quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Água fluorada: Outro logro brutal

Traduzo lá do mercola.com, que costuma resumir bem esse tipo de informação.

Você sabia que quase todos os europeus adicionavam flúor a seus reservatórios de água? E que a maioria parou depois de estudar o assunto com mais cuidado?

Fluorar a água potável em nome da saúde dentária é um logro de proporções colossais. Começando por uma verdade simples - a de que a forma natural do flúor (fosfato de cálcio orgânico) é parte da composição dos dentes - foi montado um discurso capaz de convencer todo mundo de que beber compostos químicos tóxicos de flúor, sobras poluentes de processos industriais, seria bom para os dentes do povão.

Nada poderia estar mais longe da verdade. O flúor de fato é um veneno sistêmico que:

. inativa 62 enzimas diferentes
. aumenta a absorção de chumbo
. acelera o envelhecimento
. aumenta a incidência de câncer e o crescimento de tumores
. estressa o sistema imunológico
. diminui a função da tiróide
. causa danos genéticos
. interfere com enzimas reparadoras do DNA
. aumenta a artrite
. reduz o QI e atrapalha os processo de aprendizagem e memória

Segundo o site, além da água potável, outras fontes de flúor incluem:

. drogas farmacêuticas contendo fluorophenil
. pasta de dente e líquidos anti-sépticos para bochechos
. comidas e bebidas feitas com água fluorada
. carne mecanicamente separada (CMS)(argh)
. resíduos de pesticidas na comida
. fórmulas à base de soja para bebês (argh)
. chá instantâneo

Filtro que elimine o flúor? Parece que só o de osmose reversa. Ou não?

32 comentários:

  1. Ola Sonia,ta demorando pra voltar ao Jô...
    Quanto ao flúor na agua andei dando uma pesquisada e vi que um meio barato de retirar fluor,residuos de cloro e o resto de porcarias, é o metodo de destilação,deixando a agua até 99,9% pura.A agua perde seus sais minerais e oxigenio.Os sais minerais são facilmente compensados pela alimentação e o para repor o oxigênio basta o método indiano de trocar o liquido de jarra para jarra algumas vezes.Já utilizo essa agua a meses e sinto seus beneficios.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Wagner, bom dia! Mas como é que você destila? Abração! :-)

    ResponderExcluir
  3. Ola Sonia.Eu mesmo fiz o meu "homedestilatortabajara"com um custo baixo e que funciona.Usei panela de pressão,serpentina de cobre e galão de agua mineral.Agora vou construir um mais profissional,pois qdo recomendo o uso de agua destilada para meus clientes ouço que não conseguem compra-la,só achando agua de bateria,que não é para consumo humano.Se quiser va ao youtube,digite na procura,"destilador casero" e vera em espanhol
    a "gambiarra".Se não acharem é só irem ao meu canal no youtube digitando "kuemp" na pesquisa de canais.Vou coloca-lo nos meus favoritos.
    Espero que goste.Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, Wagner! Parabéns pela criatividade! :-)

    ResponderExcluir
  5. Sonia,

    mais uma fabulosa "pesquisada". Valeu.

    Bem, más notícias para os nadadores indoors de inverno. Aquela água clorada nunca foi a minha preferência, mas agora com a piscina aquecida...

    O filtro de barro tinha o seu lugar de charme na cozinha da minha velha casa não tão velha. Ele, e os bichos-de-pé - que, depois de quase 20 anos de intervalo, resolveram me visitar novamente, estes dias, não sei como. Além de fresquinha, a água parecia ser boa, especialmente pelo fato que a água era de cisterna, tinha que ser puxada de motorzinho do fundo da terra, coisa que ainda se vê por aqui, em alguns lugares. Tem vezes que, em visita na casa do meu pai, eu tomo banho e consigo sentir na hora a diferença na água do chuveiro.

    Em casa resolvemos apelar para a água mineral de bombona, depositando nossa confiança nela. Mas, pelo visto...

    Então, Sonia, tenho uma perguntinha boba para você: o gato aqui de casa praticamente não bebe água, para nosso pequeno desespero, pois tudo indica que ele está com aqueles probleminhas renais comuns em gatos de cinco anos castrados. Nem torneira, e de vez em quando a água quentinha que sobra no box do chuveiro. Só de vez em quando. Tentei até dar água mineral pra ele. Será que ele não gosta da nossa água, ou é um híbrido de camelo?

    Abraços e me despeço de tão prolixo comment

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lucas, o gato não estaria bebendo água em outro lugar sem vocês verem? Na privada, por ex, no tanque... Bom, deixo meus votos de que ele não tenha qualquer problema renal! Abraços e ronrons =^^=

    ResponderExcluir
  7. Dona Sonia,

    no seu livro sobre "bicho que dá em gente" você menciona a Dra. Hulda Clark como fonte para uma informação de que Fasciolopsis buski causaria cancer. Sugiro olhar o link http://www.quackwatch.org/01QuackeryRelatedTopics/Cancer/clark.html

    ResponderExcluir
  8. Se é contra ela, não vou nem olhar. Já li muitas acusações. Para o establishment do câncer a dra Hulda é uma charlatã, já foi presa e processada, etc.

    Se você quer a minha opinião, eu dou com o maior prazer. Acho que ela é muito exagerada nas afirmações e mesmo naquele tratamento que relato no Almanaque. Mas está coberta de razão quando diz que temos dois problemas reais de saúde: toxinas e parasitas.

    Aliás, o dr Barcellos diz praticamente a mesma coisa no livro A dieta do dr Barcellos contra o câncer (e todas as alergias).

    ResponderExcluir
  9. Oi Sonia!

    Muito interessantes, essas informacoes sobre a da nossa agua. Ah, e que saudades do filtro de barro…Aqui em casa uso um filtro acoplado a torneira, mas dah pra comprar a de osmose reversa nos supermercados. O chato eh que a agua fica armazenada em galoes de plastico.

    Concordo com o comentario da leitora sobre os sobressaltos da vida moderna. A noticia do cloro eh pessima pra mim, jah que faco hidro em piscina coberta. Pena, a intencao era me manter saudavel sem estourar meu joelho fraco, mas no fim eh melhor saber dos riscos e encontrar solucoes.

    No Japao o fluor nao eh adicionado a agua, mas jah cansei de ouvir colegas americanas e europeias criticarem isso e estocarem suplementos de fluor (!) antes de virem pra ca. Engracado que lembrei de um amigo do Tennesse me contando que quando ele era garoto lah algumas criancas das comunidades negras usavam um tal de “chew stick”, e nao tinham caries.

    Ah, se voce ainda esta procurando cantis, esse site pode te dar umas ideias:

    http://www.kleankanteen.com/

    Abracos e obrigada pelas otimas postagens!

    P.S.: Outro dia descobri que existe ateh manteiga de soja. (0 _ 0)

    ResponderExcluir
  10. Opa, quis dizer "essas informacoes sobre a qualidade da nossa agua". Puxa vida, apaguei sem querer justo a "qualidade"! rs

    ResponderExcluir
  11. Alô Dora, presença do Japão no nosso blog! Tudo bem?

    Bom, encerrei por enquanto o ciclo de postagens do mau humor, aquelas que são necessárias mas deixam o coração fraco. Olhando bem, a toda hora aparece um assunto negativo que pode ser comentado, denunciado,apedrejado... Mas e o coração?

    Adorei o Kanteen, vou dar um jeito de conseguir um de 27 oz para levar no carro. Valeuzão, como se diz por aqui! E abração, pra rimar! :D

    ResponderExcluir
  12. estou aterrorizada! meu filho mora em são paulo e bebe água da torneira! acho q vou comprar um filtro de barro e mandar entregar na casa dele!obrigada sonia!

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se o filtro de barro elimina o fluor da agua.....estamos com problema de excesso de fluor em Ribeirão Preto-SP e tenho um filho de 04 anos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gilberta, você pode experimentar o filtro de osmose reversa, como está dito no post, e contar pra nós se de fato eliminou.

    E não se esjqueça de reclamar na Prefeitura, na Secretaria de Saúde, na Vigilância Sanitária...

    ResponderExcluir
  15. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O CLORO E O FLUOR

    ResponderExcluir
  16. O cloro é um elemento químico útil principalmente de duas formas: como alvejante de tecidos e papeis e como desinfetante, muito usado no tratamento da água, para matar micróbios.

    O flúor é outro elemento químico, que dizem, mas não provam, ser bom para não termos cáries nos dentes.

    ResponderExcluir
  17. Se evitasse cárie eu nao teria que ir no dentista nunca na vida

    ResponderExcluir
  18. Olá Sônia! Acredito que houve um equívoco na discussão acima sobre o flúor na água. Uma das evidências científicas mais fortes que temos hoje na área de saúde bucal é a eficácia do flúor na prevenção da cárie dentária. Já é bem sabido que o flúor não é um componente do dente, mas auxilia no processo de remineralização dele quando sofre o ataque ácido produzido por bactérias no ambiente bucal. Não é possível alcançar nível zero de cárie apenas com a fluoretação da água, pois a cárie é uma doença de origem multifatorial, mas a fluoretação das águas de abastecimento público é reponsável por cerca de 60% da prevenção desta doença. É um método seguro, barato e de grande alcance populacional. Seria uma grande irresponsabilidade combater o método que foi considerado pela agência americana Center for Disease Control and Prevention como uma das 10 maiores conquistas em saúde pública do século XX sem ao menos conhecê-lo a fundo antes de criticá-lo. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lívia, pode até ser que o flúor tenha ajudado a saúde bucal, embora sempre se veja que é mais a higiene do que o produto que fazem efeito. Mas isso não justifica adulterar a água potável com algo de que o resto do organismo não precisa - e que, como o cloro, também presente na água para desinfetá-la, pode prejudicar a absorção de iodo e afetar a tiróide, levando as vítimas a tomarem hormônios pelo resto da vida.

    A pesquisadora Monica Lacombe Camargo liberou na rede um livro inteiro a esse respeito, o Dossiê Flúor - http://www.difusaoautoecologia.com/livro/dossie_fluor.htm .

    Talvez você queira dar uma olhada para ver que o CDC não está tão bem assim na foto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Ops, errei: o livro não está liberado, mas vale o que custa. Saúde não tem preço.

    ResponderExcluir
  21. Recebi essa petição para o fim da fluoretação compulsória da água pótavel. Acho que vale a pena dar uma olhada.

    Abraços!

    http://www.avaaz.org/po/petition/Retirada_da_adicao_de_fluor_na_agua_tratada/?

    ResponderExcluir
  22. Kenia, considero importantíssima essa petição. O problema é que, sem campanha de esclarecimento, a maior parte das pessoas, incluindo dentistas, acha que flúor é bom. Nunca sai no jornal a questão do flúor, que dirá na tv. A Mônica Lacombe Camargo tem um Dossiê Flúor que ia liberar na internet, vou ver a quantas anda e dou notícias. Sem dúvida merece virar post. Abração!

    ResponderExcluir
  23. Sergio POA/RS01/11/2012, 22:08

    http://www.biowatersystem.com.br/purificador-como-funciona.aspI


    OI, pesquisei e esse me parece ser um dos melhores purificadores, considerando-se a agua destilada como uma boa opçao.
    Alguém tem algo a dizer contra ela?
    Tb estou na corrida da agua pura!

    Obrigadão Sonia H., por tudo q estás fazendo, e já fizestes por 'nosotros' - leigos e lerdos.
    Sou teu fã ha uns bons 20 e poucos anos!

    ResponderExcluir
  24. https://www.youtube.com/watch?v=78ZTSbNErJI
    esse medico e cardiologista e nutrolo nome dele Lair ribeiro. vejo os videos dele. muito interessante. ele fala que o filtro osmose reversa e um veneno para ser humano.
    ele fala tembem sobre alimentação e outras mais.

    ResponderExcluir
  25. Acho que vocês vão ficar horrorizados de ver esse vídeo sobre o flúor na água. Lixo tóxico para o povo beber!
    http://www.youtube.com/watch?v=_1uVcy15PXc

    ResponderExcluir
  26. O dr. Lair Ribeiro é interessante, mas parece que ele faz propaganda de alguma coisa, não ensina como fazer a água alcalina e bota defeito em quem diz ter feito algo que não é o que ele faz propaganda. E aí?

    ResponderExcluir
  27. Na casa do meu filho ele acrescenta folhinhas de manjericão santo ou tulsi - 75 mg por 100 ml de água, ou 750 mg por cada litro dágua. Deixa por 8 horas e fica sem flúor. Este foi o resultado encontrado por estudiosos da Índia. Veja no link abaixo em português, além de outros em inglês: http://noticias-alternativas.blogspot.com.br/2013/04/manjericao-santo-remove-fluor-da-agua-e.html

    ResponderExcluir
  28. Oi Sônia, já ouviu falar do filtro Aok?
    É possível testarmos em casa a quantidade de cloro e flúor na água?
    Abraços,
    Marina

    ResponderExcluir
  29. Link filtro aok que achei:
    http://www.aguaalcalinaionizada.com.br/modelo-aok-909/

    ResponderExcluir
  30. Marina, não conheço esse filtro. Nem sei sobre testes químicos. Escolhi morar na roça e uso água de nascente ou poço em filtro de barro.

    ResponderExcluir
  31. evite metais pesados,vacinas,alopáticos,industrializados ácidos nocivos colestericos virosos cancerigenos comocarnes-leite-ovos-suas proteinas,calcio-ferro-b12-etc nem são absorvidos só produzem toxinas veja realidade http://veganos.org.br http://vone333.no.comunidades.net

    ResponderExcluir
  32. https://www.youtube.com/watch?v=mTzpePHPmpM
    VIDEO INTERNACIONAL, TRADUZIDO. SOBRE AGUA FLUORETADA.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.