sábado, 3 de abril de 2010

Cozinha medicinal: Emplastro de inhame

EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO
Furúnculos, cistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.

MODO DE FAZER E APLICAR O EMPLASTRO DE INHAME
Descasque e rale na parte mais fina do ralador uma quantidade de inhame suficiente para cobrir a área afetada.
Rale também gengibre com casca, 1 parte de gengibre para 10 de inhame. 

Misture tudo com qualquer farinha, só para dar liga. A pasta deve ficar bem úmida.

Aplique sobre a região, cubra com gaze ou outro paninho fino, nunca com plástico ou material sintético. Em algumas horas o emplastro seca; retire com água morna e coloque um novo.

Às vezes o inhame pinica, ou coça, por conter muitos cristais de ácido oxálico. Isso acontece esporadicamente, em determinada safra de determinado local. Nesse caso passe azeite ou óleo na pele antes de colocar o emplastro; a gordura neutraliza a pinicação.

Os da roça dizem que, quando pinica, é porque não deixaram o inhame descansar na terra depois de colher.

A DENOMINAÇÃO CORRETA PARA ESTE INHAME É TARO
Em latim nosso herói se chama Colocasia esculenta (sinônimo Colocasia antiqua), da família Araceae, enquanto o inhame-do-norte e o cará são da família Dioscoreaceae. Como na maior parte dos lugares a denominação inhame se refere à turma da Dioscorea, e o nome predominante da Colocasia pelo mundo afora é taro, no I Simpósio Nacional sobre as Culturas do Inhame e do Cará foram propostas, e aprovadas, as denominações de Inhame para Dioscorea e Taro para Colocasia, uniformizando os termos brasileiros com a denominação internacional, de acordo com os relatos dos pesquisadores Santos, E.S., Cereda, M.P., Pedralli G. e Puiatti, M. (Denominações populares das espécies de Dioscorea e Colocasia no Brasil. Tecnol. & Ciên. Agropec., João Pessoa, v.1, n.1, p.37-41, set. 2007).

OS MUITOS NOMES DA COLOCASIA
inhame em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Portugal
inhame branco, taro, taioba em Portugal (a folha da taioba é semelhante à do taro)
taiá no sul do Brasil
cará e cará chinês em outras regiões brasileiras
taro, cocoyam e dasheen em inglês
dasheen no Caribe
tar, kokosyams em dinamarquês
cocoyam em Gana, Nigéria e Camarões de língua inglesa
qolqas em árabe
taro em russo, alemão, holandês, francês e na Polinésia
aronille em francês
arvi, kachalu, ghuiya em hindu
chamagadda em Angla Pardesh, Índia
colocasia, malanga, yame de canárias, alcocaz e otoe em espanhol
colocasia, taro di egito em italiano
kolokassi em cipriota
kalo no Havaí
yu em mandarim
sato-imo em japonês
toran na Coréia do Sul
khoai mon ou khoai so no Vietnam
dalo nas ilhas Fiji
nduma em kikuyu
amadumbe em zulu
macabo entre os que falam francês em Camarões
yautía em Porto Rico
keladi em malaio
gabi em tagalogue, nas Filipinas
E tem mais: inhame, digo, taro, não é tubérculo nem rizoma. Pasme: é cormo. Com M.

COMA E AME!
 ~~~~~~~~~~~~
INHAME INHAME notas & receitas

ilustração: capa do livreto Inhame Inhame, por Newton Montenegro de Lima, com inhames desenhados por Murilo e a alta supervisão de Cesar Lobo, 1988

140 comentários:

  1. Oi Sra. Sônia. Eu e minha esposa temos seguido à risca muitas dicas de alimentação de seu livro "Mamãe eu quero" para alimentar nosso filho que recém completou um ano. Desde os 6 meses ele passou a receber arroz de cereais diariamente. Agradecemos muito as importantes dicas do livro. Gostaria de fazer uma pergunta à respeito de uma sugestão recente que recebemos de uma nutricionista.É seguro tratar nosso filho de um ano com 10mg de espinheira santa por dia e um chá com uma semente de urucum? Recebemos este tratamento mas não temos suficiente confiança para utilizar com ele sem ter sua opinião. Agradeço muito se puder nos dar qualquer dica. Caso prefira não opinar no blog, podemos enviar esta dúvida por e-mail? Um grande abraço, Jorge

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jorge, mas ele tem algum problema para ser tratado com espinheira santa e urucum? Pois, que eu saiba, são ervas medicinais e não alimentos... Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia!
    Já experimentei o emplastro de inhame em uma unha encravada e foi mesmo bacana demais!
    Agora eu gostaria de tirar umas dúvidas a respeito da carqueja e também do óleo de copaíba... você sabe me dizer quais são as propriedades medicinais de ambos?

    Obrigada, um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maíra, sei alguma coisa, mas recomendo a você uma boa busca no Google, que é o que eu faria pra te responder se estivesse com tempo. Um beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sônia, desculpe incomodar de novo, mas vc indica algum site confiável onde encontrar tais informações? Porque sou um tanto desconfiada com tudo que aparece no google e não sei em que acreditar...rs.. obrigada!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sonia, sou eu novamente. Da ultima vez que fui na bioenergetica, deu que eu estou com os dois tipos de tênias. Você sabe alguma coisa a mais para eu tomar e elimina-las? E necessariamente ao expelir as tênias, eu vou ver elas no vaso?
    Abraço, Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jaqueline, acho que você deve fazer uma nova consulta para obter a orientação adequada. E sim, geralmente você vê no vaso. Comer coco e semente de abóbora sem casca (e sem sal) ajuda muito a eliminar as tênias. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sônia. Descobri, com alegria, seu blog hoje e já me inscrevi nele. Há alguns anos, eu lhe escrevi uma carta ou mandei email (não me recordo) falando de uma doença de pele que eu e minha filha temos, chamada Tricoepitelioma. Começou na adolescência e é progressiva. Você sugeriu que eu procurasse uma médica. Tomei contato com ela, mas não dei continuidade ao que ela me sugeriu. Por isso gostaria de lhe pedir novamente as indicaçoes para eu a encontrar, se possível. Mais uma questão: sendo o tricoepitelioma um tumor benigno, se eu puser o emplastro no rosto, vou estimular seu aumento? Um abraço, Andrea.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sônia, adoro seu site e blog. Sou do Recife e aqui costume encontrar cará, inhame, inhame- da-costa e também inhame paulista, gostaria de saber se o inhame a que você se refere é o inhame-da-costa(este é bem parecido com o que denominam aqui de inhame do norte) ou o inhame paulista que é bem pequeno e parece até com uma batata doce só que marronzinho.
    Um abraço
    Helena

    ResponderExcluir
  10. Oi, Helena, o inhame taro é o pequeno e cabeludo, meio oval, marronzinho por fora, de pele roxa ou clara, igual aos que estão na ilustração acima. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andrea, me dá alguma pista para eu me lembrar de qual médica se trata - Rio? Campinas?

    Não sei se o inhame pode ajudar nesse caso, mas não custa tentar. Você já usou compressa de argila? Um abraço, até já!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sonia, vi vários comentários sobre compressa de argila. A argila usada nesta compressas é uma argila especial ou qualquer uma serve? Obrigada, Flávia

    ResponderExcluir
  13. Sonia, você viu a matéria sobre candidíase que saiu no UOL?

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/04/06/candidiase-e-queixa-de-60-das-mulheres-em-pronto-socorro-de-sp.jhtm

    ResponderExcluir
  14. Oi Sônia, gostaria de tirar uma dúvida sobre uso do implasto de inhame: ele pode ser útil para combater a acne. Tenho um pré-adolescente em casa e não quero começar a dar remédio (uso oral) para ele como foi recomendado. Grata Aretusa

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luciana, vi porque várias leitoras me mandaram, vou fazer um post a respeito assim que der. Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Aretusa, veja o post antes deste: http://www.soniahirsch.com/2010/04/inhame-inhame-o-emplastro-e-bom-para.html

    ResponderExcluir
  17. Sonia, comprei para o meu marido, que tem dermatite atópica e um pouco de acne, o elixir de inhame. Você acha que é legal? Substitui o emplastro? Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Acho que é ótimo, mas não substitui o emplastro; também limpa de dentro para fora, de modo que será muito necessário limpar a pele e ajudar a puxar as impurezas, como o inhame faz.

    ResponderExcluir
  19. Oi Sônia, fiz o emplastro para meu filho e o apliquei somente uma vez (ele não estava acreditando na eficácia) mas com uma unica aplicação já percebemos melhora nas espinhas, deram uma secada, agora ele que eu faça mais vezes. Obrigada por dividir a informação conosco. Abraços - Aretusa

    ResponderExcluir
  20. oi, sônia!
    que alegria encontrar teu blog!
    sou tua fã há muitos anos, desde que comprei o manual do herói, em 1994.
    tenho teus livros e uso muito, usei as dicas para criança do "mamãe eu quero" com meus filhos, e agora te achei de novo enquanto procurava informaçoes sobre inhame.
    fiz um suco de inhame com maçã e linhaça e fiquei encantada!
    vou aproveitar os comentarios acima e unir o consumo de inhame com o emplastro para controlar as espinhas.
    obrigada por dividir tantas informações valiosas, adorei encontrar teu blog!
    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Bel, bem-vinda! E você sabe que o livreto Inhame Inhame está todinho online, né? Com mais dicas e receitas: www.correcotia.com/inhame . Abração!

    ResponderExcluir
  22. Olá! fiquei impressionada com o que lí aqui! minha mãe 73 anos está sofrendo com uma unha encravada por causa de uma telha que caiu no pé dela já faz algum tempo, e tentei de tudo ! com certeza vou fazer o emplasto e agradeço a Deus ! por ter achado ! depois eu vou para contar o que aconteceu! obrigada mesmo ! eu estava desesperada e não sabia mais o que fazer .. obrigado !
    claudia, Bragança Paulista São Paulo

    ResponderExcluir
  23. Boa sorte, Claudia, e espero que sua mãe fique boa!

    ResponderExcluir
  24. Oi Sonia,
    para tratar de hemorroida tb se usa emplastro?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Pode-se usar emplastro, Leo, mas não de inhame: de tofu, aquele queijo de soja, conhece? É famoso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Oi Sônia querida! Como anda a vida?Lá vem eu de novo com minhas perguntas...mas é q pra td olho teu site....sabe o q qeria entender?não ficou mt claro pra mim, o uso de compressa de inhame pra sinusite..é só aplicar em cima do nariz e testa? Nunca tive e tô com uma braba q até tontura tá dando..já to seguindo suas dicas de cortar queijo, derivaods etc...
    Vc eh demais!bj grande
    Tiana

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ti, bom dia! Bom, espero que com a dieta você já esteja melhor. O emplastro de inhame se aplica sobre os ossos da face e da testa. O chá de raiz-de-lótus é ótimo para ajudar a dissolver e eliminar o muco. Lavar com água morna salgada (filtrada, 1 copo de água, 1 colher de chá de sal), usando uma seringa, é muuuito bom - procure na web o Nasalpote, que serve pra isso mesmo. Também é bom fazer inalação de cebola - pique a cebola, despeje agua fervendo por cima e vá inalando o quanto puder. Um abração - e olho na cândida, pois sinusite é sintoma dela.

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigada pelo seu carinho imensoooo!óTIMO DOMINGO!bj no coração
    Ti

    ResponderExcluir
  29. Olá, Sônia,

    Esse emplastro de inhame serve para tirar farpa de madeira que ficou sob a unha do dedo da mão?


    Um abraço,

    Sueli

    ResponderExcluir
  30. Oi, Sueli, ele nasceu pra isso. E pra curar unha encravada. Veja mais em http://correcotia.com/inhame . Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de saber se o inhame de brejo serve para plantar na terra umida e se pode haver também irrigação ?!

    ResponderExcluir
  32. Acredito que sim. Pode mudar um pouco o jeitão dele, numa adaptação ao ambiente, e só.

    ResponderExcluir
  33. I think one of your advertisements caused my internet browser to resize, you might want to put that on your blacklist.

    ResponderExcluir
  34. Mariana Jacinto08/04/2011, 02:37

    Oi Sonia, tenho dermatite atópica há muito tempo e cada vez está pior. Você acha que o enrixir de inhame é bom para isso? Comprei um vidro na farmácia, você sabe qual a quantidade e quanto tempo devo tomar? Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Mariana, a dosagem está escrita no rítulo do produto. E a sua dermatite pode ter relação com parasitas intestinais, como lombrigas. Veja mais em www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Oi Sônia,
    tenho uma filha de 21 anos que começou a ficar com o rosto repleto de espinhas e muiiiiitoos cravos! o uso da inhame resolve?
    Um abç
    Vanda Valente

    ResponderExcluir
  37. Olá Sônia, veja bem praticamente todo mês eu tenho algum tipo de infecção, começa coçando dentro da pele e 3 ou 4 dias dps inflama bastante e dói mto..Quando vou ao medico ele passa antibiotico e dps fica bom, e sai uma especie de pus só q mais duro...Isso aparecena palpebra dos olhos, nas axilas, na ponta dos dedos..O que voce sugere? O elixir de inhame não consigo encontrar aqui em Recife, a ingestão do alimento poderia me ajudar?
    Desde ja agradeço
    Tiago

    ResponderExcluir
  38. Oi, Tiago, o inhame ajuda a eliminar impurezas do sangue e pode também ser aplicado para puxar as inflamações. Mas talvez você tenha alguma parasitose para ser tratada com mais conhecimento. Já pensou em conversar com um bom farmacêutico? Talvez um vermífugo polivalente tipo Anita possa ser eficaz.

    Se quiser ler mais a respeito: www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. qual a melhor maneira de tratar os cistos sebáceos com o emplastro? sofro de múltiplos cistos na região do escroto e do penis e diversos inflamam... acredita que o emplastro possa ajudar?

    ResponderExcluir
  40. Vitorinha, por que você não experimenta? Vai aplicando, secou aplica um novo. O procedimento é sempre o mesmo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  41. Sônia bom dia, minha dúvida é em relação ao modo de como fazer o emplastro. Fiz um teste, e ele não fica em forma de pasta, ou creme, fica em tirinhas, após ralar no ralador, e apliquei sobre a pele. O correto será usar um batedor, para ficar em forma de pasta? Apliquei as tirinhas no rosto, e fiquei deitado, mas elas ficam caindo. Grato!

    ResponderExcluir
  42. Você está usando um ralador de queijo? Podem sair fiozinhos, digamos, mas tirinhas já me sugerem um buraco maior. Dê uma olhada no bazar mais próximo atrás de um ralador comum que vai dar certo. O inhame fica que nem coco ralado, só que bem úmido.

    A Cida Comotti usa um liquidificador e já bate o gengibre (10%) junto.

    ResponderExcluir
  43. Oi Sônia, gostaria de tirar uma dúvida: estou com vários (4) gânglios inflamados na axila e alguns pelos encravados no local. E tenho feito o emplastro de inhame receitado aqui. Ajudou muito a conter a inflamação que estava se espalhando pela pele ao redor e gostaria de saber se para a desinflamação dos gânglios o mesmo emplastro é recomendado ou você sugeriria outra coisa? Faz dois dias que tenho feito o emplastro e não tenho percebido muita mudança nas ínguas.
    Desde já agradeço sua atenção e parabenizo pelo trabalho importantíssimo que faz aqui!

    ResponderExcluir
  44. Oi, Paula, esse quadro já me ultrapassa. Fico me perguntando: qual será a razão de estarem inflamados os gânglios? Eles são parte do sistema linfático, que tira do organismo o que precisa ser eliminado. Podem reagir, entre outras coisas, aos malditos desodorantes antiperspirantes que tanta gente usa. Acho que seria bom você consultar um(a) profissional, mesmo que seja para tratar com produtos naturais, como compressas de argila. Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Olá, Sonia, olá amigos, sou uma adepta dos tratamentos naturais, e como muitos bons resultados. O Inhame, por exemplo, faço emplastros e me alimento com ele, em sopas, junto com salsa, ou simplesmente cozido. Para tratar sinais de reumatismos, dores, ou inflamações tenho observado que os chás ajudam muito na limpeza interna, dos intestinos, de todo o corpo. O que nos aparece na pele reflete algo em desequilíbrio internamente. Recorro a homeopatia, aos chás, às tinturas que compro em farmácias homeopáticas, observando sempre o uso, e corrigindo a alimentação quando algo sai errado. Com o tempo, aprendi que as dicas são sempre úteis. E não dispenso um bom médico que me oriente, pois cada um de nós é diferente. Obrigada a Sonia e a todos que levam a sério a saúde em todos os níveis.

    ResponderExcluir
  46. Sr.a Sonia tenho uns cisto sebáceos espalhados pelo rosto, alguns deles quando começam a crescer trazem muito incomodo, pois tenho que ir a cirurgião para extraí-los. Eles não doem, não incomodam, mas, tornam a estetica facial feia. Será que aplicando o emplasto de inhame eles estouram por sí só, sem precisar da intervenção médica. Tem uns que ficam enormes, mas, não estouram! O que faço? Me ajude, se possível.

    ResponderExcluir
  47. Você viu o post em http://www.soniahirsch.com/2010/04/inhame-inhame-o-emplastro-e-bom-para.html ? Fala exatamente de casos como o seu. Pode aplicar sem susto, passando primeiro umas gotinhas de azeite para o inhame não pinicar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  48. Ola Sonia, tudo bem?
    Por acaso esse emplastro serve para ajudar na cicatrizacao de uma picada de nuquim (peixe venenoso comum aqui no nordeste)? Fui picada ha 15 dias, e tenho no local da furada uma especie de bola e dentro o que parece formacao de pus. Nao doi, nao esta quente, nao esta vermelho, o que e bom sinal, mas eu gostaria de adiantar o processo de expulsao de algum residuo para fora do corpo.
    Obrigada
    Alessandra

    ResponderExcluir
  49. Oi, Alessandra, serve sim. Um abraço!

    ResponderExcluir
  50. oi Sônia, tenho revirado teus escritos há 3 semanas em guerra contra a monília, estando gestando td fica pior, meu marido estocando leite em casa, e eu fingindo que bebo... mas resolvi escrever pq tive uma surpresa... indiquei o emplastro de inhame para minha irmã, ela está usando no rosto, na virilha, em mordida de mosquito VIROU MANIA! AÍ ELA VEIO ME VISITAR E EU FUI AJUDA-LA RALANDO O INHAME... DEPOIS DE ALGUNS DIAS procurei as "7 simpáticas verruguinhas" que tenho na mão direita há anos, tratadas com verrux e outros venenos, a agora grávida só estava assistindo as bichas crescerem... MINHA SURPRESA: na minha mão restam sinais de cicatrizes onde antes havia verrugas "carnudas", quero frisar que não apliquei emplastro na mão... somente "dei uma sovadinha" para aplicar no meu seio que estava coçando por dias. esse inhame... se descobrem... A NASA RECOLHE antes que o taro leve a indútria farmaceutica a falência!! Obrigada! Roseane(grávida e vencendo a cândida)

    ResponderExcluir
  51. hahaha, Roseane, pode crer! Um abração!

    ResponderExcluir
  52. Oi, SÔnia! Estava lendo o seu livro, Mamãe eu quero, e me surpreendi com algumas coisas que posso estar fazendo de errado na alimentação do meu filhinho, de um ano e quatro meses. Sempre oferecemos o arroz integral, cozido com outros cereais, e oferecemos muita fruta, pão integral, basicamente isso, ele não se interessou por carne, nunca oferecemos leite de vaca, enfim...mas o que eu percebi que pode estar errado (já que ele fica com as vias respiratórias cheias de muco com grande frequencia)é que talvez seja a mastigação dele, que ainda não dá conta de digerir muitobem tudo...o cocô dele é bem pesado, quase sempre bem escuro...puxa, estamos meio sem saber por onde melhorar, pra ele ficar bem fortão! UM beijo pra vc!

    ResponderExcluir
  53. OI, Sônia, sou eu de novo...também queria saber sobre o leite de cereais, ele pode ser oferecido todos os dias? quantas vezes por dia? um beijo,querida!

    ResponderExcluir
  54. Oi, Patricia, você está lendo o livro? O que eu tenho pra ajudar está lá, querida. É só você ler e pensar um pouco. Fora isso tem o site da sua xará Pat Feldman, que tem filhos lindos e saudáveis e ensina todos os truques. www.patfeldman.com.br . Um abraço!

    ResponderExcluir
  55. Sonia, Boa tarde!

    Lí em posts anteriores que para hemorróidas é bom emplastro de tofu, por favor, poderia me explicar como preparo? Esse tratamento elimina as hemorróidas de vez, como o emplastro de inhame? Muito obrigado pela atenção, Irineto.

    ResponderExcluir
  56. Oi, Irineto, você pega um quadrado de gaze (vende em farmácia o pacotinho), põe uma colherada ou fatia de tofu por cima e aplica. O tofu é frio e puxa o calor da hemorroida. Pode trocar e repetir quanto quiser.

    Mas tem que cuidar da boca também, né? Comer direitinho, caprichar em coisas aguadas como chuchu, abobrinha, pepino sem casca, e nada de pratos pesados, carnes gordas, churrasco, frituras, pimenta, bebida alcoólica, chocolate... Um abraço!

    ResponderExcluir
  57. Ana Paula Santos27/10/2012, 18:42

    Oi Sônia!
    Vou fazer uma cirurgia de redução de mama e gostaria que vc me indicasse algo para acelerar a cicatrização e evitar que as cicatrizes fiquem feias. Eu posso usar o emplasto de inhame nesse caso?
    Abraços

    ResponderExcluir
  58. Oi, Ana Paula, não sei. Melhor perguntar a quem entende. Um abraço!

    ResponderExcluir
  59. Oi Sônia. Acabo de conhecer seu blog e gostaria de sua orientação quanto ao emplastro de inhame. Ele serve para inflamação no tornozelo. O médico diagnosticou tendinite e, desde maio que sinto dor e ele sempre inchado e inflamado. Uma fisioterapeuta indicou comprar empastro na farmacia. Por favor me aconselhe, ele serve para minha inflamação? poso comprar na farmacia ou o ideal é fazer sua receita (que pelos comentários é milagrosa mesmo). Por favor me ajude, pois esta dor me deixa muito impaciente.
    Sybelle - Recife, PE.

    ResponderExcluir
  60. Serve sim para inflamação no tornozelo, Sybelle. Dá conta de qualquer tendinite. Um abraço!

    ResponderExcluir
  61. Oi Sônia, aqui em Recife (Nordeste) qual é o tipo de inhame que eu compro para fazer o emplastro??

    Obrigada!!

    Sybelle

    ResponderExcluir
  62. Oi, Sybelle, tanto faz o pequeno (Colocasia, nome correto taro) ou o grande (Dioscorea, nome correto inhame). Até uns dias atrás eu só tinha experiência com o pequeno, mas fiquei sabendo que o grande funciona da mesma forma. Um abraço!

    ResponderExcluir
  63. Sybelle - Recife PE.30/11/2012, 10:13

    Oi Sônia, comecei ontem a noite a a aplicar o emplastro e noite hoje pela manhã que meu tornozelo já estava menos desinchado (graças a Deus). Irei continuar com a aplicação pois preciso ficar boa logo dessa tendinite pq a dor é muito insuportável e o tornozelo inchado me deixa muito impaciente. Espero que este emplastro me ajude muito.
    Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  64. Oi, Sybelle, esse emplastro cura até unha encravada! Um abraço!

    ResponderExcluir
  65. Oi Sônia, Boa Tarde!
    Por favor me esclarecça mais uma dúvida. Acho que estou fazendo o emplastro da forma errada. Estou na dúvida se o inhame é ralado na parte do ralador mais fina onde ele sai em tirinhas bem fininhas e pequenas ou na parte do ralador que ele sai bem mole feito um purê (onde é justamente este que estou fazendo e ele está demorando um pouco para secar).
    Por favor me esclareça esta dúvida.

    ResponderExcluir
  66. Oi, Sybelle, você está fazendo certo. Se ele demora mais para secar, age por mais tempo: é a umidade que mantém o emplastro vivo. Quando seca, pode trocar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  67. Boa Tarde Sônia,

    Torci o tornozelo no inicio do ano passado e acabei não fazendo o tratamento correto na época. Já fui a varios medicos e sempre tomo remedio diferente, tomando até injeção e nada. Sinto dores ainda sentindo ele inflamado. Será que o impastro ajudaria meu problema ou você me indicaria algo mais eficaz.
    Por favor, ajude-me.
    Obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  68. Oi, Ana, o emplastro de inhame ajuda a tirar a inflamação e a dor que ela causa, mas uma torsão exige uma boa orientação fisioterapêutica. Se não voltar tudo ao lugar, dá erro para o resto da vida. O pé tem dezenas de ossinhos. Olho vivo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  69. Sonia Hirsch adorei seu blog e tenho uma duvida, esse emplasmo e bom pra curar acne e cravos do rosto e do corpo também, tenho muitos cravos no rosto e nas costas e algumas espinhas no rosto, eu posso experimentar este emplasmo sem medo?

    ResponderExcluir
  70. Veja http://www.soniahirsch.com/2010/04/inhame-inhame-o-emplastro-e-bom-para.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  71. Olá Sônia,
    gostaria de saber se posso fazer esse emplastro com inhame paulista (aquele pequenininho), como faço para usar no caso de sinusite e se serve para colocá-lo nos sucos cru mesmo ou, apenas, cozido.
    Obrigada e parabéns por ajudar tanta gente.

    ResponderExcluir
  72. Sim, pode usar esse inhame taro. Para comer cru, tem que ver se não pinica a garganta. Inhames podem ter ou não cristais de ácido oxálico que dão certa comichão. Quando é no emplastro, usa-se qualquer óleo por baixo; mas para beber, não sei o que seria possível fazer. Um abraço!

    ResponderExcluir
  73. Ué, recebi no email um comentário postado aqui mas o dito cujo não aparece. Copio:

    "olá sônia, meu nome é silvana , minha filha de 11anos tem dermatite atópica e esta com as bochechas e a testa com lesoes avermelhadas parecidas com espinhas , ja estou desesperada, ela ja tomou ixizine, usa pomada diprosalic, mas não melhora... o quê faço sera q elixir de inhame ou emplasto de inhame? por favor me ajude!!! abraços... "

    Silvana, veja no link abaixo como fazer o emplastro na pele. E não esqueça de que vermes dão muita dermatite, quem sabe um vermífugo polivalente também ajuda? Um abraço!

    http://www.soniahirsch.com/2010/04/inhame-inhame-o-emplastro-e-bom-para.html

    ResponderExcluir
  74. Aproveitando o post, aprendi e testei outro dia que a parte interna da casca da banana é muito eficaz para eliminar verrugas, aplicada como uma massa e trocada após alguns minutos. Abraços, Sonia e povo.

    ResponderExcluir
  75. Que dica boa, Eduardo. Eu sabia que a parte interna da casca da banana-prata podia ajudar a tirar manchas de pele, mas verrugas são novidade pra mim. Um abraço!

    ResponderExcluir
  76. Oi Sônia, tenho um mioma que tem provocado hemorragias, estou com um tratamento alopata mas quero sobre todo tentar os tratamentos naturais para evitar a cirurgia se possível pois os médicos falam da possibilidade de tirar o meu útero. Já estou seguindo um plano de alimentação. Outra das coisas que soube é que o Ixe amarelo e a unha de gato ajudam. E por ultimo compressas de inhame. O que eu li foi que ao fazer as compressas de inhame ele puxa para fora do útero na direção do abdome as toxinas, mas no seu blog vc indica as compressas uma semana antes de uma cirurgia para a extração de tumor e diz que o inhame vai levar mais toxinas para essa região.. Isso quer dizer que desde o seu ponto de vista, as compressas de inhame durante um mês não seria o mais indicado para o meu caso?, pois o que eu quero é a diminuição do mioma. Pode me aclarar essa dúvida por favor?

    ResponderExcluir
  77. O emplastro de inhame não ajudaria, Gabriela, porque mioma não é tumor. É uma estagnação do Chi e do sangue que vai sae tornando fibrosa e cresce. Já ouvi indicações do Uxi amarelo mas nunca acompanhei o uso. Eu fiquei livre de um espessamento do endométrio que ia virar mioma fazendo a dieta do dr Barcellos, veja sobre ela em http://www.soniahirsch.com/2012/12/feliz-ano-novo-poderosa-dieta-do-dr.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  78. Olá Sonia
    Obrigado por estas indicações e toda a sua dedicação em responder a dúvidas de todos ao longo de todo este tempo.
    Eu preciso saber se o tratamento do inhame é efetivo contra um rinofima (inchaço do nariz devido à grande produção das glandulas sebáceas). O alho misturado com azeite (virgem extra) é muito bom mas é muito agressivo para a pele (toda a vez que fiz a pele do nariz sai), mas tem vindo a diminuir o volume, pois a gordura acumulada é "transformada" em pus e logo sai, no entanto não é possível deixar a compressa muito tempo por o alho é muito forte mesmo. As compressas de farinha com mostarda também ajudaram mas menos e podem ser agressivas se colocadas diretamente sobre a pele.
    Tenho uma enorme curiosidade em experimentar o inhame e agradecia se pudesse dar a sua opinião.
    Mais uma vez obrigado

    ResponderExcluir
  79. Olá Sonia! Como muitos que escrevem aqui, sou leitora e admiradora sua faz tempo. Já usei muito mais o inhame na alimentação, conheço seus benefícios, mas nunca precisei fazer as famosas compressas. Nos ultimos 15 dias, um cravinho, que vez ou outra eu extraia a massinha de dentro após o banho sem problema algum, resolveu se rebelar. Amanheceu avermelhado e crescido como jamais. Não retrocedeu e então comecei a compressa inhame/gengibre. Na manhã do 9º dia (ontem) finalmente apareceram dois pequenos 'olhos' e consegui extrair certa quantitade de secreção. Entretanto, como a inflamação formou um pequeno monte com partes endurecidas, não forcei pois está bem dolorido e é num lugar delicado e que está bastante sensível ( parte superior do seio).
    Sigo com as compressas ( quantas vezes me é possível, em geral de manhã e à noite) mesmo tendo duvidas se nesse caso seria melhor fazer só com gengibre, e aquecido, ou se há outro tipo de compressa que fizesse amolecer mais rápido o que ainda esta duro( alho?). E para a sensibilidade da pele ( talvez causada pelo gengibre, deveria usar o famoso óleo de côco do Dr. Orgânico? Ah, desde que inflamou introduzi um inhame cru no meu suco de legumes matinal( os que uso nunca picam, são brancos e o sabor me agrada muito mais do que cozido.) ok, já sei que vc tem restrições a sucos assim ( e ainda coloco uma maçã...) mas, tem me ajudado a fugir de coisas piores logo de manhã.;-) E isso, estou na escuta do que me aconselha. E, olha, é admirável que além da excelencia das suas pesquisas e publicações consiga manter esta troca tão constante quanto rica e personalizada aqui no blog! Gracias pela generosidade super Sonia! ;-)
    Isis

    ResponderExcluir
  80. José, me desculpe a ignorância, mas não conheço essa condição a que você se refere. Pode ser que o inhame com gengibre ajude sim. O jeito é experimentar e observar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  81. Oi, Isis, acho difícil dar palpites assim de longe. Mas às vezes uma pomada de cyrtopodium age mais rápido e dá menos trabalho. Esse "pequeno monte com partes endurecidas" pode ser o que o inhame ajudou a puxar da região. Não seria bom conversar com alguém que pudesse olhar? Um abraço - e obrigada pelas palavras generosas!

    ResponderExcluir
  82. Sonia, envio um link para você, quando tiver oportunidade, ter uma ideia do que falo (ou Google -> digitar "rinofima" -> enter) - para sua eventual curiosidade e não sobre o meu caso em particular. Link: http://www.google.com/?gws_rd=cr#bav=on.2,or.r_qf.&cad=b&fp=1e42f913eabb2b8f&q=rinofima

    ResponderExcluir
  83. Obrigada pela resposta Sonia, hoje já retirei mais um pouco e secreção. E, pois é... já que ainda tem (menos!) algumas partes endurecidas gostaria de ver um especiaçista que examinasse, à esta altura do campeonato. Tenho um bom médico chines aqui mas sua agenda é mt concorrida e está em vésperas de viagem. Vc tem alguma sugestão de especialista aqui em Sampa ou arredores, que mesmo sendo médico alopata tenha transito e aceitação pelas outras vias terapeuticas como fitoterapia, MTC, homeopatia, etc? Mais uma vez gracias pela generosidade! O que cabe em minhas palavras é infinitamente menor! ;-)
    abraço forte,
    Isis

    ResponderExcluir
  84. em tempo: já achei onde adquirir por aqui a cyrtopodium, vou pegar mais tarde e experimentar. Na verdade, se o que era um cravinho inofensivo virou esta coisa toda,mesmo que agora diminui de tamanho e incomoda muito menos, certamente é por alguma razão que precisarei pesquisar, entender e sanar. Tenho consciência disto. Puxa, que coisa inesperada e desagradável justo nestes tempos que vemos tantas mulheres às voltas com os mais variados tipos de formações nos seios... é alarmante, e quando algo surge em nós mesdmaxs, literalmente apavorante.
    merci encore et encore,
    Isis

    ResponderExcluir
  85. Isis, a gordura que chamamos de sebo tende a ser dura como um pedaço de sabonete velho. Daí o uso da compressa de gengibre, para amolecer o que deve sair. Especialista não conheço, o princípio não me atrai. E o que está saindo pode ter vindo de dentro e ser uma eliminação ou, ao contrário, ser resquício de alguma picada de inseto, ou presença de larva encapsulada, algo que dá e passa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  86. Oi sonia, sim pode ser várias coisas, não creio em resquício nem larva, mas enfim, resolvi persistir no inhame/gengibre.Cada vez q tiro o emplasto faço compressas de agora bem morna e sai mais um pouco. Não parece o sebo que vc descreve, é mais parecido com o que seria um furúnculo. No geral esta diminuindo o tamanho incomodando muito menos e a sensibilidade da pele melhorou. Ah, sim falei 'especialista' mas o que queria mesmo dizer era algum terapeuta com um trabalho/pesquisa mais orientado para as questões das formações nos seios femininos que examinasse e opinasse etc. Ah, a medica homeopata q tem acompanhado há tempos, passou hepar sulfur. Enfim, vou fazendo o que consigo para deixar sair mais e mais. ;-) Darei notícias do desfecho. Gracias e gracias, abração, Isis.

    ResponderExcluir
  87. Isso mesmo, Isis, deixa sair!
    Adoro gente determinada :-) Um abraço!

    ResponderExcluir
  88. Sonia. Tudo bem? Sou Bióloga e um dia em trabalho de campo sofri um leve escorregão, e uma ferpa fina de galho entrou no meu rosto superficialmente. Depois de retirada ficou uma cicatriz de 1 cm. A cicatriz se encontra na fase fechada e vermelha, sendo que na ponta tem tipo um sangue pisado. O que você recomendaria? Emplastro de inhame ou outra coisa? Obrigada, Adriana

    ResponderExcluir
  89. Oi, Adriana, o emplastro de inhame é muito útil nessas horas, poderia até ter puxado a farpa.Vai funcionar bem para recuperar a pele. Um abraço!

    ResponderExcluir
  90. Boa noite Sônia, Gostaria de saber o que vc poderia indicar para curar dermatite. E me responder se tem alguma relação com parasitas.
    Por favor me ajude.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  91. Oi, Tânia, bingo! Qualquer dermatite que não seja de contato obriga a pensar em parasitoses. Veja mais nos Sintomas em www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  92. OLA SONIA, GOSTARIA DE SABER SE VC SABE O QUE ELIMINA DERMATITE SEBORREICA?

    ResponderExcluir
  93. Além de pensar em vermes, você pode tirar o leite e seus derivados da alimentação durante uma semana e ver o que acontece. Um abraço!

    ResponderExcluir
  94. Camila Mocho13/11/2013, 10:10

    Olá Sonia... Sou leitora dos seus livros há anos já. Adoro seu trabalho, sempre recomendo e sempre consulto seu blog. Mas essa é minha primeira participação ativa. Dilemas de mãe... Meu filhote de 2 anos vem sofrendo com uma alergia na pele muito severa que vai e vem. Alguns médicos acreditam ser dermatite atópica, outros dizem que não é de jeito nenhum. O fato é que ela vai e vem e já não sei mais o que fazer para aliviar as coceiras. Parecem brotoejas de calor. nesse momento voltaram no pescoço e nuca.Em geral concentram-se na perna e pé... Vc acha que posso usar o emplastro de inhame? Alguma outra dica? Gratidão querida e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  95. Camila, pode ser sintoma de vermes, tipo lombrigas. Já vermifugou? Experimente o azeite de alho, e sumo de salsa em todas as refeições. Evitar laticínios é fundamental. O emplastro de inhame pode ajudar ou não, já que não parece ser local. Para uma orientação profissional, sugiro procurar Susana Ayres, que atende em Brasilia e por skype, tel 61 8628-1231, ou Geraldo Granja, que atende em BH e no Rio, tel 31 3458-9343. Um abraço!

    ResponderExcluir
  96. Camila Mocho13/11/2013, 14:13

    Grande Gratidão Sonia!!!! Ele já está sem laticínios há uns 3 meses pelo menos... Vou pensar nessa hipótese dos vermes, lí hoje sobre isso. Incluirei o sumo da salsa e o azeite de alho. Bjs

    ResponderExcluir
  97. Selma Oliveira,

    Olá Sônia, eu tenho vitiligo desde 2010, aquele do tipo não muito agressivo, apenas em alguns pontos e também tenho uns pequenos ferimentos que sempre saem na região do meu bumbum, entre as nádegas, sempre bem próximo da minha menstruação e até agora nao obtive sucesso com remédios de farmácias (passados p/ demart.). O inhame ajuda no vitiligo? e nesses pequenos ferimentos que vem todo mês?

    ResponderExcluir
  98. Oi, Selma, sei que comer inhame de pele roxa ajuda no vitiligo. Talvez você tenha algum resultado com o emplastro, mas não tenho referências a respeito. Quanto a esses "ferimentos" perto da menstruaçào, não seriam herpes? Um abraço!

    ResponderExcluir
  99. Oi Sonia posso usar o emplastro de inhame amamentando? Tenho queratose pilar, nos bracos e pernas gostaria de saber se resolve o meu caso?

    ResponderExcluir
  100. Não vejo problema com a amamentação. Se funciona, não sei; experimente e observe!

    ResponderExcluir
  101. Querida Sonia;
    gostaria de saber como faço a Tintura mãe caseira de Inhame.
    Muito grata, Ana

    ResponderExcluir
  102. Querida Sonia;
    gostaria de saber como faço a Tintura mãe caseira de Inhame.
    Muito grata, Ana

    ResponderExcluir
  103. Ana, não faço a menor ideia e nunca ouvi falar nisso. Para mim, inhame se come. Mesmo o finado Elixir de Inhame Goulart tinha jeito de caldo de inhame. Será que era nele que você estava pensando? Também não sei o processo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  104. Olá Sônia, no caso de unha encravada como que o inhame desencrava? estou usando a pastinha de inhame com gengibre e estou esperando ancioso o resultado, pois estou com a unha do dedão do pé encravada, e um pouco machucada, pois dei algumas cutucadas rsrsrs... espero que resolva, se não irei ao podólogo. Obrigado...

    ResponderExcluir
  105. Desencrava desencravando, uai. Fica normal. Mas mantenha o emplastro em cima dela e troque quando secar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  106. Olá Sonia...tenho unha escravada desde os 14 anos e estou com 19...sempre sofri com unha encravada...já fui ao médico várias vezes para retirar..ai melhora e logo volta novamente...pq acho q a pela não da tempo de cicatrizar e logo começa a crescer outra unha...será que adiantaria na cura usando a pastinha de inhame com gengibre...preciso me curar...não aguento mais essa situação! tenho vergonha pq as vezes quero colocar uma sandália e o pé alem de feio..cheio de cicatrizes :( ...bjsss!!!

    ResponderExcluir
  107. Anônima, você é fofinha mas… tá escrito na primeira linha do post que o emplastro de inhame resolve unha encravada. Qual é a dúvida?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  108. Minha duvida seria...ele pode curar algo que esta com tanto tempo assim? ou apenas cura casos que esta começando a encravar?
    bjsss!!! obrigada por sua atenção!
    obs: meu nome é Ana!

    ResponderExcluir
  109. Ana, como saber sem tentar? Pode ser que você precise aplicar por 2 meses, mas resolve. Geralmente em 24 horas, no máximo 48. Bjs

    ResponderExcluir
  110. Oi, Sonia,
    Faz tempo não comento, mas acompanho os comentários e os posts novos, são meu vício. :)

    Eu estou com acne, que comecei a ter com 20 e poucos anos. Agora estou na casa dos 30 e a danada voltou.
    Pesquisei e encontrei em sites em inglês relação do ovo com acne (dizem que está ligada à clara). Eu tenho comido muito ovo (caipira), tem sido uma das minhas principais fontes de proteína.
    Bom, me lembrei do bom e velho inhame, e vou começar a fazer emplastro e também voltar a comer. Espero que ajude, pois não sei mais o que fazer, já tentei de tudo, tirando algumas coisas da alimentação (como café com manteiga), mas o ovo eu ainda não tentei. Você sabe de alguma relação do ovo com as espinhas?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  111. Oi, Jussara, duvido que a acne venha do ovo, mas é possível que tenha a ver com gorduras animais como a manteiga e proteínas lácteas, além de nozes, castanhas e sementes oleaginosas. Castanha-do-pará quase sempre me dá espinhas. Sugiro beber água quente durante o dia (2 litros por dia ou mais) e aplicar o emplastro.
    Agora… quanto é "muito ovo"? Muito é sempre muito… Abração!

    ResponderExcluir
  112. Oi Sônia, amei o seu blog!! Meu filho tem ceratose pilar e já tentei de tudo que os dermatologistas indicaram e nada resolveu. Vou fazer o emplasto de inhame. Depois venho aqui contar. Abraços!!

    ResponderExcluir
  113. Oi Sonia, tudo bem?
    Adorei seu blog! É de pessoas dedicadas e honestas que o mundo precisa!
    Sonia, estou fazendo a compressa de inhame num cisto sebáceo nas costas da minha mãe, ele está inflamado, de repente ficou super vermelho e começou a sair várias bolhinhas que viraram pus, estouraram, e estão vazando aos poucos. É normal sair assim aos poucos, posso continuar colocando o inhame por cima delas?
    Desde já um super grande abraço!!!
    Selma!

    ResponderExcluir
  114. Oi, Selma, é normal acontecer isso - o inhame puxa, o tecido se inflama e alguns caminhos começam a se abrir para que o cisto saia. Depois fecha de novo. É importante manter a aplicação do emplastro até fechar, para garantir a limpeza. Nesse período não se deve comer comida reimosa como carne de porco, embutidos, frios, camarão, frutos do mar, porque suas toxinas podem querer sair pelo caminho aberto e atrasar a desinflamação. Tudo de bom, um abraço!

    ResponderExcluir
  115. Adorei seu post. Gostaria de saber se o inhame melhora a psoríase, minha filha tem psoríase desde os 7 anos, hoje ela está com 17. Uma adolescente linda que não usa biquini nem short. Se puder me ajudar ficarei muito grata e feliz.

    ResponderExcluir
  116. Oi, Neide,
    pode ser que ajude, junto com uma boa alimentação, mas não tenho relatos a respeito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde, estava procurando na internet alguns coisa que pudesse me ajudar com o meu cachorro e li a maioria dos relatos do seu blog, e acho que pode me ajudar. Irei falar do problema e espero que vc me ajude.
    Tenho um boxer que há uns 3 meses vem apresentando um calo canino nas patas de trás em que os pêlos caíram e não saem e estão inflamando e inchando (pêlos encravados). Levei ao veterinário fiz o tratamento que pediu, mas não resolveu. Todas as vezes que do banho nele eu aperto e sempre sai pêlo, pus, sangue.
    Qual tratamento devo fazer e a receita eu fazer.
    Aguardo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  118. Olá Sonia
    Vou usar o inhame com gengibre pra tratar o tendão tibial.
    Pode bater no liquidificador os dois em vez de ralar e quantas vezes ao dia devo colocar?
    Obrigada .

    ResponderExcluir
  119. Uma querida leitora do blog batia tudo no liquidificador, com filtro, e dava certo. Eu nunca fiz assim, gosto de ralar…

    Sobre quantas vezes ao dia: quando secar, troque, e antes de dormir veja se precisa trocar.

    ResponderExcluir
  120. Oi Sônia , estou com muita dor na sola da pé, devido ao uso constante de chinelos, fiz os exames e deu fascite plantar. O emplaste de inhame ajudara nessa inflamação? Muito obrigada. Deus te abençoe .

    ResponderExcluir
  121. Oi, Flavia, imagino que o emplastro possa ajudar sim, já que ajuda em outras inflamaçòes desse tipo, como tendinites. Um abraço e feliz 2015!

    ResponderExcluir
  122. Olá Sonia, desesperada encontrei um Luz VOCÊ! TENHO UM CAROÇO NA SOLA DO PÉ, NO CALCANHAR, VEIO 'A FURO NO ANO PASSADO,MAS O CAROÇO CONTINUOU, AGORA VOLTOU A INFLAMAR E ESTÁ SAINDO UM PUZ, E A DOR É GRANDE, NÃO POSSO SE QUER COLOCAR O PÉ NO CHÃO, VOU FAZER O EMPLASTO DE INHAME C/ GENGIBRE, ESPERANÇOSA QUE IRÁ FUNCIONAR...BEIJOS CONTINUE ILUMINANDO TANTAS VIDAS. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  123. Ola Sonia tenho tendinite em varias partes do corpo. Esse emplasto tem q fazer varias vezes ao dia? E por quanto tempo devo fazer o tratamento?
    Valeu

    ResponderExcluir
  124. Oi Sonia, tudo certinho?
    Ha dois dias tive um aborto (tava de 8 sem.). Sangrei e expeli coágulos a noite passada toda. Tenho a sensação de que agora só há sangue para sair. Practicamente não me alimentei, pois tudo o que eu ingeria produzia gases doloros. De qualquer forma gostaria de ir fazendo uma limpeza e um fortalecimento do meu corpo até segunda feira, quando irei realizar uma ultra pra ver se ta tudo certo. Bom, acabei comprando um medicamento fitoterápico chamado água inglesa, conhece? Além dele, to fazendo uso de luftal pros gases. A pergunta é a seguinte: tudo bem eu me alimentar com sopa de inhame pra ajudar no fortalecimento e limpeza? E qnt à interação com os outros medicamentos, te parece ok?

    Te agradeço pelas livros, blogs e atenção.

    Da sua grande fã,
    Alice

    ResponderExcluir
  125. Anônimo, você pode fazer o emplastro e deixar no local até secar, então substituir por um novo. É a forma mais eficaz.

    Alice, não tenho como aconselhar você, não dou consultas, menos ainda pelo blog…

    Abraços!

    ResponderExcluir
  126. oiii sonia tenho mastite granulomatosa e de vez em qdo aparecem uns pontos vermelhos inflamados nas mamas, acha que posso passar o emplastro de inhame, para evitar que se formem novos abcessos?
    ,

    ResponderExcluir
  127. Oi, querida, não sei responder. Sugiro consultar alguém que entenda do quadro para saber se é uma eliminação. Gosto da homeopatia, especialmente para esses diagnósticos.

    ResponderExcluir
  128. Olá bom dia td bem? Gostei muitíssimo das suas explicações. E gostaria de confirmar se o emplastro de gengibre pode ser aplicado sobre os abcessos de HIDRADENITE SUPURATIVA grau 3 nas axilas? E se deve ser feito com o gengibre? E como deve ser feito? Um após o outro? Até secar? Todos os dias? Essa parte eu não entendi mto bem... aguardo contato. Muito obrigada. Gabriela

    ResponderExcluir
  129. Sonia gostaria de lembrar o quanto o emplasto de inhame fez bem para o meu marido, ele tinha uma bola no pé, usando o emplasto em 40 dias estourou e realmente desapareceu. Hoje queria te pedir um favor, meu marido está com pólipo na vesícula, o que eu poderia fazer para ajudá-lo, pois os médicos apenas acompanham o problema e não receitam nenhum remédio.Por favor assim como você acredito na medicina natural.Desde já obrigada, e se alguém quiser dar uma sugestão agradeço.

    ResponderExcluir
  130. Olá Sônia. Por um acaso estava pesquisando sobre mastite granulomatosa e vi um comentário de uma anônima aqui.
    Eu tive Mastite Granulomatosa e me curei usando, entre outras coisas, o inhame. Gostaria que voce divulgasse meu blog, pois tenho certeza que vai ajudar muitas mulheres!já algumas se curaram com o tratamento, desta doença auto imune, rara e sem cura definida.
    Agradeço e desejo que blogs como o nosso sejam o apoio que muitas precisam.
    um abraço
    www.mastitegranulomatosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  131. escura no pescoso e costas obg

    ResponderExcluir
  132. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  133. Olá Sônia. Desde já agradeço por compartilhar seus conhecimentos. Nunca soube que vermes pudesses causar problemas de pele. Amanhã mesmo irei tomar um Anita. Gostaria que me indicasse um dermatologista no Rio de Janeiro para eu tratar de um sério problema de pêlos encravados na virilha. E claro, gostaria de suas dicas. Hoje comecei a usar Cyrtopodium + bolsa de água quente. Pode me enviar por favor sua resposta no email : produtorabhz@gmail.com
    Um abraço fraterno. E muito obrigada.

    ResponderExcluir

  134. Olá Sonia, eu tenho uma trompa obstruída e resolvi testar o emplastro, apliquei pela primeira vez hoje. Deixei por duas horas e quando retirei sentir um calor na região aplicada e algumas pontadas de dor. É normal será? O
    Obs apliquei no meu rosto também nas espinhas internas e não senti nada disso qua do retire

    ResponderExcluir
  135. Olá Sônia, tenho umas verrugas pequenas na região do pescoço e já fui ao dermatologista e ele disse que não havia necessidade de retirá-las, mas se quisesse poderia fazê-lo com cirurgia, mas no entanto, não gostaria de optar por essa via, mas sim com uma outra forma. Passando por seu blog vi que o inhame pode ajudar, você sabe me dizer como fazer?

    ResponderExcluir
  136. Oi Sonia. Gostaria de saber se é possível usar o emplastro para casos de psoríase.

    ResponderExcluir
  137. Oi Sonia queria saber para infecções no pé que furei com um prego bem interrogado e aí ele cecou e a inflamação ficou no pé e dói muito obrigado Sônia

    ResponderExcluir
  138. Ola Sonia,
    Eu tenho uma doença de pele chamada tricoepitelioma e sofro muito toda vez que faço o tratamento, o único tratamento disponível que sei até agora é o de queimar com laser.Gostaria de saber se te algum remédio caseiro para essa minha doença de pele.

    Grato,
    Jonas.

    ResponderExcluir
  139. Sonia querida como vai? não está respondendo os comentários!Espero a nove meses, abraço!

    ResponderExcluir
  140. Valéria, não estou dando conta de responder neste blog a todos os comentários. Sobre sua pergunta, veja aqui no blog dois posts sobre Limpeza de Fígado e Vesícula (dieta de 1 dia com maçãs ácidas).

    Jonas, adoraria ajudar mas não entendo de quadros clínicos. Minha área é mais promoção da saúde. Sinto!

    Anônimo, ferimentos em prego enferrujado são perigosos. Mas já passou muito tempo e você já deve ter resolvido a questão. O emplastro de inhame ajudaria, sim, mas não evitaria a injeção antitetânica.

    Gabi Takagi: não sei, querida. Pode ajudar ou não.



    Mari, não sei se ajudaria em casos de psoríase.

    Sebo do Lanati, a homeopatia indica Thuia para verrugas. O emplastro de inhame é mais para puxar inflamações e substâncias estranhas.

    Josy, usar nas espinhas está ok, nas trompas não usaria porque o inhame puxa a inflamação para fora. E nesse caso, puxaria para onde?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.