segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dicionário da mulher: Compressa de gengibre

Compressa de gengibre

Muito usada para ativar a circulação e ajudar a dissolver depósitos de muco, proteína e gordura no organismo, como pedras de rim e bexiga, cistos de seio e ovário e fibroma uterino. Também serve para asma, bronquite, reumatismo, artrite, tensão muscular, torcicolo, dores nevrálgicas, dor nas costas, dor de dente, cólica menstrual ou intestinal, inflamação de rins, fígado, intestino, bexiga, próstata, ovários, recuperação de tecidos ósseos.

A aplicação da compressa dura meia hora. A freqüência das aplicações e a duração do tratamento vão depender de quem estiver orientando você. Para cólicas, uma ou duas compressas bastam, mas para cistos é preciso persistir por semanas ou meses, aplicando um emplastro de inhame depois de cada compressa.

Não use a compressa de gengibre em bebês e idosos, nem na barriga das grávidas; na cabeça, nunca, a não ser juntinho do nariz em caso de sinusite; nem para apendicite e pneumonia, nem quando há febre.

Pode ser aplicada sobre tumores, cancerosos ou não, mas nunca por mais de 5 minutos.


Modo de fazer


Numa panela grande, ponha 3 litros de água para ferver; enquanto isso rale 200 g de gengibre, com casca e tudo, na parte mais fina do ralador, com movimentos circulares. Quanto mais maduro, cascudo e fibroso o gengibre, melhor. Embrulhe num paninho de fralda.

Quando a água estiver quase fervendo apague o fogo, ponha a trouxinha de gengibre dentro, tampe e deixe descansar uns 15 minutos. A trouxinha evita que os farelinhos de gengibre grudem e irritem a sua pele.

Pegue duas toalhas de banho pequenas, dobre ao meio e torne a dobrar em diagonal. Mergulhe ambas assim na panela, tire uma, torça e aplique sobre o ventre ou sobre os rins, cobrindo logo com um cobertor de lã.

Espere um pouco; quando sentir que começou a esfriar, torça a segunda e coloque sobre a primeira, e dali a pouco tire a primeira, devolvendo à panela para logo depois tirar, torcer e aplicar sobre a outra, e assim sucessivamente durante meia hora, ou até a pele ficar muito vermelha.

Para manter quente o caldo de gengibre você vai precisar de um fogareiro elétrico, braseiro ou réchaud. E como a coisa dá muita mão-de-obra, é sempre melhor fazer em dupla: uma cuida das aplicações enquanto a outra fica no bem-bom, depois inverte. É quente, quase queima, mas é muuuito bom.

Não use nenhum tipo de plástico ou tecido sintético para cobrir a compressa de gengibre ou de qualquer outra coisa: somente algodão.

55 comentários:

  1. Oi Sônia

    A este post seu eu chamo quase uma "transmissão de pensamento"... e quase porque tenho uma dúvida que talvez esse post tenha já respondido (não sei!) que vou passar a explicar: eu sofria com dores na mama esquerda (perto da axila) e, como não achava isso normal, fui à minha ginecologista. Ela tentou fazer o exame (toque) mas não conseguiu devido às dores que eu tinha. Ela achava que eu tinha um quisto (e disse que a maior parte das mulheres tem esse problema) mas pediu para eu fazer uma ecografia mamária e, de facto, o exame revelou que tenho dois quistos milimétricos. Não é nada de grave nem preocupante mas convém controlar e vigiar.
    Naturalmente que fiquei apreensiva e, como há vários casos de cancer na minha família (tanto do lado materno como paterno)... comecei a ficar com medo.

    Será que vc sabe me responder a isto:

    1)Por que apareceram estes quistos? Eu raramente uso soutien e coloco desodorizante de vez em quando (é o Desodorizante Vasenol Derma Care. Vi que o desodorizante tem alumínio mas creio que é dos poucos que não é anti-perspirante)... há alturas em que coloco um pouco de bicarbonato de sódio nas axilas e tem resultado... mas não coloco todos os dias, só de vez em quando.

    2)Haverá possibilidade de não serem realmente quistos mas sim parasitas (já acredito em tudo...)? Se sim... quais?

    3)O que posso fazer para os eliminar definitivamente? Há alturas em que não suporto nem que o meu marido me toque.

    Obrigada Sônia. Continue lançando luz sobre a nossa ignorância! Um grande abraço de uma fã sua,

    Maria.

    ResponderExcluir
  2. Sonia muito boa essa compressa, você podia lançar dicas sobre como utilizar alimentos para tratar dores e etc s/ ingestão,adoraria saber... principalmente para dores musculares!

    bjs boa semana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria, os cistos (ou quistos) geralmente são saquinhos cheios de líquido, quase sempre com fungos dentro. Podem desaparecer assim como aparecem, sem que a razão fique clara. De todo modo, vou postar uma informação mais completa sobre cistos nos seios, olhe já já na cabeça do blog. No seu caso, eu faria a compressa de gengibre ou a de argila. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila, a compressa de gengibre é ótima para dores musculares. E a de inhame acaba com tendinites e outras inflamações. Existem outras, de mostarda por exemplo, mas nunca usei. Não comestível, a de argila é maravilhosa e pode ser misturada com ervas puras ou em chá. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigadão pela sua resposta Sônia!!
    Agora fiquei ainda mais curiosa... vc disse que a compressa de argila pode acabar (também) com tendinites e outras inflamações (musculares e não só, como o meu problema com o seio esquerdo...)? Se sim, como faço essas benditas compressas? Tenho uma tendinite na minha perna (anca esquerda) que é especialmente dolorosa quando o tempo fica frio ou há nevoeiro... e o meu marido caiu há praticamente 1 mês a jogar futebol e nunca mais recuperou o entorse que fez num joelho... tem queixas de dores... e eu queria ajudá-lo e não sabia como! Mas agora li o seu post acerca de compressas de argila e acendeu uma luzinha... pois tenho argila verde comigo. Como faço???

    Você é energia boa Sônia. Tanta coisa que ando a aprender aqui na sua casa (cibernética)! :)
    Abraço enorme e tudo de bom para você!! :)

    Maria.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria, a argila se mistura com água, pouco a pouco, para formar uma papa grossa, e se deixa durante 2 horas aplicada sobre o local. Não cobrir com plástico ou outro material sintético, usar vasilha de louça ou esmalte para preparar a argila.

    O emplastro de inhame é mais indicado quando há inflamações ou tendinite, veja no fim da página em www.correcotia.com/inhame . Abração!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sonia, curei um ovário policístico sem cirurgia, apenas mudando a alimentação. Adotei a linha vegana sem açúcar ou qualquer produto industrializado. Vivi 3 meses do que a terra dava, os cistos sumiram!

    beijos, Carol

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia, bom dia. Eu te conheci em Brasília ha bastante tempo (15 a 20 anos). Na época tava escrevendo um manual de horticultura (Manual de horticultura ecológica, NOBEL, 1995). Depois perdi o contato. Hoje dou treinamento para professores do DF sobre horticultura organica como instrumento de educação ambiental, matemática, biologia e nutrição racional, mas diante do caos da saúde pública aqui no DF (que deveria ser exemplo) pergunto? Pra onde v acha que estamos indo?
    Abraço. João Francisco Neto (jfnagroecologia@gmail.com)
    Nota: Dei com o seu blog procurando receita a compressa de gengibre (m esposa operou tumor e ta fazendo quimio)

    ResponderExcluir
  9. Oi, João Francisco, também fico perplexa com o caos mas vou fazendo o que posso. Quando paro pra pensar, fico de mau humor. E pra que, né? Estou que nem o beija-flor ajudando a apagar o incêndio na floresta - só dá pra carregar uma gotinha, mas é o melhor que ele pode fazer... Abração pra você e para sua mulher!

    ResponderExcluir
  10. oi, boa noite a minha mae tem dores nas costas acima das nadegas,ela tem 75 anos e gostaria de fazer a compressa, vc disse que em idosos nao pode, porque?

    ResponderExcluir
  11. Oi, A., porque pode causar mais dano do que benefício, já que a pele dos idosos é muito frágil e a musculatura em grande parte já se foi. Dores nas costas acima das nádegas podem estar falando também dos rins, além de possível problema na parte lombar da coluna. Seria bom visitar um(a) fisioterapeuta para entender melhor a origem da dor.

    ResponderExcluir
  12. Sonia tenho fibromialgia com dores fortes nos ombros, pescoso, nuca. Quantas vezes devo usuar a compressa de gengibre e qual o motivo de não poder usar na nuca.

    ResponderExcluir
  13. Pode usar na nuca, não pode na cabeça. Mas será que você não tem candidíase? Já leu o que está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm ?

    ResponderExcluir
  14. olá, adquiri o livro cura natural da cândida e gostaria de receber algumas informações. Estou tendo dificuldades em seguir o tratamento sozinho e gostaria de saber se em Niterói ou localidades próximas existe algum lugar onde eu possa fazer um acompanhamento com algum profissonal da saúde que segue esta linha de medicina.
    Parabens pelo blog, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sônia, cá estou eu aqui de novo..tô com um problma no seio direito, ductite, inflamação nso ductos do peito,tô amamaentando ainda.Tá ruim demais, dói mt.AÍ, lembrei do inhame inhame e ui buscar alguma info, pra saber se me ajudava, pq o tratamento convencional não tá danod em nada.
    Vc acha q posso fazer compressa de gengibre ou inhame?Pode ser perigoso e piorar?
    brigada Sônia, pelo carinho de sempre
    bjão
    Tiana
    www.casadeumnenem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ti, pode colocar compressa de gengibre, sim, deve ajudar. Também se usa compressa de argila. A de gengibre é beeeem quente, a de argila é fria.

    Emplastro de inhame puxa a inflamação pra fora, não acho que seja o caso.

    E tem que ver o que você está comendo: se tem leite e queijo no meio, ou frango com hormônios, é melhor parar e beber muita água com gotas de limão.

    A homeopatia pode ajudar muito! Abração!

    ResponderExcluir
  17. Briagada Sônia!É já havia pensado na alimentação claro.Vou fazer issoE vou fazer compressa..mas vem cá, as compressas, faço diretamente no seio?
    Tenho uma argila rosa aqui, podeser essa?
    Tô aqui matutando sabe, pq a amioria dos médicos não fazem uma associaação.Lembra q te escrevi antes , dizendo q tava com monília no seio?Pois é,logo dps vem esta ductite grave..é óbvio que imediatamnete faço uma associação, aidna mais ,quando li aqui, vc dizer q quisto geralmente tem fungo dentro.Eu não tenho quisto,mas tenho um monte de leite q virou gel e entupiu os canais...quero descobrir se a monilia causou isso ou vice-versa.A médica disse q são duas coisas distintas, mas não consigo achar que são...
    obrigada por td demais,ótimo dia!eijo enorme
    Ti

    ResponderExcluir
  18. Querida, faz diretamente no seio. De gengibre, vai trocando pra manter quente. De argila, fica umas duas horas, 1 x dia. Não conheço argila rosa, se for só argila tudo bem. Beijo!

    ResponderExcluir
  19. ola sonia ...se puder me mande a resposta por email..claudiasilvasoueu@gmail.com

    Entao...sonia li sua noticia sobre a compressa de e achei muito interessante,so gostaria de saber se eu faço todos os dias...ou um dia sim um nao...obrigado..abraços!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Claudinha, faça todos os dias então. Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá Sonia.

    Para inflamação nos rins seria melhor a compressa de gengibre ou de inhame? Aplico nas costas, acima das nádegas?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, meu namorado tem epicondilite, ele faz acupuntura, fisioterapia, já tomou remédio, tudo com orientação médica. Mas nada resolve. Gostaria de saber se emplasto de fumo de corda, ajuda. Caso ajude, eu comprei o fumo e o alcool de cereais, mas não sei como fazer, não sei a quantida de cada coisa... Ou se você tem alguma receita que melhore a dor, faz uns 7 meses, ele nem consegue dormir de dor...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Ewelyn, tenho uma receita sim: emplastro de inhame, veja no final de www.correcotia.com/inhame . Fazer a aplicação e deixar no local até secar, trocar por outra. Costuma resolver muito bem as tendinites. Dá notícias depois? Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Olá Sônia, talvez possa nos ajudar, meu pai tem problema renal, está com a creatinina altíssima e os médicos dizem que seus rins estão parando de funcionar, será que posso fazer a compressa de gengibre nele? se sim, quantas vezes por semana? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  26. Oi, Sol, veja o que escrevi lá em cima:

    Não use a compressa de gengibre em bebês e idosos, nem na barriga das grávidas; na cabeça, nunca, a não ser juntinho do nariz em caso de sinusite; nem para apendicite e pneumonia, nem quando há febre.

    Um abraço, melhoras pra ele!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, Sônia!

    Resolvi experimentar a compressa de gengibre e o empalastro de inhame. Tenho ovários micro-policísticos e sofro com acne em meu rosto. Com que frequência me recomenda fazer a compressa de gengibre seguida do empalastro de inhame?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Sonia, estou com um cisto enorme nas costas. emplastro de inhame eh o mais indicado? Obgada!

    ResponderExcluir
  29. Para o cisto nas costas, se é muito grande, você pode aplicar primeiro a compressa quente de gengibre, por uns 15 minutos, e em seguida o emplastro de inhame com gengibre, que deverá cobrir uma boa área em torno e ficar no local até secar, para então ser substituído por outro.
    Mas você tem certeza der que o cisto é sebáceo? Não seria um berne ou outro intruso? É bom verificar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Olá Sonia, adoro seu blog e suas dicas.
    Neste momento estou fazendo o emplastro de gengibre na minha folha q está com muita cólica renal.

    Gostaria de saber por qto tempo (dias) pode e deve ser feito. Muito obrigada pelo blog e as dicas tão úteis.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Anônima, geralmente as aplicações são feitas diariamente por 3 a 7 dias, dependendo de você observar melhoras. Não tenho experiência direta com aplicação nos rins. Quem sabe muito sobre isso é a Carla Saboya, no Rio, que dá aulas de cozinha medicinal: 21 2259-3728. Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. oi sonia a muitos anos sofro de dores musculares horriveis dissem q tenho fibromialgia nao posso fazer simples tarefas como limpar a casa ou ir numa festa e ficar a noite toda em pe ou d salto brincar com meu filho d bola correr etc...gostaria que vc me desse uma luz para saber o que fazer pq os medicos me entopem de remedios e ja nao aguento viver mas com tantas dores.obrigada q deus te abençoe..valquiria

    ResponderExcluir
  33. Valquiria, frequentemente isso é sintoma de candidíase crônica. Já respondeu ao questionario em www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf ? Pode ser revelador. Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Oi Sonia.
    Estou sentindo cólica e ardencia ao urinar. O que vc me aconselha querida?

    Grata

    Cida

    ResponderExcluir
  35. Cida, aconselho a procurar um/a profissional que veja se é infecção urinária e te oriente para tratar. A ardência pode indicar isso. A cólica, não sei. Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Olá Sonia,
    Sou Joana e descobri em fevereiro um cisto com o maior diâmetro de 9 cm, localizado dentro da cápsula que envolve o baço. Estou fazendo tratamentos alternativos antes de optar pela cirurgia, como homeopatia. Estou cuidando da alimentação - sem carne vermelha, laticínios e quase sem doces - e gostaria de experimentar a compressa de gengibre e o emplastro de inhame, mas me preocupei com a possibilidade de aumento do volume do cisto (como no caso dos tumores, com o uso no pré-operatório), o que tornaria obrigatória a cirurgia. Qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
  37. Oi, Joana, não conheço bem o uso do emplastro de inhame no caso de um cisto mais profundo; a compressa quente de gengibre sim, sei que funciona bem em órgãos internos como o fígado. A compressa de argila também pode ser muito útil. Quando são larvas, por exemplo, fogem para o intestino quando entra a argila. No seu caso, se é algo encapsulado, não sei se sairia do lugar, mas poderia regredir. Quem pode aconselhar melhor é Geraldo Granja, que atende em BH e Rio e também à distância, tel 31 3458-9343. Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Oi Sonia, estou com um probleminha e li este post e me interessou muito, estou com ovário policistico, minha menstruação está vindo a cada 3 meses, parei de tomar o anticoncepcional e não queria voltar a tomar pra regular,mas estou preocupada com medo de acabar tendo infertilidade por conta disso. Além da compressa de gengibre o que mais posso fazer?? Obrigadíssima

    ResponderExcluir
  39. Renata, você pode tirar da alimentação tudo o que seja envolvido com hormônios: leite, queijos e demais derivados, frango e ovos que não sejam caipiras. Evitar doces e cortar o excesso de carboidratos. Aplicar também as compressas de argila. Geralmente os cistos regridem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Sônia, por favor, ajude-nos!

    Lendo todas as dicas que você passa aqui resolvi pedir ajuda com uma questão.
    Tenho um irmão de 33 anos que está sofrendo com uma grave tendinite no braço. Segundo ele, dói dos dedos da mão ao pescoço e o médico disse que se a inflação passar pra coluna é perigoso até ele não andar mais.
    Ele tem feito fisioterapia, faz sessões de choque, toma vários medicamentos, mas não está vendo melhora.
    O que você considera melhor para ajudá-lo nesse caso? O emplasto de inhame? Se sim, ou se for melhor a argila, como aplicar, uma vez que a extensão da área com problema é muito grande?
    Deus a abençõe. Muito obrigada, desde já.
    Beijos.
    Ana. (meu e-mail: spitbaby@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  41. Oi, Ana, o emplastro de inhame com gengibre funciona muito. Tem que ver o que ele anda fazendo de errado com o braço, já que não melhora. às veses é a posição de dormir, de dirigir, coisas em que a gente não presta atenção e vão cronificando o problema.

    É preciso aplicar em toda a extensão, ao menos no início. Se puder fazer antes a compressa quente só de gengibre, melhor. Importante: não comer tomate, pimentão, beringela e batata-inglesa, que pioram essas dores, não tomar leite nem derivados, queijos, iogurte etc. E se puder ajudar o fígado com algum chá tipo boldo, picão, dente-de-leão, ou alcachofra em cápsulas, maravilha. O resto é paciência e empenho. Um abraço!

    ResponderExcluir
  42. Oi, Sonia!

    Muito obrigada pela presteza! Seguiremos suas dicas.

    Abração.

    Ana.

    ResponderExcluir
  43. Olá, Sônia.

    Li sobre o emplastro de inhame com gengibre para o tratamento de epicondilite. Esclareça uma dúvida: essa pasta de inhame é fria ou quente?

    Muito obrigada. Um abraço.
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  44. Elizabeth, é fria: inhame cru e gengibre cru. Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. O que há no tomate beringela pimentão batata unglesa leite e derivados para o aparecimento da dor tipo tendinite?!

    ResponderExcluir
  46. Sonia, também preciso saber se posso usar esses emplastros para dores nos nervos da perna direita?!Há quase seis meses que não consigo resolver esse problema que dizem que é causado por problemas na coluna?!

    ResponderExcluir
  47. Tomate, batata, pimentão e beringela pioram as dores da artrite. O que eles têm demais: são mais ácidos e tóxicos que outros alimentos, tanto pela própria natureza quanto pelas pulverizações que recebem quando não orgânicos. Um dos seus componentes tóxicos é a solanina.

    O emplastro: pode usar, mas se o problema for na coluna vai ajudar pouco. Um abraço!

    ResponderExcluir
  48. AINDA SOBRE TOMATES E SOLANINA : como então consumir estes alimentos ?? Essa é a minha grande dúvida ! Porque AMO tudo o que tem solanina. E na verdade, estes alimentos possuem tb nutrientes importantes, não é ? O que fazer ? Adianta misturá-los a ingredientes anti-inflamatórios ? Se eu posso comer um pouco de cada diariamente, quanto é esse pouco ? Tenho problemas de artrite na família e quero continuar a comer tomate, beringela e batata ...
    Recebi seu e-mail, Sônia, com a ordem cronológica da sua bibliografia, muito obrigada (não só por isso, mas principalmente, pelo trabalho que desenvolve).

    ResponderExcluir
  49. AINDA SOBRE TOMATES E SOLANINA : como então consumir estes alimentos ?? Essa é a minha grande dúvida ! Porque AMO tudo o que tem solanina. E na verdade, estes alimentos possuem tb nutrientes importantes, não é ? O que fazer ? Adianta misturá-los a ingredientes anti-inflamatórios ? Se eu posso comer um pouco de cada diariamente, quanto é esse pouco ? Tenho problemas de artrite na família e quero continuar a comer tomate, beringela e batata ...
    Recebi seu e-mail, Sônia, com a ordem cronológica da sua bibliografia, muito obrigada (não só por isso, mas principalmente, pelo trabalho que desenvolve).

    ResponderExcluir
  50. Querida Sônia, tudo bem? Espero que sim. Queria uma ajudinha sua..me desculpe se há alo pra cima, nos comentários..dei uma olhada mas não vi nada...pode ser q tenha passado batido...posso fazer compressa de gengibre na tireoide? Casa haja tioridite, ou algum tipo de inflamação? Ou não é recomendado para este lugar? Pensei na de argila...
    SE souber de algo e puder me ajudar serei mt grata!!!
    Obrigada.
    bj enorme carinhoso
    Tiana

    ResponderExcluir
  51. Compressa de argila, Ti, pelo menos por duas horas, todos os dias, até resolver. E resolve! Beijos.

    ResponderExcluir
  52. Minha querida! Andei tão ausente aqui! Sinal de que andei ausente comigo :/ já q sempre foi um ótimo lugar de pesquisa pra mim! Briagada pelo carinho de sempre! Eu irei fazer sim. Qualquer tipo de argila boa.Né? Um bj enorme com.eterna gratidão.Ti

    ResponderExcluir
  53. Olá Sônia, por favor, peço uma orientação com respeito as compressas em idosos.
    Minha mãe está com muitas dores na coluna devido a uma queda e como as compressas não são recomendadas para idosos, isso seria em hipótese alguma ou voçê poderia me dar uma sugestão. Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  54. João Carlos, sugiro experimentar o emplastro de inhame com gengibre, que puxa as inflamações para fora e não tem contraindicação. Veja a receita em www.correcotia.com/inhame .

    ResponderExcluir
  55. Sônia querida! Adorei a cara modernosa do novo blog/site! Mas nem te falo o valor que tem o conteúdo acumulado nele!!! Queria seu help mais uma vez das milhares. rs Tô com suspeita de gordura no fígado, me pareceu super estranho, ainda farei exames pra ter certeza..mas enfim, alguns sintomas de fato tão fortíssimos. Logo, farei o tratamento do Prof Jaime Bruning. Até lá queria ter saber se acha que teria alguma contra indicação ir fazendo compressa de argila ou gengibre...me desculpe se ja tive isso em algum tópico...fucei, fucei e não vi. mt grata minha querida!!! vc eh uma de minhas gurus e mestras! beijo enorme!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.