem mais ainda: melhor um comentário que questione a empresa do que uma empresa que ofenda o cliente fiel com um produto caro e de má qualidade, não acha?

    ResponderExcluir
  61. Olá Sônia,
    Antes de mais nada, quero esclarecer algumas coisas, para que não se levantem "lebres" a respeito: não trabalho para a Korin, tampouco faço parte da Igreja Messiânica, sou uma consumidora preocupada e atenta com o que levo para minha mesa, principalmente pelo fatore ser mãe de um pequeno de 6 meses de idade, recem completados.
    Sobre toda essa discussão a respeito do frango, acho que as informações, embasadas em alguma fonte confiável, é claro, são todas muito bem vindas, sempre.
    O que acho destoante, Sonia, é o seu modo grosseiro de tratar as pessoas que se interessam em ler o seu blog e participar dos posts, ou você se acha tão acima do bem e do mal que não pode ser questionada sobre nada?
    Concordo com a pessoa que falou isso, pois já vi você se portar desta forma pouco amigável outras vezes, e achei lamentável, pois nós que aqui estamos, em grande maioria(é o meu caso), somos os mesmos que compramos seus livros...
    Afinal, fica sem sentido alguém que escreve com o intuito de melhorar os hábitos e consequentemente a saúde dos semelhantes, não ter tato para se socializar com os mesmos.
    É uma pena.

    ResponderExcluir
  62. É isso que torna distante a simpatização com pessoas tão radicais. Vai até lá e faça assim um real trabalho de utilidade pública. Sua preocupação, ao meu ver ficou muito clara. Hostilizou um comentário anônimo por ele ter um ponto de vista diferente.

    ResponderExcluir
  63. Sonia, fala sério kkkkkkkk.

    Só isso que tenho a dizer a respeito deste post.

    Ao invés de tentar denegrir um frango produzido sem antibióticos por uma empresa BRASILEIRA pioneira no ramo e reconhecida internacionalmente pela qualidade dos produtos fique a vontade pra comer outros mais baratos e cheios de venenos mas que não deixem águinha no fundo da sua panela. Não sou dessa seita, mas sou ligada em produtos saudáveis ok ?

    bjinhos

    ResponderExcluir
  64. A Korin deu um show de pertinencia apresentando argumentos e evidencias embasados em fatos e dados, muito diferente da autora desse texto.

    Além de argumentar a Korin se dispos a receber todos que quiserem se certificar ao vivo do método deles e mesmo assim a autora do texto continuou levantando lebres...

    Sonia, vai lá, confere ao vivo e depois posta um artigo sólido com resultados da pesquisa realizada em loco, pq só postar sem embasar, sem conhecimento, induzindo as pessoas a levantarem suspeitas sobre um produto de qualidade e no final ainda terminar um texto com uma pergunta ao invés de respostas concretas não contribui para o leitor.

    ResponderExcluir
  65. Quero te agradecer pelo post Sonia. Minha homeopata recomendou o frango Korin, mas como sou muito desconfiada com o comércio em geral, estou pesquisando. Precisamos no Brasil de gente assim, que fala, que questiona, que não deseja ser "bacana, mas sincera", como vc mencionou acima. Como nossas opções são poucas e o tempo da publicação do post é longo, vou experimentar, mas atenta, e depois volto aqui. Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  66. mORO NOS usa. Tenho uma fazendeira(brasileira:)) que cria galinhas caipiras sem soja, gmo e certificadas organicas. Compro 40 de cada vez e coloco no freezer, ja separadas por partes e na quantidade certa para alimentar a minha familia. Os miudos sao os primeiros a serem cozidos.Por que e TAO DIFICIL encontrar uma fazenda confiavel no Brasil?

    Adoro os seus livros e sou sua fa desde os anos noventa.Um beijao Lalita

    ResponderExcluir
  67. Olá, meu nome é rosana e moro em São Paulo. Vi um comentarrio de uma pessoa
    que mora USA e que compra galinhas de uma fazenda aqui, no BRasil. Por favor, gostaria de saber mais informações. Onde é essa fazenda e qual o telefone de contato. Obrigada.

    ResponderExcluir
  68. O sabor de uma frango orgânico e a qualidade são visíveis.
    Além de ser uma carne suculenta de se saborear
    É muito bom saber que tem empresas sérias por trás dos alimentos orgânicos.

    http://thiagoorganico.com/2016/05/18/frango-organico-e-academia/

    busquei informações nesse link tb.

    ResponderExcluir