segunda-feira, 19 de abril de 2010
Brasília, a cinquentona, e o trabalho de Tania Quaresma
Gosto de Brasília. Não tem mar, não tem montanha, mas tem um céu que só vendo e nasceu de um sonho que acompanhei de perto, primeiro porque minha irmã e meu cunhado foram pioneiros, depois porque minha querida amiga Tania Quaresma se mudou para lá e não saiu mais.
Tania é cineasta. Chegou, olhou aquilo e viu o que também sonhava. Quis saber como foi que tudo aconteceu. Acabou fazendo a arqueologia da construção da cidade na série de tv Os pioneiros, onde entrevistava gente chamada simplesmente Zé, Tião, Francisca, Maria. E a primeira fala deles, quase invariavelmente, era: Quando eu cheguei aqui não tinha nada, só aquela terra vermelha...
Vale a pena acessar o blog Bem Te Vi Brasília e ver os 21 filmetes de 90 segundos que resumem essa história até a inauguração da cidade. Eles também estão sendo exibidos pela TV Brasil ao longo da programação deste mês.
A série traz depoimentos do presidente Juscelino Kubitschek, do arquiteto Oscar Niemeyer, do urbanista Lúcio Costa, do artista plástico Athos Bulcão e do cinegrafista Sávio Silva, que fez as primeiras imagens de Brasília. Não falta a palavra de antigos donos das terras e de pessoas simples, a exemplo do operário Tião da Onça. Ele foi o primeiro trabalhador a chegar ao Planalto Central para a rápida construção do "Catetinho", primeira residência oficial de Juscelino, assim chamada em alusão ao Palácio do Catete, do Rio de Janeiro. Outro depoimento delicioso é o de dona Dolores, a cozinheira que trabalhava dia e noite fazendo a comida mineira do presidente.
Tania Quaresma é zen, do tipo que senta para meditar e às vezes fica assim dois meses. Ou então faz comida zen para os que estão sentados. Depois volta a filmar, editar, criar eventos que juntam o velho e o novo, a arte e a tecnologia, o popular e o erudito. Realidade e sonho andam juntos. Copio uma pérola do blog a esse respeito:
O mestre na arte da vida faz pouca distinção entre seu trabalho e seu lazer, entre sua mente e seu corpo, entre sua educação e sua recreação, entre seu amor e sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um espaço do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo o que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.
Marcadores:
Athos Bulcão,
Bem Te Vi Brasília,
Brasília,
Catetinho,
Juscelino Kubitschek,
Lucio Costa,
Os pioneiros,
Oscar Neimeyer,
Sávio Silva,
Tania Quaresma,
Tião da Onça
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nossa que maravilha esse blog, o projeto bem te vi, a sua amiga tania, e tudo que cerca esse assunto! obrigado sonia!
ResponderExcluirgrande abraço
Oi, Syl, e o blog é só a pontinha do iceberg... Abração!
ResponderExcluirOi Sônia, sou sua fã desde que te conheci em um de seus livros, "Mamãe eu quero", indicado pela nutricionista dos meus filhotes.
ResponderExcluirMoro em Brasília e concordo que céu igual não há. Adorei a indicação do blog da Tania. Beijos
A matéria sobre Tania e o projeto Ben-te-vi é deliciosa,
ResponderExcluiro ultimo paragrafo é genial.
beijo.
Oi Sônia, sou mais uma fã, dos livros, e da filosofia por trás disto tudo.
ResponderExcluirBom ouvir falar com simplicidade desta cidade e deste lindo céu...
Venha nos visitar, lançar um livro por aqui, seria uma honra!
A cidade possui um numero surpreendente de ótimos restaurantes vegetarianos, que vale a pena conhecer!
Muito legal, o blog bem te vi e o trabalho desta cineasta, ela é muito conhecida aqui.
Abraços!
Cheguei atrasada mas quero imprimir minha admiração por Sonia Hirsch e Tania Quaresma.
ResponderExcluirI love you too much
Verinha querida, que bom te ver por aqui! Um beijo! :-)
ResponderExcluirSônia querida, pra minha surpresa!Sou de Brasília, mas moro no guarujá! E que coisa, leio teu blog demais(vc deve ter percebido pleas minhas inúmeras dúvidas!!risos.Hj memso escrevi perguntando do chá pro meu filho). Mas nunca havia lido este post...e gente a Tânia era maiga do meu pai. Digo era, pq meu pai já se foi...ele era demais tbm. Diretor de teatro, criou o grupo mais antigo da cidade, este ano faz 31 e hj, sobre "tutela"da minha irmã....nosso grupo se chama ESquadrão da Vida e meu pai, Ary Pára-Raios!!!
ResponderExcluirque legal!!
obrigada por falar bem de minha cidade!Obrigada por td!
bj com amor
Ti
Oi, Ti, muita emoção aqui agora - por você ser filha do Ary Pára-Raios, grande pessoa e maravilhoso artista que também tive a alegria de conhecer, e por saber que ele se foi. Um abraço apertado, amiga!
ResponderExcluirNossa Sônia querida, como este mundo é pequeno..como este mundo é pequeno...sempre tivemso livros teus em casa, sempre admiramos teu trabalho. Mas eu não sabia que se conheciam...nossa, eu fiquei mais emocionada ainda gente..até pq dps de ser mãe me emocionar é à toa risos....mas cada vez mias, por piégas q seja, q td têm um sentido maior né? Muito obrigada por falar assim dele. Ele deixa saudade demais, amor demais e ALEGRIA demais! E hj, com a vinda de Bento, meu filho, entendo melhor, que pra algumas pessoas chegarem, outras têm que partir.
ResponderExcluirMas estamos cuidando de td q ele construiu, mesmo com todas as dificuldades q quem faz arte sabe! Quando tiver em Brasília, vá assistir o espetáculo novo! www.esquadraodavida.wordpress.com
POxa Sônia, só tenho mil abraços e beijos pra te mandar minha nova amiga tbm!
beijo,beijo,beijo!
Vou assistir sim, Ti. Beijo!
ResponderExcluirOi Sonia, meu nome é Edgard, sou filho da Marika Gidali do Ballet Stagium e estou precisando falar com a Tania Quaresma, meu email Ee edgard@stagium.com.br e meu cel é 11-99636628
ResponderExcluirMuito Obrigado!!!