domingo, 25 de abril de 2010

Mais Moringa no Arizona Wild Flowers

Lindas fotos da Moringa, com flor e tudo, nesse site que é uma viagem às flores lindas e loucas do Arizona, nos Estados Unidos: Arizona Wild Flowers. Traduzi alguns trechos e copio:

"Moringa é provavelmente a planta mais útil no mundo inteiro. Todas as partes podem ser usadas para comer. A semente é comida como um amendoim em Malaya. A raiz encorpada é usada como a raiz-forte. A folhagem se come como qualquer folhinha verde, em saladas, curries de vegetais, em conserva e como tempero.

"As folhas são moídas e usada para esfregar utensílios e limpar paredes. As sementes contêm cerca de 40% de um óleo viscoso conhecido como Ben Oil, usado nas artes e para lubrificar relógios e outros mecanismos delicados. O óleo é claro, doce e não tem cheiro. Também é comestível e útil na manufatura de perfumes e produtos para cabelos. A madeira da Moringa dá uma tinta azul. As folhas e os ramos jovens são boas para o gado. Na África, é plantada como cerca-viva. Pode ser usada para curtir o couro. 

"Os usos medicinais da Moringa são inúmeros. As flores, folhas, sementes e raízes são usados como remédios populares para tumores. As folhas são aplicadas como compressa em feridas e esfregadas nas têmporas para dor de cabeça. A casca, as folhas e as raízes são tomadas [como chá, suponho] para promover a digestão. Seu óleo não deveria ser ingerido [por quê?], mas é aplicado externamente em doenças de pele.

"Sua casca é considerada antiscórbica [mistura de antiescorbútica com antibiótica?]  e sua seiva avermelhada é às vezes usada para diarréia. As raízes são amargas, agem como tônicos do corpo e dos pulmões e são expectorantes. São levemente diuréticas e usadas como estimulante em afeccções paralizantes, epilepsia e histeria."

Essa moringa ainda vai dar o que falar.

9 comentários:

  1. Sonia, valeu por suas dicas, entrei em contato com a GRANJA PARAÍSO , vou plantar no nosso sítio, e divulgar para os vizinhos....

    ResponderExcluir
  2. Também já estou enviveirando as sementes aqui, Monica. Consta que em dois anos ela já está produzindo - e é lindinha, né?

    ResponderExcluir
  3. To doida que chegue...Existe algum cuidado especial ?

    ResponderExcluir
  4. Ás vezes a gente conhece tão pouco de uma planta não é mesmo? Quem diria que a moringa podia ter tanta utilidade. Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monica, acredito que não.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Olivia, e às vezes se vai buscar longe e de forma complicada o que está pertinho, fácil...

    ResponderExcluir
  7. A gente olha as fotos é acha q é um matinho de nada... poderosa!

    ResponderExcluir
  8. Carol, andei tomando as cápsulas de moringa e até aí tudo certo. Mas o tal do pó da folha desitradada é horrrrível! Tem textura terrosa e sabores os mais picantes e amargos. Lembra um pouco o chimarrão forte. O pior é que você bota uma colher de chá do pó em algum líquido e ele se expande, se mistura, vira um longo martírio tomar aquilo. Se é assim difícil, de que adianta fazer bem?

    ResponderExcluir
  9. Existe capsulas de Moringa Oleifera no nordeste do Brasil. Estou com muito felicidade de fornecer este produto. Richard@amoringa.com.
    www.amoringa.com.br
    https://www.youtube.com/watch?v=G59UppkvzOI

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.