sexta-feira, 10 de abril de 2009

...e felizes chocolates

Vocês leram nos jornais que chocolate amargo é ótimo para o coração? Ajuda a manter a pressão baixa, limpa as artérias, combate os radicais livres, em três palavras: é o máximo. Chocolate, como todo mundo de bom gosto sabe, é a coisa mais perfeita já inventada pelo ser humano. Basta dizer que muita gente só compara chocolate a orgasmo, e assim mesmo depende do orgasmo. E é muito mais prático, já que pode ser saboreado sem problemas na frente de todo mundo, em qualquer lugar e hora, por qualquer pessoa de qualquer idade.

Essa delícia universal surgiu há mais de três mil anos entre os povos maias, toltecas e astecas. Era uma bebida especialíssima feita de sementes de cacau, torradas e socadas no pilão com pimenta, baunilha, urucum e às vezes milho, mel e flores secas. Chamava-se xocoatl, ou água amarga. Bebia-se quente ou fria. Os espanhóis, que enlouqueceram com ela no México, em 1519, levaram a fórmula para a Espanha e a trancafiaram nos mosteiros. Mas ela conseguiu escapar do claustro, entrou na história e em 1606 o chocolate já começava a ser bebido na Europa. Só em 1847 surgiu o primeiro chocolate em barra.

O grande barato do chocolate é que ele acalma e excita ao mesmo tempo. É rico em estimulantes como cafeína e teobromina, e alguns de seus aminoácidos conseguem alterar as propriedades das células nervosas de forma idêntica ao thc da maconha, ou seja, mudando a onda.

Com chocolate as pessoas ficam mais eufóricas mas também mais distraídas. Ele acelera os batimentos do coração, aumenta a pressão sanguínea e eleva o nível de glicose no sangue, proporcionando uma sensação de bem-estar físico semelhante somente à do pós-coito. Seu poder estimulante vem principalmente da cafeína, que age sobre o sistema nervoso central, coração, circulação sanguínea e rins; combate a depressão respiratória, reduz o cansaço, melhora a coordenação motora, aumenta a atividade sensorial e afasta o sono. Em compensação, pode causar irritabilidade, ansiedade, nervosismo, tremores, dor de cabeça e insônia.

Esse quase santo remédio, embora seja feito com uma gordura saturada que é a manteiga de cacau, não só não aumenta a taxa de colesterol do sangue como ainda ajuda a evitar que o colesterol se aglomere nas paredes das artérias.

Médicos do início do século consideravam o chocolate puro um alimento substancial e salutar, estimulante dos órgãos digestivos, reparador, conveniente aos temperamentos fracos e às pessoas idosas. E muitas fontes juram que ele não faz mal ao fígado, cada um que se entenda com o seu.

Brillat-Savarin, o maior gastrônomo da história (1755-1826), fez assim sua louvação ao chocolate: – É um poderoso restaurador. Se alguém tiver trabalhado demais em vez de dormir, alguém que se sentir temporariamente fraco das ideias, alguém que sinta o ar sufocante, o tempo custando a passar e a atmosfera impossível de suportar, deixem alguém que esteja atormentado por uma obsessão que o impeça de pensar com clareza, deixem que todos eles se tratem com meio litro de chocolate... e verão acontecer um milagre.

O Brasil demorou a ter bons chocolates amargos, com mais massa de cacau, portanto mais benéficos. Agora começam a chegar ao mercado inovações que valorizam o lado amargo da vida.
Lendas maias e astecas dizem que as sementes de cacau vieram do paraíso para dar sabedoria e poder a quem as come. Portanto, irmãos, comei chocolate e lambuzai-vos! Lembrai-vos, porém, de que muita sabedoria emburrece e muito poder enfraquece, portanto cuidai de poupar o prazer – apenas para que ele seja maior e mais intenso, e que se repita muitas, muitas e muitas vezes, amém.

8 comentários:

  1. Ouvi um medico dizer que o chocolate,quando misturado ao leite,perde quase todos seus efeitos beneficos,e que devemos escolher o meio amargo,com 70% de cacau...Não achei no mercado barras com porcentajem tão alta, e mesmo o meio amargo, tem leite...

    ResponderExcluir
  2. Aquele tijolinho da Kopenhagen tem leite? Acho que não. Tem 70% de cacau. Há marcas européias com esse teor.

    O problema é que os melhores chocolates puros não suportam o nosso calor. Que nem manteiga boa: à temperatura ambiente, fica mole.

    ResponderExcluir
  3. A Garoto tem o Talento com 55% e a Cacau Show tem um com 45 ou 52%, não estou bem certa. E se é que nem manteiga boa, nos resta a geladeira.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia!

    Você tem alguma receita SEM LEITE de alguma bebida gostosa, com cacau puro em pó? Andei fuçando no google e não achei nada!
    Uma das melhores coisas que fiz na vida foi abolir o leite da minha alimentação. Ele realmente aumenta o muco do corpo, e durante muito tempo sofri com uma rinite que não me dava sossego, e quando o tempo esfriava, era uma gripe atrás da outra - considerando que eu morava no interior, com o ar mais puro. Hoje moro em São Paulo, e mesmo com essa poluição tenebrosa não tenho mais rinite, e nunca fico gripada, nem no inverno...

    Beijão e sucesso, Sonia!

    ResponderExcluir
  5. Então, Roberta, também ando pesquisando. A melhor coisa até agora foi leite de coco com cacau em pó e açúcar mascavo, nota 7. Leite de amêndoas ou castanhas do pará e de caju também devem funcionar. Se descobrir, me conta! :-)

    ResponderExcluir
  6. Oi gente, comentário super atrasado, mas é que estou por aqui fuçando no blog da Sonia aos poucos...

    Aprendi em um vídeo chamado "A cozinha viva" a fazer um creme de cacau sem leite, muito bom. Fica gostoso e serve para cobrir e rechear bolos, biscoitos, pães, diluir no leite e comer de colher (ai meu deus...). É assim:

    1 avocado
    2 colheres de cacau em pó
    2 colheres de melado (ponho uma só)
    Bater tudo no processador até ficar uniforme. Eu amasso e misturo bastante, com um garfo mesmo.

    Abraços.

    Kenia

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kenia, mas se tem que comer bolos, pães e biscoitos para desfrutar de uma suposta receita saudável, sei não...

    Tudo bem, come-se de colher também. Mas a minha barriga reclama quando como creme de abacate, que adoro (feito com água, claro). E, não sei por que, na dieta do dr Barcellos contra o câncer e as alergias, abacate não pode. Puxa. Desculpe, viu? Um abração!

    ResponderExcluir
  8. Olá. O meu óleo de coco ficou com umas bolinhas brancas. Será que é normal?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.