domingo, 19 de abril de 2009

A cúrcuma sob o olhar científico



Informação do National Institutes of Health, do governo dos USA (traduzi)

O rizoma da cúrcuma (Curcuma Longa Linn.) é usado há muito tempo na medicina tradicional da Ásia para tratar problemas gastrointestinais, dores artríticas e queda de energia. Pesquisas de laboratório e animais demonstraram propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e anticâncer da cúrcuma e de seu constituinte curcumina. A evidência preliminar em humanos, apesar de pobre em qualidade, sugere possível eficácia no trato de dispepsia (azia), hiperlipidemia (colestrol alto) e escabiose, ou sarna (quando usada na pele).

Muito mais em http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/natural/patient-turmeric.html .

7 comentários:

  1. Oi Sonia,

    Suponho que a cúrcuma também seja boa para ajudar a dissolver tumores benignos sólidos, como os fibromas uterinos. Já li em um de seus livros que a beringela é ótima para combater miomas. Você teria alguma nova dica, além de todas aquelas que você fornece em seu livro?

    Beijão, saúde e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roberta, a dieta do dr Barcellos pode ser ótima para acabar com miomas, veja lá em www.correcotia.com/cancer . Os alimentos que o dr Barcellos retira são todos altamente pró-inflamatórios. Como a cúrcuma também é antiinflamatória, sua ação pode ser benigna. A berinjela ajuda a remover estagnações. O mioma é um efeito da estagnação de sangue.

    Valeu a força! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia,
    Apreciei muito, todas as informações sobre o açafrão.
    Estou tomando algumas gotas homeopáticas de TM de Crocus Sativus (açafrão da terra)todos os dias, para ajudar a eliminar de vez um cisto sebáceo que tenho nas costas.Coloco também compressas de TM no local. Pode ser também uma pasta de açafrão. Tomei tanto antibióticos e antiinflamatórios que me deu taquicardia. Precisei parar. Eu sempre digo que na alopatia, não se morre da doença, se morre da cura.
    Estou tendo resultados com o açafrão, o cisto está murchando.
    Um abraço,
    Lou Leite

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lou, agradeço as notícias, mas Crocus sativus não é o açafrão-da-terra, é uma linda flor cujos estigmas (aqueles chifrinhos), caríssimos, são usados para dar cor e perfumar as comidas iranianas, turcas, espanholas. O nome traz confusão, por isso prefiro sempre chamar de cúrcuma o açafrão-da-terra, evocando o nome latino, Curcuma longa.

    Você pode ler mais sobre isso em http://www.soniahirsch.com/2009/04/curcuma-ou-acafrao-da-terra-todo-dia.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Também tenho um cisto sebáceo na barriga. Gostaria de saber se esse tratamento funciona mesmo e onde posso adquirir essas gotas de açafrão.

    Obrigada.

    responda para: silvia_romao86@hotmail.com, por favor.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sonia!!! Um grande beijo pra vc e obrigada por suas pesquisas e livros.
    Sonia: vivo um problemão há quize anos. Tive infecçao por Clamidia que me deixaram sequelas. Dores nas juntas, joelhos e inchaço na palma das maos com vermelhidao etc. Sem contar a perda de emprego por nao ter mais a saúde que tinha. Tomo açafrão, gengibre, oleo de coco (pouco pois apesar de ler sobre o assunto e dizerem que baixa colesterol, tenho receio pois o meu é altíssimo) Fujo o que posso da medicina convencional cheia de remedios, e passo meses sem sintomas. Porém qdo menos espero, voltam as dores e sintomas e fico com a autoestima no chão. Já procurei varios tratamentos e a
    ate tenho melhoras mais por um tempo limitado. Vc teria alguma sugestao de tratamento? Se tiver por favor me indique!!! Um grande beijo e muita sorte sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Anônima, pelo jeito a sua candidíase é crônica e está a todo vapor. O que tenho para ajudar está neste blog, no outro (www.candidiaseapraga.blogspot.com), no site e principalmente no livro que publiquei sobre o tema. Coragem! Sem dieta não há solução. E seu medo do óleo virgem de coco (recomendo o importado) não se justifica. Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.