segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Almanaque do banheiro: Papo de vagina


Uma leitora escreveu dizendo que tem cistos sebáceos vaginais, e eu, que nunca tinha ouvido falar nisso, fui pesquisar no livro Women's bodies women's wisdom, da Christiane Northrup, MD. Não achei os cistos mas me deparei com esta pérola:

"A cultura ocidental considera a área genital 'suja' e a polui com essa atitude. Toda função associada a essa área - parto, sangramento e eliminações - é altamente carregada, emocional e psicologicamente. (...) Desde cedo capturamos a ideia de que essa região é diferente das outras do corpo: tabu, suja, desprezível. (...) Um jovem médico, a uma paciente que se tratava de infecção por fungos, disse: A vagina da mulher é uma lixeira.

"A promoção e a venda de desodorantes íntimos, inclusive em tampões e absorventes, dão à mulher a impressão de que a vagina em estado natural é inaceitável, de que precisa ser desinfetada e desodorizada.

"A mucosa vaginal e cervical saudável oferece à mulher proteção contra as doenças sexualmente transmitidas, inclusive aids; por isso é tão importante mantê-la sadia. O primeiro passo que uma mulher deve dar é atualizar o que pensa sobre essa área do corpo."

O momento de menor imunidade da mucosa vaginal é durante e em torno da menstruação, diz ela; daí ser comum surgirem infecções vaginais nesse período. Sem falar vulnerabilidade da mucosa quando há muito sexo, já que o movimento geralmente faz pequenas lacerações na vagina, na vulva e no clitóris; se houver sêmen, o pH vai ficar mais alcalino por 8 horas, tempo suficiente para que pululem os micróbios geralmente inibidos pela acidez peculiar à vagina; se houver penetração anal e depois vaginal, a contaminação é quase certa; se houver sexo oral, restinhos de bacalhau, café e mousse de chocolate vão deixar bactérias e fungos completamente loucos.

Também é erradíssimo usar o papel higiênico de trás para a frente depois de evacuar - tem que ser de trás para trás. E, ao enxugar xixi, não é para esfregar o papel, basta encostar para que ele absorva o excesso. A vulva, nome da região íntima que inclui entrada da vagina e da uretra, clitóris e pequenos lábios, é uma pessoa sensível. Nem sabonete deve chegar ali: só e somente água, abundante. Viva o bidê! Viva a duchinha ao lado do vaso!

O que se pode fazer nessas situações: ducha higiênica com vinagre - 1 colher sopa em meio litro de água morna, filtrada ou fervida, para normalizar o pH da vagina (comprar o aparelho em casa de material hospitalar), e aplicação de óvulos de calêndula ou de hydrastis durante algumas noites, depois da menstruação, para limpar os resíduos de sangue e células do endométrio (farmácia homeopática).

Detalhe: se a mucosa vaginal estiver irritada, melhor usar óvulos do que ducha, para evitar mais atrito. E só usar ducha ou qualquer outra coisa se for realmente necessário. Em situações normais, a vagina é autolimpante.

 Se a vaginite for recorrente, é bom consultar uma médica homeopata para entender melhor o que está acontecendo. Olho vivo: vagina em dia é cor-de-rosa e cheira bem.

ilustração Cristina Tati

172 comentários:

  1. Tarde, Sônia,

    muito bom esse papo da vagina.
    Xoxota perfumada e cor-de-rosa é 'Bonita'.

    É uó essa mania de esterilizar ( esterilizar é bem diferente de higienizar) e de perfumação em excesso em tudo quanto é buraco.
    Tenho medo dessa gente (que tem mania controlar os buracos dos outros).

    Um abraço,
    MaFê Senger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi preciso mtu da sua ajuda..estou com um corrimento bem amarelo que sai no papel higiênico bem pastoso e com um cheiro forte e na vagina esta dando rachaduras e quando tenho relações fica tipo placas do corrimento no pênis do meu esposo..por favor oq eu posso fazer?

      Excluir
  2. Oi, Sonia, bem legal esse texto, vou indicar para a minha filhota ler, já que a revista Capricho dá de brinde às leitoras pré-adolescentes amostras de desodorantes íntimos, que pusemos no lixo...

    ResponderExcluir
  3. ...e olhem que não falamos de *protetores de calcinha*, que também dão à mulher a impressão de que é normalíssimo ter corrimento...

    ResponderExcluir
  4. beatriz neves30/11/2009, 14:46

    Sonia,é engraçado que parece que você escreve exatamente o que estamos precisando no momento.
    Sou médica homeopata e há uma semana estava com uma candida daquelas.sei que o fundo é totalmente emocional e que temos que entender o por que do desequilibrio neste local.Ando com os seus livros para todos os lugares,como nos ajudam....
    Minha profunda admiração,

    BEATRIZ HORTA NEVES

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beatriz, bem-vinda e muito obrigada! Pra mim é um privilégio poder contar com seus comentários. Abração! Volte sempre! :-)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu gente, tenho 37 anos, até aqui nunca tive muitos problemas com a xota, mas ultimamente no pré menstrual tem me dado uma coceirinha terrível, após a menstrução volta ao normal e quanto ao cheirinho eu mesma nunca gostei, sempre acho muito forte, será que tenho algo de errado?
    Eva

    ResponderExcluir
  8. Sonia esse papo foi ótimo, simples e muito esclarecedor.
    Minha geração foi criada por mães que achavam que engravidavam só de beijar e que o sexo e a menstruação eram nojentos. Enfim só comecei a entender o que realmente acontecia com meu corpo depois de maior de idade e depois de muita literatura sobre o assunto, mas ainda hoje tenho alguns bloqueios sobre esse assunto e o odor que a vagina tem próximo a menstruação me faz lembrar minha criação de aversão aos genitais.
    É ótimo também saber que estes desodorantes íntimos também são desnecessários, já que normalmente eles são tão caros...
    Mas os óvulos de hydrastis eu não conhecia, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Eva, a coceirinha antes da menstruação pode ser resultado de algumas guloseimas a mais no pré-menstrual - doces, queijos, porcaritos. Aí a cândida rebola. Olho vivo na alimentação que melhora.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabriela, às vezes nossos odores são fortes mesmo. Devem ser pensados como consequência de alguma coisa.

    CC na axilas, por exemplo: o normal é não precisar de desodorante. Quando o cheiro é muito intenso, pode ser uma reação do sistema nervoso - medo, ansiedade, stress - ou resultado de alimentos inadequados, como leite e laticínios. Com a xota é a mesma coisa, porque a vagina também é canal de saída.

    Às vezes a gente tem preconceito em relação aos cheiros corporais, exatamente pela educação repressiva que recebeu. Mas pode ser uma grande felicidade entregar-se a um cheiro corporal bom, sadio, e aprender a reconhecer o que ele diz das emoções. Quando a gente fica com tesão, por exemplo, há um cheirinho que muda atrás das orelhas... E não será por isso que nordestino tem mania de "dar um cheiro"?

    ResponderExcluir
  11. Puxa, Sonia, eu gosto TANTO dos seus escritos! Obrigada por mais este, de coração.

    Tenho uma lista chamada "ciclos naturais do feminino" e vou postar seu texto para as meninas agorinha mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sonia, que tal sugerir a moça dos tais cistos aplicação de moxa no local? Pode resolver o problema rapidamente. Um acupunturista pode orientá-la.
    Um abraço.
    Susana ayres.

    ResponderExcluir
  13. Comentário da Silvia, enviado por email:

    Que texto bom. E o charme da ilustração. Dá vontade de mostrá-lo a todas meninas e senhoras. Talvez algumas encham de produtos por terem esta noção de lugar sujoe daí evitam manipular a área, e optam por modo artificial e nada saudável.

    Para eu ter corrimento é rapidinho, basta usar calcinha de lycra por uns dois dias de calor. Por isto só uso umas calcinhas simples de algodão. As de cotton-lycra não servem. Não encontro de melhor qualidade com algodão puro como umas antigas Jean Fabian. A saída é comprar em quantidade.
    ...

    CC nas axilas vem muitas vezes de excesso de zelo. Explico. A pessoa enche de sabão, esfrega e não enxagua. Ou enxagua mal. O suor misturado com este resíduo dá uma catinga que é dificil aguentar.

    Outro motivo são tecidos artificiais. A pessoa usa a blusa cara e toda sintética uma segunda vez, pronto. As vezes é madame chique, toda perfumada mas ao se movimentar sente-se o cheiro. Por isto, num país quente como o Brasil o que mais se deveria usar é algodão e linho mas amassam.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Silvia, ótimas dicas!

    Outra coisa que notei é que os produtos usados para amaciar ou passar roupas, misturados a um cheiro honesto de CC, dão num budum horrível. Nas lojas boas eles muitas vezes vaporizam amaciante antes de passar a blusa, que de repente até foi usada pela vendedora. Você não sabe de nada, usa normalmente e - budum. Isso acontece com linho também, mas só com o que é mais áspero, que eles juram que é 100% puro mas não acredito.

    ResponderExcluir
  15. Por isto só enxaguo minhas roupas com vinagre branco. Não uso amaciante. Pouca quantidade, porque se exagerar a roupa fica com odor de vinagre. Uma colher de sopa para uma bacia pequena de roupa, meio copo americano para uma máquina com toalha de banho, que fica bem macia. O vinagre ajuda a fixar a côr nos tecidos coloridos. Tudo isto aprendi com minha avó e era assim que faziam no tempo em que se quarava roupa pra deixá-la branquinha.

    ResponderExcluir
  16. ...quarava, botava anil, botava goma...

    ResponderExcluir
  17. beatriz horta neves10/12/2009, 15:12

    Olha essa conversa toda é uma delícia.As vezes me sinto uma E.T.no meio dos meus amigos...Eu sou a natureba,a simples demais,adorooo,sou isso mesmo e passei anos lutando por isso.Aqui estou em casa,junto a pessoas que "comungam "das mesmas crenças.Temos perereca,bunda e tudo o mais que nos faz humanos e normais.
    Obrigada Sônia por nos permitir esse espaço aberto e confortável.
    Beatriz

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse "espaço aberto e confortável", Beatriz! Perfeito para um papo de vagina :-)

    ResponderExcluir
  19. Sônia,

    é batata que em loja modete onde não tem guarda-roupa (ainda escreve assim?) pra funcionário, e mesmo onde tem, vendedor(a) vai usar roupa da loja e depois vende pro cliente.
    Regra geral é: lave sempre depois de comprar e antes de usar.

    Sem entrar no mérito de respeito ao meio ambiente dos processos de modificação das fibras, tudo que tem fibra natural, mesmo modificada, viscose e modal por exemplo, deixam respirar.

    En temps, Silvia, não existe alcinha 'de' lycra, existe calcinha 'com' lycra ou assemelhados: expandex por exemplo. Genericamente, chama-se elastano. Não confundir elastanos com a fibra sintética, a poliamida que já fez o ban-lon e faz o jérsey, o tecido da calcinha, do biquinho/maiô vulgarmente chamado lycra.

    O Elastano não interfere nas propriedades da fibra que é principal no tecido onde é utilizado. Não dá nem pra falar em dermatite de contato, pois o elastano não fica exposto.

    Então, se a calcinha de cotton-lycra (=muito algodão, cerca de 95% + pouquinho elastano, cerca de 5%) está dando alergia, perceba seu estado emocional na véspera e no dia, verifique a fibra das roupas que está colocando por cima da calcinha, verifica a alimentação da véspera. Vale também olhar beeeeemmm a etiqueta de composição, que hoje tem microfibra (poliamida, mas fiada de forma a imitar as propriedades das fibras naturais) que imita muito bem a aparência e o toque das fibras naturais.

    Boas entradas,
    simples e bacana.

    ResponderExcluir
  20. Nooossa, a MaFê explicou tudo!

    Mas 100% algodão, linho, seda ou lã é bem melhor, né? Incomparável. Pra mim, que sou descendente da princesinha da ervilha, qualquer 0,1% de tecido sintético já faz diferença. Até nas solas dos pés. Não é alergia, é sensação de desconforto e quentura.

    Nas partes mimosas, tão sujeitas a herpes, esse calorzinho a mais pode ser fatal. Também o estofamento do banco do carro em dia de calor: alguns são muito mais quentes. E, claro, as calças jeans, que quando a gente sua formam uma sauninha lá dentro.

    Boas entradas, MaFê, e boas saídas! Um abração!:-)

    ResponderExcluir
  21. adorei esses comentários, eu sempre sofri com coceiras e até um cheirinho não muito agradável....
    meu namorado vem de uma cultura muito diferente,e toda vez que vou ao banheiro ele quer que em vez de usar papel higienico , que eu lave sempre...to achando que ele tem razão ...vou ter que dar o braço a torçer...hi hi

    ResponderExcluir
  22. Simpáticas leitoras do papo de vagina, gostaria de compartilhar com vcs algumas dicas baratas que me salvaram de odores desagradáveis: para CC use LISOFORME PRIMO - embalagem verde claro - misture com água e passe com a mão quando já estiverem abrindo o chuveiro, espere os bichinhos morrerem e enxáguem bem - vale pra piriquita e os pés, se der uma coceirinha use uma pomadinha antialérgica e pronto!

    Blusas sintéticas que grudam CC, é, aquelas que vc acaba de tirar da gaveta, usa por 10 minutos e lá está ela endemoninhada, fedendo. Deixe de molho por 2 horas em um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Inclusive eu tinha candidiase na piriquita e depois de longos 5 anos de tratamentos caros, uma atendente do posto de saúde, caipirosamente me disse para usar bicarbonato, ela mandou colocar dentro o pó. Simplesmente eu nunca mais tive que conviver com aquele queijo farofento e cocento dentro da piriquita, acabou pra sempre!!! Os médicos recomendam que nunca se coloque nenhum produto dentro da vagina, mas eu não me arrependo e ainda recomendo. Fim de fungos, fim de CC, fim de xulé... Hoje me um serzinho cheiroso e feliz...E se o CC voltar? lisoforme nele!!! No início eu usava sempre depois do período menstrual, hoje uso uma vez por ano e olhe lá.

    Onde vc encontra?

    *Bicarbonato de sódio vc encontra no mercado na sessão de temperos. Na farmácia vc encontra Lisoforme Primo - só use lisoforme bruto para passar nos sapatos, lavar roupas ou limpeza de casa -

    ResponderExcluir
  23. Oi sou marcelo, transei com uma mulher que no final do ato ela tinha um corrimento abusivo com uma cor clara!ela tinha vindo do trabalho,
    não deu tempo de tomar banho,quando terminamos e retirei o meu pênis, senti um cheiro meio desagradavel, é normal???

    ResponderExcluir
  24. Oi, Marcelo, não é normal e pode ser tricomoníase, que na mulher dá muito problema no colo do útero. No homem, dizem que é portador assintomático mas pode estar ligado a inflamações de próstata. Cadê a camisinha, Marcelo????

    ResponderExcluir
  25. Oi, Sonia, sou eu de novo, Marcelo
    sera que devo contar a ela do seu suposto problema, e se sim como falo,é meio constrangedor!Ela me disse uma vez que tinha feito uma transvaginal, mais não entrei em detales!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marcelo, que saia justa! Será que ela já leu meu livro "Só para mulheres"? Fala nisso... Quem sabe você lhe dá de presente?

    Um detalhe: se você já está transando com ela há algum tempo, pode ter transmitido a tricomoníase sem saber. Outro: pode não ser tricomoníase e sim outro tipo de vaginite. Terceiro: por que ela fez a ultra? Será que precisa do seu apoio para se tratar?

    ResponderExcluir
  27. Oi Sonia, sou eu Marcelo, eu transei com ela 2 vezes, foi semana passada, ela trabalha em um restaurante, de 8:00 as 05:00,nos vemos pouco.
    Ela tem um filho de 8, e mora com a vó.
    Derrepente ela precise sim, acho que vou perguntar a ela!A quanto a mim não tenho nenhum sintomas, vou aguardar mais uns dias!

    ResponderExcluir
  28. Ah! quanto ao livro é uma boa idéia, vou comprar dois, um pra ela e um pra mim deixar aqui em casa,derrepente posso ajudar outras!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Marcelo, se for tricomoníase você não vai ter sintomas, porque homens são "portadores assintomáticos". Quer dizer, os bichinhos estão lá mas não há corrimento, como nas mulheres.

    Muito legal você querer dar apoio a ela e a outras mulheres. Lendo o livro, também vai entendê-las melhor - e toda mulher precisa disso! Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Sônia, adorei o q vc me escreveu. Recaiu tudo em mim, porque faço minha higienização de outras maneiras. Agora vou me cuidar mais. Principalmente porque descobri em minha vagina uns carocinhos que se mexem. Não sei o que é. Próxima semana vou visitar meu ginecologista, nessa estou menstruada. Estou preocupada, Sônia. Mas tudo vai dar certo.
    Sônia, é verdade que após lavarmos nossas peças intímas devemos pô-las em água quente??
    Gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Joanna, não há necessidade disso se as partes mimosas estiverem sadias. Se não estiverem, cuidar das calcinhas é bom mas não resolve; tem que ver onde a coisa começa. Se os carocinhos realmente se mexem, pode ser bom usar a compressa quente de alho indicada no capítulo sobre candidíase, que está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Ainda mais que você agora descobriu que tem cândida, né? Pois.

    ResponderExcluir
  32. Ontem meu marido os observou (porque estamos preocupados) e disse que um estava vermelhinho. Hoje pela manhã na troca do absorvente senti arder quando lavei com a ducha. Ele ohou e disse ter furado. Não sei o q saiu. Mas lavo com a ducha e arde. Pesquisei sobre cistos vaginais, mas as fotos q vi ñ se parecerem com meu caso.
    Me diz algo, Sônia.

    ResponderExcluir
  33. Já li a compressa de alho.
    Ela não vai queimar, por ser quente?

    ResponderExcluir
  34. Parece que vai, mas não queima - até porque você estará segurando o chumaço de algodão com a mão. Não precisa encostar. É o vapor que funciona.

    Também gosto de compressa de argila para essas coisas. Tem que ser uma argila limpa, claro. Faz a pasta de argila, bota lá e deixa. Depois lava e põe de novo.

    De todo modo, é bom o ginecologista olhar para te dar um diagnóstico. Ou um(a) homeopata, que vai na raiz.

    ResponderExcluir
  35. Na minha cidade ñ tem homeopata.
    Mas na segunda vou falar com o ginecologista, porque ele só uma vez aqui.
    Vou fazer a compressa de alho.
    Muito obrigada.
    Sou sua seguidora.
    Abraços....

    ResponderExcluir
  36. bom dia Sonia,
    tenho percebido um mal cheiro na parte intima da minha namorada. Aconteceu quando a noite nos acariciamos e não rolou nada. No dia seguinte percebi o odor desagradavel e ela disse que o motivo teria sido pelos liquidos que aparecem quando fica excitada e como não rolou nada e já estava tarde, aquele líquido tinha ficado por alí muito tempo. As vezes penso em uma doença ou algo do tipo, seria isso?

    ResponderExcluir
  37. Oi, Jason, bom dia! Sua namorada pode estar sendo sincera, porque com as secreções da excitação sexual descem algumas bactérias normais da flora vaginal,às vezes com algum resíduo de menstruação, e depois de algum tempo aparece um cheirinho tipo de bacalhau que sai na primeira lavada. Se ela não sente dor e ardência na penetração, é muito provável que não tenha vaginite.

    ResponderExcluir
  38. entendi, eu sei os dias de menstruação e desde a ultima já tem cerca de 15 dias, é possivel haver ainda resídos? Sim saiu quando ela tomou banho e ela tambem não sente ardencia e nem dor na penetração. obrigado

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, Sônia

    Estou encantada com o seu site...

    Veja se pode me ajudar: estou sofrendo muito com vaginose bacteriana, que causa um odor fétido de peixe. O pior é que eu não sinto, mas percebo quando os outros olham para mim com uma cara de nojo, como se você não tomasse banho ou algo parecido.

    Já fui a ginecologista e tratamos do modo tradicional, flagyl, anaerocid (pomada) e por último comprimidos de Vagi c para deixar a vagina mais ácida, mas as bactérias do mal sempre voltam. Acho que já tive umas 6 recaídas, no mínimo.

    Minha médica disse que este disturbio é consequencia do uso de corticoides que tive que usar durante e depois das duas gestações. Eu tive queda acentuada de plaquetas sem motivo identificado.

    Li aqui em algum lugar sobre o vinagre, os óvulos de calêndula ou hidrastis e também sobre os suplementos de lactobacilos acidófilos...

    Seu caso era de cândida - vagina ácida, ou seja, o inverso do meu - vagina alcalina. Mas acho que serve né, pois o objetivo é repor a flora vaginal...

    O que você me indicaria como suplemento de lactobacilos, somente os acidófilos? E em qual quantidade?

    Alguma outra idéia? Estou desesperada e já está me prejudicando o convívio social, pois tenho medo até de abraçar os outros achando que eles vão sentir o tal cheiro.

    Desculpe se fui muito detalhista, um beijo e muito obrigada, Andréia

    ResponderExcluir
  40. Oi, Andréia, a cândida prolifera justamente no pH mais alcalino, que é o seu caso.

    O pH natural da vagina é mais ácido, exatamente para proteger-se dos micróbios, pois seria uma grande porta de entrada de tudo o que não presta.

    A mucosa da vagina é recoberta por uma camadinha de muco formada por bactérias do bem, justamente os lactobacilos acidófilos (ou flora de Doderlein) que produzem ácido lático. Esse ácido lático acidifica o ambiente de tal forma que outras bactérias e micróbios não conseguem sobreviver.

    E, sim, cortisona & similares fazem aumentar a cândida. Veja o que está em http://correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Aqui no blog também vai aparecer muito sobre isso e sobre lactobacilos, em cápsulas ou feitos em casa - procure na caixinha à direita. Um abraço e muito boa sorte!

    ResponderExcluir
  41. PARABENS PELO BLOG! é um oasis no desrto...vou recomendar para todas as minhas amigas.
    meu problema e o seguinte:
    fiz o papanicolau e descobri que estava com "flora cocoide com tricomonas vaginalis e gardenerela vaginalis". fiz uso de 2 cremes vaginais de metronidazol e comprimidos de secnidazol,mas mesmo depois do tratamento continuei sentindo uma leve coceira. fiz um exame de cultura com antibiogra e acusou vaginite becteriana.("exarcebaçao da microflora bacteriana devido a ausencia de lactobacillus") o ginecologista me mandou usar tinidazol creme vaginal por 14 dias e 4 comprimidos tinidazol por 3 dias. fiz tudo direitinho e continuo sentindo uma leve coceira na vagina(estou perto da menstruaçao e nao sei se é por isto). to cansada de encher o estomago e a vagina de cremes e comprimidos). ha algo que vc possa me aconselhar? alguma receita natural? o oleo de coco serve?
    no aguardo...

    ResponderExcluir
  42. Oi, Eddy, acho interessante você dar uma olhada nos tópicos de candidíase aqui no blog e em http://correcotia.com/mulheres/candidiase.htm, pois essa leve coceira pode ser da cândida. Embora a tricomoníase também dê sintomas. Mas se você melhorar a dieta, tudo melhora. O exame diz que faltam lactobacilos. Para repô-los, tem que comer direitinho. Não tem outro jeito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Oi Sônia!
    Você é a minha luz no fim do túnel.
    Quando tinha 16 anos começou um corrimento que cheirava azedo, como era virgem tratei com urologista e ginecologista, mas nunca cessou. Hoje tenho 24 anos e dois relacionamentos fracassados, pois esse corrimento piorou com o tempo e, atualmente, ele é um corrimento expesso e amarelado, durante a relação só sinto dor e ardência. Já tomei fluconazol, metronidazol, pomadas e nada funciona.
    Meu atual ginecologista diagnosticou como cândida, mas não tenho coceiras, só ardência e assadura.
    Por favor me ajude!

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  44. Bom, candidíase é o tema do momento. O que tenho para ajudar online está aqui no blog em vários posts e em correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Acabo de publicar um livro com uma proposta prática de se livrar dela comendo bem: Candidíase, a praga, que você encontra em correcotia.com/compras. Mas é tudo dieta, viu? Sem ela não há solução. Um abraço, boa sorte!

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigada por me responder!
    Eu já li esse link e até fiquei um pouco assustada. Mas você poderia me ajudar sobre essa dieta? Devo evitar doces, frutas citricas... algo mais??

    Obrigada pela atenção!
    Deus lhe pague!

    ResponderExcluir
  46. Querida, já respondi à sua pergunta aí em cima... Tudo o que tenho pra ajudar está escrito no site, no blog e no livro, ok? O resto é só com você. Um abraço!

    ResponderExcluir
  47. Querido Sonia,
    por gentileza me esclareça uma duvida, ja senti 2 vezes coceira na vagina, apos relaçao com meu namorado, e em todas usamos camisinha. Porque isso so acontece depois destas relaçoes? POde ser Candidiase ou alergia ao preservativo? Grande Abraço

    ResponderExcluir
  48. Oi, Taty, a fricção na vagina sempre produz pequenas lacerações, e a cândida se alimenta de matéria morta, então pode ser ela. Mais provável do que alergia ao preservativo. Já viu o questionário em www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf ? Pode ser revelador. Um abraço!

    ResponderExcluir
  49. oi estou com umas bolinhas vermelhas e pequenas lado de fora vagina, ela coça um pouco, apareceu, depois que comecei a usar pomada para cadidiase, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  50. Oi, Taiza, pode ser da candidíase mesmo. Aqui no blog tem muitas dicas sobre como melhorar de fato desse problema. Um abraço!

    ResponderExcluir
  51. Oi Sonia, muito bomo papo feminino,nos mulheres precisamos de conversas como esta para conhecer melhor o nosso corpo.

    Assim como a Taisa também usei pomada vaginal, e me apareceu bolinhas vermelhas, acredito que seja candidiase tambem..
    porém não sei qual tratamento de melhor resultado, esse remédio fluconazol é a solução?

    ResponderExcluir
  52. Oi, Camila, Fluconazol é para candidíase. E se você tem candidíase, basta melhorar a alimentação para acabar com ela. Veja mais sobre esse tópico aqui no blog e também em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm e www.candidiaseapraga.blogspot.com .
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  53. olá adorei ter essas informaçoes por que eu mesma vivia fazendo ducha todo dia para não nter problema com mal cheiro mais agora vi que só estes cuidados são suficientes

    ResponderExcluir
  54. Oi Sonia,me chamo Regiane.
    ja postei aqui ha um tempo atras.acompanho e sou fã do seu trabalho.parabéns!
    como eu disse na postagem anterior,nunca mais eu tive candidiase,que era um inferno na minha vida.tinha dias em que eu não conseguir sair de casa de tão crítica que ficava a situaçao.depois que passei a tomar os microbioticos importados que compro atravez do www.vitaminworld.com
    nunca mais tive nada.
    minha alimentaçao sempre foi saudavel.como muitas frutas,legumes,saladas e nada de frituras.
    Agora,em relação a higiene da vagina,eu não consigo ficar sem usar os sabonetes intimos.primeiro,que quando lavo com sabonete comum arde tudooo parece que entra por ela..
    segundo,que somente o sabonete íntimo limpa de verdade.
    nao consigo mesmo não usar.só com ele me sinto limpa de verdade e o cheirinho prolongado que fica nela e maravilhoso.
    um grande beijoo

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde Sonia,

    Amei o blog! Respostas claras e objetivas facilitam o entendimento. Ainda existe muito tabu em realção ao corpo humano - mesmo nos dias atuais encontramos pessoas totalmente desinformadas a respeito do próprio corpo, que dira, da manutenção do mesmo. Meus parabéns pela iniciativa do blog. Meu carinho, Luciah


    http://luciah-loéz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. Boa noite!
    Dra. estou há alguns meses com minha Flora Vaginal desrregulada.
    Fiz e refiz exames, usei pomada, tomei e usei comprimido, mas nos exames não consta que o corrimento é de DST. Os exames estão ótimos, não tenho nada.
    Mas o corrimento não passa e tem um odor forte, meu ginecologista me passou uma vitamina, pois ele disse minha resistência estar baixa, mas tomo 2x ao dia e nada de melhorar...
    Como normalizo minha Flora Vaginal? Não aguento mais isso :(
    Fico no aguardo de mais orientações muito obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Ci, não sou dra - e você pode pesquisar à vontade neste blog para ver se alguma coisa te dá uma luz. Há muito texto sobre candidíase, por exemplo, também no blog www.candidiaseapraga.blogspot.com . Mas cheiro forte sempre me faz pensar em tricomonas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  58. Sonia, adorei o seu texto e para algumas mulhers que não conseguem agendar uma consulta com o seu gineco tào rápido quanto esperavam a internet ajuda a entender um pouco mais oque estamos passando. Há 4 meses retirei um diu mirena o qual já usava ha 5 anos, sem mestruar, assi que tirei esperei um mes e logo comecei a usar um anticoncepcional diane, mas agora sinto que a vagina esta ácida, sinto que ela chega a arder após a relação e o meu noivo me falou que sentiu um gosto ácido na lingua que nao tinha sentido antes. Como posso controlar? Oque será? Obrigada

    ResponderExcluir
  59. O que será que será que dá dentro da gente que não devia... Acho que você deve perguntar ao seu gineco, Mascuit, porque anticoncepcional mexe com tudo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde, estou gravida de 30 semanas e aparceu um cisto no clitoris que inflamou pela segunda vez. Na primeira precisei fazer uma pulsão. Gostaria de saber o que posso fazer de alternativo para parar esta inflamação? Não gostaria de novo de tomar antibiotico e nem de fazer outra pulsão.
    Beijos
    Priscilla

    ResponderExcluir
  61. Olá
    Não entendo porque tanta gente fica lhe pedindo conselhos, você não é médica, é? essa sua fixação por Cândida Albicans é para deixar qualquer um meio lesado.

    ResponderExcluir
  62. Olá Sonia, li num site a respeito do óleo de melaleuca ser bem eficaz contra candidiase oq vc me diz??
    Bjss

    ResponderExcluir
  63. Digo que muitas coisas matam fungos, Thamy, inclusive o óleo de melaleuca - tea tree oil, que é fortíssimo e deve ser usado com cautela. Prefiro ondas mais suaves. Um abraço!

    ResponderExcluir
  64. Amiga ocho muito bom vc se preocupar com a súde alheia, mas cuidado porque você esta exercendo a medicina ilegal, já que vc não e médica e não possui um CRM, a sua atividade profissional e outra e isto pode te dar complicações com a lei.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  65. Adorei seus ensinamentos. Estou com flora cocoide. O que é isto? de onde provem?

    ResponderExcluir
  66. Cocoide vem de "cocos", sufixo para vários tipos de bacterinhas, como estreptococos e estafilococos. O laudo mencionar "flora cocoide" significa que mais cocos do que o normal foram encontrados na sua flora vaginal, que deveria ser dominada pelos lactobacilos que protegem a mucosa.

    ResponderExcluir
  67. rodei a internet toda e só encontrei aqui o que queria. parabens sonia otimo post

    ResponderExcluir
  68. olá sonia , preciso muito de um esclarecimento , espero que vc possa m3e ajudar ,, uma pessoa sente dor nos rins por um tempo e depois passa ai começa com febre uma dor no estomago terivel como se fosse fome , ainda pior , moleza mal estar sem conseguir nem levantar .. e por final agora começa a sair um liquido do clitoris com o aspecto de catarro verde .. e quando isto acontece as dores no estomago pioram .. gostaria que me desse uma luz sobre o q poderia ser ... estamos achando que é cisto no ovário ..mas exames ainda não foram feitos ...desde já obrigada ....

    ResponderExcluir
  69. Amanda, só um/a profissional de saúde pode te ajudar. Não demore. Catarro esverdeado que sai da vagina ou da uretra (não do clitoris) significa infecção braba e pode afetar seriamente os rins. Um abraço!

    ResponderExcluir
  70. OLÁ , CHEIRO SEMELHANTE A CEBOLA , OU ALHO , NA VAGINA É ALGUM SINAL ?

    ResponderExcluir
  71. Sonia, gostaria da sua ajuda. Li a maioria dos comentários e um me intrigou muito. Eu esto com um odor muito forte também há alguns meses e parece cc. Isso me incomoda muito.Há anos tive candidíase repetitiva, sempre passei aquelas pomadas e tomei remédios. Optei por não menstruar mais, pois isso agrava a candidíase e volta. Mas esse odor forte eu não tinha.

    Li o comentário do dia 14-02-2010 uma pessoa dizer que :

    "LISOFORME PRIMO - embalagem verde claro - misture com água e passe com a mão quando já estiverem abrindo o chuveiro, espere os bichinhos morrerem e enxáguem bem"

    e "para usar bicarbonato, ela mandou colocar dentro o pó. "

    Pode-se usar essas coisas dentro da vagina mesmo ?

    ResponderExcluir
  72. Eu não usaria jamais!!! Como era um comentário, bem ou mal, assinado, deixei passar. Mas acho um horror a ideia de colocar Lysoform primo em qualquer lugar do corpo, como se fosse uma lata de lixo ou um chão de banheiro. Para mim essas coisas se resolvem com boa alimentação, chás e medicina doce, como homeopatia, MTC, ayurveda...

    Bicarbonato diluído em água tudo bem, alivia, mas não resolve.

    Também me impressiona você dizer que "optou" por não menstruar mais. Poderosa, né? Um abraço!

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Myllis, meio esverdeado não é candidíase, embora coalhado seja característico. Você pode estar com mais de uma infecção e isso precisa ser tratado. Eu não tomaria fluconazol assim à toa, porque pode melhorar na hora e piorar muito depois. Penso que é preciso fazer um esforço e ir a algum lugar fazer um exame. Não tem posto de saúde onde você mora? Nem Pastoral da Saúde? Um abraço!

    ResponderExcluir
  75. Oi sonia a alguns meses atraz estou sentindo um cheiro muito forte na minha vagina, cheiro de peixe, não sinto coceiras nem dô o que será?

    ResponderExcluir
  76. A tricomoníase cheira mal mas geralmente apresenta corrimento. Alguns alimentos acentuam o cheiro das nossas secreções - por exemplo, queijo aumenta e piora o odor natural das axilas. No seu caso pode ser algum alimento também, procure observar, e se for o caso, tratar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  77. Olá eu já tenho cadadiase a 8. Anos já tomei fluconazol apliquei gino canestim pomada , anestantina , velex e nada o que faço ,
    mais nao da muita comichao

    ResponderExcluir
  78. Ajudem_ me por favor

    ResponderExcluir
  79. Marta, o que eu tenho para ajudar é
    dieta - veja em www.candidiaseapraga.blogspot.com . Um abraço!

    ResponderExcluir
  80. Boa noite, meu nome é Juliana!!!
    Fiz exame e constatou que estou com "cocóide", tem cheiro forte, e estava saindo uma gosminha esverdeada as vezes um pouco seca, sem falar na coceira!!! Gostaria de saber se me recomenda alguma alternativa, remédio, algo para lavar e xoxota :P, estou menstruada para piorar... Mas não aguento mais!!!

    ResponderExcluir
  81. Juliana, cocóide é a forma, não é o agente. Corrimento esverdeado pode ter várias causas, inclusive tricomoníase, uma infecção por tricomonas que tem que tratar a sério porque pode afetar o colo do útero. Pode lavar com água e bicarbonato (1 colherinha em 1 copo), ou água e vinagre (mesma medida) para aliviar, mas depois de cessar a menstruação tem que encontrar o tratamento correto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  82. ola ultimamente venho sentindo ardencia na penetraçao e mau cheiro queria uma receita caseira para tratar isso fiz papanicolau nao deu nada

    ResponderExcluir
  83. Uso protetor de calcinha todos os dias pois tenho um corrimento amarelinho e as vezes esbranquiçado, ultimamente venho observando que apos o banho mesmo depois de ter me levado e me enxugado bem fico com um cheiro semelhante a cebola em minha vagina. Será que tenho algo grave?

    ResponderExcluir
  84. Corrimento, Fran, sempre significa alguma coisa. Podemos ter crises de candidíase que vêm e vão (corrimento branco que coça), tricomoníase (corrimento amarelo, esverdeado ou sanguinolento com mau cheiro, tem que tratar correndo)e vaginites inespecíficas. Não é normal ter que usar "protetor de calcinha", essa ideia absurda de que a calcinha é que deve ser protegida. Sugiro rever a alimentação e evitar laticínios e açúcar (doces, chocolate, refri) por uns dias para ver se o cheiro e o quadro mudam e a calcinha fica limpa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  85. Uma sugestão que queria dar aqui é o uso de coletores menstruais ao invés do absorventes. Eu uso há uns 2 anos e gostei muito, mantem nossa pele livre e feliz!
    Acredito que absorventes só devem piorar quem tem candidas, pois mantem a pele sufocada e com restos do nosso fluxo transformado em um gel horroroso. Se for aquela 'cobertura sempre seca' então, que é meio plastificada, é a própria morte da nossa fofinha!
    O que descobri com o uso de coletores (e que tem tudo a ver com o post) é que nossa menstruação não é 'fedida', o cheio é bem neutro, quase adocicado.
    Já li tb que os absorventes podem ter uma substancia 'bactericida' ("trico" alguma coisa) que é nociva pra pele então, também só piora.
    Coletor menstrual é o melhor amigo da mulher...

    ResponderExcluir
  86. Já publicamos sobre coletores aqui, Cariny, a favor e até contra, num texto muito engraçado da Tati Rocha que algumas leitoras acharam um tanto forte demais. Coloque coletores menstruais na caixinha de busca se quiser ler.

    ResponderExcluir
  87. boa noite Sonia minha vagina cheira a alho, sei q tem haver com minha alimentação, ja reduzi bastante ele na minha dieta, mas ate agora o cheiro nao saiu. Quero saber se tem algum produto, banho de assento com alguma erva, medicamento, ate mesmo alimentos, enfim algo que tire esse odor o mais depressa possível!

    obrigada pelo espaço pra poder tirar minhas dúvidas, aguardo anciosa a resposta

    ResponderExcluir
  88. Mmm... O pior é que não tenho uma resposta, Anônima. Sinto muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  89. Bom dia,
    Parabéns pela página! Adorei...
    Bom, desde julho meu namorado percebeu um leve corrimento após o ato sexual e então fui ao médico que me receitou uma pomada + fluoconazol devido uma vaginite, usei direitinho mas sempre ficava um pouco do corrimento ( sem sintomas) mas ainda assim retornei ao médico e informei-o de ter lavado com vinagre, como ter usado outras pomadas, por último me receitou vagi c e mesmo assim lá estava ele, bem pouco, mas estava. Então eu comprei flagyl em gel + metronidazol em comprimido, acabou o gel e injetei o vagi c... N visualizo mais corrimento mas a vagina se mantém úmida, prefiro-a seca.
    Obs: qdo me refiro ao corrimento digo aqueles fios q esticam. Ah n voltei mais ao gineco pq me disse ser normal mas quero ela limpa e seca. Me ajude please

    ResponderExcluir
  90. Mmm... Acho que você está no caminho da complicação crônica, com todos esses remédios. A secreção vaginal tem a ver com a alimentação da pessoa. Leite e derivados produzem muita secreção. Açúcar também...

    ResponderExcluir
  91. E no caso da complicação crônica você acha que tem saída? Qual o tratamento adequado? A médica diz ser normal mas n gosto de ficar com a vagina úmida.

    ResponderExcluir
  92. Existem dois caminhos: um é você se responsabilizar por sua saúde e se informar bastante acerca do que é saudável e do que não é. Isso vai ajudá-la até mesmo a se expressar melhor, por exemplo: vagina seca não é normal, pois a umidade faz parte das membranas mucosas, que se chamam mucosas exatamente porque são revestidas por uma finíssima camada de muco. Corrimento é outra coisa. Nunca é normal, embora seja comum. Pode ser ligado a alimentação, a pílula, a sexo oral e pequenas infecções por falta de higiene adequada, e até mesmo apresentar-se como reação ao sêmen do companheiro.

    O outro caminho é escolher bem a médica e confiar nela. Mas o excesso de reincidências no seu relato leva ao excesso de medicação, que nunca é bom.

    ResponderExcluir
  93. Sem falar em calça apertada no calor, calcinha de material sintético, fio dental, biquini molhado, papel higiênico perfumado ou esfregado, "protetor de calcinha", sabonete íntimo, desodorante íntimo e outros artifícios de que a perereca não gosta.

    ResponderExcluir
  94. muito bom esse blog parabéns pois vc fala de coisas que muitas vezes queremos perguntar mais a timidez não deixa

    ResponderExcluir
  95. Me chamo Tais! Adorei seu blog! Meus parabens!!!Sem duvida vou visitar o blog mtas outras vezes! Meu problema e o seguinte: as vezes sinto uma coceira mto grande, e esses dias percebi q sairam umas bolinhas pequenininhas na vagina...como se fosse umas lombadinhas...elas nao sao vermelhas, nem doem...tbem nao tenho dor na penetracao...o que sera que pode ser?

    ResponderExcluir
  96. Não sei o que pode ser, Taís, pergunte à médica na próxima visita. A coceira pode ser causada por cândida ou outro agente. Cândida em geral dá corrimento branco parecendo leite talhado. Um abraço!

    ResponderExcluir
  97. Bom dia,Sonia.
    Minha mulher está com uma irritação tremenda na vagina e quando melhora, praticamos sexo,logo depois são dias e dias de tormento pra ela.As vezes ficamos 30 dias sem ter relações e aí já viu,né? ela faz uso diário de sab íntimo e usa calcinhas sintéticas enormes pra modelar o corpo(diz ela)ela tem 47 anos,já foi ao ginecologista várias vezes e até o momento nada.Já fiz vários exames e o resultado é sempre negativo.Por favor me dê uma dica.Obrigado!

    ResponderExcluir
  98. Gilson, ao mencionar sabonete íntimo e calcinha sintética você parece já ter dois suspeitos: faz sentido. Se os exames não dão nada... Um abraço!

    ResponderExcluir
  99. Oi,Sonia!em apenas 5 dias sem contato com nossas suspeitas,o quadro clinico houve uma excelente melhora,digamos que 80%.Muito obrigado pela sua confirmação!
    Sempre que houver dúvidas,irei à sua procura.Abraço!

    ResponderExcluir
  100. Olá Sonia, mto interessante teu blog! Bem informativo. Estou numa duvida, tive relações c/uma pessoa por um tempo e ela me disse q sentiu odor de fungos na minha vagina.Pelo jeito q me falou parecia terrível.Eu não sinto nd, fui ao médico,mas não perguntei especificamente sobre o odor e o Dr. disse estar td ok,nenhuma infecção,nd.Ainda virá o resultado do preventivo.O mais estranho é EU não sentir o tal odor,pois seria um cheiro forte.Será q o Dr. não examinou direito,ou a pessoa ta falando "demais"? Help!

    ResponderExcluir
  101. Oi, Yara, acho estranho a pessoa sentir "odor de fungos". O fungo recorrente na vagina é a cândida, que não deixa cheiro (mas produz um corrimento branco feito leite talhado). O cheiro forte seria de infecções por protozoários, como tricomonas, e bactérias inespecíficas, que se existirem vão aparecer no exame.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  102. Isadora Franco16/02/2013, 23:55

    Sonia,
    Adorei essa postagem, vou encaminhá-la por aí!
    Um pequeno relato: eu andei usando por alguns meses esses sabonetes líquidos, porque a cândida estava me deixando um mal cheiro incômodo e eu não sabia.
    Parei de usar os tais sabonetes líquidos antes de saber dela e me livrar do funguinho maldito, porque percebi que eles pioravam o mal cheiro caso eu não usasse(eles pioravam o mal cheiro já ruim da cândida). Depois de uma semana sem usá-los, o cheiro voltou ao mal cheiro da cândida, mas só.
    Agora que matei essas bandidas do meu corpo, adeus mal cheiro! Minha piriquita voltou a ser linda e cheirosa, com cheiro de piriquita, hehehehe

    beijo

    ResponderExcluir
  103. Oi Sonia. Me chamo Vitória
    Gostei muito do seu blog.
    Gostaria de saber a tua opinião: Já faz alguns dias que sinto um coceirinha irritante nas minhas partes intimas e um pouco de corrimento. Nunca tive isso, começou faz alguns dias. Só trasava com camisinha, faz mais de um mês que não tenho relações e tomo Diane 35 já faz alguns meses também. Pode ser do medicamento? Tem algo que eu possa fazer antes de ir ao médico? Estou perto de mestruar, estou só esperando, por isso não posso agendar uma consult para esses dias...

    ResponderExcluir
  104. Mmmm, Vitória... lembra candidíase, não? Boa sorte com ela, comendo melhor a tendência é voltar ao normal. Mas pode ser outra coisa e sim, pode também ser do medicamento. Sua gineca vai saber. Um abraço!

    ResponderExcluir
  105. Sônia, tenho corrimento há 14 anos, desde o inicio da puberdade. Já fiz diversos exames, culturas, etc. Nunca deu nada. Diversos médicos disseram que é normal, que não há tratamento, que pode melhorar um pouco se eu ficar bastante tempo sem calcinha, evitar jeans e usar só calcinhas de algodão. Sigo todas as recomendações, mas nunca muda nada. Nas duas vezes que fiquei grávida, aumentou bastante e depois voltou ao usual. O corrimento é claro, não coça, não tem cheiro forte, mas me incomoda demais. Você acha que tem algo que eu possa fazer pra melhorar?
    Obrigada! Sou sua fã (aqui do "fã-clube" de Recife! Rs)!
    Marina.

    ResponderExcluir
  106. Oi, Marina, acho que você pode procurar o pessoal do Shen pra ver se a medicina chinesa te ajuda a melhorar esse quadro de umidade. Em termos de alimentação, retirar leite e derivados e qualquer excesso de pão e frutas pra ver se muda alguma coisa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  107. Morena.
    Oi me ajude por favor! Não sei mais o que fazer e quais remédio usar, pois meu corrimento sempre volta às vezes branco e qualhado, as vezes com cheiro muito forte meu casamento está por um tris pois não consigo transar com meu esposo as vezes ficamos um mês sem transar tenho 31 anos,as vezes percebo que tudo piora depois que transamos e se ele gozar dentro piora será que o problema pode estar com ele também? Me ajude :(

    ResponderExcluir
  108. Ola meu nome e ana sempre tive uma inflamação leve braça sem cheiro não me incomodava mais depois da minha segunda cesariana o mau cuidada nossa minha vargina todo mês uso uma pomada e comprimido faço prevenção quando paro de toma o remédio fico boa mais e só te relação que volta o meu cheiro de novo uso ducha virginal para limpar por dentro mais fica de nove aquela coceira leve volta tudo de novo isso a 5 anos já fui em dóis médicos eles falam que não e nada como assim sabe sofro tenho uma relação ou dus por mês sabe avito sexo e mau cheiro não combinar me ajude por favor não e cheiro de peixe podre e pior e amarelo fedido horrível
    Nossa precisava desabafe com alguém

    ResponderExcluir
  109. Morena, parece que você tem candidíase. Tem muito material a respeito disso aqui no blog, também em http://candidiaseapraga.blogspot.com e www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . A cura só depende de você mesma. Um abraço!

    ResponderExcluir
  110. Anônima, corrimento amarelo e fedido me parece ser tricomoníase. Olho vivo, porque tricomonas afetam o colo do útero e predispõem ao câncer. Um abraço!

    ResponderExcluir
  111. Oi Sonia, achei seu blog por acaso e gostaria de saber se pode me ajudar. Há 6 meses atrás eu usei um absorvente externo de cobertura seca que acabou comigo. Irritou completamete a parte externa da minha vagina. Fui a ginecologista que passo a anos, que inclusive ja tratei candida uma vez ano retrasado. Ela me receitou Cetoconazol comprimido e a pomada Novacort. Não adiantou nada, voltei lá, fiz exames, tudo está absolutamente normal. Ela me receitou Icacort, passei por 2 semanas e não tive nenhuma melhora. já não sei mais o que fazer, fiz vários exames, não tenho odor nem corrimento, mas sinto coceira, as vezes ardência e minha vagina está constantemente irritada com os lábios avermelhados. Como eu posso melhorar essa irritação? Você me indica algum tratamento específico?

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  112. Sempre leio artigos sobre irritação vaginal, que agrava com o uso de calça jeans, calcinha de lycra, protetores diários, sabonetes íntimos.. Não consigo mais usar calcinha dentro de casa, troquei minhas calcinhas por forro de algodão, procuro usar tecidos leves, calças leggings e mesmo assim não tive nenhuma melhora significativa. Em períodos menstruais eu sofro porque está impossível usar qualquer tipo de absorvente. To passando pomada para assadura pra tentar aliviar :(

    ResponderExcluir
  113. Oi, Débora, eu acho que a alimentaçào mexe com tudo. Por que você não experimenta por uns dias a dieta da candidíase ou a do dr Barcellos? Tenho um palpite de que vai melhorar muito a situação da vulva e da vagina. Um abraço!

    ResponderExcluir
  114. Oi Sonia, muito obrigada pelo retorno!
    Você acredita que só alimentação seja suficiente? Vou pesquisar sobre essa dieta do Dr Barcellos.
    Há alguma pomada de ação mais efetiva? As pomadas a base de corticóide não resolveram e acho que irritaram mais.. estou usando Bepantol para aliviar. Obrigada!! Abs.

    ResponderExcluir
  115. Débora, a perereca é apenas uma portinha do corpo. Secreções são resultados do que se come e se bebe. A pomada salvadora é que nem Papai Noel, a gente finge que acredita...

    ResponderExcluir
  116. Ana
    meu corrimento e recorrente a cinco anos todo mês aplico pomada e tomo comprimido para evita o mal cheiro uso sabonete intimo (dermacid) a impressão e que o mal cheiro começa no inicio da vagina sabe não vem de dentro sabe dai daí vai aumentando do nada der repente ta aquele corrimento amarelo pastoso ou branco pastoso muito fedido já apliquei bio vargim , metronidazol pomada e oral enfim vários não agüento mais fazer prevenção tomo o remédio e volta porque e recorrente porque sempre volta isso ta me matando sinto muita dor do lado esquerdo da minha cirurgia suspendi a injeção anticoncepcional (daiva) queria engravida logo enquanto o meu filho ta pequeno mais esse corrimento não acaba ate um tipo de exames que a pessoa vê o colo di útero com uma câmera já fiz não da nada o medico falou que eu tinha uma inflamação de criança. Vou fazer uma nova consulta desculpa pela insistência abrigada

    ResponderExcluir
  117. OLá meu nome é jack,eu gostaria de saber tenho uma filha de 9 anos que fica uma manchinha amarela na calcinha devo preocupar-me com isso?

    ResponderExcluir
  118. Bom, Jack, corrimento amarelo ou esverdeado, geralmente com cheiro forte, pode indicar uma infecção por tricomonas, Trichomonas vaginalis, protozoários que se desenvolvem muito facilmente na vagina e que a gente pega até por maiô molhado, toalha de banho úmida e calcinha suada, além de contato genital.

    Quer dizer: não só pega - o protozoário também se apresenta a partir de determinadas condições do ambiente e do hospedeiro, como os fungos no jardim. Multiplica-se progressivamente, recobre as mucosas vaginais e corrói o colo do útero. É precursor de câncer, como a maior parte das infecções parasitárias crônicas.

    Mas nem toda menina que fica de maiô molhado vai ter tricomoníase, ou seja: se for, tem que melhorar as condições da filhota. Todo organismo saudável tem condições de se defender de parasitas em excesso. O pediatra (é o médico mais adequado) (gosto dos homeopatas) pode receitar antiprotozoários para interromper o processo, mas é bom ajudar com uma alimentação bacana para levantar logo a imunidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  119. Oi Sonia!
    Gostaria de deixar minha contribuição às mulheres que passam por aqui. Nunca tive problemas com o "cheiro" da minha vagina até que tive meu primeiro filho, e aí o inferno começou... meu marido começou a reclamar do odor. Foram muitas idas ao gineco e muitos exames que não davam em nada, até que depois de pesquisar muito (e lavar muito com sabonete íntimo, anti-bacteriano, trocar de calcinha 3 vezes por dia, fazer ducha interna e tudo o mais que você possa imaginar...) descobri que era a alimentação, especialmente o café. Cortei o café por dois dias e o odor "sumiu". Há outros alimentos que pioram também... cebola, alho e doces. É só passar uns dois dias com dieta vegetariana e muito suco de melancia que o cheiro fica ótimo! Espero que isso possa ajudar outras mulheres, pois já chorei muito por conta disso até que encontrei a solução!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  120. Oi, Sem nome, que contribuição boa! Eu nunca tinha ouvido falar nisso. É o tipo da coisa que só aparece mesmo em conversas muito sinceras e íntimas. Agradeço em nome de todas.

    Mas é engraçado que você primeiro fala em cortar café, cebola, alho e doces, e depois em dois dias com dieta vegetariana, portanto sem produtos animais. Será que leite, laticínios e frangos/ovos seriam um alvo mais nítido? Um abraço!

    ResponderExcluir
  121. Sonia, será que pode me ajudar? heheh
    Ultimamente tenho sentido uma dorzinha muito chata na parte externa da minha vagina, em uma pequena parte, parece algo que não cura, não sei. Quando eu toco, doi um pouco. Menstruei e apareceu bolinhas tipo irritação, vermelhas e que não doem, bem pequenas, perto da vagina e do bumbum. Quando se olha de longe, vê-se o vermelho, e não as pequenas bolinhas. Será apenas uma irritação? Nunca tive isso antes, mas está durando um tempo. Nunca tive relação sexual. O que pode ser? Se puder me ajudar..

    ResponderExcluir
  122. Anna, adoraria ajudar mas não tenho como. Se é algo que incomoda pode ser uma espinha, um pequeno cisto. Se é algo que fica vermelho, mostra inflamação. A própria menstruação é um bota-pra-fora-o-que-não-serve.

    Não sei se você conhece meu trabalho, mas quando a gente melhora a alimentação tudo melhora, inclusive essas coisas que ficam saindo em lugares inesperados. Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  123. Oi Sônia. Amei seu post!
    Meu nome é Jéssica e tenho uma longa história preocupante.
    No início do ano, sentia dores e ardência ao urinar. Havia necessidade de ir ao banheiro a todo o momento e saía apenas 1 pingo de xixi.
    Fui ao pronto atendimento e o médico nem tocou em mim e já disse: É INFECÇÃO URINÁRIA. VAI TOMAR PROFENID NA VEIA E ANTIBIÓTICO DURANTE 5 DIAS.

    Ok, tudo bem, tomei a tal profenid na veia e o tal antibiótico (não me lembro do nome). Para minha alegria, o problema se foi.


    Mas, desde o dia 20/05 (mais ou menos), estou com os mesmos sintomas que tive no início do ano. Já pensei: é infecção urinária de novo :(
    Comecei a menstruar alguns dias depois e decidi ir ao medico, porque, ardia tanto ao urinar aquele um pingo, que cheguei a chorar.
    A médica tocou minha barriga e costas, perguntou se eu sentia alguma dor e disse que não era infecção urinária. Me informou que era candidíase.
    Receitou fluconazol (1 comprimido apenas) e Tropinal durante 5 dias.
    Fiz tudo como me pediu, mas já se passou uma semana e ainda estou usando absorvente, pois, às vezes sai uma secreção transparente com sangue. Não parece ser menstruação, já que sai em quantidade bem menor. A parte boa de tudo isso, é que as dores ao urinar acabaram e estou fazendo xixi normalmente. Mas, este "sangue" está me incomodando.
    Hoje vou ao pronto atendimento de novo e descobrir o que pode ser.
    Agora, não sei mais se antes de tomar o remédio estava realmente menstruada ou se isso tudo era problema da candidíase.
    Lembrando que, sou noiva, usamos camisinha SEMPRE, mas não fazíamos sexo há 1 mês e logo depois, começaram a surgir estas dores ao urinar, então, evitei atos sexuais. Já descartei a possibilidade de gravidez, rs!

    Enfim, depois de toda esta história, tem alguma opinião?
    Como disse, vou ao pronto atendimento ainda hoje e amanhã volto com a resposta do médico.

    Beijão, Sônia. E, sucesso!!!!
    :)

    ResponderExcluir
  124. Oi, Sem Nome, sempre é bom poensar em candidíase quando há problemas nessa área. A medicação costuma melhorar os sintomas por algum tempo. Mas, se a vítima não melhorar os hábitos alimentares, o problema volta. Um dos sintomas de candidíase é a urgência urinária, que leva a soltar um pouco de urina quase na hora de sentar no vaso; mas não há um pingo só nem a dor no finalzinho. Leia mais procurando pela palavra candidíase aqui no blog (caixinha de busca no alto, à direita) e em www.candidiaseapraga.blogspot.com .

    Quanto ao resto, palpite não serve. Melhor mesmo ouvir a médica. Um abraço!

    ResponderExcluir
  125. Oi Sônia...
    Fim de semana tive relação sexual com meu namorado sem camisinha e talves um pouco bruto. Logo apos ela ficou inchada e ardia pra fazer xixi ( mas o ardor era externo acho q por fissuras)mas no outro dia começou um corrimento amarelo esverdiado bem fino (liquido) mas sem odor fetido e ja faz uns 4 dias isso. O que vc acha q pode ser? machucou algo por dentro ou pode ser uma DST???

    ResponderExcluir
  126. Amiga, corrimento amarelo esverdeado mostra envolvimento de bactérias e talvez protozoários; pode ser tricomoníase, tem que verificar. Um corrimento clarinho ou esbranquiçado não traria tanta preocupação.

    A tricomoníase se dá sem relações sexuais, mas também se transmite reciprocamente pelo contato. O homem pode não ter sintomas e ser portador, infectando a mulher. A situação, no extremo, fere o colo do útero e pode levar ao câncer. Olho vivo!

    ResponderExcluir
  127. olá sonia!meu nome eh rosagela destes dias p ka começei a sinti uma coseira nos labios da vargina e umas bolinhas pequenas sera oq pode ser eu tava pasando nistantina so po fora mais nada nunka tive relacoes.me ajuda

    ResponderExcluir
  128. Oi, Rosangela, a mim parece herpes, que tanto pode dar em quem nunca teve relações quanto ser transmitida por alguém infectado a alguém muito sensível. Veja mais em http://www.soniahirsch.com/2009/06/almanaque-do-banheiro-alo-herpes-tchau.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  129. obgada sonia e esta herpes eh perigosa?

    ResponderExcluir
  130. Nessa região não é perigosa mas pode incomodar muito, e mostra a imunidade meio baixa. Significa que a pessoa precisa se cuidar melhor, tanto em termos de alimentação quanto no resto.

    Na região da face pode pegar os olhos.

    ResponderExcluir
  131. e passa um pouko de oleo copaiba eh bom?by"Rosangela

    ResponderExcluir
  132. Oi Sonia... parabéns pelo blog... tem muita informação bem interessante!
    Li vários artigos mas não encontrei algo sobre Bartolinite. Para evitar o uso de amoxilina, o que vc considera como um excelente antibiótico natural? E para facilitar a drenagem de do gânglio imflamado, o que vc sugere?

    Amiga... um grande abraço!
    E muita sáude...
    Taina

    ResponderExcluir
  133. Oi, Tainá, a bartolinite pode ser uma inflamação simples, que você trata com compressas quentes (podem ser de alho ou de camomila ou só de água), ou consequência de alguma gonorreia. Se isso não existir na sua vida, quem sabe as compressas quentes podem ajudar. Um chumação de alogodão, coragem e calma. Deixe o líquido numa térmica, molhe o algodão (sentada no vaso) e aplique a mantenha no lugar até sentir amornar, aí troque. Uns 5 a 15 minutos de cada vez. Beijos!

    ResponderExcluir
  134. Oi Sonia,me Chamo Regina e tem cistos, o meu médico me indicou um remédio para parar de menstruar,só que estou incomodada com um eterno resíduo de menstruação,que mancha a calcinha e é super chato.Tem algo que eu possa fazer para me livrar desse incomodo?

    ResponderExcluir
  135. Oi na verdade eu exagerei com a palavra "eterno" é o primeiro mês só queria informações do tipo é normal,ou não é,se vai parar com o tempo...essas coisas.Se vc já soube de algo parecido.Obrigada

    ResponderExcluir
  136. Olha só, não acho normal um médico receitar algo para a mulher parar de menstruar. Este ainda é um blog que valoriza a natureza-antes-que-acabe. E se você tem efeitos colaterais da droga, não deveria procurar a solução junto a quem a receitou? Pra mim ambas as coisas são anormais, sinto muito... Um abraço!

    ResponderExcluir
  137. Oi na verdade não é cisto e sim mioma,ele me disse q menstruar pode acarretar no crescimento do mioma,por isso passou esse remédio.Obrigada e outro abraço.

    ResponderExcluir
  138. Boa sorte, Regina! Um abraço pra você também.

    ResponderExcluir
  139. Oi Sônia,
    há uns 6 meses comecei com umas coceirinhas e corrimento, fui ao ginecologista, tomei um comprimido, apliquei por 7 dias uma pomada interna e o ginecologista me receitou Candicort para caso eu senti algo até a próxima consulta, falou que eu poderia aplicar quando quisesse.
    E comecei a aplicar quando precisasse, por exemplo quando tinha relação sexual, ou quando sentia uma coceirinha.
    Há duas semanas, meu namorado sentiu um gosto mais ácido na minha vagina, achei estranho porque isso nunca aconteceu, mas achei que fosse devido a minha alimentação.
    Esta semana meu namorado sentiu novamente este gosto, eu havia passado Candicort no mesmo dia devido a uma coceirinha no lado de fora da vagina. E detalhe que minha alimentação anda bem irregular, com muito açúcar e fritura.
    Poderia ser devido ao uso de Candicort, anticoncepcional ou alimentação irregular? E o que poderia ser esse gosto?

    ResponderExcluir
  140. Priscila, pode ser devido a tudo, inclusive sexo oral com resíduos de alimentos e birita. Dá uma olhada em www.candidiaseapraga.blogspot.com . Um abraço!

    ResponderExcluir
  141. Oi Sonia, parabéns pela pagina, mto legal bem esclarecedora....
    Sou adepta a produtos naturais e gostaria de saber se você sabe onde eu encontro óvulos de calêndula ou de hydrastis ?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  142. Oi, Flavia, você os encontra (ou manda fazer) em farmácias homeopáticas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  143. Oie, tudo bom? eu queria que você tirasse uma duvida minha. Toda vez que eu tenho relações com meu namorado ela dica com ardencia e a parte de baixo meio dilacerada e dolorida, é normal?

    ResponderExcluir
  144. É comum, porque nem sempre você está suficientemente relaxada e lubrificada para expandir a abertura, e também porque pode haver diferença de calibre entre o tamanho do pinto e a entrada da vagina. Quem tem relações com frequência vai se adaptando e o tecido cicatriza de modo favorável. Um pouco de ardência e dorzinha, que passam no mesmo dia e não impedem nova penetração, é normal.

    ResponderExcluir
  145. Olá Sonia
    Sou sua fâ há anos e adoro seus livros e dicas! Atualmente estou estudando sobre alimentação ácida e alcalina e tentando alcalinizar meu corpo, através de alimentos alcalinos. Tomo limão em jejum todos os dias e percebi que isso ajuda muito. Minha pergunta é sobre o bicarbonato de sódio... posso tomar 1/2 colher de café misturado com água antes das refeições (para ajudar no processo de alcalinização do sangue e corpo)? Alguns sites falam de misturá-lo com limão... mas prefiro usa-los separadamente. O que você acha?
    Muito obrigada!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  146. Fernanda, o que eu acho é que se você tiver uma alimentação equilibrada, com muitos vegetais e folhas verdes, o seu pH oscilará normalmente entre ácido e alcalino conforme as necessidades do organismo. E tomar bicarbonato sem motivo pode sabotar os ácidos de que você precisa no estômago para digerir a comida. Olho vivo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  147. Olá sonia! faz dois meses que meu xixi sai muito amarelo e com fedor que parece escama de peixe... gostaria de saber o que devo fazer? sinto cólica as vezes e depois de urinar da uma leve ardência.

    ResponderExcluir
  148. Boa noite. O meu problema é que quando vou urinar sinto muita ardência, e mesmo sem eu estar urinando, sinto uma leve ardência bem lá dentro, e sinto muita coceira também, de vez em quando. Além disso tudo, tem mais uma coisa, não sinto vontade de urinar, mesmo que eu beba muita água(e eu bebo 3L por dia), só que se eu for no banheiro a urina sai, e sai muito, muito, muito mesmo, mas não sinto a "vontade de urinar" propriamente dita. Obs.: Sempre tive o hábito de prender a urina, justamente por esse motivo, por essa vontade de urinar que eu não sinto, de jeito nenhum. Gostaria de saber o que é isso ??????
    E uma leve dúvida que eu tenho. Sou uma moça virgem, e gostaria de saber se deve haver alguma diferença entre a forma de lavar da mulher que não é mais virgem, e da menina que é virgem ???????
    Obs.: Sou muito higiênica, me lavo com muita frequência, uso até lencinho umedecido e talco nas virilhas, porém, tenho essa dúvida, e gostaria que, por favor, ela fosse esclarecida.
    E em relação à depilação ? Deve ser usado a tesoura, tipo, só aparando ou a gilette(prestobarba) ? Deve ser feita de quantos em quantos dias, em meninas virgens ?

    ResponderExcluir
  149. Querida, procure um profissional de saúde. Suas questões não são para blog. Pode haver uma infecção que precisa ser tratada antes que se agrave. Um abraço!

    ResponderExcluir
  150. Boa tarde, Sonia! Acabo de ler vários dos comentários postados e seus pontos de vista sobre cada dúvida. Adorei, mesmo porque havia conversado ontem mesmo sobre a relação entre o aspecto emocional e o aspecto físico. Assim sendo, aproveito para expor minha dúvida: tenho tido sintomas de candidíase, digo, são alguns sintomas (a coceira, ardência e a vermelhidão na vulva, apenas)... Não tenho corrimento e a vagina propriamente dita não está comprometida. Há três fiz um tratamento longo para cândida, tomei vitamina C, inclusive e os sintomas desapareceram; no entanto, todo mês, alguns dias antes do período menstrual, a "assadura" retorna, apenas ela, sem corrimento ou sintomas na vagina, apenas na vulva. Isso é candidíase mesmo ou há outra condição relacionada? Agradeço! Abraços...

    ResponderExcluir
  151. Sônia, meu nome é Beatriz e o tratamento a que me referi foi realizado há três meses... Abraços!

    ResponderExcluir
  152. Beatriz, onde houver excesso de umidade vão prosperar os fungos, e há alimentos e circunstâncias que aumentam a umidade, permitindo que a cândida prospere. Pode ser o seu caso. Ou não, pode ser outra coisa. Leia mais em www.candidiaseapraga.blogspot.com . Um abraço!

    ResponderExcluir
  153. PS - Na dúvida, sempre é bom consultar um/a profissional de saúde.

    ResponderExcluir
  154. Olá, Sônia

    Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Você diz que xota saudável é cheirosa e cor de rosa. Bem, a minha é cheirosa, mas a cor é mais escura que o restante da pele do meu corpo, que é morena clara. O que isso quer dizer? O que fazer para harmonizar os tons?
    Obrigada pela atenção,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  155. Oi sonia sou virgem, sofro com um forte odor de cebola na vagina.oq pode ser?

    ResponderExcluir
  156. "Cor-de-rosa" foi um vacilo, não pensei nisso, desculpe. Claro que a cor das mucosas varia de pessoa para pessoa. Vou corrigir. Obrigada!

    Cheiro de cebola, pergunto: tem lavado bem?

    ResponderExcluir
  157. oi sonia tudo bem? obrigada pelo seu suporte. poucos medicos se dedicam tanto a saude alheia desinteressada como voce.

    alguma recomendacao para dor vaginal e la no fundo apos sexo bruto (alem de evitar isso)?
    foi de pé de costas, numa posicao que o penis foi muito fundo e fizemos muito forte e rapido, só no fim que senti uma dor muito forte, fiquei abalada e sentindo mal em qualquer posicao. e nao quero tomar analgesico.
    a dor lembra colica, mas melhorou e continua dor de ter feito força , no fundo .
    o que fazer?
    camomila e calendula?
    cha antiinflamatorio de canela, erva doce e mostrada?

    ResponderExcluir
  158. Bom dia Sonia, eu me guardei por muito tempo e só perdi a minha virgindade com 24 anos, exatamente há dois meses. Foi muito doloroso e o rapaz não conseguiu penetrar completamente, meia hora depois quando fui tomar banho, senti muita ardência e percebi o sagramento, durante vários dias sangrei e quando parou o sagramento, fiquei com um corrimento esverdeado, fino e com um odor desagradável, já menstruei duas vezes depois dessa relação e esse corrimento não para, estou desesperada.

    ResponderExcluir
  159. Minha mãe tem constantes infecções urinárias. E toma antibiótico atrás de antibiótico. Nunca resolvem.
    Em algum livro seu há sugestão de dieta para esses casos?

    ResponderExcluir
  160. Oi Sônia já tem alguns meses q eu tive bartolinite e hj agora fui tomar banho e achei um caroço entre o anus e a vagina. To c mto medo.

    ResponderExcluir
  161. Oi sonia, estou tendo mau cheiro na região vaginal, mas apenas isto, nao tenho coceira nem dor ao urinar. O cheiro fica muito forte quando uso calças de cotton, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  162. Sonia. Como tenho candidíase crônica (já estou realizando todas as mudanças alimentares necessárias para combate-la) tenho o hábito de limpar a vagina com o dedo, pois ela fica cheia daquele corrimento branco e me incomoda muito. No último exame acusou que, além da cândida, estou com gardnerella. Então eu realmente não me sinto limpa se não tiro esses resíduos com o dedo, mas fico preocupada de que ao limpar a vagina com o dedo, mesmo que lavando bem ele, isso possa piorar a minha condição. Devo para de fazer isso? Mas não é ruim deixar todo aquele corrimento fruto de uma inflamação lá dentro?

    Outra dúvida: tenho aplicado bicabornato em pó direto na vagina, só um pouco, sem diluir em água. Foi uma sugestão que eu lí e resolvi experimentar, e de fato tem funcionado, pois quando faço isso o corrimento diminui bastante (o problema é que volta assim que paro de passar). Há algum risco em aplicar o pó diretamente na vagina?

    E ainda: sobre a gardnerella, o tratamento alimentar para cândida também a combate ou por se tratar de uma bactéria devo tomar antibiótico como recomenda os ginecologistas tradicionais?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  163. boa noite sonia.

    Na hora que ocorre a ejaculação, minha namorada ejacula muito.. tipo: xixi... nao vejo isso como normalidade. Este é algum sintoma de alguma doença.... Ah, ela também reclama do cheiro e corrimento de vez enquando

    ResponderExcluir
  164. Oi Sônia
    Gostei mto do assunto, até porque venho sofrendo nessa área de vagina, desde q eu casei há 12 anos q volta e meia estou c a vagina toda irritada, c pequenos pontos tipo q a pele está fina e qdo tenho relação piora, o médico me disse a sofro de candidíase recorrente, mais já usei mtoa tipos de antifúngico e pomada e naturais e nada melhora, antes aí menos dava uma pausa, hj já n da mais tem uns 2 anos de estou sofrendo direito, meu preventivo n deu nada, n tenho coceira, mais uma ardência intensa e a pele da vagina e fininha, só as vezes tenho corrimento tipo leite qualhado e a entrada fica inchada e esbranquiçada, por favor se puder me ajudar me orienta, não tem cheiro de nada.

    ResponderExcluir
  165. Gostaria de esclarecer uma dúvida, tive um forte alergia nos grandes lábios, minha ginecologista receitou icacord e melhorou, porém,ao usar absorvente a alergia volta e meus grandes lábios ficaram enrugados de tanto coçar, será que volta ao normal?

    ResponderExcluir
  166. Olá! Tem algumas épocas que eu fico com cheiro de cebola na testa da vagina, não tenho corrimento, piorou na gravidez e também no bico dos seios, perguntei ao ginecologista e ele não soube me explicar, quando minha bebe mamava, a boquinha dela ficava com cheiro de cebola, piora quando estou suada. Tomo meus banhos regulamente, não faço idéia do que possa ser.

    ResponderExcluir
  167. Tb tenho esse problema. Mas a diferença é que não tenho filhos. As vezes ameniza um pouco mas depois volta bem fortes. Nunca consegui eliminar esse cheiro. Ansiosa pela resposta.

    ResponderExcluir
  168. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  169. Ola fui na ginecologista e ela me receito remedio pra tricomoniase eu passei ontem e hoje eu percebi q surgiu umas bolinha vermelha dentro e fora e arde muito ao urinar ate mesmo lavar

    ResponderExcluir
  170. Estou com corrimento que a médica diz ser normal mas mesmo assim prescreveu azitromicina e takil. Disse haver pequena ferida no colo do útero que tbm disse ser normal. Não tenho hpv. O que será? Não gosto do cheiro, parece de cebola, mas só a secreção, ou seja, qua do coloco o dedo dentro do canal e tiro é que sinto. É normal?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.