quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alô alô, turma do kefir e da coalhada: Carol Daemon ensina a fazer e variar

Quem não conhece o blog da Carol não sabe o que está perdendo. Ela pesquisa, divulga, experimenta, inventa. Agora postou um passo a passo para fazer kefir e coalhada, supimpa! Tem com leite, sem leite, com rapadura, com suco de uva... Entrega em casa, Carol? ;-)

24 comentários:

  1. Para vc, queridíssima, vou até Pedro do Rio levar pessoalmente ;-)

    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia!
    Desculpe se o "caminho" estiver errado...
    Obrigada pela chance mas, quem tem vc tem tudo!
    Por favor, você poderia dar uma dica do uso do DIU mirena?
    Tenho todos os livros talvez, possa localizar algum recurso.
    Soube que as quimios, hormonios, etc são fabricados tendo como "materia prima" o lixo quimico procedente da India (baratíssimo), uma vez que eles se negam enterra-lo, exportam para o Brasil. Tive um sangramento terrível e o meu gineco (gostaria de mudar) disse-me que seria o procedimento para evitar um ca de utero.
    Estou com o DIU há 2 anos, pre- diabetica e a tireoide algo alterada. Estou pensando se devo ir ver a Suzana em Brasilia, bem rapido.
    Desculpe aí o abuso!?!
    Bjos, Mariza (do Ronaldão)

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia.
    Somos seus grandes fãs! Obrigada por compartilhar tanta coisa bonita!
    Um beijo na alma, de Minas...

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia! Conheci recentemente os seus livros e estou adorando! venho há um ano e meio mudando minha alimentação (sem açucar/refinados). lendo seus livros, vi sobre ovos e frangos caipiras. Fiquei com uma dúvida, com relação ao peixe, existe alguma coisa referente a adiçao de hormonios na sua criaçao? Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mariza, a dica é que algumas mulheres se dão bem com DIU, outras não. Acho que seria ótimo, sim, se você pudesse consultar Susana Ayres ou outro bom profissional de saúde que corrigisse seu rumo, para seu corpo poder consertar essas tendências. E recomendo fazer o questionário da candidíase crônica em http://www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf . Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Curimã, beijos de volta!

    Oi, Graciela, acho que tudo está mais ou menos contaminado hoje em dia, por uma coisa ou outra. A saída é evitar as coisas mais brabas e comer muitos vegetais e folhas orgânicos, além de beber água (pura) para desintoxicar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sonia,
    gostaria de saber algo sobre a dermatite atópica, milha filha de 2 anos está com lesões terríveis na pele o homeopata disse que seria dermatite atópica, deu um remédio pra por a alergia para fora e o negocio ficou feio viu, uma lesão enorme na dobra de cada braço, ele tbm me disse que se não por pra fora pode dar bronquite e asma, não sei mais o que pensar, pediu tbm pra não usar corticoide
    Como vou saber se é isso mesmo ou outra coisa?

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com essa visão homeopática de que a gente elimina pela pele, e também quanto a não tomar corticóide. Você pode aplicar água de aveia nos locais afetados para refrescar, ou argila, ou oleo de copaíba (experimente numa área pequena), ou pepino, ou chá de camomila, ou de artemísia - mas tem que deixar sair.

    Por outro lado, você já vermifugou sua filhota? Vermes, especialmente lombrigas, dão muito sintoma de pele. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sonia,
    Andei sumida dos comments, mas estou de volta.

    Peço licença para tb responder para a anônima.

    Acho que se o homeopata disse que é dermatite é dermatite, sim. Eles dizem que é "melhor" ter algo na pele que em órgãos mais nobres, e quando ocorre essa piora é pq a doença está saindo e depois vai melhorar.
    Mas não pode haver sofrimento nem exacerbação dos sintomas (no caso, as lesões). Tem-se que falar com o médico pra ele dizer se é pra parar o medicamento ou de repente diminuir a dose.
    Eles pedem pra não usar corticóide pq ele apenas suprime os sintomas, e não a causa; a grosso modo seria dizer que coloca a doença pra dentro de novo.

    Digo isso pq me trato há muitos anos com Homeopatia e tb tinha dermatite desde criança. Tem que ter paciência e perseverar, confiar no que o médico está dizendo e fazendo. Uma vez, tive uma piora muito grande, pelo corpo todo, o corpo coçava inteiro e eu colocava polvilho. Não sabia desses outros recursos que vc cita.

    E claro que vermifugar é sempre bom. ;)

    Abração.

    ResponderExcluir
  10. Uhu! Minha coalhada deu certo! E o tal do crème fraiche, que coisa boa, gente! Quanto tempo será que duram, Sonia?

    Mais uma coisa: fiz o kvass de beterraba, fiquei em dúvida se fermentou o suficiente. O sabor é muito bom e refrescante e a tal sensação de bem-estar aconteceu mesmo! Mas não achei o gosto ácido, nem gasoso. É assim mesmo?

    Tou virando uma mestre-cuca da culinária saudável por sua culpa! :-)

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kenia, acho que o sabor e a fermentação do kvass variam conforme as beterrabas. Nas minhas experiências, tudo era sempre diferente na 2a vez. Por isso cozinhar é uma arte muito pessoal, né? A gente vai acertando a mão... E viva a mestra-cuca saudável! ;-)

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sônia, sou de Recife. Vi sua entrevista no programa Provocações e tornei-me sua admiradora. Aqui em Recife não há doadores de kefir de leite, lamentavelmente. Se alguém de Recife puder doar, eu agradeceria. Meu e-mail é

    recifequerokefir@gmail.com


    Poderei doar para quem quiser caso eu o consiga.

    A propósito, extraí óleo de coco como vc falou e tive êxito. Tenho uma sugestão referentemente ao método utilizando o recurso da garrafa pet na geladeira. Coloquei um saco plástico culinário dentro da garrafa pet e dentro do plástico despejei o óleo para ser solidificado, antes de ir à geladeira. Quando solidificou, puxei o saco plástico sem precisar cortar a garrafa pet. O vinagre do coco sai furando o saco plástico. Limpei o óleo e estou tomando.

    Vi um vídeo em inglês ensinando fazer farinha de coco com a sobra da fibra do coco. Tenho essa fibra mas não entendi o método direito. Você saberia como fazer?

    Ana Miranda
    Beijos
    Quando é que vc vem a Recife?

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo a segunda leva do kvass, completei com água a mesma beterraba, coloquei mais uma colher de sal, mais meia xícara de soro (mas dessa vez coloquei de coalhada, da primeira foi de iogurte) e tá lá quieto pra ver se fermenta. Está vermelhíssima a mistura.

    Falo aqui depois sobre o que deu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana, não sei como fazer a farinha. Gosto de usar a polpa fresca, antes ou depois de extrair o leite. Abração!

    ResponderExcluir
  15. Ana,

    eu faço farinha de coco batendo o coco ralado no liquidificador(pode ser a polpa que sobra depois de tirar o leite, mas tem que secá-la bem, ao sol ou no forno bem baixinho). Quanto mais bater, mais fininha ela vai ficando.

    Se estiver bem fininha mesmo, você poderá substituir o leite em pó de algumas receitas com ela (eu usei em algumas e deu super certo)!

    ResponderExcluir
  16. Humpf, meu segundo kvass não deu certo, aquele que fiz completando o vidro com água nova... :-/

    Acho que não fermentou direito, criou um fungo branco-esverdeado por cima e ficou com cheiro de estragado.

    Vou em busca de novas beterrabas orgânicas hehehe (aqui é um parto conseguir encontrá-las).

    Sonia, seus livros chegam através dos correios? É que queria fazer uma encomenda e com essa greve...

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Kenia, os livros chegam a todos os lugares servidos pelos correios. Parece que as entregas estão se normalizando.

    ResponderExcluir
  18. Sônia, procurei no seu "marcadores"a palavra gastrite e fiquei triste de não ter encontrado nada a respeito, triste porque sofro de gastrite errossiva, já fiz tratamentos com antibióticos e nada!você sabe de algum tratamento alternativo? de antemão ti agradeço muitíssimo :)
    Fátima.

    ResponderExcluir
  19. Fátima, eu não me ocupo de doenças, só de promoção da saúde. Mas a dra Beatriz Guerra, médica atenta às parasitoses, costuma pesquisar a possibilidade de estrongiloides quando aparece um paciente com gastrite. O laboratório que ela indica é o do dr Helio Copelman, Rio, tel 21 2548-0648. O exame é parasitológico de fezes. Se você não costuma pensar em vermes, olhe os marcadores para ver que eu penso - e muito!

    Mais sobre vermes em http://correcotia.com/vermes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Sônia, seu blog para mim está parecendo a caixa de Pandora! Parece uma tarefa árdua mas recompensadora se alimentar bem nos dias de hoje! Duas dúvidas principais, no blog que você indica a Carol sugere uma bebida de kefir de água com rapadura, mas, rapadura entra nas dietas contra candidíase e do dr. Barcellos? Não quero mais beber leite. A outra é indicação de médico aqui em São Paulo que investigue os bichos que dão em gente. Obrigada, e parebéns!

    ResponderExcluir
  21. Ana Paula, eu sou analfabeta em kefir; quando as pessoas falam que funciona, eu simplesmente acredito nelas. Teoricamente o açúcar da rapadura se transforma em outra coisa, benéfica. Como sempre, o jeito é experimentar e observar as reações. Mas "n" outras fermentaçòes são positivas para conter a candidíase, como você pode ver aqui e no blog www.candidiaseapraga.blogspot.com .

    Médico para investigar parasitoses, não conheço em SP. Costumo indicar três outros profissionais bichólogos: Susana Ayres, em Brasilia e por skype, tel 61 8628-1231; Geraldo Granja, BH e Rio, tel 31 3458-9343; e prof. Jaime Bruning, www.jaimebruning.com.br . Os três utilizam a diagnóstico vibracional, tipo radiestesia, e tratam com chás e gotas suaves. Um abraço!

    ResponderExcluir