segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Quem é o dono das águas? Nova York responde

"Désolé, Perrier! O governador David Paterson decretou no mês passado que todas as repartições públicas do estado de Nova York se armem de bebedouros. Ele quer expulsar as garrafas de água, pois elas gastam dinheiro público com um produto industrial que, a rigor, ninguém fabrica. Em maio do ano que vem, ficarão definitivamente proibidas de comprá-las."

Assim começa a matéria de Marcos Sá Corrêa na Piauí 33 (já estamos na 35 mas só li a 33 agora). Segue contando que Michael Bloomberg, prefeito da cidade de Nova York, também baniu as garrafas plásticas de água da prefeitura, economizando o custo de 6 mil garrafas por mês, e recomenda que os restaurantes da cidade sirvam água da torneira em jarras a quem desejar. Os estados da Virginia e do Illinois já haviam proibido a administração pública de comprar água engarrafada. Vejam os gastos: Connecticut desembolsa 500 mil dólares por ano com as garrafinhas. Massachussetts, 600 mil. "Só a Universidade do Minnesota paga 180 mil dólares anualmente por garrafas de água", escreve Marcos. Desde 2007, mais de 60 prefeituras voltaram aos bebedouros. A cidade de São Francisco, na Califórnia, economizou 1 milhão de dólares com isso.

Sabendo que a maior parte da água engarrafada não vem mais de fontes minerais, praticamente esgotadas pela exploração comercial, e é simplesmente água tratada(?), desodorizada e às vezes gaseificada, que tal voltarmos às moringas de barro e ao bom e velho cantil? É o que pretendo. A moringa já está na mesa do escritório. Quanto ao cantil, para levar no carro, aceito sugestões de marca.

8 comentários:

  1. Sonia, uso há muitos anos filtro de barro (moringa, como vc chama) para acondicionar minha água e adiciono também um pedaço de carvão e um cristal de quartzo. Esses filtros foram desacreditados (diziam que acumulavam facilmente bactérias e fungos), mas é apenas uma questão de mantê-los bem higienizados. Creio que foi propaganda maldosa alardeada pelos vendedores de filtros ionizados, supostamente purificadores de H2O...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vera, bom dia! Também uso filtro de barro com velas de cerâmica, aquele de dois andares. Moringa é a garrafa de barro bojuda que se deixa à mão no quarto ou escritório para não ter que ir à cozinha beber água. Concordo com você, o lobby a favor dos purificadores de água é muito forte e tenta desvalorizar o barro, cujo uso para a água é milenar. E se considerarmos que as compressas de argila fazem milagres, não temos por que desacreditar o barro tanto assim. Já as talhas de cerâmica são diferentes, né? A água não fica tão gostosa e certamente elas criam mais nichos para impurezas.

    Mas tem o lado B da água de torneira, e estou trabalhando nele para postar: cloro e flúor, ambos tóxicos. Já já. Abração grandão!

    ResponderExcluir
  3. ooops! desculpe a nossa falha... rssss
    abraço pra vc também

    ResponderExcluir
  4. Bah, che! Já postei a sequência, resumidíssima porque são tonéis de informação...

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber quantas clheres de oleo de coco copla eu devo comer por dia para emagrecer, e se posso usar esta pasta no meio de alimentos, afinal como devo consumir esta pasta de oleo de coco. um abraço.osvaldo silva. sp

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal !

    Passei aqui um tempo e deixei o link do alisamento natural com o óleo de coco.

    então mudei o domínio e o link mudou .o novo link é
    http://blogdajessikacrazy.blogspot.com/2011/02/alise-seu-cabelo-de-forma-natural.html

    acessem !

    Beijos e abraços Sonia ,dei créditos a você lá no meu blog =)

    ResponderExcluir
  7. preciso urgente de uma informação tirar óleo de coco de vidrinhos de leite de coco faz mal , com 10 vidrinhos tirei 150 ml de óleo o que pode mim dizer sobre o mesmo desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  8. Você leu o rótulo do vidrinho do leite de coco para ver o que foi adicionado? Se achar que é bom, não tem problema. Mas quando puder, compare um óleo virgem de coco de boa qualidade, como o do Dr Orgânico (ao menos por enquanto considero o melhor da praça), para tirar suas próprias conclusões. Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.