segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O melhor filtro de água é de barro e é brasileiro! - 2

 Conhecem? Claro. Quem nunca viu um filtro desse tipo no Brasil?

Pois é ele que encabeça a lista de filtros de água eficientes neste site americano chamado MetaEfficient, autodefinido como Guia das Coisas Altamente Eficientes.

Feito de barro cozido, ou terracota, filtra a água lentamente por gravidade, através de suas velas de cerâmica, enquanto mantém a água fresca. O autor do artigo diz que esse filtro remove 95% de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo, e 99% de criptosporídeos, giárdia e sedimentos. Melhor se for revestido por dentro com prata coloidal, que o mantém livre de pragas.

Na foto são os brasileiros Stéfani, disponíveis nas melhores casas do ramo e também na amazon.com . Chiquérrimos. Mas outras cerâmicas produzem filtros igualmente bons, vários com nome de santo: São João, São Paulo, Santa Ângela. O que faz a diferença é a qualidade do barro.

Outro link: http://www.metaefficient.com/water-filters/most-efficient-water-cleaner-terra-cotta-gravity-water-filter-and-cooler.html

Aqui um post sobre os melhores filtros de 2010:
http://www.metaefficient.com/water-filters/best-water-filters.html

Postado originalmente em 18/8/09, ultrapassou 200 comentários - que continuam lá - e recomeça a carreira hoje, atualizado.

28 comentários:

  1. Quase joguei o meu fora e comprei um com ímãs...

    ResponderExcluir
  2. Não troco o meu , quer dizer, troco depois de uns par de anos,por outro de barro, é claro.

    Encontrei um com 'design' algo orgânico, algo muderno:
    http://www.ceramicastefani.com.br/produtos/linea.html

    BeijOM,
    Sonia!

    ResponderExcluir
  3. É esse tipo de tecnologia de ponta que eu gosto e confio!

    ResponderExcluir
  4. Sonia, coincidência imensa, linkei essa tua postagem antiga no sábado!
    http://caroldaemon.blogspot.com/2011/11/beber-agua-pura-nao-deveria-ser-caro.html

    Beijos :-)

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe tem um, a água é muito gostosa! O único defeito é ocupar um baita espaço.
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Orlando Mindêlo07/11/2011, 17:18

    Em 1977, fiz um trabalho na conclusão do curso de design na UFPE, com um projeto de filtro de cerâmica. Pesquisei filtros e respectivos materiais (cerãmica, louça, acrílico)e conclui pelo barro como o que mantinha a melhor temperatura da água(as velas de filtração eram iguais). A partir daí fiz um projeto fazendo uma releitura modelo tradicional (que é igual até hoje). Infelizmente não tenho mais uma cópia do modelo, e o original ficou na UFPE. Bom saber disto.

    ResponderExcluir
  7. O meu está aqui!!!!!
    Eu adoro!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sonia, comprei esta semana um filtro de barro, mas tenho duvida se devo colocar nele agua fervida ou da torneira mesmo. E agua mineral? Pode, mesmo sem ser necessario, ser colocada no filtro de barro? Me ajude, querida Sonia, a saber usar meu filtro de barro. Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Se ele tem vela, é só por água da bica.

    Atenção: Filtro de barro não tem acesso à internet nem entrada USB!
    =)

    ResponderExcluir
  10. Realmente Sônia, aquele post rendeu e li quase todos os comentários, porque tinham muitas opiniões de quem possuía o filtro, de quem já teve, de quem não tinha e vc dava dicas.

    Gerou uma discussão legal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. É hoje? Largo do Machado? Demorou?
    =)

    ResponderExcluir
  12. 5a feira | 10 de novembro | 18:30 DEIXA SAIR

    Desintoxicar na primavera | sintomas de intoxicação em vários níveis | limpeza intestinal diária como seguro de saúde

    ResponderExcluir
  13. Foi ótima a palestra de ontem.

    Dá ânimo de fazer as coisas, bacana mesmo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Uma ocasião presenteei um amigo americano com um Filtro de barro, ele me agradece até hoje...

    ResponderExcluir
  15. Oi Sonia tudo bem? Gostaria muito da sua opinião: Estou 30 kg acima do meu peso ideal (por uma série de fatores: depressão, relaxo msm, alimentação péssima...) Consegui emagrecer esses meses para trás 7 kg com a malfadada dieta das proteinas, estou supre feliz com emagrecer e as roupas começarem a cair melhor...Só q em compensação minha alimentação tá uma droga... Sou distímica, já tenho um pézinho na depressão, (fiz seu questionário e acoisa não tá mesmo boa rs...) com essa alimentação tenho ficado de BODE kkk o dia todo fora q nao consigo fazer lanches, já q os alimentos são ruins de carregar e tudo... A minha dúvida é: partindo para uma alimentação saudavel e sutentavel q vi mts exemplos no seu site e livros e no site da Carol, eu não corro o risco de engordar novamente? pelo menos no começo,já que vou voltar a comer carboidratos? O que voce me sugere pra começar? Talvez um vermífugo de amplo espectro... Ah esqueci de dizer q sou louca por COMIDA, acho q nem precisava rs Tenho compulsão por tudo rs principalmente por grandes porções, daí meu medo, comer muito, mesmo q seja comida saudavel e engordar... Sonia desculpe a mensagem gigante! Mas, confio mt no seu trabalho e opinião! Muito obrigada!!! Ana

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana, minha sugestão é você procurar um(a) profissional para ajudar você, e tomar juízo em relação à quantidade. Comer pouco sempre é melhor, desde que o que está no prato seja de boa qualidade e adequado à sua constituição. Um vermífugo pode ajudar muito na redução da compulsão, mas você também precisar mobilizar a sua força de vontade a seu favor. Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sonia! Muito obrigada pela sua ajuda! E "puxão de orelha" também risos Tava precisando... Vou procurar um profissional sim, estou procurando me cuidar e me amar mais! Vou providenciar o vermífugo e ja comecei a mudar a alimentação, retirei os refinados, estou dando prioridade aos integrais, vou retirar os derivados animais, pelo menos por um tempo e principalmente colocar a cabeça no lugar... Adorei sua entrevista no Provocações, já fiz a família inteira assistir! Muito orbigada!!! Um abraço e muita luz sempre!!! :D Ana

    ResponderExcluir
  18. Ângela Souza23/11/2011, 01:20

    Oi, Sonia!

    Por incrível que pareça, não encontro filtro de barro aqui em Florianópolis.
    Já percorri vários lugares e nada.
    Se alguém morar em Florianópolis e souber onde encontro, ficarei muito grata.

    Faz tempo meu filtro, espatifou-se no chão... então comecei comprar "água mineral", mas já havia tempo q não estava confiando muito nestas águas... agora lendo o blog, tive a certeza que nada melhor que uma aguinha filtrada num bom filtro de barro.

    Abraços,
    Ângela Souza

    ResponderExcluir
  19. querida sonia!!!
    minha grande dúvida é sobre o revestimento de prata coloidal no filtro e não somente na vela.
    consultei um vendedor da Stefani que disse não fabricarem mais o filtro inteiro de barro com este revestimento mas ele é recomendado em outros paises e a fábrica exporta mas não vende nacionalmente.....
    adoraria ouvir sua opinião...será que somente na vela é suficiente?
    o filtro com parte superior de plastico possue o revestimento interno na parte de baixo mas gostaria de comprar o inteiro de barro.....
    um grande abraço!!! obrigada.
    Alessandra Paola

    ResponderExcluir
  20. Alessandra, mas se não fabricam mais... Já ouviu dizer que o ótimo é inimigo do bom? Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. O Acqua Junior q tem aqui casa, q eu li conhecidentemente o rotulo hj, elimina 75% do Cloro
    É bem mais caro em comparação com o de barro, a manutenção e concerto então nem se fala.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Vik, falando em preços: comprei um São João legítimo, da Stéfani, de 8 litros e 2 velas, por 135 reais. Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Difícil é encontrar os filtros da Stéfani! Encontrei um inteiro de barro no Extra, mas de outra marca.

    ResponderExcluir
  24. Falando em água, esse é um projeto super bacana que possibilita filtrar a água com um canudo. Com 10 dólares é possível financiar um. :)

    http://www.waterislife.com/index.php

    ResponderExcluir
  25. Sonia Hirsch: Claro que se fabrica!

    Ãngela Souza: Há anos tem, em Floripa, uma lojinha ao lado da base da polícia no Largo da Alfândega que vende objetos de barro, incluindo uma boa variedade de filtros.
    As velas vc pode encontrar lá e na Milium (e possivelmente em mais lugares).

    ResponderExcluir
  26. Vc acha em mercados grandes, e também em casas de ferragens (não de materiais de construção; aquelas que vendem tudo quanto é tipo de tralhas). A São João e a Stéfani hj em dia são uma só, e a qualidade da cerâmica é melhor qua outras marcas, o que é visível examinando por dentro. São um pouco mais caras, 80 reais a nº4, para 5 litros. Atenção para as velas; algumas são só de argila; outras contém carvão ativado dentro, o que contribui para retirada do cloro. A prata coloidal é bactericida, mas não se usa mais, portanto atenção, a água, mesmo filtrada, deve vir de rede tratada ou de uma fonte não contaminada. Água da Billings não serve. As velas devem ser trocadas a cada seis meses, de vez em quando escovadas com uma escova só para esse fim e água apenas. A talha deve ser lavada se começar a acumular limo, com água apenas.

    ResponderExcluir
  27. É uma pena não poder colocar foto aqui, Sônia.
    Me deram umas pedras de dolomita para elevar o ph da água. E acabei fazendo o teste do ph com vermelho de fenol, sem as pedras.
    Água da torneira ph 7.2
    Água do filtro de barro 8.2.

    Não precisa colocar pedra de dolomita na filtro de barro. O próprio filtro já eleva o ph.

    ResponderExcluir