quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dicas da Silvia - BH: Casca de laranja? Não jogue fora!

De: Silvia - BH
Para: Deixa sair

Há anos uso as cascas das laranjas que chegam na cozinha e que ficam penduradas ou a secar em alguma parte livre da mesa.  Elas são úteis na culinária para doces e salgados e na casa em geral.

As cascas, depois de secas, são guardadas em vidros e datadas. As mais velhas uso na casa, e as fresquinhas, recém secas, na culinária.

Procuro usar laranjas sem agrotóxicos, laranjas orgãnicas.  As pulverizadas absorvem os pesticidas justamente no óleo. E as enceradas levam 5% de tiabendazol contra larvas. Antes  pedia a amigos que têm sítio, mas hoje em dia pode-se encontrar em lojas de orgânicos. É melhor lavá-las antes de utilizar para secarem bem e não mofarem; depois é que descasco-as.

Na culinária,  a casca de laranja mais conhecida é aquela casquinha com açúcar que acompanha um cafezinho, ou, mais antigo, o doce em calda de casca de laranja. Mas também tempera bolos (cortada em pedacinhos ou ralada até virar pó), acompanha o chocolate em recheios e coberturas e dá um toque em sobremesas. Gosto muito de temperar chás com um pedacinho que pego, às vezes, até  antes de completar a secagem. É indicada para o fígado no chá de boldo. Pode ser usada com banchá e chá de camomila.

A casca de laranja é também usada para temperar carnes - não é assunto deste blogue, mas é um dos seus usos que não experimentei. Também tempera o azeite de oliva e fica muito bom!

Como me acostumei a usá-la, quando descasco lima e mexerica também guardo e uso da mesma forma.

Na casa, a casca de laranja substitui aquele refil químico para o aparelhinho na tomada  que espanta pernilongos. A casca custa a queimar, por isto é indicada para acender fogo em lareiras e churrasco. Menciono isto porque  dura mais tempo no aparelhinho e ainda dá um leve aroma, bem suave, no quarto antes de dormir. Pode-se usar numa tomada junto da cabeceira porque o óleo não tem nada tóxico. Dizem que serve como repelente de formigas em acampamentos, estas mesmas cascas secas empilhadas ou agrupadas num montinho.

Outro costume que adquiri foi o de não jogar fora um limão partido até terminar de lavar a louça. Esfrego-o nas mãos no final e isso retira odores e amacia as mãos (a borra de café também serve). Neste caso, o limão é melhor que a laranja. Só o faço à noite pois o limão em contato com o sol pode manchar a pele, isto já me ocorreu e posso me esquecer de enxaguar muito bem. Cascas de laranja fervidas (pode-se acrescentar cravo) ou colocadas no forno, dizem, dão um bom aroma na cozinha. Há quem as utilize no fundo da lata de lixo para dar bom cheiro.

Ainda podem ser usadas em artesanato, um exemplo aqui  e outro aqui. Pode-se inclui-la nos sachês  que perfumam ambientes - a dupla canela e larnja já é bem conhecida.

Outras sugestões que conheço mas não experimentei:

- adicionar ao pote de açúcar mascavo para mantê-lo macio

- usar tirinhas  nos cubos de gelo dando um leve aroma quando forem usados, estas tirinhas podem ser cortadas no zester (que é um instrumento de culinária agora facilmente encontrável por aqui e vale a pena ter)

- além do que já foi dito, pode-se acrescentar as casquinhas a cremes, molhos e sopas

- pode-se preparar o óleo de laranja a partir das cascas - este óleo já é utilizado em produtos químicos convencionais e em alguns produtos de limpeza livres de petroquímica como Biowash.

Há um óleo de lima-limão da marca Ubon (Suavitrat), de Nova Friburgo, que funciona como aromatizante de ambientes. Como é puro usamos quando alguém está doente para deixar o quarto levemente perfumado. Já adicionei este óleo a sal grosso para improvisar sal de banho para relaxar e dormir melhor. 

6 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    Aprendi com uma amiga a usar como fogo de artifício. A casca seca, queima na ponta e vai soltando estrelinhas conforme queima o oléo. Fez sucesso com as crianças!bjs

    ResponderExcluir
  2. Puxa, mil e uma utilidades - e gostei de mais essa! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Sonia!

    Parece sintonia! Não é que nestes dias, me deu para não jogar as cascas das laranjas que estou comendo? Estou deixando elas secar naturalmente...

    Vou usá-las para perfumar a casa...

    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  4. A Silvia - BH é especialista em bocas dicas :-)

    ResponderExcluir
  5. Eu disse bocas? Força do hábito: são é boooas!!!

    ResponderExcluir
  6. Mmmm, que ideia boa essa de perfumar a casa com cascas e especiarias. Põe uma cachaça e um gengibre, vira quentão…

    Gosto de usar casca de mexerica para temperar lentilhas.

    ResponderExcluir