segunda-feira, 29 de junho de 2009

Afinal, a quem pertence a água? Às cervejarias?



Copio integralmente, abaixo, o post de Carol Daemon no blog Menina do Dedo Verde. Depois de ver esse filme, fiquei mais convencida ainda de que não passa de palhaçada a campanha para economizarmos água no banho, na cozinha, na mangueira. A gente se enchendo de consciência ecológica enquanto as fábricas de cerveja e refrigerante enchem suas garrafas e latinhas aos milhares, todos os dias, nas barbas de todo mundo! Isso é lícito?

Flow - por amor à água
Site oficial do documentário que retrata a degradação e desertificação de uma cidade devastada após instalação de fábrica da Coca-Cola.
Os recursos hídricos da região, viraram refrigerante, que nós inocentemente consumimos.
Se há alguma fábrica de bebidas em sua cidade, é para refletir que a água utilizada venha dos mananciais da região e, quando acabar, a empresa não assume a responsabilidade e instala nova fábrica em outro lugar - com isenção fiscal, já que gera empregos.
Quem paga a conta, são os que ficam: a população local com solos erodidos e poços artesianos secos.
A pergunta que o site faz e eu não consegui responder:
"CAN ANYONE REALLY OWN WATER?"
(Alguém pode realmente apropriar-se da água?)
Não deixe de visitar o link "take action" do site, há muita informação disponível.

9 comentários:

  1. Não é preciso ir muito longe... quem não conhece o Parque das Águas de São Lourenço? Está sob a "posse" da Nestlé Waters e o que não faltam são denúncias dos abusos, para dizer o mínimo...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Angela, um dos problemas é que a gente só entende a dimensão do problema quando ele bate à porta. Esse documentário - FLOW - é um tratamento de choque. Não consegui saber se a HBO+ vai passar de novo e quando. Pode ser que exista para locação.

    Outro problema é que só abusa quem tem costas quentes, coisa que nós não temos. Mas podemos fazer barulho!

    ResponderExcluir
  3. Para quem não precisa de legenda ou dublagem, o documentário pode ser visto no Youtube. A água será o grande problema das gerações futuras, mesmo com todo o barulho: já estou rufando os tambores!

    ResponderExcluir
  4. Olhaí, galera: nem precisa de legenda, é só olhar!

    ResponderExcluir
  5. Condensei tudo, obrigada a ambas, sejamos a voz do mundo:

    http://caroldaemon.blogspot.com/2009/07/hidropirataria-nas-aguas-de-sao.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Sonia, temos outro problema:
    http://caroldaemon.blogspot.com/2009/12/embalagem-long-neck.html

    beijos e feliz natal

    ResponderExcluir
  7. Carol, não vi o texto da lei mas acho que toda a política do lixo merece uma revisão. Aqui eu enterro o orgânico, junto os secos e guardo as embalagens. As garrafas de fato são um grande ponto de interrogação, inclusive as de vinho, que podem ser recicladas - mas sei lá quantas quebram no processo. E quando se trata de cerveja, ainda existe agravante pelo conteúdo altamente questionável. Um amigo que trabalha com isso diz que, se a gente soubesse como a cerveja é feita, nunca mais tomava... E olhe que ela já foi chamada de "pão líquido", porque era alimento!

    ResponderExcluir
  8. Peço licença à Sonia, mas achei outro filme inacreditável:
    "Ouro Azul: a guerra mundial pela água" baseada num livro que fala sobre a luta para parar com o roubo corporativo da água.
    http://caroldaemon.blogspot.com/2011/06/ouro-azul-guerra-mundial-pela-agua.html

    Grande beijo,
    Carol

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.