terça-feira, 18 de agosto de 2009

Água de torneira, lado B: Como remover as toxinas?

Fiquei horas lendo sobre flúor e cloro na rede. Ambos são tóxicos, em si ou por seus subprodutos. São questões cabeludíssimas. Procurando saber de filtros, encontrei um site ótimo que procura coisas realmente eficientes, recomendo a visita. Numa das páginas sobre filtros achei um resumo do nó, que traduzo.

Existem seis tipos de contaminantes para remover da água fornecida pela prefeitura:

1. cloro e cloraminas
2. compostos orgânicos voláteis (pesticidas, herbicidas etc)
3. metais pesados (chumbo, mercúrio, alumínio, cádmio, cromo, cobre)
4. bactérias, protozoários e outros bichos, ou seus cistos
5. sedimentos em geral
6. flúor

Em termos de saúde pessoal, diz o site, o cloro e os compostos orgânicos voláteis são os contaminantes mais tóxicos presentes nas águas tratadas.

::

O flúor, que se pensa ser apenas benéfico, já que está na água e nas pastas de dentes, parece que não é. Leia o rótulo das pastas: não ingerir. Nessa que resolve 12 problemas bucais, sabem qual é a dose recomendada para crianças abaixo de 6 anos? Uma gota. Onde eu vi? Nas letrinhas miúdas, ora essa.

O dentista e sanitarista Dr. Bill Osmunson diz que um copo de água fluorada tem a mesma quantidade de flúor que o FDA classifica como droga, recomenda não engolir e alerta para procurar o Centro de Envenamento por Drogas se isso acontecer. E é água de beber?

Quem quiser se aprofundar no assunto pode ler a argumentação dele na entrevista intitulada Quando é que a fluoração da sua água será enfim considerada criminosa? Em inglês, óbvio.

27 comentários:

Isabel Monteiro disse...

Oi, Sonia! Já ouviu falar do filtro de osmose reversa? Parece que ele realmente elimina o flúor. Mas será que não elimina também os minerais benéficos? A água ficaria "estéril"?

Sonia Hirsch disse...

Oi, Isabel, já ouvi falar sim, muita gente diz que é o melhor, mas eu não tive vontade de experimentar. Sou do filtro de barro por simpatia e afinidade. E acabo de encontrar o brasileiríssimo filtro de barro Stefani, de 2 andares, com vela de cerâmica, entre os melhores do site www.metaefficient.com, na página dos water-filters, não estou conseguindo colar a URL aqui.

Quanto à osmose reversa, melhor uma água estéril do que cheia de flúor...

Vamos chafurdar mais nessa laminha boa, que esse assunto é dos bons! Abração!

Mariana disse...

Sonia, não conhecia teu blog, uma grata surpresa, adorei! Tenho um também, escrito aqui do Acre, embora esteja numa fase menos frequente. Abraço Mariana (www.aflora.blogspot.com)

Anônimo disse...

Olá Sônia,

Interessante seu assunto, sou do ramo e trabalho para uma industria fabricate de filtros e purificdaores de água. Quanto a água de osmose, ela é livre de tudo, inclusive dos sais minerais que nosso corpo necessita. Esse tipo de água é utilizada para soros, remédios e outras substancia que necessitam de água ultra pura para não alterar a formulação do remédio. Gostaria dedeixar minha dica para os internautas. Para se ter uma água de boa qualidade na sua casa, precisamos primeiro cuidar da qualidade na entrada da caixa d'água, pois não adianta ter o melhor filtro ou purificador na Cozinha se a qualidade da água da caixa estiver a desejar. Lavar a caixa d'água a cada 6 meses não é uma tarefa fácil para todos e nem sempre te garante a mesma qualidade no intervalo da limpeza. Casa casa deve ter filtro para ponto de entrada, mais conhecidos como Filtro para Caixa d'água que reduzem da água as particulas sólidas mantendo a água limpa por mais tempo. Esses filtros POE~como caracteristica não reduzem o cloro que é essencial par manter a água potável e inibir que bacterias se proliferem na água parada.
Feito isso no ponto de uso dentro da casa( Cozinha, banheiro e até chuveiro) se utiliza filtros de barro, Filtro por pressão com carvão ativado ou purificadores de água.
Outra dica, pesquisem sobre o carvão ativado e descubram o que ele adsorve da água e até mesmo do ar.

Abraços,


Alex Alves
alexalves_rio@yahoo.com.br

Sonia Hirsch disse...

Oba, Alex, mais informações valiosas! Vamos nos aprofundar no assunto, pode deixar. Abração!

Anônimo disse...

Anonimo

Oi, Sonia, gostaria de uma orientação sua, pois tenho certeza que tornou-se uma profissional nessa area. Minha filha mora na Bahia e agua de consumo lá é horrivel, não é tratada. Pergunto: se eu colocar um filtro na entrada de agua da caixa,( peço tb informar-me que tipo de cloro adicionar na agua) usar fltro tradicional (de barro) , poderiamos tomar desta agua ? Ficaria muito agradecido se voce fizesse esta gde gentileza. Obrigado.
Geraldo Miguel de Campos-Assis-sp
geraldinhocampos@ibest.com.br.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Geraldo, não sou nem um pouco especialista e toda a informação que tenho já está aqui no blog. Mas você acha muita orientação no Google a respeito de sistemas para tratamento de água. Um abraço - e boa sorte nessa empreitada, que vale a pena!

Anônimo disse...

OLA SONIA...
GOSTARIA DE SABER ... SE A SOPA SUGERIDA PELO DEIXA SAIR PODE SER FEITA COM ARROZ INTEGRAL... MESMO PARA QUEM SOFRE COM A CANDIDIASE?
OBRIGADA.

Sonia Hirsch disse...

Oi, amiga, a candidíase vive de carboidratos como o arroz integral, de modo que é preferível fazer a sopa sem ele. Ou com bem pouco.

Rute disse...

Oi Sonia, tu conheces o filtro para aquários e piscinas UV C? “O equipamento combate todos os tipos de micro-organismos presentes na piscina, como o Cryptosporidium e também a Giárdia, que é outro protozoário resistente ao cloro. O UVC é o único método de descontaminação de água de piscinas que reduz a aplicação de processos químicos".Penso em instalar um exterilizador UV C na minha caixa d'água. O que achas?

Sonia Hirsch disse...

Oi, Rute, não entendo disso...

Tricell disse...

ola sonia gostei do seu blog vou ver o que faço aqui em casa quero me livrar do fluor e das quimicas altamente toxicas com essa sua ajuda vou melhorar minha saude so não sei o filtro que compro para a caixa de agua e da cozinha tambem pois n sei qual tira o fluor e as outras toxinas que o governo posta na agua para matar agente aos poucos

Anônimo disse...

Andei fazendo pesquisa sobre ESPONJA VEGETAL e descobri que é um ótimo adsorvente de algumas substâncias. Vale por algumas "buchas" dentro do seu filtro de barro e agitar*

Do pouco que li, parece que a "bucha" retira até paracetamol da água! Aproveito para tocar no assunto de DESCARTE de REMÉDIOS, que polui igualmente nossas águas! Os mais comuns são aspirina/paracetamol e PÍLULA!!! Água com hormônio? Não obrigada...

Sonia Hirsch disse...

Oi, Tricell, todos os filtros para colocar na entrada de água da casa têm elementos filtrantes que devem ser trocados periodicamente, e a variedade é enorme. A escolha depende muito das suas instalações. Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

...fora os hormônios que chegam à agua via urina, né, Anônimo? :-(

Anônimo disse...

Oi Sônia preciso saber se aqueles filtros de torneiras funcionam mesmo, pois não consigo entender como a água pode ser filtrada de forma tão rápida pela aquela vela.Obrigada

Sonia Hirsch disse...

Ah, também não consigo! Um abraço!

Chico Santoro disse...

então como posso beber uma água limpa??

Yago disse...

A quantidade recomendada de Fluoreto de Sódio pra cada um é 0,8 ppm, na pasta de dente colgate tem 1450 ppm. Eu engolie quando era pequeno. Não sei como não morri. Acho que porque era pasta pra criança, com menos ou sem flúor.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Yago, 0,8 ppm de fluoreto de sódio para um litro de água?

Vinícius disse...

Olá, Sonia!
Que ótima publicação. Parabéns!
Tenho um probleminha acontecendo aqui no meu filtro de barro. Será que você saberia como me ajudar?
É que estão se formando pedrinhas pretas bem pequenas no fundo do da água já filtrada. Será que é a vela que está velha?
Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Vinícius, podem ser os pedacinhos de carvão da própria vela. Recomenda-se trocar a cada 6 meses. Um abraço!

César disse...

Cara Sônia, sempre me lembro de uma frase que creio ser sua:" a saude é subversiva" essa frase diz tudo, saude destroí o sistema econômico por uma razão simples, quem tem saude pensa!!
Alias, tem uma frase que eu uso que desmascara a venalidade do sistema de saude: Pessoas saudáveis não vão a médico (eu não sei o que é isso há mais de 25 anos) logo se dependesse de mim, os médicos estariam mortos de inanição!!
Assim pergunto, qual a razão do médico curar se vai perder o paciente.
Assim faço a analogia com relação ao estado que coloca fluor, cloro e outras imundicies na água. Se o povo for saudável vai perceber que o estado é criminoso, assim faz-se necessário envenenar o povo, ou ser extintos pelo povo.
Essa é a razão do envenenamento das águas.
Ademais fluor amansa, faz o cérebro embotar e dessa forma garante não só acéfalos imbbbecilizados mas também garante que tais acéfalos serão mansos.
Já notastes como no brasil o povo aceita tudo?

Um prato cheio para um estado venal!!

Anônimo disse...

Tentei postar isso em outro lugar, mas não aceitava comentários lá, então. Sou sua fã e tenho diversos livros. Não consigo por em prática muita coisa por falta de hHábito, mas vou tentando.
Hoje é a primeira vez que me comunico com vc e tenho uma dúvida que talvez possa solucionar.

Tenho filtro de barro, mas tenho feito muitas busca na interne, inclusive no site do INMETRO de quem aguardo respostas.

Sei que o cloro é um de nossos inimigos dentre outros, fluor, etc. Tenho pesquisado muito, o que não dá para resumir aqui. Vi que o antigo filtro de barro com recipiente revestido em prata coloidal tem sido um grande indicado.
Mas há aquela dúvida sobre a alcalinização da água que persiste: realmente é necessário que bebamos uma água de 8,5 ou 9,5 ph para que nosso organismo funcione melhor, ou só eliminando as partículas de metais pesados e outras já podemos viver tranquilos? Sei que podemos alcalinizar nosso corpo pelos alimentos.
Mas existem propagandas mil, hoje, como, por exemplo, a do filtro "acqua life" que promete essa alcalinização da água e diz que ela é desejada e saudável. É fato? É necessário uma água alcalina para a saúde? O que a tensão superficial da água teria a ver com nossa saúde em ingeri-la?

Algumas pessoas tb veiculam por aí que há substâncias (exemplo: iodo) que podem desintoxicar os alimentos dos agrotóxicos, mas isso é mesmo possível? Não acredito. Ou somente um alimento orgânico pode nos possibilitar pureza na ingestão?

Sou professora de língua portuguesa, por isso, como leio bastante sobre outras áreas, consigo entender um pouco das coisas, porém sozinha, fica meio difícil. Além do mais, os “sabe-tudo” de plantão sempre dão as suas pitacas (erradas ou não), rs.
Preciso da ajuda de quem entende.
Grata, Janice

Sonia Hirsch disse...

Oi, Janice, de fato há muita informação e muito marketing por aí. Eu não fico procurando muito: uso o filtro de barro desde que nasci e nunca me achei mal servida. Gosto das tradições e gosto das coisas simples. Sinto não poder ajudar a esclarecer suas dúvidas. Um abraço!

Anônimo disse...

ok, thanks.
Janice.

Dk F disse...

Olá, estava vendo algumas marcas de vela de filtro de barro e elas diziam preservar o flúor para nossa "saúde bocal". Alguém sabe alguma marca de vela em que se tenha certeza que ela filtre o flúor?