sábado, 3 de abril de 2010

Inhame inhame: O emplastro é bom para a pele

 flotilha de inhames: Newton, Murilo e Cesar Lobo

Além de ser gostoso e versátil, o que já seria suficiente para merecer todos os elogios, e de proteger da dengue, bem como ajudar a vítima a recuperar-se e não ter dengue hemorrágica, o inhaminho em forma de emplastro é meio mágico. Pra começar, resolve unha encravada em 24 horas, 48 se estiver infeccionada a ponto de arrancar. Cura tendinites sem efeitos colaterais. Puxa farpas, pedaços de gaze e outras coisas que estão presas debaixo da pele, incluindo cistos e furúnculos.

Trago dos comentários para cá o que a Cida Comoti escreveu a respeito do emplastro de inhame num post sobre repelente de cravo:

"Fui esteticista durante dezessete anos, e além de limpeza da pele, aconselhava as clientes a se alimentarem melhor, beber muita água, não tomar sol sem proteção, passava sempre uma escova com cerdas naturais antes de realizar a limpeza de pele e as ensinava a fazer isso em casa. 

"Mas eu sempre fazia o emplastro em minha casa, ralando o inhame com 10% de gengibre, acondicionava em potinhos e dava de presente para as clientes usarem em casa, além de ensinar a fazer. 

"Teve muitas noivas que me procuraram desesperadas, porque além do rosto, muitas tinham o colo e as costas cheios de acnes, pústulas, cravos. E muitas me ligaram depois de algum tempo dizendo que, ao passarem todos os dias esse emplastro, depois de algum tempo a pele ficava totalmente lisa.

"Um dia o interfone tocou em minha casa, já era tarde da noite; era uma cliente (sem marcar) me pedindo para subir. Eu um pouco assustada a recebi e ela me disse que tinha vindo pessoalmente me agradecer pelo que eu tinha feito por ela - e me mostrou as costas, que antes estavam horríveis, e agora estavam lisinhas, sem marcas, e ela podia então usar um vestido de noiva com decote. Fiquei muito feliz!! 

"Essa receita de emplastro de inhame é infalível! Muito boa!"

Valeu, Cida, muito obrigada! Uma pergunta: o potinho com o emplastro pronto deve ser guardado na geladeira?

Mais sobre inhame e receita do emplastro, clique aqui

PS - A Cida criou um blog e o primeiro post tem um passo-a-passo da receita dela, muito prática, no liquidificador. O blog se chama Faz bem, é fácil e natural. Viva!!!

247 comentários:

  1. Oi Sonia,

    noooossa que felicidade ver o meu depoimento escrito ai em cima. Sim eu fazia geralmente 1 quilo de inhame e 100 gramas de gengibre, guardava em pote de vidro bem tampado na geladeira. Passava nas clientes a mascara geladinha e deixava de 20 a 30 minutos, depois tirava com algodão e água em temperatura ambiente. Até a vermelhidão da pele melhorava. Eu coloca então em potinhos de plástico, uma porção de 50 gr mais ou menos e elas levavam pra casa, além da receita de como fazer.
    Tenho um outro testemunho com o meu filho que agora tem 28 anos e vai se casar em novembro/2010.
    Cinco anos atrás ele começou a sentir dor na perna, do lado interno, um pouco acima do joelho. Além da dor, também inchou e ficou vermelho. Ele foi ao pronto socorro de um grande hospital aqui em São Paulo (Albert Einstein) e tiraram radiográfias e foi constatado um grande foco de infecção. O diagnóstico era que ele tinha que fazer uma cirurgia para remover este abcesso.
    Falei para o meu filho: Deixa eu fazer meu emplastro de inhame? Ele meio cético, queria resolver logo o problema, não queria esperar, mas eu insisti tanto e pedi uma semana, se não melhorasse ele podia voltar ao Hospital.
    A namorada dele na época e até a mãe dela me ligaram, disseram que ele estava com um problema muito grave e eu querendo experimentar receita caseira nele. Só faltaram me perguntar: Que mãe é você?
    Bem ele consentiu, e lá fui eu pra cozinha, preparei bastante, coloquei no meio de uma fraldinha, como um travesseirinho e colocava na perna dele, toda noite, enquanto ele assistia TV, ou ficava no computador, eu me ajoelhava do lado dele e segurava o emplastro pra não cair. Algumas vezes fiz pela manhã também antes dele ir trabalhar.
    Passaram 5 dias e nada, o vermelho só aumentava, o inchaço também, ele desistindo. Eu falei faltam dois dias para o prazo. Fiz o ultimo emplastro a noite, e no dia seguinte de manhã, após um banho bem quente, ele gritou do quarto: mãe, mãe corre aqui, olha o que está saindo da minha perna...... eu corri, e tinha um buraco na perna dele e de lá de dentro saiu tanta coisa, eu apertava e saia mais, fazia massagens com óleo quente e saia e saia. Enfaixei com uma gase para ele ir trabalhar, ele trocou umas três vezes durante o dia, voltou a noite mais aliviado, perna desinchando, vermelho diminuindo e saindo coisa de dentro. Fiz mais uma emplastro a noite, bem caprichado, depois fiz bastante massagem, bem delicada, por causa da dor e enfaixei. No dia seguinte, após o banho bem quentinho, nem esperei ele me chamar, fui para o quarto dele e se repetiu tudo de novo. Saiu muita coisa. Parei de fazer o emplastro e durante uns 10 dias continuou saindo, toda vez que ele tomava um banho quente e apertava um pouco em seguida. Um mês após acontecer tudo isso, ele retornou ao Hospital, fez novos exames e não tinha mais nada.
    É maravilhoso ou não é esse emplastro de inhame?

    grande beijo
    que o meu testemunho possa ajudar outras pessoas.
    Valeu Sonia, você é muito carinhosa. A sua experiência me ajudou a contar a minha.
    Fique na paz.

    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida, acho maravilhoso a gente ter um espaço tão moderno e tecnológico para falar de coisas antigas e artesanais como intuição de mãe e emplastro de inhame. Vivaaaaaaaa!!! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, que bom saber do inhame. Uso muito argila para "sulgar" coisinhas indesejadas - até mesmo gordura localizada. Um terapeuta me aconselhou usar por 21 dias uma faixa de 2cm de argila na região do baixo ventre por meia hora para melhorar ovário policístico, que tem como um de seus inconvenientes aumentar os pêlos. Em 1 semana já senti o resultado na pele, diminuiram os pêlos e minha barriga até deu uma secadinha!

    ResponderExcluir
  4. Legal! Para fazer o emplasto é só ralar o inhame com 10% de gengibre? Precisa ferver ou algo assim? Flávia

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o comentário que virou post e mais esse depoimento sobre o emplastro. Se eu soubesse disso antes, há dez anos teria feito num cisto que apareceu na minha perna. Demorei pra fazer a cirurgia pq tenho medo, apesar de que era pequeno, mas como meu Homeopata autorizou, eu fiz, já estava doendo. Não sei o que o médico fez que tirou até o que não precisava. Além de uma cicatriz feia (isso pq ele é um dos melhores plásticos da minha cidade) a tal cirurgia, apesar de ter sido mini, dói até hoje. Por isso fujo mesmo de médicos alopatas e espero nunca mais precisar passar por uma mesa cirúrgica, a não ser numa extrema necessidade. Por ser cisto, não sei se sairia assim com o emplastro, mas que eu teria tentado, teria :).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Jussara, minha amiga Cris tinha um cisto na perna do tamanho de um ovo de pomba e ia operar. Me mostrou, eu disse que sairia com inhame, no dia seguinte ela começou a aplicar o emplastro. Só da gente falar o lugar já tinha ficado vermelho. Com o inhame, foi inflamando mais, criou um bico, veio a furo e lá de dentro saídam coisas parecidas com pedaços de sabonete e, no final, algo que parecia um caroço de azeitona branco. Saiu tudo, fechou e a cicatriz mal se vê.

    Mas tem que ser muito valente pra encarar, né? Dá trabalho, e a pessoa assume a responsabilidade pelos cuidados de si. Não é pra qualquer um. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sonia,

    se me permite gostaria de responder para a Flávia
    O inhame e o gengibre são ralados crús, o inhame eu descasco e o gengibre vai com casca. Tudo crú e natural, não esquenta nada, não vai ao fogo. Melhor é fazer na hora que for usar, se não der mesmo, então guarda na geladeira para usar depois.
    Abraços
    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  8. Oba, Cida, agradeço a ajuda, o post é todo seu. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. MUITO Obrigada Cida!! Flávia

    ResponderExcluir
  10. Cida - este emplastro você aprendeu com a Sonia Hirsch mesmo ou na macrobiótica? Ou ainda, é herança de família?

    Há muitos anos - uns trinta, quando a gente furava orelha e usava brinco dava uma inflamação. Minha irmã teve e na época eu usei "Sonia Hirsch". Nunca mais ela se esqueceu do fato - doía muito e estava muito feio. E este foi pôr e sair. Usei o óleo de gergelim para untar antes a pontinha da pele para não coçar.

    Há três dias a dobermann apareceu com um berne no cotovelo e a pata inchada. Apliquei o mata bicheira e deixei. Pensei que havia melhorado. Ontem, a pata parecia que ia explodir, tão inchada e quente. Fiquei preocupada, comecei a ler o Kikuchi e só de pensar em fazer primeiro a compressa de gengibre quente para depois usar a de inhame, desaninmei. Estava muito cansada e só tinha disponibilidade bem de noite. Lembrei de pôr o colar, ela parou de lamber e pronto, rompeu. Agora, lendo a descrição do processo com seu filho, pelo tanto que já saiu o quanto ainda está inchado, vou deixar a complicação pra lá e fazer a compressa simples. As vezes caio nesta armadilha de podendo complicar para que simplificar?

    Esta sua máscara, vou preparar e deixar pronta para uar na geladeira. Que boa idéia!

    ResponderExcluir
  11. Ola Silvia,

    eu tive uma avó mineira, mãe de meu pai, contadora de "causos" e de ensinar muitas riquezas do pessoal da roça. Depois já casada e com um filho de 12 anos, fiz um curso de massagem oriental aqui em São Paulo, durou uns 2 anos e meio, mas fiz parte de um grupo que se reuniu por mais 2 anos para trocarmos experiências. Eu tinha aulas de alimentação natural, que incluiam banhos, pomadas, emplastros, compressas etc.. muita coisa tudo natural, do tempo da minha avó, além de tudo isso eu comprei alguns livros da Sônia "O manual do herói" "Deixa sair" "sem açucar com afeto" e "só para mulheres" " boca feliz inhame inhame". Além dos livros eu tinha uma professora que fez uma apostila e esta receita era uma das mais usadas em aula, em encontros com amigas. Isso foi em 1992 até 1996. Nos encontravamos uma vez por mês e faziamos umas nas outras as experiências com as compressas, emplastros, massagens, banhos, etcc. era muito bom. Depois trabalhei muitos anos como esteticista facial e corporal e massoterapeuta. Fiz muitas compressas e emplastros nas minhas clientes.
    Acho que aprendi um pouco lá na minha infância, não me lembro quando, mas coloquei em prática depois das aulas e dos livros da Sonia com certeza.
    Como a Sonia diz: é maravilhoso usar a tecnologia para falarmos das coisas antigas, da minha avó, das minhas aulas e das minhas clientes e familiares que fiz tambem bastante, em mãe, cunhada, cunhados, sobrinhos, primas. Muita gente já recebeu esses cuidados.
    Agradeço a Sonia pelo espaço para podermos relatar tantas experiências.
    Um grande abraço

    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  12. Oi Sonia, vou postar esse link lá no tópico de cosméticos naturais, ok?
    abs,
    Carol

    ResponderExcluir
  13. Uma honra, Carol, como sempre! Para mim e para Cida! Beijos :-)

    ResponderExcluir
  14. Prosseguindo: a cadela hoje amnaheceu com a pata muito desinchada, mas com o passar das horas está voltando um pouco. Vou já colocar mais compressa, suspender antibiótico (que mal comecei e portanto há como suspender). Tem leishamaniose, tratou-se com um ano de idade e retornou agora. Artrite na pata traseira decorrente da doença: vai compressa lá também. E eles, os cães daqui, gostam de inhame como petisco, vou passar a dar com mais frequência. Alguma outra sugestão será bem-vinda.

    Espero, doravante, depois dos relatos e mais uma vez de um resultado digamos como os americanos "dramático", usar com tanta frequencia esta compressa que se torne natural como as coisas da rotina. Muito obrigada Sonia e Cida.

    ResponderExcluir
  15. Sonia,

    obrigada, você é um amor, muito generosa.
    Me sinto honrada pois mal aprendi a entrar num blog, e já te encontrei, contei uma experiência e uns pedacinhos da minha vida, e já senti um calor dentro de mim, um carinho passeando por esse blog, é tão bom!!! você me respondendo com tanta atenção, e as meninas que estão entrando aqui também. Quero mandar um grande beijo a todas e vou escrever todas as minhas experiências, estou comendo inhame todo dia, o alho também já fiz, junto com a papinha de inhame e passo no pão de manhã. Já encomendei o óleo de coco extra virgem, e vou ter muito para contar e continuar aprendendo com todas vocês.
    Vou tentar entrar no topico de cosméticos naturais.
    Quando vier para São Paulo dá um toque, gostaria de conhece-la pessoalmente, se for possível.
    Um livro tem o poder de mudar nossas vidas, conhecer a escritora e poder conversar com ela assim dessa forma tão gostosa, natural e acolhedora, é maravilhoso!!! Estou amando tudo isso.
    Beijos Sonia, que Deus te abençoe muito, e que você continue a ser esse canal de benção e amor.

    Beijos
    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cida, também amo estar aqui e compartilhar o que vou pesquisando e aprendendo nos livros de tantos autores bons. São bênçãos a rodo!!!

    Silvia, coloquei agora mesmo, como comentário, um email que recebi sobre cistos em cachorros e o uso da cúrcuma, postagem de 13/4/2009. Quem sabe te ajuda, agindo através do sangue?

    Beijos, boa semana, e vamos trocando!

    ResponderExcluir
  17. Sonia, muito obrigada, vou ver depois pois a conexão não colabora nada.

    Notícias: com a outra aplicação, ou seja, compressa mais uma vez ao dia por muitas horas quase acabou. Na hora de dormir Numa área bem pequena levemente inchada, fiz compressa para garantir. Hoje tá limpinho, nenhum sinal de inflamação, exceto é claro, a ferida inicial por onde foi drenado, em fase de cicatrização. Suspendi o antibiótico e o antiinflamatório.

    Tive a impressão de que respirava mal e tremia, no meio da noite. Dúvida, será que deveria ter deixado o antibiótico e está agora com infecção respiratória? Antes de qualquer coisa, levei-a pra um lugar mais quentinho, coloquei roupa e um cobertor de lã, deixei-a bem aquecidinha e observei. Dormiu com respiração silenciosa, muito tranquila. E pra quem conhece sorriso de cachorro, já apareceu aqui com um sorrisão.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sonia, o cisto da minha perna não era tão grande, então, eu teria coragem de encarar, sim. E por me tratar há vários com Homeopatia, sempre dou preferência aos procedimentos naturais (tanto que só fiz essa cirurgia pq meu Homeopata autorizou, disse que o cisto era pequeno e tal; mas eu protelei o máximo que pude). Teve uma época em que tive furúnculos, fazia compressas mornas e eles vinham a furo. Eu tirava sozinha, sentia até um certo "prazer" pq furúnculo dói demais. Acho que não teria "coragem" de fazer em outra pessoa, ficaria com dó, mas pra fazer em mim mesma, eu encaro, rs. Fico sentida em só saber disso agora. Estava até tentando me auto consolar, dizendo pra mim mesma que o cisto era sebáceo, não tinha "olho" e não iria sair. Mas acabei de ler no post mais recente que o emplastro serve para esse tipo de cisto tb, hehehe. Vc tem razão, dá trabalho e a pessoa tem que assumir a responsabilidade. Mas lendo os comentários das meninas, resolvi fazer o emplastro na pata de uma das minhas cachorras; ela tá com um cisto faz tempos, e eu fico com dó de mandá-la pra anestesia por causa da idade dela, então venho protelando. Vou tentar :).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Sonia,

    vou te fazer uma pergunta lá do leite de coco, onde moro é dificil achar coco fresco, posso usar aquele de vidrinho, não fique nervosa....., só estou perguntando rsrsrs...
    Estou com muita vontade de experimentar mas não queria fazer sem seu aval.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olha, eu também uso o do vidrinho de vez em quando, tem lá seus aditivos mas quebra o galho. Só não indicaria para uso medicinal por causa dos conservantes.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Sonia, só queria mesmo experimentar com café, depois que você escreveu que fica ótimo, deu vontade de tomar de manhã, café com leite, e acho que é uma delicia!!!
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Sonia tudo bem?

    eu não li ainda seu livro "Deixa sair", mas andei olhando no seu blog, e como esse inhame puxa tudo pra fora.
    Tenho uma dificuldade muito grande.
    Eu não choro.
    Fico triste, decepcionada, magoada, chocada com noticias, com situações mas os meus olhos não produzem lágrimas. Quero tanto chorar, sabe quando as pessoas soluçam e os olhos incham de tanto chorar, mas eu não consigo.
    Você sabe porque isso acontece?
    Já vivi situações muito triste, já tive muitas perdas, vivo tão quieta, triste mesmo, mas não sai as lagrimas de dentro de mim.
    O que eu posso fazer para melhorar isso em mim?
    Será que tenho algum problema físico?
    Ou é só emocional?
    Já te agradeço pela atenção.
    Obrigada
    beijos
    Laura

    ResponderExcluir
  23. Oi, Laura, difícil dizer... Geralmente uma terapia ajuda muito nesses casos. Sempre é um apoio para você se conhecer melhor. Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá Sônia, venho acompanhando o seu blog e ele tem me dado lições valiosas de como curar, tratar de forma mais natural possível sem o uso dos excessos de química e etc. Pois bem, eu te escrevi alguns posts atrás sobre doença de pele não tive resposta. Insisto novamente, me desculpe pela insistência. O caso é que lendo sobre o inhame e tal resolvi tomar coragem de perguntar novamente. O que você pode me falar sobre doenças de pelo, especificamente dermatite e psoríase. Minha filha piora agora que o tempo frio começa. Os cotovelos, dedos dos pés ficam muito ressecados e ferem. O médico diz ser dermatite mas como há psoríase na família fico receosa e não quero tratar com as pomadas de sempre. Mais uma vez me desculpe pela insistência. Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Nani, vermes dão dermatite, e eu sempre penso neles em primeiro lugar quando há esse tipo de sintoma. Sobre psoríase não sei nada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Oi Sônia,
    venho postar para dar mais força a esse emplastro milagroso. Acabo de extrair uma unha encravada tinhosa com ele, dormi com a trouxinha no meu dedão e no dia seguinte saíram "monstros".
    De um dia para o outro, que coisa...

    beijos :-)

    ResponderExcluir
  27. Pois é, Carol, que coisa! :-) Que eu saiba, é o único remédio que existe pra unha encravada. Parabéns pra você e sua unha!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Sonia,
    Vou deixar uma pergunta para a Cida, caso ela apareça aqui nos comentários, ok? Thanks.

    Cida,
    Já que vc foi esteticista por tanto tempo, vc teria aí na manga alguma receita ou alguma dica para manchas no rosto? Seja de sol ou de acne recente?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Olá Jussara,

    eu sei que é bom procurar um dermatologista e ver o seu caso. Sei que tem no mercado inúmeros produtos novos e bons. Estou fazendo uma experiência em casa, vou postar assim que tiver certeza. Envolve o nosso querido inhame, óleo de coco, e pó de dolomita. Não se esqueça de proteger bem a pele para não aumentar as manchas. Use chapéu, protetor solar, fique mais na sombra do que no sol. Quanto a acne, faça o emplastro, bem pouquinho e coloque no rosto. Ainda é a melhor forma natural que conheço e a mais eficaz.
    Um beijo

    Cida

    ResponderExcluir
  30. Cida firme e atenta! Bacana! Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Cida,
    Eu já faço tratamento com dermato, mas não levo muita fé; não vejo grandes resultados, apesar de ser disciplinada. Os produtos são todos caros, mas não cumprem o que prometem. Queria algo alternativo, sacomé? ;)
    Eu uso filtro direto, pra mim esse é o melhor tratamento anti-manchas, ainda mais que moro numa cidade onde faz 40ºC o ano todo. Mas não é que eu tenha muitas, não.

    Quanto à acne, é como eu disse num outro comentário: é uma ou outra que aparece, principalmente antes da menstruação. Por conta disso uma dermato bam-bam-bam queria que eu tomasse flutamida, um medicamento que os homens usam para o tratamento de câncer de próstata, é mole?

    Tenho feito o emplastro de inhame :). Acho que vou começar a colocar no nariz pra ver se os cravinhos saem.

    Uma pergunta pra vc ou para a Sonia:

    Ontem quando fui dormir, tomei meu óleo de coco. Como o tempo aqui tá muito seco, minha pele tb está, mesmo sendo oleosa. Daí que peguei as sobrinhas do óleo da lateral e passei no rosto, em vez de passar o creme de sempre. A sensação foi ótima, senti que hidratou na hora; sem falar no cheirinho maravilhoso.
    Minha pergunta é: posso fazer como fiz ontem? Passar o óleo no rosto à noite e só tirar pela manhã ou é bom deixar um tempo e tirar em seguida? Hj minha pele amanheceu super macia e fiquei com dó de tirar, rs, mas como ela vai ficando oleosa ao longo do dia achei melhor tirar com o sabonete que já uso.

    Aproveitando o embalo, tenho outra pergunta:
    Será que posso usar o óleo de coco como óleo carreador para fazer massagem e pingar nele umas gotinhas de óleo essencial?

    Bjs e obrigada às duas!

    ResponderExcluir
  32. Jussara, na minha opinião não existe nada melhor para a pele do que o óleo virgem de coco. Quanto mais você usar sabonete, mais oleosa sua pele vai ficar. O óleo de coco pode devolver a ela a proteção natural. Se você lavar só com água e bucha vegetal, ou escovar a seco, e usar óleo de coco, vai ver a diferença que faz. Dispensa filtro solar, sobre o qual recaem muuuitas dúvidas.

    Com licença da Cida, sobre as manchas, elas vêm de dentro, especialmente do fígado. No seu lugar eu aplicaria somente o emplastro de inhame como ela falou. Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Cida, só pra te contar uma coisa que deu muito certo, e que vale para Jussara também: eu tinha uma mancha escura no braço, e como sou meio sardenta, meio ruiva, nunca achei nada demais. Um dia comi uma carne de porco e no dia seguinte a mancha estava coçando, eu cocei e ela ficou toda empipocada. Claro que fiquei pensando coisas, mas a dermato homeopata que consultei disse que não era nada. Resolvi colocar no local uma misturinha de argila com alga lithotamium, meio a meio, preparada por um amigo meu, que já tinha resolvido outras coisas inflamações cutâneas, espinhas, mordidas de carrapato. Foram alguns dias. A inflamação sumiu e a mancha também. Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Sonia e Jussara,

    que gostoso, parece conversa de comadres eheh.
    Você tem razão Sonia, eu tinha alguns problemas de manchinhas, mordida de inseto que não saravam e uma micose super persistente em um dos pés. Vou na dermatologista direto e não estava vendo muitos resultados. Quando melhorei minha alimentação e inclui o inhame diariamente nas minhas refeições, senti uma enorme diferença. (Até a dermatologista percebeu a melhora) Estou iniciando agora no óleo de coco virgem, vocês podem acreditar, os meus pés estão fininhos, lisinhos e minhas manchinhas clareando. Acho que o inhame é meio milagroso, além de muito gostoso e com poucas calorias, então como sem medo. Estou fazendo um teste com inhame para manchinhas, não sei não, mas parece que estão clareando. Como sou meio são tomé, vou esperar e confirmar daqui um tempo.
    Um grande abraço a vocês,

    Cida

    ResponderExcluir
  35. Sonia,

    muito boa a dica da argila com alga lithotamiun, eu usava bastante nas clientes com acne, principalmente quem tinha problemas de cicatrização. Mas gostei de saber que as manchas vem do figado, eu não sabia, por isso quando melhorei a alimentação as manchas diminuiram.
    Bom saber, mais uma que vou experimentar.

    Beijos
    Cida

    ResponderExcluir
  36. Sonia,

    as vezes não me expresso muito bem, eu usava a argila nas minhas clientes com problema de cicatrização. Gostei da dica para juntar com a alga.
    Melhorei minha alimentação, quando decidi comer tudo mais natural, integral, tirei o açucar de vez e evito qualquer tipo de gordura, até o chocolate eu parei. O leite também passou a ser o de coco. Amei!!
    Obrigada e desculpe a minha forma de escrever, as vezes, não muito ordenada.

    Beijos
    Cida

    ResponderExcluir
  37. Oi, Cida, o bom do blog é justamente essa informalidade, a coisa vai rolando e se acertando, como na vida... Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Sonia,
    Isso de eu usar somente o óleo de coco e dispensar o filtro é serião? Pergunto pq não fico sem, justamente por causa do sol e das manchas. Posso passar o óleo e somente ele vai me proteger, é isso? E qual seria a quantidade ideal? Tenho que passar novamente ao longo do dia?
    Ah, faz sentido isso das manchas virem do fígado. Sempre que faço check-up dá alguma alteração nas bilirrubinas e os médicos não sabem explicar. Eu tomava pílula e acho que ela o "atacava" um pouco. Parei há dois meses pra fazer uns exames, vamos ver...

    Vou comprar uma bucha só para o rosto então, a escova eu ainda não encontrei.
    Argila eu tenho aqui, mas alga é difícil encontrar. Moro numa capital que mais parece província. Mas vou seguir a sua dica e continuar a usar o emplastro ;).
    Muito obrigada pela ajuda.
    Abraços.

    Cida,
    Que legal os seus avanços com o inhame e o óleo de coco! Tomara que o emplastro dê certo para as manchas. Depois nos conte, please.
    Ah, estou pensando seriamente em passar um pouco de óleo de coco no cabelo pra ver o que acontece, rs.
    Muito obrigada pelas suas dicas tb.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Hum, já estou fazendo confusão. Quem deu a dica do emplastro foi a Cida. Mas enfim, obrigada a vocês duas :).

    ResponderExcluir
  40. Ah, quantas boas dicas e boa prosa!

    Da minha parte quero fazer uma ressalva no que escrevi. Tratei da minha querida cadela com o inhame e deu muito certo. Teria sido melhor se fosse bem no começo e o abscesso não tivesse aparecido e crescido tanto. Como isto ocorreu, não poderia ter interrompido o antibiótico como o fiz. As bactérias continuaram a circular no sangue e causaram uma pielonefrite,isto é, grave inflamação nos rins e insuficiencia renal. Ela tem a doença leishamaniose - controlada por mais de cinco anos mas que estava voltando. Não resistirá.

    ResponderExcluir
  41. Olá Jussara,

    temos que agradecer a Sonia mesmo por esse canal de comunicação, e eu só usei o emplastro porque aprendi nos livros dela, com a Sonia aprendi a quantidade também de inhame e gengibre que antes não sabia. E graças a confiança que ela me passou pelo livro eu tive coragem de passar no rosto das clientes. Mas sempre testo em mim primeiro ou em alguém da família para saber a impressão e como é sentir na própria pele.
    Quanto a Silvia, que pena a sua cadela, eu estava pensando muito nela e torcendo para ler uma mensagem sua dizendo que ela estava bem... Enfim, boa sorte pra você. beijos

    Cida

    ResponderExcluir
  42. Oi Silvia, Jussara, Cida, bom dia!

    Também sinto muito pela cadela. Quem cuida de bichos, como nós, os tem como pessoas queridas, não importa se são quatro patas. Mas é assim, né? De vez em quando um se vai.

    Jussara, sobre filtro solar: não é necessário se a sua alimentação for boa e você não ficar tomando sol
    no horário perigoso, que é entre 10:30 e 14:30. Isso é uma questão de bom senso. Por outro lado, se forem só 15 minutos, não tem problema e ainda é bom para ossos, pois é esse sol de pico que promove melhor a absorção de vitamina D. O óleo virgem de coco nutre e protege a pele. Porém, porém: se você andou usando muito ácido e esfoliante, vá com calma ao sol. Leva um tempo até a pele recuperar sua proteção natural.

    Beijos a todas! :-)

    ResponderExcluir
  43. Silvia,
    Sinto muito pela sua cachorra. Sei como é ruim e triste perder um desses amiguinhos. Os meus eu trato como membros da família (pesssoas queridas como bem disse a Sonia).
    A Leishmaniose não é fácil, ela foi guerreira e vc certamente cuidou muito bem dela nesses anos.

    Cida,
    Que legal que vc sentiu confiança e teve coragem, né? E mais legal ainda é que deu super certo :).

    Sonia,
    Obrigda mais uma vez pelas dicas. Já usei ácido, mas faz tempo, e exfoliação eu faço uma leve, em casa, uma vez por semana. Eu quase não tomo sol, a não ser o inevitável, de quando saio à rua, mas é só. Pode deixar que vou com calma, sim.
    Bjs a todas tb :).

    ResponderExcluir
  44. Oi, Sonia,
    Esqueci de dizer que achei muito chique vc ter uma homeopata dermato. Meu sonho "de consumo", rs. Meu homeopata torce o nariz para os dermatos. Aquela coisa: pra ele, os dermatos se preocupam com o exterior, e os homeopatas, com o interior.

    Mais uma pergunta pra vc ou para a Cida:

    Vcs indicam alguma marca de dolomita? Encontrei de várias marcas pra comprar, mas fiquei meio perdida, não sei se todas são confiáveis. Mas achei os preços mto bons, pensei que fosse mais caro.

    Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Oi, Jussara, não sei indicar mnarca, acredito que todas sejam boas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  46. oi, Jussara, não tenho nenhuma marca para indicar. Comprei a minha numa loja que vende produtos naturais. Como a Sonia disse, acho que todas são boas.
    Beijos
    Cida

    ResponderExcluir
  47. Ok, vou no "mamãe mandou", então ;D.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  48. Que otimo ter encontrado esse blog
    minha filha estav chorando por ccausa de unha encravada.e eu achei a receita do inhame

    ResponderExcluir
  49. Oi Sonia

    Gostei muito de saber sobre os beneficios do inhame....
    minha pele é oleosa e muitos cravos no nariz,
    me diga como usar o emplastron de inhame
    queria saber tb osbre o oleo de coco pro rosto
    sou de Petrópolis tb...

    um grande abraço

    Cecília

    ResponderExcluir
  50. Às boas amigas deste blog, Sonia, Cida e Jussara agradeço-lhes. Apenas abri o blog com pressa, sem saber se haveria alguma coisa e foi tão bom encontrar o apoio de vocês no dia seguinte, quando estava tão triste.

    Um veterinário - de todos que a atenderam, o mais experiente e mais sensível, perguntou-me se ela não queria ir embora. Ele consegue sabê-lo em alguns cães. De alguma forma, despedia-me dela e agradecia tão boa companhia.

    Indicam para cães com leishmaniose que se dê uma alimentação própria, metade ração e outra, comida feita em casa cuja base é arroz ou massa mas a qual se acrescenta um pouco de legume (especialmente os de cor amarela e laranja) e verdura , e proteina em pequena quantidade (carne e ovos). Passei a preparar o arroz com inhame ralado - um pouco, não em excesso. Cozinho juntos. Nem se percebe a presença do inhame. Adiciono também abobrinha, tomate e outros, alem de um pouco de óleo. Atenção: não se dá cebola para cães e nem alho, e o sal deve ser pouco.

    ResponderExcluir
  51. Oi, Cecília, a Cida explica lá em cima como usar o emplastro de inhame, leia com atenção o post e o primeiro comentário pra ficar sabendo. Quanto ao óleo de coco para pele oleosa, eu acho que pode ser bom. Mas tem o seguinte: quando a pele é oleosa e a pessoa usa muito sabonete, muita loção, ela tende a liberar mais óleo para se proteger. Eu penso que você poderia experimentar um período de 3 semanas sem sabonete e loção, só com escova ou bucha e muita água, emplastro de inhame e óleo de coco depois. Aí me conte.

    Cida, sua bênção - e me corrija se eu estiver errada, tá? Abração pra ambas!

    ResponderExcluir
  52. Oi, Silvia, você é muito querida neste blog! Beijão!

    ResponderExcluir
  53. Sonia querida, você como sempre: está certa!

    A pele, de preferência, deve estar limpa, e se for muito sensível, aplique um óleo embaixo do emplastro, acho que até o de coco deve ser o melhor. Eu não o conhecia quando usava em minhas clientes e eu passava um pouquinho de óleo de amendoas para proteger a pele. E a Sonia está certa, quanto mais usamos sabonetes e loções, principalmente essas que vende em farmácias, supermercados, por conter muito alcóol em sua fórmula, resseca demais a principio e depois a pele para se proteger fica mais oleosa ainda. Eu gosto de usar loção adstringente natural, que é o chá de camomila gelado. Ótimo para olheiras. Não sair no sol em seguida. O inhame por sua vez, deixa a pele hidratada e suave, não repuxa e nem é necessário aplicar creme após o emplastro. Outra coisa que aconselho é aplicar o emplastro a noite, quando tirar, lavar com água limpa, e não passar mais nada. Deixe a pele respirar e continuar eliminando o que ainda ficou lá dentro.
    Sonia, Deus te abençoe, fique na paz!
    Silvia querida paz pra você também,

    beijos
    Cida

    ResponderExcluir
  54. GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM SABE O QUE PODE SER FEITO PARA SINUSITE.AGUARDO A RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  55. Maravilhoso blog e maravilhosas as receitas naturais q tenho encontrado aqui,sempre opto pelo natural e agradeço demais por todos os posts, sempre atenta a ajudar e esclarecer as pessoas..Obrigada Sonia.
    Só uma duvida ,o emplastro de inhame é p ser usado sempre?Ou só enquanto ouver espinhas ,cravos,ele substitui creme de rosto?que já naw uso á tempos..O que seria bom p rugas?Isso q eu disse q seria uma pergunta, né?
    Moro no Japão e aqui e'uma mania nacional usar loção ,tonico e creme ,parece q é regra,eu fujo de produtos quimicos,procuro usar o minimo dessas coisas.
    bjs p tdas ai no meu querido Brasil,amei esse Blog Sonia.

    ResponderExcluir
  56. Para sinusite, você pode ler os seguintes posts:

    http://www.soniahirsch.com/2010/04/cozinha-medicinal-emplastro-de-inhame.html

    http://www.soniahirsch.com/2010/03/comer-bem-queijetarianos.html

    http://www.soniahirsch.com/2009/12/almanaque-do-banheiro-sinusite-tchau.html

    http://www.soniahirsch.com/2009/11/dicionario-da-mulher-compressa-de.html

    http://www.soniahirsch.com/2009/05/enquanto-isso-gripes-comuns-continuam.html

    E além de tudo isso, pode massagear as regiões afetadas com óleo de copaíba. Um abraço!

    ResponderExcluir
  57. Oi, Keyla, o emplastro de inhame seria mais para limpar a pele. Para aplicar, eu sou fã do óleo de coco. Penso igual ao mestre Paul Pitchford: "não passe na pele nada que você não comeria, pois ela é um órgão de absorção". Sei que aí no Japão existem óleos naturais muito bons também, isso já apareceu num comentário aqui no blog, mas agora não me lembro onde. Um abraço!

    ResponderExcluir
  58. Olá Sonia e Cida, a 3 dias comecei a utilizar o emplastro de inhame que peguei por aqui. Muito me interessou, afinal tenho um rosto bonito, porém totalmente acneico. Já utilizei por duas vezes o medicamento Roacutan (sim, aquele perigosíssimo) e ao se passarem 2 anos tudo retorna novamente. Bom, usando o emplastro me surgiram algumas dúvidas a respeito de como aplicá-lo. Toda noite eu aplico no rosto e cubro com gase, ficando com ele por aproximadamente 40 minutos. Depois retiro com água morna. É assim? Em quanto tempo mais ou menos nota-se algum resultado? Esse emplasto serve apenas para acne (aqui me refiro a rugas, manchas, etc) ? Obrigada desde já, aguardo ancisosa uma resposta. Abraços.

    ResponderExcluir
  59. Olá, meninas,
    também quero participar desta conversa boa:

    Meu mestre de aikido, Reishin Kawai, era um bruxinho dos melhores, acupunturista e massagista de shiatsu. Receitava sempre pra quem se machucava o emplastro de inhame com gengibre.

    Adorei as receitas, vou ver se acho inhame aqui em Paris (normalmente só encontro aquele inhamão que parece uma mandioca gigante).
    Meu namorado tá coberto de eczemas, por causa de um tratamento homeopático pra desencavar um herpes zoster escondido. Vocês acham que o emplastro pode acelerar o processo?
    E o óleo de coco, será que pode diminuir a coceira? Vou ver se ele topa experimentar...

    Cida, por que você não faz um blog pra você???

    Uma vez comecei um fórum com umas amigas, sobre vários assuntos de "bruxas" mas éramos poucas (não era público) e não foi muito pra frente. Dá vontade de tentar de novo, com mais gente. :o)

    beijos!

    ResponderExcluir
  60. Olá Sonia,

    quero testemunhar mais uma vez algo que aconteceu comigo. Há uns vinte anos atrás, estava na estação Metrô Clinícas e peguei um taxi e precisei por algum motivo ligar para minha casa e deixar um recado para o meu filho quando chegasse do colégio. Quando ouvi a mensagem na secretária eletrônica, não acreditava que a vóz era minha, estava horrível por causa de uma sinusite que tinha há anos e nada curava(eu ainda não conhecia os poderes do inhame), e falei em vóz alta, o motorista de táxi me ouviu e começamos a conversar e ele me contou que também tinha sinusite, adoooro conversar com os motoristas de táxi, e ele me ensinou uma receita que eu fiz e nunca mais tive sinusite.
    Aplicar 3 gotas de suco de limão puro em cada narina e depois de uns dois dias andar com uma toalha de rosto na mão, porque começa a sair um liquido transparente do nariz, no meu caso saiu muito, o dia inteiro, meu rosto foi desinchando, a dor melhorando, a vóz voltando ao normal. Repeti umas 3 vezes, com intervalo de um mês mais ou menos entre uma e outra e depois disso nunca mais tive sinusite.
    Deu certo para mim e para todos que ensinei e fizeram certo. Arde muito na hora que coloca, mas é muito bom depois que faz efeito. Pode dar certo pra você também.
    Keyla eu tenho a pele boa com apenas duas manchas, a experiência que eu tenho é com a pele de outras pessoas, mas mesmo assim eu uso faz tempo o emplastro de inhame com gengibre. Últimamente tenho feito só com inhame uma pastinha, deixo no rosto por meia hora, lavo com água fria, seco bem e em seguida passo óleo de coco virgem, e tenho notado que minha pela está mais suave, hidratada, as manchas diminuiram. Como a Sonia já explicou óleo de coco protege a pele do sol e hidrata sem deixar gordurosa e com isso diminui sensilvemente as ruguinhas finas. Tomo também uma colher de sopa de manhã e outra antes de dormir, para outros fins, mas acho que só faz bem.
    Ana Paula, você deve usar sim o emplastro de inhame com 10% de gengibre no mínimo uma vez por semana e quando tirar lave com água fria, seque bem e passe o óleo de coco em seguida. Pode dormir com ele, não é oleoso, acho que você deve passar também pela manhã com o rosto limpo. Pela minha experiência acho que o óleo de coco também ameniza as manchas. O resultado do emplastro de inhame você já começa a perceber no dia seguinte, a acne começa a secar mais rápido, a pele vai ficando mais lisa, resolve até para as espinhas internas.

    Essa semana eu tive um problema emocional forte e no sabado acordei com a boca cheia de aftas, céu da boca ferido. Passei o óleo de coco, fiz um tipo de bochecho com uma colher de sopa do óleo, algumas vezes no dia e repeti segunda e terça. Liguei para o meu dentista e ele falou que isso duraria em média de 7 a 10 dias para sarar e não tinha nada para ser feito, era um ciclo natural. Só sei dizer que ontem quarta-feira, não tinha mais nada, tudo cicatrizado. Ah só lembrando... eu como inhame todo dia.
    Flávia, sabia que eu estou pensando em fazer um blog??? só preciso aprender como, eu comecei há pouco tempo a entrar no da Sonia, depois entrei em outros e estou amando. Acho uma ótima idéia.
    Muito obrigada a todos que estão escrevendo e o que eu souber eu respondo. A querida Sonia já me deu liberdade de escrever aqui e estou aproveitando, muito obrigada Sonia.
    Ahh Sonia, hoje fui na querida Suzana Ayres, em Campinas, ammmeeeiiiiii!!! depois conto minhas experiências.
    Um grande beijo a todas

    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  61. Sonia

    eu de novo, o testemunho com o limão para a sinusite é para o anônimo que pediu receita. Estava lendo hoje de manhã e esqueci de mencionar que era para ele.

    Beijos
    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  62. Oi, Cida querida, a sua participação aqui no blog é uma delícia e essa receita de suco de limão para sinusite com certeza vai ajudar muita gente. Também se indica para conjuntivite, né? Mas as pessoas não fazem porque vai arder. Ora, o que arde cura...

    Também dou a maior força para você fazer um blog seu. É muito simples, você vai ver. No começo tem que decidir várias coisas como layout, cores e outros detalhes, depois entra nos trilhos e vai embora.

    Gostaria de ter o seu email, me manda? shirsch@terra.com.br . Um abração!

    ResponderExcluir
  63. Oi, Sonia "o que arde cura e o que aperta segura" como diz minha mãe ehehe.
    Já estou entrando no seu endereço para mandar meu email.
    Obrigada por tudo, pela força, por novas idéias, por sua generosidade, enfim...... seu carinho.

    Beijos
    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  64. Olá Sonia e Cida!
    Preparei o emplastro de inhame com gengibre, comecei a usá-lo em algumas espinhas no rosto, senti uma espécie de comichão(ardeu e coçou), mas persisti por 30 minutos, depois enxaguei com água fria, deixei secar naturalmente e senti a pele mais fresca, já no outro dia o aspecto das espinhas era outro, estavam secas, bem murchinhas...estou confiante no resultado. Agora tenho uma dúvida: a mistura do potinho plástico que guardo na geladeira há 03 dias,está ficando amarronzada, é assim mesmo ou devo descartá-la e preparar outra?
    Aguardo a resposta!
    Abs
    Alba

    ResponderExcluir
  65. Faz um blog, sim, Cida, se precisar de ajuda é só falar que a gente acode. Tá aqui também o meu e-mail: flavia@lesimpatientes.org.

    O Blogger, esse que a Sonia usa, eu acho o mais bonitinho e simples de usar. E é grátis e sem propaganda. Também uso muito os sites grátis do Google (a Blogger também é do Google). Tem a opção de ter páginas fixas (como um site normal) e também páginas tipo blog (conforme você vai escrevendo ele vai organizando automaticamente da mais recente à mais antiga). Eu uso pra minha associação, Les Impatientes. É prático porque eu faço o começo que é fazer o fundo da página, essas coisas mais da estrutura, e depois todo mundo pode atualizar o site, mesmo as que não são muito amigas da informática. Eu adoro, hehe! Se quiser ajuda, ou quem mais ler esta mensagem, pode me escrever. Os meus sites feitos no Google são http://lesimpatientes.org e http://fide.lesimpatientes.org. Também tenho um site no weebly, mas a interface é inglês e é um pouco mais complicado pra fazer um visual diferente, mas pra escrever, colocar imagens etc é bem simples. http://flaviatavares.weebly.com. E meu blog de viagem muito desatualizado é do Blogger também: http://carnetdevelo.blogspot.com (o nome é em francês mas é escrito em português)

    E agora tenho outra pergunta pra você: cê tem alguma pista pra pêlo encravado?? Ou melhor ainda, pro pêlo não encravar depois da depilação? Inhame também?

    Aqui na França tem uma nova revista feminina, há um ano, muito legal. Uma revista feminina inteligente, crítica e sem publicidade! O slogan é (mal traduzido...) "mais inteligente do cérebro que do nódulo (de celulite)". Teve um número especial pêlos bem interessante, por isso que lembrei.

    Sonia, faltou um capítulo "pêlo" no Só para as mulheres, hihi... Tô te provocando que assim na próxima edição vai sair um tratado, hehe!

    Não consegui tempo pra ir ver a Suzana enquanto estava no Brasil. Tinha umas questões burocráticas pra resolver que eram meio complicadas. :o(

    Beijos, moças, de primavera francesa ensolarada!

    ResponderExcluir
  66. Oi Alba, eu guardei até por uma semana na geladeira, a cor em cima fica diferente, você retira essa parte com uma colher e verifica se a debaixo está branquinha, use essa que não mudou de cor, eu fazia assim. Quando a cor do pote todo mudava, eu não usava. Jogava fora e fazia outra. O melhor é usar fresquinha, feita na hora. Quando colocar na geladeira coloque em vidro e tampe bem tampado. Conforme você for usando retire em camadas. Quanto ao pinicar é normal, use um óleo de coco ou amendoas por baixo para proteger a pele, as vezes, se a pele for muito sensível, eu colocava o emplastro dentro de uma gase e depois na pele. Se a sua espinha for resistente, utilize quantas vezes forem necessárias até ela sumir, e o mais importante você passar o dedo nela e não sentir mais nada, nem dentro da pele. As vezes fica um carocinho, é porque ainda tem uma inflamação interna, passe o emplastro até a pele ficar lisinha. Mas não se esqueça de proteger bem seu rosto, durante todo esse processo e depois também, para evitar manchas na pele. Se encontrar o óleo de coco virgem passe também, ele não obstruí o poro, não é gorduro e é super hidratante. Eu estou usando e estou amando.
    Qualquer outra dúvida, escreva.

    Um grande beijo
    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  67. Oi Flávia,
    esqueci de escrever na outra mensagem.... "que chic, encontrar inhame em Paris?".......... se você precisar de alguém para levar e ajudar aplicar o emplastro é só falar que eu vou tá?... rsrs brincadeirinha..
    Vou fazer um blog sim, e já anotei seus endereços, hoje vou me encontrar com sobrinhas, irmão, cunhada e eles vão me ensinar algumas coisinhas que não sei (aliás não sei quase nada).
    Incrível que ontem antes de dormir estava organizando meus arquivos e selecionei todas as minhas receitas caseiras de depilação. Vou começar a fazer, testar, fotografar e em breve vou colocar a disposição.
    Fiz algumas experiências com o inhame e gengibre no bumbum, sabe aquelas bolinhas, micro espinhas?? então eu fiz em uma cliente, ela também tinha pelinhos encravados no local. E o tratamento melhorava bem quando ela também depilava. Mas infelizmente ela não era persistente, desistia sempre, cutucava, machucava de novo e depois eu começava toda a sequência desde o inicio. O emplastro seca bem essas micros espinhas e levanta o pêlo, o que é muito bom para depilar depois. Vou reiniciar esses tratamentos e depois contar as novidades.

    Um grande beijo
    "Au revoir"

    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  68. Pois encontrei o danado no supermercado chinês aqui pertinho de casa. Chama taro, mesmo. Não está muito fresquinho, acho... tive que jogar uns pedaços fora. Tô experimentando numa bolinha que tenho na perna, vamos ver.

    E nos eczemas do meu namorado, que vocês acham, posso usar? Eles estão enormes! O que vai acontecer é que vai sair ainda mais coisa, não é isso? É melhor passar óleo de coco antes? Ou como a Cida disse, envelopar em gaze, né? Porque depois se grudar vai ser difícil de tirar. E gruda, hein? Parece uma colinha!

    Sonia, eu fiz uma pesquisa google com emplastro de inhame e eczema pra ver se alguém falava mais alguma coisa interessante mas todos os sites que vi eram cópia do seu texto! Alguns com crédito, outros não... :o/ Acho muito legal - e coerente! - que você coloque que nos seus livros informação liberada pra reprodução! Mas as pessoas podiam dar o crédito, né? No mínimo pra os leitores poderem vir buscar mais informação... Deixei um comentário, quando dava.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  69. Querida Cida,
    fiquei muito feliz com suas orientações, estou me sentindo mais segura para continuar o tratamento.Vou procurar o óleo de coco virgem.Breve acredito que vou poder te enviar uma foto do antes e depois, espero que para o seu blog. Quanto a isso, quero agradecer a Sonia pela oportunidade que o blog dela oferece.
    Obrigada pela sua atenção!
    Bjos pra vc e Sonia!
    Alba

    ResponderExcluir
  70. Oi Alba

    obrigada, vou tentando passar as minhas experiências, que bom que está te ajudando. Quanto ao meu blog estou aprendendo como fazer.
    Um grande beijo

    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  71. Flavia,

    tudo bem? acredito que para aczema também funcione, não tenho experiência, não sei se é inflamção interna. Se não for, experimente só com inhame, e passe o óleo de coco virgem, se não tiver um outro óleo para proteger a pele. Se a pele do seu namorado não for muito sensível aplique direto sobre a pele, se não coloque dentro da gase como um travesseiro, e faça antes dele tomar banho, se grudar ele entra no chuveiro com a gase e a água morna solta tudo sem machucar.
    Experimenta também depois de tudo isso, passar a argila diluida em um pouquinho de água morna quase fria. Faça bem pouquinho e vai experimentando em pequenas regiões e vendo o efeito. O inhame ajuda a cicatrizar e a argila também. Depois conta o que aconteceu.

    Bisous (tá certo?)

    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  72. Oi, Alba, bom é contar com pessoas como vocês para compartilhar isso tudo - e muito mais! beijo!

    ResponderExcluir
  73. uhmm interessante... será que esse emplasto funcionaria bem para resolver crises de herpes?

    ResponderExcluir
  74. Oi, meninas,
    Ontem coloquei o emplastro normal, com gengibre (só agora que vi a mensagem da Cida), dentro da gaze e passando óleo de coco antes e ele dormiu com ele. Hoje de manhã tava todo contente que o emplastro tinha acalmado a irritação.
    Ele está tendo esses eczemas (enoooormes!!! o menor, na mão, é do diâmetro de um limão) por causa de um tratamento homeopático pra herpes zoster. O médico diz que não é nada, que é bom sair, mas já faz um ano que ele tá se sentindo um cachorro sarnento, tadinho. E morrendo de medo que dê no rosto também.
    Pensei no emplastro porque vocês disseram que ele faz sair as coisas, né? Até avisei pra ele que talvez ficasse pior, mas quem sabe fizesse o tal demônio sair mais rápido. E no fim acalmou.
    Ele viu também um radiestesista outro dia, que disse que o fígado dele não tá legal. Será que tem relação, um com o outro?
    Como ele tem consulta com o homeopata eu disse pra ele pedir uns exames de verminose também, mas não sei se o cara vai aceitar sugestões, ele é meio seguro de si demais.

    LeighB, eu acho que vi algo sobre inhame e herpes, mas agora já não sei mais onde.

    beijos!

    ResponderExcluir
  75. LeighB: veja o post http://www.soniahirsch.com/2009/06/almanaque-do-banheiro-alo-herpes-tchau.html

    ResponderExcluir
  76. Oi, Flavia, o radiestesista não detecta parasitoses? O pessoal da Pastoral da Saúde faz isso. Exames de fezes comuns não dão nada porque a norma técnica é medíocre. Só conheço um lab no Rio que dá resultados corretos, o do dr Helio Copelman, tel 21 2548-0648 . Em BH e Campinas também conheço bons profissionais que trabalham com isso, me diga se for o caso. Beijo!

    ResponderExcluir
  77. Oi, Sonia, brigadinha.

    Mas sou aquela que mora em Paris...

    E aqui acho que até radiestesista é "alopata", de tanto que eles têm medo de acreditar em alguma coisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  78. Olá, meninas,
    Fazia tempo que não vinha aqui nesse post e hj dei de cara com vários comentários novos.

    Cida, tenho uma perguntinha pra vc:
    Vc ainda está usando a dolomita naquela mistura que vc disse que ia fazer para as manchas? Vc usa direto na mancha ou somente via oral? É que eu queria aprender a usar tb, já que os meus potes chegaram :D.
    E esse "o que aperta segura" do ditado da sua mãe seria o quê? haha.

    Flavia,
    Não sei se entendi direito, mas seu namorado está se tratando há um ano com o Homeopata e até agora nada desses eczemas saírem ou diminuírem? Isso é bem estranho, pq mesmo que o corpo esteja expulsando a doença, os médicos não "permitem" que o paciente fique "sofrendo" por tanto tempo, não. O problema é que aí na França os Homeopatas são pluralistas, não? Eu já teria trocado de Homeopata faz tempo.
    Em relação ao inhame acho que seria legal ele comer pelo menos um por dia tb, além de fazer o emplastro.

    Alba,
    Meu rosto tb arde quando aplico o emplastro, mas é rápido, logo passa, e eu acho o ardido legal, não chega a coçar, hehe.

    Sonia, obrigada pelo espaço.

    Abraços a todas.

    ResponderExcluir
  79. Oi Sônia!

    Descobri o "Só para mulheres" esses dias, e adorei todas as dicas e explicações! E que maravilha encontrar esse blog, com esse papo ótimo e tão acolhedor!
    Estou na busca por uma vida mais natural também, e estou amando as dicas todas...ainda não fiz o emplastro porque minhas espinhas surgem mais antes da menstruação...
    E lendo sobre o inhame, lembrei que na adolescência eu não tinha espinhas, nenhuma pra contar história. Eu comia inhame dia sim, outro também, nem sei porque fui parando, sempre adorei. Vou voltar ao bom hábito!!

    Bjs a você, Sônia, e a todas as queridas que estão aqui compartilhando tanta coisa boa!
    Obrigada!

    Edith

    ResponderExcluir
  80. Oi, Jussara,

    é, já faz mais de um ano que ele começou esse tratamento. Também acho esquisito. Foi porque teve uma inflamação na medula que pode ser uma reação a uma vacina contra hepatite B. Aqui tem várias associações de vítimas dessa vacina, que tentam provar e ter uma indenização. Tenho uma amiga bem jovem que ficou com esclerose múltipla...

    Ele tratou com um neurologista, 5 dias no hospital tomando cortisona... Quando nossa professora de shiatsu soube, indicou esse médico, que é especialista em "limpar o sangue" e que tinha tratado o filho dela do mesmo problema. Ele usa também acupuntura e fitoterapia.

    Depois da tal limpeza ele fez uns exames e descobriu um vírus de herpes zoster e começou a tratar. Eu também acho esse médico um pouco esquisito porque ele não escuta e acho que jamais admitiria estar errado. Outro dia foi tão bruto ao estalar as costas do meu namorado que ele achou que estivesse com uma costela quebrada, ficou umas semanas com dor! Ao mesmo tempo fica aquela coisa, se já começou o tratamento, já sofreu (e gastou) tanto... parar ou não parar?

    Ele viu uma dermatologista homeopata que achou forte demais o que ele está tomando e ela não acha que se deve necessariamente "extirpar" o herpes zoster. Deu umas coisas pra melhorar os eczemas que não deram em nada.

    O radiestesista disse que o problema não é o herpes, é que a vacina atacou o fígado. Quando meu namorado disse que o homeopata previu 5 anos de tratamento (!!!! e ele custa ULTRACARO e não é reembolsado nadinha pela seguridade social) o radiestesista disse que antes disso ele "estaria morto se não tivesse vindo vê-lo a tempo". Simpático, não? Delicado, sensível... Acho que ele não viu pela radiestesia dele que estava tratando alguém ligeeeeeiramente hipocondríaco, que perdeu a irmã há algumas semanas de um câncer que durou 20 anos, começou na mama e acabou no fígado, que perdeu o pai no começo do ano, que perdeu a própria mãe quando tinha 5 anos de idade, também de câncer... DETESTEI esse radiestesista!!! Achei charlatão!

    Enfim, pra você ver a tríade que está cuidando do caso.

    Ah, pra não ser injusta, eu também fui ver o tal homeopata e devo dizer que ele tratou bem meu herpes, eu tava tendo crise direto e agora ficou bem raro. Mas não voltei mais depois da limpeza do sangue.

    É muito difícil achar pessoas alternativas aqui. Não conheço ninguém que consulte, é raríssimo alguém ter uma indicação pra dar. Esse desespero dos franceses em serem "laicos" (isso é português?), vira um ateísmo mais fanático que muita religião. Parece que falta uma espécie de confiança na vida, sei lá. Eu tenho uma impressão de que a vida tende ao equilíbrio e que a gente tem que cuidar pra não fazer tudo errado e atrapalhar, fazer as coisas pra tirar as pedrinhas do caminho mas confiar no acaso também. Acho que no Brasil, mesmo se a gente não é de uma crença específica, tem sempre uma religiosidade (no sentido de ligação com algo "maior" que o indivíduo) de fundo. Eu diria mesmo que é "fé". Aquela coisa de que vai dar certo no final (se não deu é porque ainda não chegou no final, como diria o Veríssimo ou alguém do gênero...). Mas só percebi isso depois que vim pra cá, com a comparação!

    E olha que a vida aí é muitíssimo mais complicada do que aqui, né, mas acho que deve ser uma coisa muuuuuito antiga no inconsciente coletivo deles...

    A gente talvez ainda tenha no inconsciente um restinho de memória de pajé, né? Por isso tamos aqui trocando ungüentos!

    Bom, se por acaso alguém passar por este post e conhecer em Paris ou perto:
    - um(a) astrólogo(a) legal
    - um médico competente e aberto aos mistérios
    - outros praticantes de coisas alternativas
    - e um terreiro de candomblé!
    por favor me avise! flavia@lesimpatientes.org

    Me indicaram um acupunturista chinês, tô pensando em ir experimentar. Veremos.

    :o)
    beijos!
    ps : e se uma de vocês passar por aqui, não deixem de me avisar, vai ser um prazer papear ao vivo num bistrô!

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Meninas, meninas, não está na hora de transferir esse papo comprido, tão cheio de subjetividades e julgamentos, para uma correspondência particular? Obrigada, beijos a ambas!

    ResponderExcluir
  83. Sonia, vc tem razão. Meu comentário ficou enorme e fugiu do assunto do post, então eu apaguei e vou mandar por e-mail pra ela ;).

    Bjs e desculpas.

    ResponderExcluir
  84. Oi Jussara,

    continuo fazendo meus emplastros, experimentando a dolomita, óleo de coco virgem, inhame...... estou aprendendo também que existe a mancha solar e a cicatriz, são parecidas na pele, mas diferente na hora de tratar. Ainda não tenho conclusões.
    Assim que tiver passo, mas continuo comendo inhame todo dia, tomando o óleo de coco virgem e alho cru, e usando o azeite de alho.
    Na semana passada minha boca ficou cheia de aftas, céu da boca ferido, um comecinho de herpes no lábio, mas em quatro dias não tinha mais nada. Na segunda-feira fui no meu dentista, relatei o que me aconteceu e o tempo que demorou e quando contei ele me perguntou o que tinha feito, ele disse: Maravilha é isso mesmo o que deve ser feito, sabia que também sou homeopata?
    Fiquei contente, que bom!


    Quanto ao velho ditado, "o que arde cura o que aperta segura", minha mãe tem uma lista deles, são essas tratamentos naturais que as vezes não fazemos porque arde, como pingar limão no nariz para sinusite, apertar o cinto para a cintura não engrossar, chá de boldo que aperta na boca e é muito amargo, mas segura os males do fígado.

    Um grande beijo na Sonia, Flávia Jussara.

    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  85. Ops, é verdade. Na próxima vez já vou ter o reflexo "me manda o seu email que eu te conto"!

    beijos!

    ResponderExcluir
  86. Valeu, Sonia! E obrigada mais uma vez pelo espaço generoso.

    Cida, obrigada pelos esclarecimentos. Sempre muito bom ler os seus depoimentos. Faço coro com o pessoal pra que vc faça seu blog.

    Bjs, girls.

    ResponderExcluir
  87. Oi Jussara, obrigada! O blog está quase pronto, e aviso imediatamente todas vocês.

    Grande beijo
    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  88. Cida
    as espinhas do meu rosto tem pipocado e sacado, mas qdo penso que vai melhorar sinto uma latejando e apontando, tem coincidido com a menstruação, engraçado, qdo era adolescente não tinha tantas espinhas, nesse ciclo dos 40 tem me aparecido cada uma de doer... fiz exames para saber as taxas hormonais e tá tudo normal... continuo fazendo o emplastro, mas não consegui achar o oléo de coco virgem...vou continuar tentando. Tenho comido inhame umas 03 vezes por semana tenho sentido uma melhora no fluxo menstrual.
    bjk
    Aguardo respostas e o seu blog
    Jussara
    Obrigada por esclarecer sobre o comichão no rosto, já estou mais tranquila...
    Flavia
    tenho uma amiga na Bahia que é filha de um frances, ela sempre viaja pra Paris e outros vilarejos, vc quer realmente saber sobre um tratamento espiritual para ajudar no tratamento da herpes? Posso saber através dela e indicar por seu email?
    Sonia
    obrigada pela oportunidade de ter orientações tão boas no seu blog.
    bjks
    Alba

    ResponderExcluir
  89. martha lúcia16/06/2010, 21:11

    Estou com umas manchas escuras no rosto foi resultado de uns pequenos sinais(pintas) que mandei o médico dermatologista tirar e ao sarar ficou umas manchinhas escuras,posso usar o emplastro?

    ResponderExcluir
  90. Oi, Martha, acho que você deveria perguntar isso à Cida Comoti no blog http://fazbemefacilenatural.blogspot.com/ - ela é a nossa esteticista de plantão, especialista em inhame e tudo mais...

    ResponderExcluir
  91. Boa noite!!! Eu uso hidroquinona no rosto para limpar a pele (tirar manchas), posso usar essa mascara de inhame com gengibre? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  92. Oi, A., essa pergunta é para o excelente blog da esteticista Cida Comoti: http://fazbemefacilenatural.blogspot.com/ .

    Cida é que entende dessas coisas. Eu não sei nem escrever hidroquinona. Um abraço!

    ResponderExcluir
  93. Sonia, fiquei muito feliz de ter encontrado seu blog, por acaso hoje. Tenho um evento de qualidade de vida para o proximo mês e, graças a seu blog, vou poder falar sobre a importancia do Inhame! Obrigado, saude e shalom!

    ResponderExcluir
  94. Olá meninas, sou Geoterapeuta (trabalho com as propriedades da Argila)na saúde, beleza e nutrição e vou usar o emplasto associado a argila no meu consultório a começar por mim que tenho psoriáse e artrite.
    depois eu falo como foi. Se precisar de argila me contate e informações também, será um prazer.
    www.blogrose-rose.blogspot.com e conheça a Argila e seus beneficios
    www.saudebeleza.webnode.com.br.
    Obrigada espero poder ajudar.bjs.

    ResponderExcluir
  95. Oi, Rosely, se tem artrite é bom dar uma olhada também na candidíase, pois ela é um dos sintomas de quem tem candidíase crônica. Um abraço e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  96. Ola Sonia,

    Moro na Australia e cada vez que leio seu blog sinto mais pertinho de casa... Que delicia ter essa oportunidade!

    Estava com uma dor de garganta por mais de 3 semanas e no final das contas descobriram que e um cisto tireoglosso (congenito). Me disseram que nao ha tratamento e e necessaria a cirurgia para a retirada do cisto. So que como nao tenho seguro privado, e o hospital publico aqui e pior ainda que no Brasil para esses casos, estou naquela situacao de "o que fazer"... Voce acha que o emplastro de inhame pode adiantar no meu caso? E pra dor, o que voce recomenda?

    Um grande abraco e que voce seja cada dia mais abencoada pelo grande trabalho que faz.

    Fabiana

    ResponderExcluir
  97. Oi, Fabiana, o inhame puxa inflamações para fora ou junta material disperso; acho que não é recomendado nesse caso, melhor você fazer aplicações de argila para ver se ele involui - uma camada grossa de argila de qualquer cor, manter no local por duas horas.

    Mas não sou a melhor pessoa para aconselhar nisso: não tenho formação adequada nem sei o que indicar para a dor. Torço por você. Um abraço!

    ResponderExcluir
  98. Oi Sonia amei encontrar seu Blog! Já aprendi inúmeras coisas com vc e tenho alguns livros seus. Te conheci na "Bons Fluídos" Obrigada pelo que vc já me ensinou.

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde, Sõnia. Minha filha de nove anos tem uma dor na barriga horrível.Ela já teve h.pylori ,tomou os remédios que o médico mandou e sumiu. Agora está com muita dor na barriga. Fiz exame de sangue oculto nas fezes e deu positivo. O que pode ser?Ela ´so fica cuspindo e não come quase nada porque dói a barriga.

    ResponderExcluir
  100. Uma situação dramática! Você não tem um médico de confiança? Ela apresenta todos os sintomas de parasitose crônica e precisa ser bem tratada. A perda de sangue é devida a machucaduras no intestino. Em que cidade você está?

    ResponderExcluir
  101. Sônia querida! Como está! Lá vem eu chegando atrá de seus préstimos!
    Querida, eu e meu filhote de 2 anos pegamos a tyal conjuntivite viral q ta assolando sào paulo. Os médicos dizem q não há nada a aser feito, só passar soro. Jah pesquisei e tals, ams só recomendam isto mesmo. Falaram q eh esperar pra passar. Nao me conformei mt com esta resposta e vim atrás de algum tratatemnto medicinal...mas nõa sei se há mesmo. Li vagamente aqui sobre ete implastro...vc tem noticias de algo pra esta virose??brigada ,como sempre
    bj carinhoso
    Ti

    ResponderExcluir
  102. Oi, Ti, conheço dois remédios: limão (1 gota em cada olho, claro que arde, mas dizem limpa) e colírio de Eufrásia, que os homeopatas costumam receitar. E boquinha santa. Beijo!

    ResponderExcluir
  103. Olá!
    Muito interessante esse emplasto! Funciona também para pessoas que tem que tomar Roacutan? (Aquele remédio forte para quem tem grandes acnes, que até deixa a pele super ressecada, não pode beber e tal..)
    Obrigada desde já e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  104. Sonia, gostei muito do seu livro "Inhame, Inhame Boca Feliz" e, tenho uma dúvida quando ao uso do inhame para cistos/nódulos. Tenho um nódulo, sob a pele, na região das costas bem em cima da coluna cervical e eu gostaria de saber se o emplastro de inhame pode curá-lo. bjs, Julia

    ResponderExcluir
  105. Oi, Julia, o emplastro de inhame com gengibre pode puxar esse cisto. Tem que aplicar todos os dias e tentar manter no lugar enquanto estiver úmido. Vai inflamar e abrir um furo para a matéria de dentro sair (se for sebáceo, parecem pedaços de sabonete). A receita manda continuar aplicando até ele fechar novamente.

    Importante: não comer camarão, frutos do mar, carne de porco e comida pesada nesse período, porque as impurezas seriam eliminadas pelo lugar aberto, atrapalhando o processo normal de cicatrização. Beijo!

    ResponderExcluir
  106. Olá, Sonia!Primeiramente, parabéns por essa publicação tão especial, estou adorando conhecer esse emplastro, li diversos depoimentos aqui no blog e estou animada para começar. Estou saindo de uma crise emocional que resultou em várias pápulas na face direita: aqueles cistozinhos que incham muito, ficam muito vermelhos e no entanto não tem saída para o pus. Estou um tanto desfigurada e triste, pois tenho a pele muito branca e minha auto estima fica láá embaixo...bom, só pra tirar uma dúvida: comecei há pouco um tratamento com máscara de argila branca, o qual parece ser muito bom para combater a acne e clarear as manchas. Mas estou muito ansiosa, inclusive algumas espinhas a mais surgiram, uma consequencia que dizem ser apenas inicial por conta da desintoxicação que ela promove. Enfim, minha pergunta é: posso associar os dois tratamentos? E o emplastro é eficaz para reduzir as manchas decorrentes das espinhas? E uma última dúvida: quando começa a aparecer o ponto de pus, como devo drenar a espinha de forma que ela não marque minha pele? Desde já agradeço muito. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  107. Amoga, não sei dar esse tipo de orientação, mas acho que você pode experimentar. Não há contraindicação quanto a associar argila e inhame em duas manobras separadas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  108. oiee, eu li o seu post e achei muito legal, mas eu nao consegui achar a receita, disse que nao está mais no blog, e era a minha esperança, porque eu tenho muita espinha e cravo e já fiz de tudo, bebi remédio, mudei a alimentação(que melhorou bastante), mas eu queria que a minha pele ficasse bonita e limpinha.
    desde já agradeço a resposta e continue com o blog é um máximo !

    ResponderExcluir
  109. O post tem um link para a receita, diz até clique aqui. Mas lá vai de novo: http://correcotia.com/inhame/ , ao pé da página.

    ResponderExcluir
  110. Olá Sonia. Estou com dúvidas em relação ao emplastro de inhame. Acho que estou com um eczema na batata da perna, e ontem a noite utilizei o mesmo e deixei ate secar, logo após, tirei com água fria. Hoje pela manhã repus, e quando secou, lavei e pus outro. A dúvida é a seguinte: devo ficar trocando o dia inteiro, ou devo utilizá-lo só a noite e dormir com ele?
    Utilizo em mim e na família, somente produtos naturais; vou ao médico, apenas para obter o diagnóstico, e ao chegar em casa procuro soluções naturais.
    Gostei muito de suas orientações, não só com relação ao inhame. Muito obrigada desde já, pela atenção.

    Um abraço,
    Cidha Oliveira.

    ResponderExcluir
  111. Oi, Cidha, pode aplicar direto, sem problemas. Ou somente à noite. A baba do talo do inhame é muito boa para secar eczemas. Fora isso, seria bom tomar um vermífugo: vermes, asma e eczema são muito interligados. Um abraço!

    ResponderExcluir
  112. Oi Cida, de vez em quando aparece espinhas no meu rosto, principalmnte no período mesntrual...
    Esse emplasto de inhame com gengibre repuxa(tipo limpa de dentro pra fora?)
    Nesse caso, as espinhas pioram(já que tá limpando primeiro)?
    Bjss

    ResponderExcluir
  113. Oi, eu no post acima perguntei á Cida, mas queria perguntar á opinião da Sônia tb!
    Bjs

    ResponderExcluir
  114. Eintão, a Cida Comotti sumiu - e estamos morrendo de saudade dela. Volta, Cida!

    Sobre a sua pergunta: por que não colocar em prática e tirar suas próprias conclusões? Um abraço!

    ResponderExcluir
  115. Eu tenho medo de usar e começar a nascer espinhas no inicio, sabe? :(

    ResponderExcluir
  116. Sônia, você sabe o que aconteceu com o blog "Faz bem, é fácil e natural"?

    Parece que foi deletado?

    bj

    Du Carmo

    ResponderExcluir
  117. Não sei, Du Carmo. A Cida sumiu. Volta, Cida!!!!

    ResponderExcluir
  118. oi querida estou conhecendo hoje seu blog, tenho ovario micropolicistico à 12 anos e nunca conseguí curar , meu médico até diz que não tem cura, mais acima ví um a leitora falando da argila, onde acho e qual é essa argila e também vc sugere alguma outra coisa , pois sofro muito com pelos no rosto, bjos.

    ResponderExcluir
  119. oi querida gostaria de saber também se o emplastro de inha me serve para tratar celulite? existe algo para tratar estrias quando já estão na cor branca? obrigado.

    ResponderExcluir
  120. Olá, meu problema é o seguinte...
    Tive uma picada de pernilongo inflamada na batata da perna, fui ao médico , e ele espremeu muuito,aó piorou tudo...até meus pés incharam agora...estou tomando antibióticos, mas será q esse emplastro ajudaria? bjos, obgda.

    ResponderExcluir
  121. Penso que ajudaria. Um abraço!

    ResponderExcluir
  122. Gostei muito desse post, acho fantástico resolver as coisas de forma natural e caseira. Eu gostaria de saber quanto tempo usar o emplastro para que faça efeito. Estou passando no rosto e já estou sentindo uma melhora... Obrigada!

    ResponderExcluir
  123. Patricia, vai passando e sentindo a melhora... até sentir que não precisa mais passar!

    ResponderExcluir
  124. Oi Sônia, tô usando o emplasto e to gostando!
    mas toda vez que eu passo no rosto, depois de uns 20 minutos, ele fica marrom, é normal?
    Tudo de bom pra vc!!!

    ResponderExcluir
  125. Sônia
    Boa Tarde!

    Tive herpes zoster no rosto faz hoje um mês, mas ainda tenho manchas. Pergunto se a receita do inhame seria bom para o meu caso.
    Desde já agradeço,
    Um abraço
    Mônica

    ResponderExcluir
  126. Acredito que sim, Mônica. Passe um pouquinho de óleo de amêndoas no rosto antes de aplicar para cortar a possível pinicação do inhame. Um abraço!

    ResponderExcluir
  127. Oi Sônia! Me chamo Mariana e estou grávida de algumas semanas. Gostaria de saber se posso usar o emplastro de inhame com gengibre no rosto, pois estou cheia de espinhas, me sentindo mal e com vergonha de sair na rua. Sempre tive problemas com acne, mas agora piorou!

    ResponderExcluir
  128. Oi, Mariana, pode. Um abraço!

    ResponderExcluir
  129. Sônia,
    Meu pai estava com um cisto em um dos pés e resolvi tentar o emplasto de inhame com gengibre. Pensei que fosse abrir um furunco para sair o conteúdo do cisto em uma semana, mas isso não ocorreu. Persistente, continuei colocando o emplasto todas as noites, parecia que nada ia acontecer. Após algumas semanas o cisto começou a reduzir de tamanho, e agora está quase imperceptível ao toque.

    ResponderExcluir
  130. Sônia,
    Todas as noites ele vinha me dizer: mas isso dá resultado??? Eu não acredito nisso ... E aí eu respondia: custa tentar?

    ResponderExcluir
  131. Oi Sonia! Adoro este blog e acompanho desde 2009...
    Lembrei-me desta postagem sobre o inhame, pois minha filha feriu o calcanhar com um pedacinho de vidro e agora, um mês depois, parece que tem alguma coisa dentro. A três dias estou colocando o emplastro, quando ela dorme. Estou na esperança pois já vi que esta planta é poderosa. Depois volto para contar o que aconteceu.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  132. Volte mesmo, Mamaijah! O emplastro de inhame é de fato uma das aplicações mais poderosas de que já se teve notícia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  133. oi sonia!!! posso usar o emplasmo de inhame no joanete e fazer aplicação em gorduras localizadas será que vai dar resultado???achei o maximo seu blog que Deus continue abençoando vc sonia beijão para vc

    ResponderExcluir
  134. Não sei, mas se der você escreve contando? Um abraço!

    ResponderExcluir
  135. Socorro Sonia,
    preciso de socorro quanto a algumas duvidas....
    depois de ler seus post e todos os comentários até o final de outubro, resolvi tratar a acne do meu filho de 15 anos com o emplasto e também dou pra ele tomar o inhame batido com kefir e maçã ou banana.
    não para de "estourar" acne no rosto dele e já vamos para um mês neste processo...
    fala-se acima em uma semana de emplasto, eu devo parar ou alternar dias? até quando sigo fazendo?? a Cida disse que ao vazar ela fez a retirada na perna do filho, eu devo espremer as espinhas que estouram no rosto???
    por favor me auxiliem...meu filho está gostando do tratamento...alguma coisa já melhorou no rosto dele...mas eu gostaria de saber respostas para minhas duvidas....

    ResponderExcluir
  136. ah! Sonia,
    tem algum problema se ao invés de ralar eu fazer o emplasto no processador???
    a receita de liquidificador que voce menciona no final do seu post não consigo encontrar no blog da cida.
    VOLTA CIDA!!!
    e muito obrigada por compartilhar conosco estas coisas que voce ralou pra descobrir...

    ResponderExcluir
  137. Oi, Dede, a receita da Cida é a mesma de www.correcotia.com/inhame, só que feita num liquidificador com filtro, então as fibras do gengibre ficam presas e a mistura, mais homogênea. VOLTA, CIDA!!!

    Sobre a acne de seu filho, bater inhame com kefir e fruta deve piorar tudo. Laticínios aumentam muito a acne e frutas devem ser comidas sozinhas, longe das refeições, para limpar o tubo digestivo e a pele. Não pode dar o inhame de outro jeito? Um abraço!

    ResponderExcluir
  138. Querida Sonia,
    obrigada pela presteza....
    estou me voltando agora para uma alimentação mais natural possivel(antes tarde que mais tarde) e tenho pesquisado sobre frutas e kefir e cura pela alimentação e percebo que cai no erro de crer que se uma coisa é boa para isso e outra coisa ajuda também se misturarmos as duas coisas resolvemo o isso rapidinho....
    não é né?
    mostrei a ele sua resposta e vamos mudar o tratamento.
    estou introduzindo o suco de couve em jejum, voce acha que é bom eu adicionar o inhame?
    obrigada por socorrer-me e se me permite mais duas coisas: - devo espremer as espinhas?
    - não tenho um médico confiável, o que eu consultei disse que vermes estão erradicados restando apenas aos porcos e poucos estão no entorno do ser humano...será que na rede de convenio médico há algum que ainda se interesse e que voce indique???
    do mais eu agradeço a Deus pela sua vida e por ter encontrado suas doações de conhecimento.
    MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  139. Olá Sônia,
    ADORO seu blog, e estou comprando todos os livros.
    Meu filho tem uma alergia na pele que coça muito, desde pequeno, a alergia vem se modificando... começou nas dobras dos brancos e pernas, machucava de coçar... agora que ele esta maior coça o corpo todo e tenho a impressão que onde coça com o apertar da unha a pele fica numa coloração diferente, a pele fica toda seca no corpo todo, as vezes voce nao ve nada de machucado mas o corpo todo coça. Observo varias coisas, com floral de bach, aquele rescue dá uma aliviada, pois quando o vidro acaba, a coceira vem que vem, sabe? Já fui por varios caminhos, testes de alergia, remedios, nunca dei vacina de alergia, oleos naturais no corpo, tirei sabonete, mudei sabao em po, tirei amaciante, percebei que shampoo johsonn deixava a barriga dele empoladinha, com pequenas bolinhas que coçam, comida tambem observo muito... penso que iogurte piora, ja testei sem leite, sem corantes. Em resumo, estou no oleo de coco e emplastro de inhame.
    Esta coceira ataca somente ao tirar a roupa, após banho e antes de dormir... no meio da noite... De dia ocorre muito pouco. Estranho né?
    Poderia atacar também vermes com mebendazol? Costumo dar vidrinho a cada 6 meses... resolve? O que você enxerga disto tudo?
    Beijos,
    Valquiria
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  140. Oi, Valquiria, vermes dão muito sintoma de pele. Eu daria o Annita, que tem sido bem recomendado e é polivalente. Um abração!

    ResponderExcluir
  141. Olá Sônia, tenho varias acnes que ja se transfomaram em pequenos cistos sebacios, só que eles não são inflmados,apenas são super fechados e não tem como tirar ! Comeceei a fazer um tratamento com um medicamento que se chama ROACUTAN, mas mesmo tomando ele minha médica disse que não vão sair todos que no caso vão sair bem pouquinhos, a senhora acha que eu poderia estar fazendo o uso do emplasto ? beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  142. Que bom poder voltar e contar que o tratamento da minha filha deu certo! Ela havia cortado o calcanhar com um vidro bem fininho. Depois de um mês o corte já tinha fechado mas percebi que tinha um carocinho duro lá dentro , era mesmo um vidrinho, e não estava parecendo que ia sair, não tinha nenhuma inflamação. Comecei com o emplastro durante a noite e de tarde, na hora em que ela dormia. Nos primeiros três dias começou a inflamar, fazer um bico e parecia que estava formando pus dentro. Depois começou a desenvolver um calo duro ao redor do carocinho e acabou virando um grande caroção interno. Já estava colocando o emplastro a 14 dias, quando pudemos ir a praia, e o mar maravilhoso desencadeou os finalmentes do tratamento. No décimo sexto dia abriu um buraco. Eu não vi a hora em que saiu o vidro, mas ele saiu, e aí no dia seguinte o buraco começou a fechar e o calo interno começou a diminuir até acabar e ficar tudo bem.
    Só tenho mesmo a agradecer a cura e o que pude ver e aprender!
    Sucesso a todos com o Inhame, abraço à você Sonia!

    ResponderExcluir
  143. ola Sonia,o meu problema sao manchas por excesso de melanina,vc acha que o emplastro do inhame pode ajudar?aderir inhame na alimentacao tambem ajuda? e o oleo de coco ajuda?voce tem algumas sugestoes?cansei de ir em dermatologistas,e ja gastei muito,o que me deixa mas triste e que nem posso ver sol,meu rosto fica mas escuro ainda.tambem neste momento estou com uma quebradura gravissima no tornozelo,mas nao e exposta,o emplastro pode ajudar no inchaco e quebradura?me ajude sonia,um abraco

    ResponderExcluir
  144. Oi, Rosana e anônima da acne, acho que não custa experimentar. Mal não faz. Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  145. Oi Sonia, este emplasto de inhame também pode ser usado em manchas (melasmo) do rosto? eu tenho algumas manchinhas ... se sim, deve-se aplicar no rosto todo, ou somente onde tem os melasmos. Bjs... Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  146. Oi, Silvia, por que você não experimenta e observa? Um abraço!

    ResponderExcluir
  147. Sônia, meu nome é Lucas, e fiquei muito contente de ler essas dicas. Farei hoje mesmo, há 8 anos tento formas de combater a acne, hoje devido a idade, diminui bem, porém o grande problema hoje são as marcas, além do rosto fiquei com cicatrizes horríveis nas costas, ombros e peitos, será que o inhame auxilia nas cicatrizes? No caso, passo nas costas e coloco a camiseta direto ou tenho que enfaixar? Retiro após quanto tempo? Isso deve ser feito quantas vezes por dia, e durante quanto tempo? Muito obrigado! Abrçs

    ResponderExcluir
  148. Oi, Lucas, a Cida diz em um dos comentários que o resultado é muito bom também para cicatrizes. Para a aplicação nas costas: em geral se cobre a compressa, quando necessário, com um tecido fino de algodão, pode ser gaze ou fralda; se for uma camada fina dá para você levantar, caso contrário tem que ficar deitado porque ela escorrega. Experimente de vários modos para encontrar o seu jeito - e depois conte pra nós, se puder, tá? Um abraço!

    ResponderExcluir
  149. Lucas - Ok conto sim pode deixar! Qual o período, de tratamento, 7 dias, 2 vezes por dia cerca de 40min? Ou não tem tempo correto, posso continuar por mais de uma semana? Obrigado

    ResponderExcluir
  150. Oi, Lucas, pode continuar por tempo indeterminado. A Cida fazia bastante e colocava na geladeira para ir usando, e acho que a camada nem era tão grossa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  151. Oi Sonia, sou sua fã de muitos anos. Você existir faz bem ao mundo. Escuta, voce falou em inhaminho mas aqui em Salvador este é muito caro e faz mal ao bolso (rsrsrs). Os mesmos conselhos servem para o "inhamão". O grandao. Sou super fã deste alimento e tenho substituido o pao por ele e por banana da terra muitas vezes.Agradeço sua resposta antecipadamente. Abçs Eneida

    ResponderExcluir
  152. Oi, Eneida, o "inhamão" também é ótimo alimento mas nunca vi atribuídas a ele as mesmas qualidades medicinais do pequeno. Vai ver que tem e a gente não sabe. Um abraço!

    ResponderExcluir
  153. Oi, tudo bem? Eu tenho um cisto em cada orelha, no lugar do furo dos brincos, são bem pequenos, acho que quando fiz o segundo furo, foi mal feito. Minha doutora disse pra mim não usar brincos ali porque com o tempo some, mas isso já faz tempo e não notei melhoras e nem pioras, as vezes que usei brinco ali, sempre sai bastante "macinha". Sera que inhame resolve?? Poe acabar fechando o furo do brinco? Vai doer? Obrigada.

    ResponderExcluir
  154. Oi, Débora, não sei se resolve, mas não custa tentar. Não dói. Comece com uma camadinha fina. Como você vai segurar isso nos lóbulos???

    ResponderExcluir
  155. Olá pessoal/Sonia,

    Quando vocês falam do uso da argila para puxar/sugar as coisas, de que argila vocês falam? Vi nas casas naturais argilas de várias cores para diversos fins, qual devo usar no caso para vermes/parasitas?

    Bjs
    Eli Regina

    ResponderExcluir
  156. Oi, Eli, argila de qualquer cor. Geralmente a escura, esverdeada, sai mais em conta. A argila é um tipo de terra. Na beira de riachos limpos pode-se encontrar minas de argila. Um abraço!

    ResponderExcluir
  157. estou com um furúnculo na coxa e tenho usado o inhame com gengibre.os resultados sao excelentes, ta saindo bastante coisa.a dúvida é : por quanto tempo devo fazer as compressas? Devo deixar o emplastro o tempo todo ou deixar respirar, já q está expurgando? qdo parar ?
    eu to IMPRESSIONADA com o resultado!!!!!
    obrigada por tudo, sempre!

    ResponderExcluir
  158. Oi, Cris, vá colocando até ficar bom e fechar. Não pode comer camarão, lagosta e mariscos/mexilhões nesse período porque o corpo elimina pela mesma saída, e aí a aparência é de infecção. Não precisa "respirar". Um abraço e parabéns pela determinação!

    ResponderExcluir
  159. Oi Sonia!
    estou preocupada com manchas escuras (roxas, pretas esverdeadas) e indolores que aparecem com muita fequencia nas pernas da minha filha, que tem 23 anos. São feias mesmo! Nenhum médico conseguiu reduzir ou acabar com elas.Nem um ortomolecular famoso... Estou pesquisando receitas naturais para tentar um tratamento caseiro. Será que o inhame como emplasto resolve?...já teve algum caso assim?
    Se puder ajudar, agradeço mais uma vez. Bjs, claudia garcez

    ResponderExcluir
  160. Oi, Claudia, não sei se o inhame ajuda. Por que não experimenta? Um abraço!

    ResponderExcluir
  161. Olá Cida. Adorei seu post e gostaria de saber se vc tem conhecimento do uso do inhame no tratamento de rosácea. Gostaria de saber também sua opinião sobre o elixir de inhame vendidonas farmácias. Obrigado pela atenção. Erika

    ResponderExcluir
  162. Desculpa! Não sei pq te chamei de Cida. Erika

    ResponderExcluir
  163. Oi, Erika, você me chamou de Cida porque inconscientemente sabia que ela entende disso mais do que eu. Nunca tive relatos de aplicação de emplastro de inhame em acne rosácea e não poderia opinar.

    Sobre o elixir de inhame, conheço um que a Anvisa tirou de circulação, o Elixir de Inhame Goulart, após mais de 100 anos de bons resultados. Soube que já surgiram imitações. Leia a fórmula: o original só tinha inhame e salsaparrilha. Um abraço!

    ResponderExcluir
  164. Sonia, eu não entendi muito bem como faz o emplasto. Vou ralar o inhame e o gengibre, mas depois o que faço? Bato no liquidificador? Pode me explicar como fazer? E gostaria de saber se posso usar no rosto.

    ResponderExcluir
  165. Ariel, rale na parte mais fina do ralador, misture com um pouco de farinha só para dar liga e aplique onde bem entender. Mais informações em www.correcotia.com/inhame, a receita está no final. Um abraço!

    ResponderExcluir
  166. E eu posso usar no rosto sem nenhum prejuízo?

    ResponderExcluir
  167. Ô Ariel, pra que tanto medo? O inhame não vai te morder. Recomendo ler:
    http://www.soniahirsch.com/2010/04/cozinha-medicinal-emplastro-de-inhame.html , http://www.soniahirsch.com/2010/04/inhame-inhame-o-emplastro-e-bom-para.html e http://www.soniahirsch.com/2009/05/inhame-cru-tem-acido-oxalico-mas-nem.html , além de http://correcotia.com/inhame . Um abraço!

    ResponderExcluir
  168. Sra. Sonia, fiquei com dúvidas sobre a aplicação do emplasto. Segue abaixo:

    1) Após aplicar sobre a pele eu devo colocar gazes?

    2) Deixo secar ou espero só uns 20-30 minutos?

    3) Se pinicar, retirarei e colocarei óleo ou azeite na pele. Mas qual seria esse óleo? E o azeite seria esses de 'Oliva'?
    (Lembrando que minha pele é óleosa. Se eu passar o óleo~ou azeite, não seria ruim?)

    4)Última pergunta, e não é sobre o modo de uso do emplasto, mas somente para saber se ele tira manchas. Se sim, vou usá-lo para tal. Se não, sabe algo para me indicar?

    ResponderExcluir
  169. Sonia, eu coloquei hoje o emplasto nas costas e não aguentei nem 5 minutos. COÇOU MUITOOOO! MUITO MESMO! Corri para o banheiro, fiquei uns 10 minutos na água morna, passando as mãos sobre a região pois coçava muito. Até agora, alguns minutos após retirar o emplasto, está coçando. Será que foi alguma alergia? Vou tentar mais uma vez, passando óleo(mas não sei qual)

    ResponderExcluir
  170. Poxa, Ariel, dei um monte de referências para você ler e entre elas está a de passar um óleo antes - de cozinha mesmo, ou azeite, ou de coco, ou de amêndoas, para não sentir a pinicação. Prestenção, Ariel!

    Gabriel: qualquer óleo ou azeite para não pinicar, com gaze por cima se desejar ou for necessário, deixe secar e ficar, a Cida Comotti diz que tira manchas.

    ResponderExcluir
  171. Obrigado Sra. Sonia.

    Só mais duas perguntinhas:

    1) Para não passar o que o colega ai de cima passou, irei já usar o óleo de coco antes de passar o emplasto, mas minha pele já é óleosa. Isso não será ruim? E também vou usar no rosto, onde é mais óleoso ainda. Será que é uma boa ideia?


    2) Devo aplicar o emplasto quantas vezes na semana? ou no dia.

    ResponderExcluir
  172. Não sei, Gabriel. Experimente e tire suas conclusões.

    ResponderExcluir
  173. Olá,estava lendo o seu blog e gostei muito parabéns.Mas na verdade eu estou fazendo uma pesquisa sobre emplastos,porque a minha mãe se acidentou,foi atropelada e quebrou várias costelas,inclusive a coluna e está sentindo dores fortes.Já fa mais de um mês.E talves vc possa me ajudar.Será que o emplasto de inhame a ajudaria a aliviar a dor?Ou será que vc conhece algum outro emplasto que a ajude?Se souber amiga me ajude por favor!Acho que foi Deus que me mostrou o seu blog.Deus abençoe beijos.Ha o meu email é shirleyhahn@hotmail.com
    Acaso vc queira falar comigo.Mas visito o seu blog.Beijos!

    ResponderExcluir
  174. Oi, Ana, compressa de argila pode ajudar muito. Argila marrom, verde, branca, de qualquer cor. Geralmente se aplica uma camada grossa (1 cm ou mais) sobre toda a região. Se precisar cobrir, que seja com pano de fralda ou outro tecido final e natural, nunca sintético. Um abraço!

    ResponderExcluir
  175. Bom dia, Sônia!
    Me chamo Mariana, 31 anos, gestante de 07 semanas.
    Faz 07 dias que comecei a aplicar o emplasto de inhame na pele acnéica. Ocorre que as espinhas multiplicaram, estão muito vermelhas e inflamadas, algumas com pus branco. A pele também está ficando ressecada. Como estou grávida, fiquei com medo, pois não sei se está ocorrendo uma alergia do inhame ou se o processo é assim mesmo, de sair um monte pra depois melhorar. A dúvida: devo continuar passando, pois vai melhorar? Há algum problema para o feto?
    Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  176. Oi, Mariana, mal não pode fazer. Imagino que esteja puxando a gordura, mas não tenho como orientar você. Um abraço!

    ResponderExcluir
  177. Muito obrigada Sonia, na dúvida parei de fazer.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  178. Ei Sonia tudo bem

    Estou colocando o emplastro de inhame na minnha unha encravada, e gostaria de saber se só com emplastro resolve ou terei que cutucar a unha.

    Aguardo sua resposta

    bjs!!!

    ResponderExcluir
  179. Não tem que cutucar nada. Resolve em 24 horas, no máximo 48. Troque quando secar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  180. Oi Sonia, Boa Tarde!

    O Elixir de Inhame não está sendo mais vendido, porém encontrei o Elixir 914 gostaria de saber se terá o mesmo efeito?
    Como ñ encontrei o inhame na fórmula, estou tomando pela manhã um suco de 3 laranjas e 1/3 de inhame batido no liquidificador, estou pensando em fazer o emplastro e gostaria de saber se posso colocar todos os dias e durante quanto tempo?

    Desde já agradeço suas dicas e orientações.

    Um beijo
    Cris.

    ResponderExcluir
  181. Sonia!

    Tbém tenho acne rosacea, vou tirar algumas fotos do meu rosto e resolvendo vou postar para que sirva para outras pessoas que sofrem do mesmo problema.

    Cris.

    ResponderExcluir
  182. Cris, não conheço esse 914 e não tomaria nem recomendaria suco de laranja com inhame. Um abraço!

    ResponderExcluir
  183. Sobre aplicação do emplastro na acne rosácea, não tenho experiência ou relatos sobre isso. Se você acha que deve, experimente e observe.

    ResponderExcluir
  184. oi meu nome é elisangela, a minha unha do pé esta encravada e eu queria saber se a emplasma é bompara desencravar uha

    ResponderExcluir
  185. oi meu nome é cibelle e eu queria saber se o emplastro de inhame tira marca de cicatriz de gravidez,estrias,unha encravadas e marcas de espinhas

    espero sua resposta
    beijosb thau?

    ResponderExcluir
  186. oi meu nome é francisca e eu queria saber como que faz o emplastro

    espero sua resposta

    bjs?

    ResponderExcluir
  187. oi meu nome é ana e eu queria saber se o emplastro de inhame e bom para espinhas

    espero sua resposta
    beijos?

    ResponderExcluir
  188. OLA. GOSTARIA DE SABER SE O EMPLASTRO DE INHAME CURA ECZEMA. ESTAVA PROCURANDO PELO ELIXIR DE INHAME MAS NÃO FAZEM MAIS. VC SABE ME DIZER SE É BOM O EMPLASTRO PARA ESSE CASO?

    ResponderExcluir
  189. Não sei se cura, pode funcionar. Mas conheço outra receita para eczema ligada a inhame: passar na parte afetada a baba do talo da folha de inhame. Um abraço!

    ResponderExcluir
  190. Olá Sonia, tenho cisto sebaceos na vagina um pouco grandes e parecem que nao tem o "olho" por onde sair entende? estive lendo nos comentarios aqui do blog onde uma pessoa disse q também tinha cistos na vagina, e no qual voce tinha recomendado uns negocios que uma amiga acupunturista sua tinha recomendado que se encontram em lojas de artigos orientais algo assim, esqueci o nome agora rsrs, em minha cidade nao encontro aquilo, minha pergunta é, eu posso colocar o emplastro de inhame nesses cistos? sera q resolvem? obrigada!

    ResponderExcluir
  191. Marisa, imagino que a compressa de inhame possa ser muito eficaz se você conseguir segurar a onda das fisgadinhas que às vezes dá. É coisa pouca, porque está puxando. Não chega a ser desagradável.

    Também é fundamental passar um pouco de azeite de cozinha nas partes mimosas antes de aplicar a compressa de inhame, exatamente para evitar pinicação. Deixar o maior tempo possível, pode dormir com ela. Não usar calcinha ou calça de tecido sintético nem prender com absorvente. Depois, lavar só com água morna.

    A Cida Comotti bate o inhame com os 10% de gengibre num liquidificador com filtro e o bagaço fica retido, tornando a textura do creme mais suave. Acho que vale a pena experimentar.

    A receita do negócio esquisito: defumar as partes mimosas com fumaça de artemísia (Artemisia vulgaris), que já vem prensada num bastão chamado moxa. Mas pode-se fazer o mesmo em casa com a erva seca, à venda em lojas de produtos naturais, e papel de seda ou palha de milho ou qualquer outro papel: aperta um cigarrinho, acende e deixa a fumaça banhar o local, aquecendo um pouco também.

    Comer nabo branco ralado ajuda muito a eliminar essas gorduras. Um abraço!

    ResponderExcluir
  192. Muito Obrigada pela resposta Sonia, vou fazer, hoje mesmo já comprei o inhame e a gengibre, depois faco questao de contar o resultado aqui no blog! Um beijo! e obrigada novamente

    ResponderExcluir
  193. HERPES ZOSTER

    Uma pessoa da familia teve na região do tronco. O alívio vinha com banhos de imersão e compressas de argila, recomendada pelo acupunturista.

    UNHA ENCRAVADA

    Ensinei a uma amiga a usar o inhame e melhorou muito a tal encravada. Mas depois voltou a usar o que o médico prescrevia pois voltou a inflamar algumas vezes Não acompanhei de perto, não sei o que fez retornar, acho que ela cutucou ou cortou ela mesma,de forma errada, a unha. Muita gente que não sabe apreciar os métodos naturais, prefere andar "mais rápido". E também nãopara para pensar: se este inhame sara unha encravada porquê não está sarando a minha?

    CISTO INFLAMADO

    Nos pés de uma senhora, ocoreu que o médico achou um absurdo usar a compressa de inhame que, aos poucos ia fazendo a coisa se resolver, e mandou antibiótico. Era uma senhora frágil e mesmo percebendo melhora com o inhame, ele a assustou e ela desistiu. Esta senhora tem uma horta linda em casa e curte plantas e ervas.

    ANTRAX

    Este caso ocorreu há um mês. Uma moça muito querida da familia, obesa e super sedentária. Não dorme à noite e sim de dia em horários variados, tudo irregular. Os pratos deliciosos da mãe, todos levam creme de leite. Nas vezes em que lá estive nunca vi verdura nas refeições. Já há anos seu corpo se enche de furunculos. Desta vez foi tanto que a pele das axilas e da virilha descolou, e teve um abscesso enorme debaixo do braço, no tronco. A dermatologista que foi vê-la em casa, para minha surpresa, proibiu-lhe acúcar e carboidratos em geral até se recuperar. E deu também antibióticos. Ela conta que chorava de dor. Ficou tres semanas neste estado.

    Agora está comendo alguma salada mas já resolveu que sem açúcar não dá pra viver.

    Uma vez eu lhe falei do emplastro de inhame e deu certo. Estes dias, em que o mencionei ela ficou satisfeitissima em ouvir pois havia se esquecido do nome do sujeito!!! (o sujeito é o inhame!)

    Mandei inteirinho o texto do INHAME INHAME e mais o link da página (que custei a achar!)

    Conto estes casos porque se estsa pessoas persistissem todas teriam resolvidos seus problemas.

    O último caso foi impressionante contudo, não sei se vai haver grande mudança nos hábitos.

    ResponderExcluir
  194. Ah, preciso dizer que o comentário da "mamaijah", persistente,e assim conseguiu que o caquinho de vidro fosse eliminado do pé da filha, que me animou a contar casos que como o dela poderiam ter sido bem sucedidos.

    Se a moça do antrax me perguntasse que dieta deveria fazer, eu não saberia indicar qual. Mas sim, saberia sugerir várias mudanças.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.