terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dicionário da mulher: Cistos nos seios

Alô, stress: muitas mulheres relatam que seus cistos diminuíram ou sumiram depois que pararam de fumar e de tomar café.

Alô, cirurgia: se for extrair um cisto, aplique emplastro de inhame com gengibre durante 15 dias antes da cirurgia. Ele puxa todas as partículas esquisitinhas do seio para perto do cisto. Quando operar, sai tudo junto.

Sintomas suspeitos
secreções saindo dos bicos:
brancas ou esverdeadas podem ser leite fora de hora
esverdeadas ou amareladas podem ser cistos
vermelho-escuras ou pretas contêm sangue, podem indicar um tumor

Sintomas muito suspeitos
caroço no seio ou gânglio inchado nas axilas, doendo ou não
secreção clara ou sanguinolenta nos bicos
bico retraído, meio afundado ou descamando
alteração no contorno de apenas um dos seios, para fora ou para dentro
pele do seio inchada e grossa, parecendo casca de laranja
veias superficiais de um seio mais proeminentes que as do outro

Larva: e se for, como tratar?
Se a larva estiver viva, há como iden­­tificar várias espécies delas através de exames de sangue, caros e demorados. Tomo­gra­fias e ressonâncias magnéticas também podem apresentar alguma coisa. Mas o que vem dando mais resultados é o Omura Test, ou Ring-O-Test, método desenvolvido por um médico japonês, dr. Yoshiaki Omura, que utiliza a cinesiologia aplicada, obtendo respostas do timo através da força muscular.
Difundido no Brasil pelos agentes da Pastoral da Saúde, o método ficou conhecido como Bioenergético ou Bidigital. Muitos acupunturistas o empregam, e os relatos apresentados em vários congressos médicos parecem indicar que esse teste é uma revolução total quanto a diagnósticos: simples, eficiente e barato. Dá pra acreditar?

Uma larva viva pode ser deslocada, do seio ou de qualquer outro lugar, aplicando-se na região duas ou três compressas de argila durante duas horas cada (uma por dia). A argila obriga a larva a fugir para os intestinos, de onde será eliminada com vermífugos apropriados. Uma larva morta já é outro caso – pode ser reabsorvida pelo organismo, pode calcificar, pode virar um antro de bactérias, fungos, vírus e células degeneradas em meio líquido ou sólido. Por isso é que cada vez mais médicos e cientistas estão considerando que combater a verminose é vital na prevenção do câncer.

Auto-exame dos seios: você sabe apalpar?
Como diz a médica Stella Marina, niguém espera que você seja capaz de fazer um diagnóstico preciso sobre algo que descobriu no auto-exame. Mas deve pelo menos conhecer seu próprio corpo – e ser capaz de reconhecer uma coisa que não estava ali no mês passado.

Se a menstruação está perto, espere. O ideal é fazer o auto-exame cinco a sete dias a partir do primeiro sangramento, mas até duas semanas tudo bem. A partir daí é normal aparecerem coisinhas que somem com a menstruação.

Em pé diante do espelho, olhe tudo: tamanho dos seios, cor, marcas novas; olhe de novo com as mãos nas cadeiras e com as mãos na nuca. É completamente normal ter um seio maior que o outro e os bicos apontando em direções diferentes.
No chuveiro, ensaboe os seios. Também pode ser fora dele, com creme hidratante ou óleo de amêndoas.

. Com a mão esquerda atrás da cabeça, examine o seio esquerdo com a mão direita. Mantenha os dedos juntos e apalpe num movimento circular, como se o seio fosse o relógio e sua mão o ponteiro parando de hora em hora; comece no alto e dê a volta, sempre com uma pressãozinha para ver se sente alguma coisa. Voltou? Repita, fazendo um círculo menor, de modo a tocar a área interna, e continue repetindo o círculo até chegar no bico.

. Agora examine a área lateral do corpo, junto ao seio e debaixo do braço, porque ela tem tecidos do mesmo tipo e gânglios que inflamam quando alguma coisa não vai bem. Acabou? Faça tudo de novo com o outro seio, a mão direita pousada na nuca, a mão esquerda examinando o seio direito.

Relaxe na cama para o último exame. Esprema os seios, como se fosse tirar leite deles, para ver se há secreção – ordenhando o seio todo e não só o bico.

. Agora, deitada de costas, ponha um travesseiro debaixo do ombro direito e a mão direita na altura da cabeça; examine o seio direito com a mão esquerda. Depois repita, pondo um travesseiro debaixo do ombro esquerdo e a mão esquerda na altura da cabeça enquanto a direita examina o seio esquerdo. Mas neste exame você já não vai fazer movimentos circulares, e sim uma varredura vertical inventada por Henry Pennypacker para cobrir 50% mais área do que o exame circular.

Para isso você usa a polpa (e não a ponta) dos três dedos médios da mão, que são os mais sensíveis, percorrendo uma trama de linhas verticais que:

. começa pelo lado do corpo, quatro dedos abaixo dos seios, e sobe até as axilas
. desloca-se um centímetro para dentro e desce até quatro dedos abaixo dos seios
. desloca-se um centímetro para dentro e sobe, passando pelo macio ao lado das axilas e continuando até o osso do ombro
. desloca-se um centímetro para dentro e desce, agora já por cima do seio
. desloca-se um centímetro para dentro e sobe... e mais um centímetro e desce...

…e assim por diante, até varrer o seio todo e chegar ao osso central do peito. Aí bota o travesseiro debaixo do outro ombro e faz tudo de novo.

78 comentários:

Dri disse...

Olá Sônia,

Já tinha lido algo a respeito da relação entre verminoses e câncer, e seu post me deixou bastante preocupada. Há esses vermífugos todos que encontramos em farmácias, o que você acha deles? Conhece alguma receita de vermífugo caseiro?
Obrigada e um abraço,
Adriana

Carol Flor disse...

Sônia!
Eu trato toda minha família através desse método bioenergético, minha terapeuta usa uma "varinha" e homeopatia! E funciona, viu?? Ela usa argila para retirar vermes:)
Fiquei muito feliz de ver você comentando!
Você particularmente acredita nesse método? Já tentou?

Sonia Hirsch disse...

Dri, conheço muitas receitas de vermífugos caseiros, estão todas no meu livro Almanaque de Bichos que dão em Gente - www.correcotia.com/vermes . Veja o papo rolando também em http://www.soniahirsch.com/2009/03/vermes-melhor-nao-te-los.html e http://www.soniahirsch.com/2009/06/almanaque-do-banheiro-vermes-alho-e.html . Abração!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Carol Flor, eu não só acredito como divulgo esse método sempre que posso, inclusive no meu Almanaque de Bichos que dao em Gente. Sorte a sua de ter uma terapeuta esclarecida. Essa é a chamada medicina vibracional, que mais dia menos dia há de prevalecer entre as pessoas de boa índole! Abraços pra você e para sua terapeuta :-)

Isabel Monteiro disse...

Sonia, o Dr. Mercola fala sobre a relação entre câncer de mama e o uso de soutien apertado. Fala também do alumínio nos desodorantes. Qual é a sua opinião? Comprei um desodorante bacaninha da l'occitane, é uma pedrinha de cristal. O componente é um tal de "potassium alum". Mais uma vez, o que você acha? Beijos, obrigada pela resposta.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Isabel, nesse ponto eu sou muito natureba - não uso desodorante. No máximo uma lavanda. Acho que o cheiro natural da pessoa geralmente é gostoso. Percebo que meu suor só fica fedido quando rola muita adrenalina. O Juracy Cançado dizia que só tinha CC quando tomava leite.

Quanto ao alum, sem dúvida ele é diferente do alumínio. Mas não existem estudos de longo prazo comprovando que é bom, nem que é mau.

E soutien apertado, xô! Sai, praga!!! ;-)

Carol Flor disse...

Sônia, muita obrigada por um pedacinho do seu tempo e sua atenção!

Sonia Hirsch disse...

De nada, querida!

Anônimo disse...

Sônia,
não posso deixar de contribuir.
Infelizmente, nem todos os tumores são detectáveis através do auto-exame. Existem aqueles que só se mostram através da 'mamografia'. Esse foi o meu caso. Não existia nenhum dos outros sintomas, nem mesmo apareceu na US. Fiz apenas a minha primeira mamografia e para minha sorte ele se mostrou e pude resolver a tempo. E note, a suspeita é de que foi causado por vermes (calcificaram).
É necessário chamar a atenção para a importância deste exame.
E parabéns pelo blog. Adoooro!
Abraço,
Talita

Anônimo disse...

Oi Sônia

Em primeiro lugar, muito obrigada por tudo o que vc nos ensina com os seus artigos e chamadas de atenção. Li esse artigo "New advice: Skip mammograms in 40s, start at 50" (infelizmente só em inglês...) nesse site aí: http://news.yahoo.com/s/ap/20091116/ap_on_he_me/us_med_mammogram_advice.

Como está o seu inglês Sônia? Adoraria saber a sua opinião acerca desse artigo, acerca dos exames eletrónicos e mesmo o auto-exame da mama. Antigamente não havia nada desses exames... e será que as mulheres morriam tanto de cancer de mama como infelizmente acontece hoje em dia? Será que esses exames (o auto-exame também) não podem "despoletar" nada não?

O seu tempo deve ser muito escasso para ler tanta mensagem... obrigada pela atenção que vc pode dar à minha, Sônia.

Um abraço

Maria.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Maria, meu inglês é bom e essa recomendação é antiga. Mas eu não tenho afinidade com esse tipo de medicina, tenho 62 anos e nunca fiz uma mamografia, nem ultrassonografia dos seios, nunca tive razão para me preocupar com isso. A não ser na casa dos 20 anos, quando tinha muita displasia mamária - mas era por conta dos queijos e coalhadas que comia direto. Parei com eles, nunca mais senti nada.

Tem mais. Fazia ultrassonografia regularmente para controlar um espessamento do endométrio que indicava um futuro mioma. Depois que fiz a dieta do dr Barcellos, o útero voltou ao tamanho normal.

Uma pergunta: as mulheres morrem de câncer de mama ou em consequência do tratamento quimioterápico, que abre o terreno para fungos? Ou será que começam a morrer no momento do diagnóstico?

A política do câncer me dá arrepios. É secreta demais, comercial demais, autoritária demais pro meu gosto. E depois que descobri que seios também abrigam larvas... Que qualquer parte do corpo abriga parasitas... Que câncer de fígado muitas vezes é amebíase hepática... Que a maior parte dos tumores de intestino tem origem nas amebas não tratadas... Considerando que a norma técnica dos exames parasitológicos de fezes caiu no fundo do poço da mediocridade para não achar nada... Você já viu a foto que está em http://correcotia.com/vermes/larva.htm ? Pois é... Diz o médico que tirou a foto, e que era diretor da faculdade de parasitologia da Universidade de Tóquio, que só no seio, só naquele hospital, eram uns 20 casos por ano de larva e não tumor. Fala sério!!!

Anônimo disse...

Obrigada pela sua resposta Sônia.

Cada vez que leio os seus artigos e opiniões fico mais espantada e receosa até. Espantada por estarmos praticamente todos a ser enganados pela medicina alopática e seus interesses corporativos... e receosa por serem pouquíssimas as coisas que sei para me defender a mim e à minha família!
Praticamente todos os alimentos têm parasitas! Até a água... por exemplo, uma das dúvidas que tenho é esta:


* bastará ferver a água para que ela fique boa para beber (sem cloro nem demais porcarias que lhe adicionam para o suposto bem público - ou redução lenta e gradual da população)? Poderei colocar água fervida em jarros de vidro e ir consumindo depois gradualmente sem qualquer receio?


olhe outra


* bastará desinfectar os alimentos (verduras e frutas) numa solução de água + água sanitária (1 colher de sopa por litro de água)? Bastará colocar as sementes e grãos (arroz, sementes de linhaça, gergelim, etc, grão de bico, feijão, etc) de molho em água durante umas 8-12 horas para perder as propriedades negativas? Ou tenho de ferver todos eles primeiro e desprezar essa primeira água da fervura como faço com o grão de bico?


e mais outra...


* como matar os vermes e parasitas que se passeiam no nosso corpo? Um médico e uma ginecologista disseram-me que eu tinha 2 cistos milimétricos no seio esquerdo... e digo, Sônia, que há alturas em que o desconforto e as dores são tantas que nem o soutien consigo suportar (o que raramente uso!). Depois de ler os seus artigos já poucas dúvidas tenho... devo ter parasitas aqui no meu seio, sim... mas quais serão e como me hei-de livrar deles definitivamente é que eu não sei! E nem quero pensar no dia em que eu queira engravidar e amamentar... as dores que irei sentir no seio...

Desculpe os desabafos e as perguntas Sônia. Quero continuar a aprender com você e com todas as pessoas que aqui colocam perguntas e opiniões. Aprendo com todos :-)

Um forte abraço e votos de uma semana excelente. Adoro ler você.

Maria.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Maria, já rolou muita matéria sobre água aqui no blog e falamos muito dos filtros; procure nos posts de agosto passado.

Não gosto nem de pensar em água sanitária na cozinha. Pode usar 1 colher de água oxigenada em 2 litros de água para lavar as verduras. Mas o melhor mesmo é refogá-las em azeite e esquecer esse pedacinho do problema. Dos outros - notas de dinheiro, moedas, maçanetas de porta de banheiro, belisquetes que se compram na rua e se comem com a mesma mão que pegou no dinheiro e no pacote, por ex - é bom lembrar sempre. De todo modo, os vermes são naturais. Imunidade boa dá conta.

No seio, você pode fazer compressas de argila com 1 a 2 cm de altura e permanecer duas horas de cada vez. A tendência é resolver. Mas eu evitaria de todo modo consumir leite e laticínios, frangos e ovos comuns, pois os hormônios presentes sempre afetam as mulheres. (Os homens também, mas eles ainda não sabem.)

Anônimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento Sônia!

Devo fazer a compressa todos os dias? Será que posso re-utilizar as compressas já utilizadas uma vez (ao menos)? Tem alguma recomendaçao em relação à duração máxima do tratamento? (nossa, só dúvidas...)

Como me arrependo de ter usado água sanitária em água para desinfeção... por vezes até mais do que 30 minutos. O que eu fazia era colocar os vegetais em água e água sanitária durante 30 minutos (às vezes até mais tempo, confesso...) e depois lavava em bastante água corrente para colocar na sopa... como me arrependo desse erro.

Há algo mais que eu possa fazer para desintoxicar o organismo sem ser beber água?

Bastará então lavar em água corrente e deixar de molho em água + água oxigenada como vc falou? Durante quanto tempo?

Bastará também usar a solução bicarnonato de sódio + vinagre + água (na proporção metade ou 3/4 água + metade ou 1/4 vinagre + 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio) num borrifador para desinfeção de superfícies como cozinha e banheiro? Já li que essa solução substitui muito bem a água sanitária e não é tóxica...

Muito obrigada por tudo. Receba um abraço apertado de reconhecimento e agradecimento.

Maria.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Maria, não há de que se arrepender tanto em relação à água sanitária, muita gente faz isso e tudo bem. Na limpeza de verduras com água oxigenada são 15 minutos a meia hora de molho, depois escorrer bem ou secar. Sobre desinfecção de ambientes não sei, quase não uso, prefiro água e sabão simplesmente. Não me incomodo muito nem com sujeirinhas nem com supostas bactérias, moro no campo e tenho cachorros e gatos dentro de casa...

A argila você usa uma vez só e descarta. Deve sim fazer todos os dias. A duração do tratamento vai depender do que acontecer - a tendência é os cistos desaparecerem depois de algumas aplicações. Um abraço!

Anônimo disse...

Muito obrigada Sônia. Você é uma benção.
Um forte abraço e tudo de bom :-)

Maria.

Edna Viana - Ceará disse...

Sônia, li tudo e sempre que posso estou passando por aqui, minha dúvida é se existe alguma forma de se livrar dessas larvas? Porque pelo que entendi, com as compressas de argila, elas se deslocam para o intestino, e depois? O que tomamos como vermífugo e para expulsão desses vermes? Vi em um outro bloco aqui no seu blog que você ensinava o azeite com alho, ele eliminaria essas larvas quando fossem para o intestino? Obrigada.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Edna, pode ser um vermífugo polivalente, ou tintura de losna, erva-de-santa-maria socada e espremida com mel, pastilhas de creosoto, no interior o pessoal toma gotas de creolina ou pinga na farinha para as gotas virarem pílula... A compressa de argila é colocada na barriga também, lá pelo terceiro dia, quando são realmente larvas. Como saber? Os agentes da Pastoral da Saúde talvez possam ajudar, com o teste bioenergético.

Edna Viana - Ceará disse...

É,eu dei uma olhada no site da Pastoral da Saúde, mas não vi um endereço para Fortaleza, vou procurar adquirir o seu livro, obrigada.

Edna Viana - Ceará disse...

Obrigada por me responder, aqui em Fortaleza eu não achei um endereço da Pastoral da Saúde, mas vou continuar procurando.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Edna, geralmente é na Catedral que sabem informar.

Sonia Hirsch disse...

O Blogger tá com soluço. O primeiro comentário não aparece, a gente posta de novo e aparecem dois...

Edna Viana - Ceará disse...

obrigada, vou procurar. Grande abraço, seu blog tem sido de grande valia.

Karina disse...

olá , moro em mesquita, rio de janeiro, estudo homeopatia(1º ano) e gostaria de saber melhor sobre as compressas de argila, como fazer? e os vemífugos?
desde de 12 anos faço quadros de displasia mamária, mas há um ano ela vem se repetindo com mais intensidade,fiz mamografia este ano e nenhum nódulo foi detectado. tratei com reiki, homeopatia, melhora mas o seio ainda fica sensível. agora em dez voltou a doer e inchar, estou tratando com moxabustão,alivia, quero me aprofundar mais nos seus conhecimentos.beijos

Sonia Hirsch disse...

Oi, Karina, você usa leite, laticínios, ovos e frango comuns? E açúcar? Às vezes bastam pequenos ajustes na dieta - retirando esses alimentos, por exemplo - para melhorar muito o quadro.

A compressa de argila se faz com uma pasta grossa de argila e água (você encontra argila em pó em lojas de produtos naturais), que se aplica sobre a região e deixa ficar duas horas; lava, joga fora a argila, no dia seguinte repete. Pode fazer todo dia, quanto quiser. Um abraço!

Karina disse...

Obrigada pela atenção. Não há como negar, saúde é mudança dos velhos hábitos, sei que vai ser difícil ,pois adoro uma boa mesa e meu paladar para macrobiótica tem de ser trabalhado, mas vou conseguir. beijos bom 2010 pra todas nós.

Sonia Hirsch disse...

Ué, mas quem falou em macrobiótica? Você pode comer normalmente, do seu jeito, apenas selecionando melhor os alimentos para evitar os industrializados, ou semi, que mexem com os seus hormônios.

Comer folhas verdes em todas as refeições, mastigar bem grãos integrais e preferir alimentos orgânicos, bem como produtos animais obtidos sem antibióticos e *promotores de crescimento*, não é invenção de macrobióticos ou naturebas; é o resgate de uma forma mais tradicional e segura de se alimentar para manter a saúde. Olho vivo!

karina disse...

fico mais aliviada, e agraceço a paciência , pois tem pouco tempo que comecei estudar terapias naturais. O interessante que meu mastologista me disse , que não tenho nada nas mamas, estão completamente normais. que meu problema é muscular. Mas de vez em quando fico com a mama inchada, endurecida e dolorida.Isso com certeza prova que O corpo reage
às nossas emoções,devemos cuidar do nosso corpo energético, emocional e espiritual, começando pela alimentação e mudança de pensamento. obrigada, tenho muito que aprender
bjks

Anônimo disse...

É a primeira vez q venho a este blog, e gostaria de parabeniza-la pelos esclarecimentos simples e objetivos.

Marcia C disse...

Marcia C

Olá é minha primeira vez, diagnostico de 2 cistos no seio direito no ultrasom de mama,pego o resultado dia 19, até lá pergunto se as compressas ajudariam a eliminar ou apenas para diminuir o inchaço que aontece antes da mestruação.
Obrigada Abraços

Sonia Hirsch disse...

Oi, Marcia, as compressas ajudam sim, mas o que ajuda mesmo é você reduzir ao mínimo o consumo de leite, laticínios e frango/ovos comuns. Os cistos costumam ser cheios de líquido com fungos e desaparecem com uma orientação alimentar correta. Um abraço!

Ticiany disse...

Eu nunca ouvi falar de queijo ou frango orgânico, apesar de que aqui na Alemanha - onde moro agora - estão muito na moda os tais dos produtos orgânicos. (Além do fato de que o tal do frango caipira é duro e escuro e não é muito popular em receitas práticas e fáceis).
Coincidência ou não, depois que me mudei para a Europa e passei a consumir mais frango que carne de vaca por ser mais barato, constatei o aparecimento de 3 a 4 cistos em ambos seios.
Fiz uma ultrassonografia no Brasil e o médico disse apenas que eram "normais".
E eu pensando "normal que doam e que eu devo me acostumar com isso?"
Pelo menos o temor de um câncer 'prematuro' (isso não tem idade pra atacar) aos 27 anos foi anulado por um tempo, mas a dor não passa e às vezes até abraços são tortura...
Eu amo frangos, queijos, iogurtes, leite com cereais e ovos... Não consigo imaginar minha alimentação sem eles, além de serem opções mais baratas para quem vive na Europa com um orçamento limitado e ama comprar verduras e frutas à vontade - o que aumenta o valor das compras.
Que eu posso fazer para substití-los?

Li um email sobre o perigo de se usar soutiens e aderi à recomendação do suposto Dr. citado no email: parei de usar.
Ele haveria inclusive dito que em caso de seios fribrocísticos o abandono do acessório por um período ininterrupto de 10 a 14 dias poderia contribuir para o fim do mal.
Mas procurei o tal termo no google e aparentemente ele não sabe nada sobre isso.
Se o google não sabe, fico pensando se existe hehehe. Você já ouviu falar desse quadro?
Fiquei curiosa para saber se eu me enquadrava no tal caso, mas acabei não achando nada sobre isso.
Anyway, me livrei o "inimigo do peito" e estou contando os dias para ver se algo muda.

E agora que li sua recomendação sobre mudar hábitos alimentares fiquei preocupada com o futuro sem sabor que me aguarda à frente hahaha.
Por favor, não me diga que carne de porco também é vilão...

Alguém na Bíblia (Pedro ou Paulo, ou o próprio Jesus, me perdoe a pouca memória) ensina que com ações de graças se deve comer qualquer tipo de alimento sem temores, mas acho que naquela época eles não tinham idéia do que hoje em dia se acrescentaria ao cultivo de alimentos e à criação de animais.
Deus nos ajude - e com certeza já ajuda através de pessoas como você.
Desde já, muito obrigada!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Ticiany, a verdade é que os cistos diminuem e desaparecem quando você passa a comer menos frango. O ideal seria você ter mais vegetais na sua alimentação e reduzir os ovos não orgânicos e os laticínios também. Frutas são inteiramente secundárias quando há bastante consumo de vegetais coloridos. É importante ter folhas verdes em todas as refeições, e um bom feijão, lentilha ou outra leguminosa pode substituir a proteína animal duas ou três vezes na semana.

O soutien só faz mal quando é muito apertado e bloqueia o fluxo de linfa. Jeans apertados também fazem mal, porque incomodam os intestinos e sufocam a periquita.

Em tempo, me desculpe a franqueza: achei bem despropositada a sua frase sobre "o futuro sem sabor" que a espera se e quando mudar seus hábitos alimentares. Antes de mudar hábitos vai ter que lutar contra seus próprios preconceitos e se abrir para o mundo de sabores que existe para além das prateleiras de queijos. Um abraço!

Ticiany disse...

Outra pergunta: a displasia mamária diagnosticada pode também ser confundida com 'larva calcificada' ou 'bolsas de fungo' como você citou acima - no sentido de que esses também causariam dores e outros sintomas semelhantes ao da mesma?

Sonia Hirsch disse...

Depende de como foi feito o diagnóstico.

LORENA CRISTINA disse...

OLA SONIA ADOREI SEU BLOG SOU TERAPEUTA ORTOMOLECULAR E PSICANALISTA,ME FORMEI RECENTE E SEI DO CORRETO MAS AINDA ESTOU TENTANDO A ME ADAPTAR A FORMA CORRETA DE SE ALIMENTAR..ADORO LEITE TOMO UNS 4 COPOS DE LEITE POR DIA E FRANGO COMO TODOS OS DIAS..E TENHO UM CISTO NO SEIO DIREITO E ELE ULTIMAMENTE TEM AUMENTADO MUIITOO ESTOU ATE PREOCUPADA TENHO 25 ANOS E JA FIZ ULTRASSONE E MAMOGRAFIA A UM TEMPO ATRAS,O RESULTADO FOI CISTO.MAS ELE AUMENTOU...COMO VI VC CITAR ANTERIORMENTE SOBRE O LEITE E EU JA HAVIA VISTO EM UM ARTIGO TAMBEM..MAS NUNCA TIVE A CORAGEM PARA RENUNCIAR O LEITE MAS PARA MEU BEM APARTIR DE AGORA NAO TOMO MAIS LEITE...ADOREI SEU TRABALHO DE ESCLARECIMENTO....MEU email é psicanalistaeterapeuta@hotmail.com ...podemos nos comunicar sempre e trocar ideias..grande abraço...

Sonia Hirsch disse...

Leite & frango, mais uns docinhos... Grande abraço, Lorena!

Fran disse...

Olá, Sonia
Gosto muito do seu blog.
Aprendo sempre muito. O que você pode me dizer a respeito do efeito da cafeína nos cistos?
Bjs
Fran

Sonia Hirsch disse...

oi, Fran, não posso dizer nada com certeza. Até porque cistos costumam estar cheios de fungos, e dependendo da alimentação da pessoa, o café pode ser o menor dos males. bjs

Fran disse...

Oi, Sonia
Grata por sua resposta.
Tenho 45 anos e tenho cistos nos seios(fibromas), já fiz várias punções para retirada de líquido. Tenho mioma também.
Minha médica diz que é descontrole hormonal.
Eu não como carne nem frango há 20 anos, mas costumo comer ovos, queijo e tomar leite.
Morava em São Paulo e há 3 meses estou morando nas montanhas no Sul de Minas e desde então tenho tomado leite que meu vizinho fornece, tirado de vaca criada em pasto sem injeções de hormônios e meu cistos voltaram. Por motivos espirituais estou fazendo uma desintoxicação por 45 dias, sem comer nada animal. Tenho tomado café puro com pão integral que faço e passo azeite extra virgem temperado. Minha alimentação tem sido com bastante frutas, folhas verdes, legumes, inclusive faço muito o suco verde.
Eu perguntei do café, pois li em outro site que o café pode provocar cistos. Neste site:
http://www.teeccino.com/caffeineeffects.aspx
Dê uma olhada, não sei a informação procede ou se é propaganda do produto.
Minha inteção é não voltar a consumir leite e derivados,por isso seu blog e seus livro tem me ajudado muito a diversificar meu cardápio.
Sabe o que me lembrei agora, eu estava tomando kefir de água, e com a confusão da mudança acabei perdendo meus grãos, pode ser isto!
Vou tentar conseguir mais grãos de kefir para melhorar minha flora intestinal.
Muito grata por este blog maravilhoso!!
Abraços,
Fran

Sonia Hirsch disse...

Oi, Fran, conhecendo você melhor, agora, acho que a cafeína pode mesmo não fazer bem. Afinal, o café é um hiper estimulante ácido e pró-inflamatório em muitos casos. Não dá pra tirar por uns tempos? E compressa de argila nos cistos, já experimentou? Abração!

Fran disse...

Olá, Sonia
Vou experimentar tirar o café por um tempo, vamos ver como meu corpo reaje.
Muito grata por sua ajuda.
Abraços
Fran

Feuu disse...

Olá estou aqui pela primeira vez,tenho 25 anos apos ter feito uma cirurgia de vizicula curgiu cistos em meus seios fui a medica fiz ultrason são muitos. A medica disse que são as variações hormonais.gostaria de saber sua opinião. eu sou nova não tenho filho, sou magra, sempre frequentei academia. não entendi o aparecimentodos sistos.ja tem tres meses.fico grata pela sua resposta.estou apavorada só de pensar em fazer outra cirurgia.

Sonia Hirsch disse...

Feuu, se você aos 25 anos já fez uma cirurgia de vesícula é porque sua alimentação não deve ser lá muito boa. Você encontra muitas dicas para comer melhor neste blog e em muitos outros. Quanto aos cistos, as dicas seriam aplicação de compressa de argila e abstinência de frango, galinha, ovos que não forem caipiras, leite, laticínios e tudo o que tiver hormônio ou análogo na produção, bem como excesso de açúcar e de farinhas. Um abraço!

feuu disse...

Olá Sonia,gostei dos toques que me deu, onde eu encontro a argila?em farmacia vende?
abraço.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Feuu, lojas de produtos naturais costumam ter, é possível que farmácias também - mas não precisa ser a argila cosmética, que é mais cara. Qualquer argila limpa serve.

Luisa disse...

Sonia, meu nome é Luisa. Desde janeiro 2011 no como mais carne, mas com isso aumentei o consumo de queijo. Nao tomo leite, nada de frango, muito peixe. E açucar... Lendo seu blog já vi que tenho muito pra mudar. Hj fui ao medico q detectou cistos nos seios ( agora ja sei o q fazer - argila e alimentacao) e cisto nos ovarios- o q faço para diminui-los?
Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Luisa, tire os queijos pra ver a diferença que faz. E os frangos que não forem caipiras. Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Sonia, meu nome é Marta e gostaria de fazer uma pergunta.No seu blog,vi que é importante deixar os laticínios, a carne de frango, açucar branco, etc.Aí eu te falo, A minha irmã sempre se alimentou de tudo que provavelmente provoca cistos, porém não tem nem cistos nem miomas.Eu não gosto de frango,não tomo leite,queijo muito de vez em quando, uso açucar mascavo,faço uso da argila, no entanto estou com vários cistos mamários, no ovário e miomas.Qual a sua opinião sobre isto.Estou cansada de tentar tratamentos naturais e nada resolver.Fiz uso da homeopatia mas tbm não resolveu.Meu geo indicou pra eu tomar progesterona por 3 meses e fazer punção.Não tomei e nem fiz a punção,acho uma agressão ao organismo.O que vc pensa sobre tudo que comentei? Obrigada.

Sonia Hirsch disse...

Marta, penso que cada um tem suas particularidades, e acho que você poderia verificar se há parasitoses envolvidas no seu processo.

Às vezes a pessoa não se cuida porque tem a imunidade boa e reage com facilidade a novas situações corporais, e o contrário é verdadeiro: a pessoa se cuida mais porque sua imunidade é mais baixa. Eu estou no segundo caso e por isso desenvolvi tanto a minha pesquisa.

E você não tem candidíase crônica? Já fez o questionario em www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf ? Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Sonia muito obrigada pela atenção que você me dispensou, respondendo meu comentário.Eu nunca havia pensado sobre parasitose e candidíase crônica.Tbm nunca achei que pudessem ter alguma relação com cistos.Quanto ao questionário, vou tentar responder hoje, quem sabe me dá uma direção. Muito obrigada, mesmo,tá.

Bárbara França disse...

Olá, bom tenho 18 anos, sou virgem, o problema é a dor que eu sinto no seio direito em apenas tocar nele, e o engraçado que é apenas nele. O que pode ser isto ?

Sonia Hirsch disse...

Pode ser uma inflamação na glândula mamária, por exemplo. Você já perguntou a algum profissional de saúde? Seria bom.

Anônimo disse...

Oi Sônia, adorei seu blog e parabéns! Olha, tenho uma dúvida sobre o uso da argila, pois li em alguns livros que existem vários tipos (branca, verde, vermelha, bege..) e gostaria de saber qual q mais indicada para combater os cistos nas mamas. Tem alguma diferença? Bjs e bom final de semana

Sonia Hirsch disse...

Não há diferença no efeito, só na cor - e no preço. Gosto muito da verde, do dr. Panizza. Um abraço!

Anônimo disse...

Oi, Sônia Hirsch, estava vendo o seu blog e lendo os comentários e estou tendo uns problemas de múltiplos cistos mamários medindo + de 3 centímetros. Não estou entendendo muito das coisas, pois tenho esse problema há mais de 10 anos e agora o líquido que sai dos cistos pela punção está viscoso e verde. Estou sem médico, atualmente, e meus seios estão todos tomados de cistos e quando eles ficam maiores começam a doer e punção com agulha fina não está sendo mais possível. Não sei o que fazer, não sei se tiro as mamas por completo, ou se deixo quieto. A mastologia pouco está fazendo paa me ajudar. O que você me diz. Mineirinha

Sonia Hirsch disse...

Mineirinha, você pode fazer as compressas de argila que já foram comentadas nesta página, veja:

"você pode fazer compressas de argila com 1 a 2 cm de altura e permanecer duas horas de cada vez. A tendência é resolver. Mas eu evitaria de todo modo consumir leite e laticínios, frangos e ovos comuns, pois os hormônios presentes sempre afetam as mulheres. (Os homens também, mas eles ainda não sabem.)"

Um abraço!

Anônimo disse...

ola sonia tenho cistos mto doloridos na mama

Érica disse...

Olá, estou lendo seu blog e, mais especificamente, comecei por este. Estou com tantas duvidas e medos, mas fiquei bem curiosa com o tratamento da argila. Assim, os meios seios doem (pontadas) e de uns tempos pra cá o bico do meu seio ficou estranho, mais o direito do que o esquerdo. Nasceu um caroço que coçava parecendo picadinha de inseto e agora ta descamando (esquerdo). Nao sai nenhum liquido, mas estou preocupada. Gostaria de saber qual a cor da argila ideal para eu sugar qualquer impureza.
Parabéns pelo blog e muito sucesso
desde já, obrigadaoooo
abraços

Sonia Hirsch disse...

Oi, Érica,argila de qualquer cor. E muita fé, muita autoestima. Um abraço!

Teresa Raquel ceara disse...

Olá Sônia, se eu usar o cataplasma do gengribe com inhame para miomas, os miomas saem pela vagina sem precisar de cirurgia?Tomei o Zoladez 10.8 que diminiu bastante e estou tomando leite de janaguba,e os miomas estão diminuindo e o volume do útero diminuiu consideravelmente no que o cataplasma pode me ajudar, é possível extrair os miomas com esse cataplasma sem precisar de cirurgia?

Sonia Hirsch disse...

Oi, Teresa Raquel, eu não imagino como o emplastro de inhame poderia funcionar nesse caso. O mioma não é uma infecção, é um tipo de tecido que cresce. Evitar leite, laticínio, frango, ovos comuns e tudo o que é produzido com hormônios, ou similares, ajuda muito. Um abraço!

Unknown disse...

ola tem como criar larvas tapuru branco dentro dos seios ? estou quase ficando louca vie uma foto de uma moça que usou sutian sujo e apareceu umstapurus saindo dos poros dos seios dela sera posivel isso vie isso na net.

Sonia Hirsch disse...

Ué, mas você não viu? Pode não ser tapuru e sim larva de mosca, ou de mosquito. Acontece muito com os bichos, especialmente na roça. Eu mesma já tive um início de berne na nuca, desapareceu depois de duas aplicações de algodão embebido em tintura de alho.

Sutiã sujo? Pode ser, a mosca pousou e deixou ovos que maturaram e liberaram larvas, que então entraram pelos poros... Mas tudo faz parte deste mundão velho e sem porteira, né? Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

Ué, mas você não viu? Pode não ser tapuru e sim larva de mosca, ou de mosquito. Acontece muito com os bichos, especialmente na roça. Eu mesma já tive um início de berne na nuca, desapareceu depois de duas aplicações de algodão embebido em tintura de alho.

Sutiã sujo? Pode ser, a mosca pousou e deixou ovos que maturaram e liberaram larvas, que então entraram pelos poros... Mas tudo faz parte deste mundão velho e sem porteira, né? Um abraço!

Marta disse...

Olá Sonia. Em 2010 postei um comentário falando sobre cistos que os tratamentos não estavam dando resultados. Vc me aconselhou a ver a questão de vermes e foi o que fiz. Tomei um vermífugo e fiz compressa de argila durante alguns dias. Para minha felicidade desapareceram os cistos mamários, porém para minha surpresa meses atrás ao apalpar o abdômen sinto uma saliência estranha que parece mexer-se. O geo cogitou a possibilidade de ser um enorme cisto no ovário. Fiz alguns exames e ele disse que o cisto é bem menor do que parece. Conclusão, penso que os cistos do seio eram realmente parasitas e migraram para o intestino. O resultado dos exames indicou um cisto tão pequeno que é incompatível com o tamanho da massa que sinto ao apalpar. Então, novamente vou tomar vermífugo e fazer argila para ver se some e se não der resultado aí sim penso no "tratamento" proposto pelo médico, retirada total. Me arrepio ´só de pensar na mutilação. O que você acha? Estou no caminho certo?
Obrigada.

Sonia Hirsch disse...

Marta, acho que você poderia consultar um dos terapeutas que costumo indicar para esse tipo de diagnóstico: Geraldo Granja, no Rio e em BH, tel 31 3458-9343, e Susana Ayres, em Brasilia e por skype, tel 61-8628-1231 . Pode ser um hóspede.

Cistos em geral são saquinhos de líquido com fungos dentro. Podem desaparecer totalmente, não vejo por que fazer a mutilação se não houver risco real - mas não posso avaliar isso. Um abraço!

Tatiana Pacheco disse...

Olá Sônia!
Gostaria de saber se quando a cor do líquido que sai de dentro do cisto é VERMELHO, pode ser um cisto maligno?

Grata.

Sonia Hirsch disse...

Não necessariamente, Tatiana, mas indica que pode ter sangue envolvido, o que sempre é um alerta para tratar com cuidado.

cristina disse...

Olá, Sonia. Tenho nódulo misto na tireóide há muito tempo. Só que, de três meses para cá, passou a incomodar. Sinto pressão forte na região da traquéia que estende-se para os lados do pescoço e para o queixo. Como faço para extinguir esse nódulo? Tem algum médico "iluminado" em São Paulo, que possa ajudar com medicina complementar e alternativa, etc?
Cristina.

Sonia Hirsch disse...

Cristina, médico iluminado em SP não conheço. Na MTC posso indicar Susana Ayres, em Brasilia e por skype, tel 61 8628-1231, e Geraldo Granja, em BH, Rio e por skype, tel 31 3077-8437.

Sei que compressas de argila, grossinhas (1 a 2 c, qualquer argila), deixadas por 2 horas no local, ajudar a reduzir os cistos. Mas tem que cuidar da alimentação também. Posso sugerir a dieta do dr Barcellos - veja em www.correcotia.com/cancer .

Adriana disse...

Olá, Sonia! Tenho uma displasia mamaria desde a adolescência e os meus seios sempre ficam doloridos na TPM. Normal... Faço sempre o auto exame e acredito estar tudo bem com os meus seios. De uns tempos pra cá começou a me incomodar uma dor nas axilas, mas parece de pelo encravado e tal... Só que apalpando vi que tem uma bolinha dolorida.que também acredito estar dolorida de tanto que apalpo para ver se cresceu ou não. Tenho horror a medicina tradicional e já decidi na minha vida , que eu não vou depender dela. Sou bastante espiritualizada, observo bastante meus sentimentos e emoções e já calmamente detectei varias "doenças" e achei a própria cura, como por exemplo, uma ansiedade cronica, que trato fazendo yoga e respirando adequadamente. Por causa da yoga, tenho mudado bastante os meus hábitos alimentares, tomo suco verde todos os dias, estou comendo bem melhor, inclusive percebi que o glutem tem um peso enorme no meu organismo, como muito peixe, principalmente salmão, leite só de soja, mas , apesar de estar caminhando para uma alimentação orgânica e natural, ainda tomo café e as vezes como carne, queijo, ovos. ... enfim.... Mas meu corpo já entendeu o poder da boa alimentação. Então acredito estar no caminho.... Sera que essa pasta de argila ajuda para a minha axila? Muito legal seu blog.... Te achei aqui, pois sempre que tenho algum sintoma vou no google pesquisar, e é triste ver que a medicina tradicional é tão careta, tão abusiva... então em seguida, sempre recorro a medicina alternativa, e estou muito curiosa com a medicina aiurvédica, que acredito se encaixar certinho com o meu estilo de vida.... Bom... A pergunta é: Será que a pasta de argila é boa para essa bolinha dolorida na axila? Grata pela atenção. Parabéns pelo blog

Sonia Hirsch disse...

Oi, Adriana, o emplastro de argila poderia sim ser bom para essa bolinha na axila. Mas não posso deixar de dizer que salmão é um péssimo alimento, com muitas toxinas devido a ser produzido em criatório e com alterações genéticas, por isso ficou barato; e que leite de soja também não é saudável, bem como leite de vaca, queijo, etc. Sugiro você dar uma olhada na dieta do dr Barcellos, que pode ajudar a limpar seu organismo sem te fazer passar fome - http://www.soniahirsch.com/2012/12/feliz-ano-novo-poderosa-dieta-do-dr.html .

Outra coisa importante: se o glúten te pesa, é bom saber se você tem vermes ou protozoários, que essa medicina tão avançada esqueceu atrás da porta. Um abraço!

DRI disse...

Sonia, obrigada pelo retorno... Mas como eu posso saber se tenho vermes ou protozoários??... Vou seguir a dieta!...

DRI disse...

Ok!!! Interessante que por ser uma dieta desintoxicante, desvermifuga, pode comer carne... (?) curioso. Eu amo comida japonesa... Posso então comer peixes , mas não o salmão... certo? E gostaria de saber sobre o arroz japones, o goham... pode na dieta?...

DRI disse...

E só mais uma pergunta... Qual a sua opinião sobre a manteiga GHEE? Nossa... estou devorando seu blog!Na hora certa, com certeza! mil vezes obrigada! :)

Sonia Hirsch disse...

Dri, sobre vermes e protozoários sugiro você dar uma olhada em www.correcotia.com/vermes e avaliar os sintomas. Os laboratórios de convênio normalmente fazem exames medíocres que não acusam nada, então é complicado, mas colocando "vermes" na caixinha de busca aqui do blog você poderá se informar melhor sobre alternativas.

A dieta do dr Barcellos não é vermífuga. Pode carne. Carne vermelha tem metionina, intoxica muito menos do que leite e derivados industrializados. Já frango, só orgânico - caríssimo. E peixes naturais, não os de criatório como salmão, tilápia, st peter.

Os indianos amam o ghee. Experimente e observe se lhe cai bem. Em mim, não cai. Prefiro óleo virgem de coco e azeite extravirgem de oliva.

Um abraço!

DRI disse...

Obrigada pela sua atenção, Sonia!!! Eu devo ter um pé na India então, rss... Adoro Ghee!!! E o oleo de coco e o azeite extra virgem, rss!!!... Abraços