quinta-feira, 22 de abril de 2010

Moringa, a planta boa: Até contra degeneração macular


Recebi da grande radialista e querida amiga Mara Régia uma caixa de sementes de Moringa oleifera, arvoreta simpática de folhinhas miúdas, que modestamente é uma das plantas mais nutritivas do mundo. Suas folhas são riquíssimas em proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e podem ser secas para usar em pó ou em cápsulas, como um suplemento de primeira grandeza. Há quem substitua uma refeição por umas colheradas de folhas. E de suas sementes se extrai um azeite tão bom, dizem, quanto o de oliva. Além disso, como se não bastasse, essas mesmas sementes esmagadas têm a propriedade de limpar qualquer água. Vejam o que diz sobre isso o Espaço Ciência Viva:

"A principal propriedade da Moringa tem sido a capacidade de suas sementes de atuar como um coagulante da água para a remoção de partículas, fungos e microrganismos patogênicos e cianobactérias. Estas sementes, após serem trituradas e adicionadas à água, se juntam as bactérias e criam partículas maiores. Estas decantam no fundo do recipiente onde está armazenada a água, sendo facilmente retiradas posteriormente. O processo consegue retirar entre 90 e 99,9% das bactérias, mas é aconselhado um procedimento complementar para o seu uso potável, como a fervura da água."

A Moringa é nativa da Índia mas já se espalhou por todo o mundo tropical. No Brasil existem várias entidades envolvidas com a sua propagação, entre elas o Projeto Moringa, a Granja Paraíso e o Pau-Brasília.

Moringa e degeneração da mácula

Lendo aqui e ali, dei com um bom artigo a respeito de seu uso para quem sofre com, ou teme a, degeneração da mácula. Traduzi e copio: 

"Degeneração macular é um distúrbio que ocorre nas pessoas mais velhas. Pode ser prevenido ou controlado pelo consumo de carotenóides, antioxidantes, zinco, etc. A moringa contém esses nutrientes que podem ser tomados como um suplemento para o bem-estar.

"Na degeneração macular o centro do revestimento interno do olho, conhecido como a área macular da retina, vai ficando fino, atrofiado e às vezes sangra. Isso pode resultar em perda da visão central, que dá habilidade de ver os pequenos detalhes, ler, reconhecer rostos.

"O Age-Related Eye Disease Study , estudo das doenças da visão relacionadas a idade, mostrou que uma combinação de altas doses de betacaroteno, vitamina C, vitamina E e zinco pode reduzir o risco de desenvolver degeneração macular avançada em 25% dos pacientes em estágio inicial porém com sinais significativos do processo. Esta é a única intervenção a reduzir comprovadamente o risco de degeneração macular avançada neste momento. A moringa contém mais de 90 nutrientes e 46 antioxidantes. Contém quase todas as vitaminas e os micro e macro mninerais necessários às funções das células.

"Pressão alta pode estar associada a degeneração macular. A moringa é rica em potássio, que ajuda a reduzir o risco de pressão sanguínea alta. Antioxidantes são substâncias que evitam a danos oxidativos a tecidos como a retina. Alimentos ricos em antioxidantes são benéficos para pacientes com degeneração macular. Os antioxidantes mais populares são os carotenóides. Os benefícios de altos níveis de antioxidantes e zinco para interromper o retardar o desenvolvimento da degeneração macular foram muito divulgados, e consumir moringa pode impedir a degeneração macular avançada.

"O pó das folhas de moringa é um nutriente rico e um suplemento vitamínico. As cápsulas de moringa são feitas usando o puro Pó de Folha de Moringa. As cápsulas são 100% vegetarianas. Moringa como suplemento provê 15 vezes o potássio da banana, 17 vezes o cálcio o leite, 4 vezes a vitamina A da cenoura, 25 vezes o ferro do espinafre e metade da vitamina C da laranja.


"Moringa está entre as fontes vegetais mais ricas em vitaminas: A (betacaroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (Niacina), B6 (piridoxina), B7 (biotina), C (ácido ascórbico), D (colecalciferol), E (tocoferol) e K. A vitamina A é a mais necessária para o corpo manter a visão perfeita. A lista de minerais presentes na Moringa é abundante e inclui os principais, como cálcio, cobre, ferro, potássio, magnésio, manganês e zinco."


Texto assinado por Avon Howard Jr., consultant, em http://www.thefreelibrary.com/Moringa+-+the+Natural+Cure+for+Macular+Degeneration-a01073886681

Para quem tem pressa, as cápsulas estão disponíveis em vários sites no exterior, como estes: http://www.yelixir.com e http://www.moringacapsules.com

48 comentários:

  1. sonia, desculpa comentar fora do assunto do seu post, mas queria muito te pedir uma segestão de chá pra minha mãe (84 anos) que está acamada com uma infecção urinária braba, está tomando tamiram há 3 dias, está um pouco melhor, mas às vezes um chá da planta certa ajuda muito, né não?
    Muito obrigada, e desculpe again,
    clara

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clara, não me sinto à vontade para tentar ajudar nesse caso porque dar palpite errado é muito fácil, e com 84 anos não se brinca. Mas são muitos os chás que ajudam os rins e as infecções. Tanchagem, ou transagem, é um deles - depurativo e tudo mais. Penso que você poderia experimentar com cautela, se o médico não tiver nada contra. Um abraço pra você e outro pra ela!

    ResponderExcluir
  3. Sonia, a MORINGA será que dá em clima frio ?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monica, acho que não custa tentar...

    ResponderExcluir
  5. Sonia, sabe onde eu conseguiria umas sementes para fazer um plantio?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcelo, você pode conseguir as sementes em um dos links que dei lá no post: o Projeto Moringa, a Granja Paraíso e o Pau-Brasília.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, sonia, ela acabou indo pro hospital.
    um abraço,
    clara

    ResponderExcluir
  8. Graça ferreira28/04/2010, 21:12

    Olá Sônia,
    Muito legal o artigo sobre a moringa. Anos atrás encomendei sementes de um projeto no nordeste e quase todas brotaram e hoje as arvores estão uma beleza. Se alguém quiser posso compartilhar as sementinhas quando a época certa chegar. Abraços, Graça Ferreira

    ResponderExcluir
  9. Oi, Graça, manda fotos das suas árvores pra nós? Abração!

    ResponderExcluir
  10. acabei de te conhecer...to amaando tudo!
    vi alguem comentando do seu livro do heroi..fiquei com vontade de ler, nem sei pq...so vi a capa! ahahaha mas to na espanha (ilhas canarias) sabe se chgou por aqui ou tenho q encomendar do brasil?? vou recomendar seu blog...tenho um monte de amiga q vai adorar!! bjs e muuuito obrigada por divulgar informacoes taaaoo preciosas!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nalu, tem que encomendar do Brasil. Você pode também pagar pelo PayPal - www.paypal.com - e a Correcotia manda pelo correio internacional. Um abraço de longe!

    ResponderExcluir
  12. se alguém tiver esta semente para doar algumas me mande pois estarei plantando por santo andré inteiro aqui em são paulo , espero divulgar o máximo possível esta maravilha.
    email: anderson.lova@hotmail.com. obrigado e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Anderson, quem eu sei que tem são os viveiros cujo link coloquei lá no post: Projeto Moringa, a Granja Paraíso e o Pau-Brasília . Parabéns pela seu entusiasmo!

    ResponderExcluir
  14. olá!
    Li o artigo e gostei...Sou de Moçambique e estou aprendendo sobre os benefícios da moringa e gostaria de saber se de cá poderei encomendar as sementes da moringa.abraços.
    Danillo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Danillo, acho que você deve entrar em contato com os viveiros cujos links coloquei no post e fazer a eles essa pergunta, pois eu não tenho como responder. Tudo depende de alfândegas. Melhor seria se você tivesse um portador indo daqui para Moçambique. Boa sorte! Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oi. Sonia, que prazer encontrar seu blog. Já a vi no Sem censura, já li vários artigos seus na Bons Fluidos e hj recebi um email cujo texto está como de sua autoria, sobre o TIMO. Resolvi pesquisar pra ver onde achava vc no mundo virtual e eis-me aqui, feliz da vida lendo seus artigos. E, como descobri que tenho o problema da mácula, vou procurar os links que vc indicou sobre a moringa. O bom de tê-la visto na TV, é que estou lendo seus artigos no seu ritmo, pausado, doce... Muiito bom!!! Vou linkar vc no meu blog pra espalhar sua palavra ainda mais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Veronica, bem-vinda e muito obrigada pela força.

    Sobre a moringa: eu fiz uma compra de cápsulas há uns 10 dias, no link da Yelixir, mas até agora não recebi notícias do envio. Paguei com PayPayl, o que me garante o $$ de volta caso não mandem, mas estou bem intrigada com a questão. É muito chato a gente recomendar uma coisa que não funciona bem, né? Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!!
    falo do Estado da Bahia,e desde já desejo informá-los que estamos com a produção da Moringa,temos sementes e logo estaremos com mudas para venda.
    visitem nosso site www.moringaseimei.com
    tel 074-3527-4084
    obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Nossa amiga Áurea de Andrade manda por email os contatos para quem quiser moringas - sim, são várias espécies :-) aqui e na África.

    ESPLAR - Fortaleza, CE - esplar@esplar.org.br
    envia sementes de Moringa oleifera e só cobra a postagem simples.

    Em Moçambique e outros países africanos, há Moringáceas (de outras espécies, além da oleifera) e podem ser procuradas através destes grupos (procurar pelo Google):
    Moringa News - moringanews.com
    Moringa Partners

    ResponderExcluir
  20. Mariana Baltasar01/07/2010, 21:20

    Olá Sonia, gostaria de adquirir o kefir de leite, moro em petropolis.
    nana_baltasar@oi.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Nana, sugiro você deixar esse comentário em http://www.soniahirsch.com/2009/07/kefir-o-primo-do-iogurte.html . No Google há muitas indicações sobre kefir.

    ResponderExcluir
  22. Sonia!!!
    Amei seu blog, maravilhoso...
    Meu filho sofre horrores com a sinusite e é um verdadeiro bezerro..
    adora leite e derivados.
    Vou recomendar-lhe o blog inteiro!!
    Ah!! vou começar a ler seus livros também!
    Bjokas
    Aline Carla

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal!
    falo de Portugal. Logo que tive a informação sobre a moringa,comecei a investigar em como adquirí-la. pessoalmente não consigo,para isso preciso da ajuda de quem puder sou uma doente oncologica e sinusite e mais infermidades q só Deus sabe!

    ResponderExcluir
  24. olá gostaria de saber se alguem te muda ou semnete da moringa que possa me doar ficarei grata.

    ResponderExcluir
  25. Olá anónimo,
    Estou em Angola planto e transformo moringa posso providenciar chá e pó para si. veja se pode arranjar portador. temos tido boas experiências com pessoas oncológicas e seropositivas.
    o meu email é apaiva890@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Vem em boa hora os assuntos tratados no blog. Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Olá Sónia!

    Será que ainda dá para enviar o meu email para a Áurea de Andrade para ela entrar em contacto comigo?
    14fellini@gmail.com

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  28. Olá Sonia!

    Sabe me dizer em que altura é que as Moringas dão sementes aí no Brasil?

    Muito grata

    ResponderExcluir
  29. Alo, Angola.... ja tem moringa aki tambem... pra quem estiver interessado, consegui sementes, chegam pra partilhar... gchanges@yahoo.com

    ResponderExcluir
  30. Massilon Ferreira da Silva03/06/2013, 22:59

    Temos mudas, sementes e farelo para alimentação de ruminantes, tudo de moringa.
    Interessados entrarem em contato pelo endereço massilonsilva@bol.com.br

    Massilon - Sergipe

    ResponderExcluir
  31. Oi, Massilon, boa dica. Na época deste post fiz mudas a partir das sementes mas poucas vingaram. Seria pelo clima? Estou no município de Petrópolis, onde às vezes temos temperaturas muito baixas.
    Você manda mudas pelo correio? Pode usar este espaço para divulgar à vontade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Sonia bom dia, tudo bem?
    Voce ja conseguiu receber suas capsulas de moringa? Tem alguma loja on line pra me indicar? Ja procurei tanto na internet e nada!!! gratidao pelas suas informaçoes preciosas!!! Adriana

    ResponderExcluir
  33. Oi, Adhri, nunca mais mexi no assunto. Já procurou na internet? Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Bom dia. Sou de Petrópolis e gostaria de saber onde encontro Moringa aqui em nossa cidade.
    Desde já agradeço Um abraço. Mar

    ResponderExcluir
  35. Oi, Mar, as mudas você consegue comprar pela internet. As cápsulas e o pó, não sei se existem no Brasil; na época comprei dos links que publiquei e reproduzo abaixo; o pó é muito amargo, as cápsulas passei para minha irmã, que tem degeneração da mácula, mas não fizeram grande efeito. Plantei um monte de mudas e nenhuma foi à frente... Um abraço!

    "Para quem tem pressa, as cápsulas estão disponíveis em vários sites no exterior, como estes: http://www.yelixir.com e http://www.moringacapsules.com"

    ResponderExcluir
  36. Ah ok Sonia. Fiz um pedido aqui pertinho de casa na Arvores do Brasil, ele disse que iria encomendar de MG. Mesmo assim agradeço sua atenção, vou ver os sites que vc me passou. Um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Sonia Bom dia.
    Consegui sementes de Moringa, 5 que plantei germinaram e já estão com 15cm , espero que cresçam e reproduzem, assim poderei passar para outras pessoas. Estou muito feliz :)

    ResponderExcluir
  38. Oba! Que prosperem e virem adultos frondosos!

    ResponderExcluir
  39. oi sonia boa tarde...lutei varios anos contra o diabets e agora fi cirurgia bariatrica e melhorei dessa doença terrivel ja nao tenho mais glicose alta e estou muito bem graças a deus,queria saber como se fa o po das folhas pq agora gasto muito com vitaminas e pelo que vi o po e um grande repositor de ferro e varios nutrientes perto de casa tem uma arvore e gostaria de usar pode me ajudar?????

    ResponderExcluir
  40. Jo, você pode simplesmente colocar as folhas na salada ou misturar na comida. Um abraço!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Sobre a moringa, gostaria de lhes informar que tenho as capsulas aqui no Brasil, quem se interessar basta entrar em contato via email fabiorafael@hotmail.com
    Envio para todo o Brasil

    ResponderExcluir
  43. zemulonde@hotmail.com15/12/2014, 20:50

    Escrevo a partir de Angola. Conheci e consumi o pó das folhas de moringa preparado por um médico herborista (o q é isso?, ervanario ou fitoterapeuta?).Não conhecendo ainda nem sequer o nome da planta tive q fazer buscas na net onde fiquei sabendo da sua importância. isso foi agora em Maio/Junho e corri tanto (risos) que estou em Dezembro com duas plantas q já "sofreram" a primeira podagem ou seja, têm 3 meses e cerca 60/80 cm de altura. Pretendo difundi-la no meu meio onde é 100% desconhecida, para não dizer q mais de 89% de angolanos ainda não ouviu falar dela. Sony, não pare de divulgar tudo q sabe sobre esta "milagrosa" planta.

    ResponderExcluir
  44. http://www.kickante.com.br/campanhas/adote-arvore-da-vida-moringa

    ResponderExcluir
  45. Ola Sonia, queria saber como funciona moringa com a doença hemorroidaria?

    ResponderExcluir
  46. samuel schnaiderman.v13/08/2015, 12:27

    interesante,el articuko referente a la moringa,mas tengo otras informaciones,sobre esta planta y su consumo ,no dicen las dosis,causa problemas hepaticos y renales,la pregunta es cual es la dosis recomendadada,por cuanto tiempo,y cuantas capsulas de 500 mgs.diarios.espero tu respuesta.



    ResponderExcluir
  47. Claudia Beninca01/03/2016, 17:18

    Oi Sonia, te descobri agora e to amando, já curto há um tempo, alimentação saudável, uso apenas plantas medicinais na minha saúde, pela pastoral das folhas aqui na minha cidade, e te encontrei pelo livro de cândida e já te vi na Bela, adoro. Então como faço para adquirir os livros? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  48. Me desculpe, mas a foto das sementes não são da moringa. Pois esta produz vagens, que segundo alguns autores podem ser usadas em saladas, quando ainda tenras. Portanto acho que houve um equivoco na hora de postar a foto das sementes da moringa.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.