quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Almanaque do banheiro: Vermes? Melhor não tê-los! - 2

Tem toda a razão o título acima: melhor não tê-los. Além de contrariarem profundamente nosso ideal de limpeza, o fato é que vermes pintam e bordam dentro do hospedeiro. Andam para cima e para baixo como se estivessem em casa, e quando querem se fixar usam ganchos, ventosas e dentes para se agarrar em nós. Machucam e destroem tecidos, invadem a corrente sanguínea e viajam pelo corpo inteiro, produzem toxinas ruins para nós, um horror. Alguns têm boca, aparelho digestivo e ânus; outros absorvem todos os nutrientes pela própria superfície do corpo, feito esponjas. Competem conosco pela comida, já que precisam das mesmas coisas para viver: proteínas, vitaminas, minerais, gordura – e glicose, muita glicose, que armazenam em forma de glicogênio e vão gastando em sua exaustiva vida de parasitas.

Causam não poucos danos, assim como as pragas de um jardim. Do mesmo jeito que uma planta cria fungos ou é comida por uma lagarta ou abriga centenas de ovinhos do que quer que seja e fica doente e morre, nossos tecidos externos e internos podem abrigar um sem-fim de parasitas. E não é qualquer sem-fim de parasitas não, é uma comunidade muito sofisticada que passa por vários estágios difíceis antes de conseguir se estabelecer direito. Como não tem proteção corporal contra agressões externas, precisa de um lugar quentinho e úmido para viver – de preferência com comida, e melhor: mastigada, engolida e digerida, fast-food de parasitas.

Agora, uma notícia boa e outra ruim. A ruim é que, do milhão e meio de espécies vivas identificadas até agora, mais de 2/3 são parasitas. A boa é que nenhum parasita tem interesse em matar o hospedeiro, porque estaria inviabilizando a própria existência.

Postei novamente porque a primeira postagem, com 286 comentários, ficou muito difícil de manobrar e resolvi encerrá-la. Mas a informação que está lá pode ajudar muito quem tem perguntas e dúvidas: http://www.soniahirsch.com/2009/03/vermes-melhor-nao-te-los.html

169 comentários:

  1. Oi, Sonia, gratíssima ao seu espírito pesquisador e compartilhadeiro! Estou aprendendo muito com você.
    Aproveito para tirar uma dúvida: por quanto tempo deve ser tomada a fórmula polivalente de tintura de alho, losna, hortelã e dente-de-leão?
    Obrigada, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cristina, acho que isso depende de cada um, dos sintomas e da observação dos efeitos. Use sua intuição. Eu, quando sinto que algo diferente está acontecendo, tomo 3 dias de chá de losna e sinto que passa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sonia,
    Muito agradecida, sempre, por sua generosidade em compartilhar conhecimentos tão importantes.
    Será que vc poderia me orientar? Apareceram em minhas unhas (primeiro era em apenas uma no pé, agora tem em várias e nas mãos também) uns risquinhos finos marrons, seria indício de verme, carência ou excesso de algo?
    um abraço e muita luz para vc.
    kau

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kau, estrias amareladas ou amarronzadas nas unhas podem indicar problemas de fígado. Claro que tudo pode ter influência de parasitoses, seja por vermes, protozoários ou fungos. O óleo virgem de coco, em uso interno e externo, pode ajudar, você teria que experimentar e insistir - leia mais em http://correcotia.com/muilheres/sodacoco.htm . E também pode conversar com o farmacêutico sobre um vermífugo, já que bichos que dão em gente muitas vezes se instalam no fígado. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Agradecida Sonia!
    Vixe, o fígado! Estaria sentindo algum outro sintoma? Dificuldade em recuperar peso e irregularidade no ciclo menstrual podem ser?
    Insistirei, então, com o óleo de coco.
    Conheci o óleo de coco virgem e incluí na minha vida com a leitura de seus textos. No começo do ano fiz a dieta do seu novo livro, mas não consegui por mais de 2 meses (um dos motivos, perdi muito peso)...
    abraço,
    kau

    ResponderExcluir
  6. olá Sônia tudo bem? Adoro ler seus livros.
    Uma dúvida sobre síndrome do pânico, descontrole emocional ou ansiedade, taquicardia ter a ver com os vermes?

    * Tenho micose na unha do pé há anos, já tentei tomar antibiótico pelo médico por 6 meses, não aguentei por causa do fígado, como fazer para livrar, misturar gengibre com inhame serve?


    * tirei ressonância magnética na coluna e verifiquei lesão na costela, porque sinto muita dor e lateja no lado direito, parece cólica renal mas não é,aguento há 6 anos já fiz ultrassom abdominal 6 vezes e está ok, mas como vi o seu depoimento será que é ameba, pois fiz exame de fezes e não deu nada. e agora? to tentando fazer compressa de argila.
    bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Morgana, tudo isso pode ser causado ou agravado pelas parasitoses intestinais e pela candidíase. Quanto a exame de fezes, de fato geralmente não dão nada porque são feitos para não dar nada. A menos que você os faça fora do convênio, no único laboratório bom que conheço, no Rio, do dr Helio Copelman, tel 21 2548-0648. Mas acho que o local da dor fala por si.

    Tem que ter paciência e perseverança para tratar as amebas e a candidíase que parece ter tomado conta das suas unhas, o que significa que está dentro do corpo também. Dê uma pesquisada pelo blog que vão aparecer as mil coisas que já falamos a respeito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. oie eu estou com alguns sintomas até pensei que fosse gravidez mas depois de ler teu blog mudei um pouco de opinião. sempre fui louca por doces e sinto desejos loucos por eles não posso ficar uma semana sem, faz 1 semana que sinto muito enjoo principalmente de noite, sou sempre muito magra jamais engordo, tenho muito cansaço e sempre tenho uma sensação de peso na minha barriga de encomodo a ultima vez que tomei remedio para vermes faz mais ou menos 14 anos e comi alho cru hoje pra ver o que dava minha barriga não para de se mexer e sinto pontadas fortes perto do meu umbigo. ME AJUDE.Qual tipo de verme eu tenho e o que devo tomar? OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  9. aaaaaah eu estive com sintomas de candidiase a umas 2 semanas atras... obg e me responda por favor!

    ResponderExcluir
  10. Parece que é o caso de tomar um bom vermífugo e cuidar melhor da alimentação. Sugiro conversar com um(a) farmacêutico(a) para receber a orientação adequada.

    ResponderExcluir
  11. obrigada! irei procurar um farmaceutico o mais rapido possivel. que Deus ti ilumine sempre e que vc venha ajudar mais e mais pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Vou fazer o óleo de alho para todos aqui em casa, inclusive para meu filho de 2 anos e 7 meses. Surgiu uma dúvida: qual a dosagem por dia, de quanto em quanto tempo preciso dar ao meu menino.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. O azeite de alho é usado normalmente na comida no lugar do azeite extravirgem (com o qual deve ser feito para ficar maravilhoso). A dosagem é uma colher/sopa em cada refeição para adultos, um pouco menos para crianças. E está na época de colheita, portanto há alho orgânico na praça!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Sônia!
    Inicialmente, gostaria de parabenizá-la pelos seus escritos, são lúdicos, esclarecedores, além dos temas constituírem grande utilidade pública. Seus livros deveriam ser divulgados nos postos de saúde, escolas, hospitais.
    Gostaria de fazer-lhe uma pergunta. A senhora conhece a tintura de cravinho, losna e nogueira para "limpeza de parasitas"? Sabe a proporção dos componentes? A posologia?
    Muito obrigada e grande abraço,

    ResponderExcluir
  15. Soniaa, parabéns pelo belo trabalho.
    Descobri que tenho candidiase há 2 meses atrás, eutou me tratando com a dieta do seu blog que por sinal melhorei mtoo e so tenho a agradecer.
    apareceu umas manchas branca tipo (PANO BRANCO)no meu braço, será que é algum sinal de vermes?

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Olá Sônia,

    Por favor, preciso muito de sua ajuda.
    Tenho uma bebê de 1 ano e 11 meses e há algumas semanas ela parou de comer bem e apresenta fezes líquidas, na maioria da vezes, bem escura e fedida.
    Fizemos exames de fezes que deu negativo e então passamos para o leite Aptamil sem lactose para ver se melhorava o aspecto líquido das fezes, já que a suspeita era que, por causa da lactose, ela não estaria absorvendo os nutrientes.
    Confesso que depois do Aptamil sem lactose ela faz um côco um pouco mais consistente, mas o cheiro é bem ruim ainda. Quase insuportável.
    Minha filhinha anda muito irritadíça também. A recusa da comida é uma constante.
    Acredito que sejam vermes.
    Mas quais, diante desse quadro que lhe apresento? E qual o tratamento?
    Aguardo sua resposta. Ajude-me por favor.
    Obrigada.
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Alessandra, fica difícil dar palpite assim. Em que cidade você está?

    ResponderExcluir
  18. Oi Sônia,

    Desculpe a demora na resposta.
    Estou em São Paulo.

    ResponderExcluir
  19. Puxa, em SP não tenho ninguém para indicar para um bom diagnóstico. Vejo duas alternativas: dar um vermífugo polivalente, como o Anita, que tem sido bem recomendado, ou mandar as amostras de fezes para o lab. do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648. Melhoras! Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Que pena Sônia...
    Mas agradeço pela atenção.
    O pediatra da minha filha receitou "Plagil pediátrico".
    Ainda não entendi o motivo porque é um antibiótico. Segundo a explicação dele, pode ser usado para matar a giárdia.

    Obrigada pela ajuda.
    Quando souber se uma boa indicação em SP poste aqui!!! rsrsrs...

    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Sonia,
    Tenho dúvidas sobre como escolher a argila para misturar com água e ingerir. Para mim ainda é uma idéia um tanto estranha(nova), eu não sabia q poderíamos beber. Como escolher? Vc poderia indicar alguma marca?
    Grata, Cristina

    ResponderExcluir
  22. Oi, Cristina, não me lembro de marca agora, mas qualquer argila que você encontrar em loja de produtos naturais serve, seja branca, verde, marrom... E se for para giárdia, você não ingere a argila: mistura à noite, de manhã ela terá assentado, bebe só a agua. Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. ola eu tenho 16 anos e venho emagrecendo muito desde os 14 mais ou menos eu tenho problemas en roer unhas e quando eu tentei por alho perto da barriga comecei a sentir dores fortes o q eu tenho e qual e um bom remedio?

    ResponderExcluir
  24. Oi, Galego, sugiro que você converse com um farmacêutico sobre isso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Oi Sonia! Preciso de uma orientação sua ou um palpite. Tomei o Annita por 3 dias há uma semana. Mais ou menos 2 dias após o término do tratamento comeceia me sentir cansada, com dor no corpo todo, tipo fibromialgia, dor nas juntas, estou bem prostrada. Será que esses sintomas tem a ver com o Annita ou nada a ver, deve ser outra cosa? O que vc acha?

    ResponderExcluir
  26. Sim, anônima, penso que houve destruição de parasitas e consequente aumento temporário de fungos como a cândida, que provoca esses sintomas. Seria bom você fazer dieta por uns dias, evitando especialmente açúcar, excesso de pão e laticínios, e tomando chás depurativos que possam ajudar o fígado, como dente-de-leão, carqueja, boldo, transagem (tanchagem), camomila. 2 litros diários de líquido - água, água com limão, chá e caldos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pela orientação, Sonia! Já estou melhorando das dores no corpo mas vou seguir as sugestões, pois realmente a cândida aumentou. Agora, se houve destruição de parasitas é porque eu os tinha...para me certificar que foi tudo embora vou ter de fazer um exame de fezes do bom... Vou entrar em contato com o laboratório do Dr. Copelman, acho que chegou a hora! Bjs, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Oi, A., eu esperaria uns dois meses, para dar tempo de sumir o efeito do remédio e, por exemplo (espero que não), você se reinfectar. Observe os sintomas! Se não houver, e você estiver firme e bem disposta, pra quê? Eles estão sempre indo e vindo. Não podem é se instalar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Excelente, Sonia! Vc sempre com uma visão perfeita das coisas...vou aguardar. O mais importante, agora, é devorar o livro Candidíase, a praga pra aprender como me livrar dela (prefiro ler o livro primeiro, depois ir por site) Muito obrigada, bjão!!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Sônia, há algum tempo sigo o seu blog e tenho vários de seus livros, como o Manual do Heroi, pois gosto muito da medicina chinesa, e o Deixa Sair. Ando psquisando sobre remédios naturais para vermes, e cheguei ao seu blog. Tenho vários dos sintomas atribuidos a vermes e parasitoses por isso pretendo seguir alguns dos remedios naturais que você coloca, como o óleo de alho e a microdose de alho, losna, hortelã
    e dente-de-leão. Mas estou em dúvida sobre como preparar e administrar essa última. Peço pela sua ajuda.
    Abraço
    Leticia

    ResponderExcluir
  31. Oi, Letícia, no site há um pdf de atualização do Almanaque de Bichos que você pode baixar: http://correcotia.com/vermes/anexo.pdf . Ensina a fazer a microdose e outras mumunhas mais. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  32. Ola Sonia, tudo bem? Obrigada por compartilhar tantas informações valiosas! Tenho algumas perguntas:

    Estou pensando em mandar fazer o exame do dr. Copelman, mas caso dê positivo para algum "bicho", como saberei o que tomar? Devo levar o resultado para algum médico ou o dr. informará o que devo fazer? (moro em SP, interior)

    Outra coisa, minha nutricionista receitou o remédio americano Caprylex para candida, vc. acha que funciona?

    Obrigada, fique na Luz!

    ResponderExcluir
  33. oi vi teus comentarios e axei interessante tenho problema com vermes e gostaria de saber como me curar pois fico até desanimada axo q nem tem cura sabe já fiz exames uma vez e apareceu giardia lamblia outra vez oxiuros e tambem hindolimaxi nana quero saber se tesnalgo a me diser sobre este parasitas e é interessante porq quando estou atacada realmente fico bem deprimida fraca é horrivel penso ate q vou ficar com depressao profunda dai tomo remedios e da uma melhorada mas nunca consigo curar porq? e da onde vem estes bichos de gato e cachorro q tenhu sera? ou de verduras cruas q gosto bastante se puder esclarecer minhas duvidas ficareim muito grata

    ResponderExcluir
  34. ai se voce puder me ensinar algo que ajude a me curar ok tipo eu fico sempre enxada sabe quendo estou atacada nada presta fico irritada e bem fraca até memo da cabeça sinto que é tudo desses vermes fico até mais devagar nossa é horrivel uma vez quase morri e os medicos achavam q eu estava com muito estress e depressao e davam remedios e só piorava minha situaçao e eu tinha e tenhu tambem muita dor de estomago até q eu pedi um exame de feses e deu que eu tava com este bichos entao me ensina algo caseiro bem eficaz porq remedios de farmacia eu nem acredito mais

    ResponderExcluir
  35. só se eu não estou tomando o remedio adequado né vou te passar o que já tomei certo tomo secnidazol albendazol pirpan mebemndazol e nada da uma aliviada eu confesso mas volta tudo denovo

    ResponderExcluir
  36. Oi, Sil, um dos problemas em relação aos tratamentos é a reinfecção. A pessoa se trata mas convive com pessoas infectadas, ou bebe água contaminada sem saber, ou ainda tem uma alimentação que ajuda os vermes a se estabelecerem.

    Por isso a dra Hulda Clark diz que o importante não é matar os vermes, é recuperar a saúde e a imunidade. Quando a pessoa come muita coisa feita com leite, farinha e açúcar, por exemplo, o tratamento é muito mais difícil. O ideal seria evitar esses alimentos ao menos durante um período de 15 dias em torno da tomada dos remédios.

    Sobre eles, é difícil falar. Um que tem sido bem recomendado é o Annita, mais caro, não tem genérico, mas pega vários tipos de vermes e protozoários ao mesmo tempo.

    Outro caminho seriam os chás para ajudar - de losna, de hortelã, de picão, o sumo de erva-de-santa-maria, de saião.

    Algumas infecções melhoram mas dificilmente acabam, como por exemplo amebas. É só a gente pisar na bola que os sintomas voltam.

    Para saber nmais sobre origem e tipos de vermes e protozoários leia meu livro Almanaque de Bichos que dão em Gente, grande parte está disponível em http://correcotia.com/vermes .

    Espero que você consiga superar isso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Denise Bueno13/02/2012, 11:38

    Olá, Sonia

    Entre tantas pesquisas já realizadas por você, conhece algo sobre a terapia da água, ou seja, tomar 4 copos de água em jejum para vários desequilibrios orgânicos? Gostaria de conhecer a sua opinião sobre este tema. AGuardo. Abraços. Denise Bueno

    ResponderExcluir
  38. Oi, Denise, chamo isso de lavar por dentro; deveria ser um hábito diário, não uma terapia, que tem viés mais ocasional. Mas funciona como tratamento para quem tem muito o que lavar. No mínimo dois copos grandes (300ml cada) e até seis são indicados, e depois caminhar, dançar ou pular durante 20 minutos, para chacoalhar bem a água lá dentro. Eu tomo quente, porque funciona melhor. Geralmente chá, mas na emergência é água quente mesmo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. Denise Bueno15/02/2012, 11:19

    Oi, Sonia

    Obrigada pelo retorno. Estou fazendo há uma semana e sinto que a " queimação" no estômago diminuiu.
    grande abraço.
    Denise

    ResponderExcluir
  40. Oi Sonia, estou encantada com o seu trabalho, parabéns! Gostaria de dividir minha experiência:

    Há alguns anos fui diagnosticada com doença celíaca, meu sintoma era prisão de ventre. A endoscopia indicou que eu tinha as vilosidades do duodeno machucadas. No entanto, o exame de sangue deu negativo para doença celíaca, mas mesmo assim o médico insistiu com o diagnóstico. Agora (muitos anos depois) me dei conta de algo: a endoscopia também acusou H Pylori. Penso que também poderia haver algum outro verme por lá. E seguindo este raciocínio, me pergunto: será que minhas vilosidades não estavam achatadas e inflamadas por conta de um verme? É possível?

    Beijos e abraços!!!!

    ResponderExcluir
  41. Olá, o emplastro de inhame também serve para "fazer sair" os vermes?

    ResponderExcluir
  42. Não, mas comer inhame pode ajudar nisso.

    ResponderExcluir
  43. Oi Sonia. Realmente é muito difícil tratar amebas. Tomei o annita, repeti os exames depois de alguns dias e as criaturas continuam lá! Complicado.

    ResponderExcluir
  44. (Sou a anônima do comentário anterior)O pior Sonia é que eu fui ao homeopata e ele me indicou o annita. Já ouvia bons comentário sobre o annita aqui no blog, mas eu esperava que o homeopata me indicasse um medicamento homeopático. Mas não! Pena estar em Salvador e tão longe da sua homeopata. Asenhora poderia me sugerir algo? Mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Oi, A., o caso é que tratar amebas pode ser lentíssimo e exigir não só remédios, mas atitudes. Amebas são seres muito primitivos e se beneficiam das más condições do intestino para se multiplicar. Corroem a submucosa intestinal e, mesmo que o remédio atue, voltam a surgir se houver água contaminada e comida de má qualidade. Muito sal e condimentos não deixam a ferida cicatrizar. É um perrengue. Mas tem que tratar porque elas vão para o fígado, para o pâncreas, para o coração e o cérebro... e até para os ossos. Vale o Annita. Muito chá de hortelã, todo dia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  46. Obrigada Sonia. Abração!

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde, Sonia.
    Meu filho teve suspeita de vermes. Como fazia anos que eu nao tomava, desde criança, resolvi tomar tb. Estamos tomando Annita. Estamos no terceiro dia. Ele parece ótimo, a diarréia que dia cessou. Agora eu estou péssima. Desde que comecei o tratamento estou com dor na barriga, tipo gástrite, barriga inchada, muito cansada e enjoada. Essas reações são normais? Por quanto tempo durará? Muito obrigada!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  48. Oi, Vanessa, sugiro que vá a uma boa farmácia e peça uma orientação do farmacêutico. Ele é o profissional mais indicado para compreender reações a medicamentos. Especialmente quando a pessoa tem uma parasitose e o medicamento chega lá querendo exterminá-la.

    Os ons profissionais que conheço costumam acrescentar à receita de vermífugo um protetor hepático, como Silimalon, Legalon ou Cardo mariano homeopático ou manipulado. Também nisso o farmacêutico qualificado pode te ajudar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  49. Boa Tarde! Minha filha de 3 anos sempre reclama de uma dor na barriga, já fizemos exame de verme e claro não deu nada, fizemos até ultrasson abdominal total tentando ver se tinha algo errado, será que pode ser verme.....Obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  50. Oi, Priscila, claro que pode ser verme. Você pode conversar com o farmacêutico a respeito. Temos lido bons retornos sobre o Annita aqui no blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  51. Boa noite Sonia. A senhora poderia nos dizer o quê serve para eliminar fascíolas? O annita serve? Obrigada.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite Sonia. A senhora poderia nos dizer o quê serve para eliminar fascíolas? O annita serve? Obrigada.

    ResponderExcluir
  53. O Annita serve e a erva-de-bicho (Polygonum persicaria) também. Um abraço!

    ResponderExcluir
  54. Obrigada Sonia!

    ResponderExcluir
  55. Ola doutoura! Me chamo marcelo e tenho 23anos, vou te resumir meu caso, desde o final do ano passado venho me sentindo fraco desanimado, com reflexos lentos, memoria ruim, formigamento na parte do intestino fino, logo fui fazer uma endoscopia que acusou inicio de gastrite me tratei e nesse aspecto estou curado, porem os sintomas continuaram logo fiz uma colonoscopia e foi encontrado polipos que logo foram extraidos, achei que havia descoberto minha doença porem apos 1 mes os sintomas continuaram em mim, até que suspeitei de verme e estou tomando pela segunda vez o comprimido de albedazol, porem ainda nao observei nada de diferente nas fezes, meus exames de sangue a unica coisa diferente é minhas plaquetas que estao baixas 110000, doutora lhe pergunto tem alguma chance de ser vermes, mesmo eu tomando albedazol pela segunda vez e nao ter observado nada diferente em minhas fezes? obrigado!

    ResponderExcluir
  56. Oi, Marcelo, esse é o problema de não termos bons exames de fezes acessíveis a todos: a gente trata sem ter certeza de que deve. Infelizmente eu não tenho formação para ajudar. Sugiro você procurar um bom profissional de saúde para pensar com você. Um abraço!

    ResponderExcluir
  57. Oi Sônia, vc já tomou o Annita? Como fez (modo de uso)? Conhece algum profissional ou laboratório aqui em Brasília para consulta e/ou exames de parasitas confiáveis? Estou com inchaço no tornozelo esquerdo e sinto algumas dores, não sei mas penso que possa ser vermes. Oxúrios certamente estou, pois, a coceira no "forevis" rsrsrs,logo quando amanheço é grande. Alguma indicação? Grata, Ana Maria

    ResponderExcluir
  58. Oi, Ana Maria, já tomei o Annita, conforme a bula. Mas não estava com tornozelo inchado. Converse com o farmacêutico, ele pode ajudar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  59. Oi, Sônia, foi uma grande bênção encontrar o seu blog!! Eu tenho vários sintomas há anos e não fazia ideia de nada disso!! Em 2004 eu tive amebas, tomei os remédios receitados pela médica e os sintomas sumiram (as fezes com aquela coisa branca). Agora, vejo vários sintomas hoje que jamais diria que são sintomas de vermes e que eu possuo (anemia periódica, nariz coçando, insônia - que não é contpinua; a dor no umbigo e perto do coração são menos recorrentes; intestino solto e preso; salivação excessiva à noite, alguns engasgos), enfim, a gente nunca pensa nisso tudo junto e nem observa essas coisas no dia a dia.

    Preciso de um conselho: queria ir num farmacêutico logo e tomar os remédios, mas tb queria procurar o Dr. Helio Copelmam. O problema é que eu morro de medo de colocar, já vi que vc fala que é melhor do que ficar com ela, mas eu não suportaria. Qual das opções seria a mais segura para eu não colocar pra fora, caso seja verme?
    Aguardo ansiosamente a resposta.

    Muito obrigada.
    Um abraço,
    Cristiane

    ResponderExcluir
  60. Oi, Cristiane, em geral só se coloca vermes pra fora quando a infestação é muito grande. Tomando remédios eles geralmente se dissolvem. Você tem mesmo vários sintomas, e "aquela coisa branca" pra mim tem mais cara de tênia que de amebas. A sugestão seria tomar o Annita, que é polivalente, e depois de um mês fazer os exames no dr Copelman para ver se sobrou algum. O tel dele é 21 2548-0648. Um abraço!

    ResponderExcluir
  61. Olá Sõnia, Já fiz vários exames e não dá nada tive a pouco tempo H. pylori, mas tratei e acho que deu certo só que a gastrite que já me incomodava ainda tá ruim não posso comer nada de açúcar ou que se transforme em açúcar, tive cândida e já fiz de tudo Lufenuron, nistatina e outras melhoro só que é passageiro o óleo de coco é otimo só que emagreçe e já sou magro e não posso tomar muito porque se não vou sumir, acho que pode ser vermes fica mexendo a barriga abaixo do umbigo à esquerda,exames de fezes nunca dá nada sinto melhora com albendazol, secnidazol só que não dá pra tomar muito porque parece que o sangue fica ácido aí é um caos, não posso vacilar em comer pão normal, queijo, leite porque piora tudo, os médicos falam que não é mais cândida, pois se fosse ia sair na biopsia, é só vacilar na dieta que mexe direto com meu sistema imunolôgico é rinite, ouvido, dores tipo fibromealgia, azia, próstata incomodando, o olho fica vermelho tenho pterigio que incomoda bastante e não quero fazer a cirurgia enquanto não melhorar esses sintomas, comi melância parecia que tava tomando veneno, até pipoca tá me fazendo mal, já li seu livro da cândida, por fim tô com bruxismo, tenho 32 anos homem. O que vc acha? Desde já grato

    ResponderExcluir
  62. Oi, Marp89, acho que a sua alimentação tem que melhorar muito e que seria bom investir num exame de fezes decente. Lendo os comentários você vai encontrar as indicações. Um abraço!

    ResponderExcluir
  63. Prezada Sônia, boa tarde.
    Parabéns por sua iniciativa de grande ajuda a todos nós. Resumindo, há 15 anos não tomo vermífugo, tenho me sentido muito mal, emagrecimento e fraqueza. Exames deram com 15,5 % de eosinófilos. Uma amiga médica minha indicou Annita 500 gramas mas eu tenho PAVOR de vermes, tenho medo de tomar e ver eles vivos ou mortos inteiros, é um pânico maior que você possa imaginar. Pergunto: será que o Annita é forte o suficiente para desmanchar esses bichos terríveis?? Grata.

    ResponderExcluir
  64. Puxa, Fernanda, fiquei até com pena dos pobres bichos terríveis, que afinal só querem sobreviver, e o remédio sem dúvida vai acabar com a alegria deles.

    Não se preocupe, você não verá nada. S

    ua amiga médica provavelmente vai querer ver novos exames e, se for o caso, recomendará que você repita a medicação. Sua vida vai mudar tanto que você nem imagina. Um abraço!

    ResponderExcluir
  65. Oi Sônia, estava com diarréia por mais de 20 dias, fiz exame de sangue e meu exame de IGE deu alto e o medico disse ser alergia, mas lendo na internet vi que poderia ser parasitas tb. Tomei Annita e a diarréia piorou, mas depois que parei começou a melhorar, porém as fezes seguem desfarelada. Fiquei com os ganglios do pescoço doendo e o medico disse ser uma infecção viral. Você acha que tem a ver com vermes esses sintomas? E é normal ter diarréia liquida enquanto usa o Annita? Abraços. Danielle

    ResponderExcluir
  66. Oi, Danielle, infelizmente não tenho como ajudar nesse caso. Sugiro você fazer uma consulta ao prof. Jaime Bruning, www.jaimebruning.com.br , para ver o que ele diz. Tenho ótimas referências sobre os diagnósticos e tratamentos que ele faz. Um abraço!

    ResponderExcluir
  67. É ,eu tomei Anita a 3 meses e a reação foi de diarreia e um pouco de mal estar e o pior que sofrobde ansiedade ,a diarreia durou 2 dias e depois senti melhora significativa. Hoje como estou comendo melhor consegui retornar a comer 2 a 3 pães pela manha fico com a sensação de enchaço na barriga penso ser os pães,sou bem magra estou com 45 kilos. 21 anos.não retornei ao medico parasaber se esses vermes foram totalmente eliminados pois ainda sinto uma pinicadas na barriga. Ass: Gisele

    ResponderExcluir
  68. Oi, Gisele, não é raro ter que repetir o tratamento. Talvez você deva retornar ao médico. Quanto ao pão, é integral? Pão branco só vai te causar problemas, inclusive de candidíase. Muito pão engorda mas não nutre. Um abraço!

    ResponderExcluir
  69. Parabéns pelo blog, Sonia. Assim como muitas pessoas por aqui, tenho pavor de tomar remédios pela possibilidade de eles sairem inteiros, até pq ja estou com quase 40 anos e ultima vez que tomei era crianca. Pelo tempo que não tomo devo estar infestada.. existe algum remédio que desintegre-os, mesmo se eu estiver com muitos parasitas? Quanto ao remédio para protozoários, esse tomo de vez em quanto, pois esses parasitas são invisíveis a olho nu e não tenho medo...

    ResponderExcluir
  70. Anônima, os remédios de farmácia e a creolina sempre desintegram os parasitas. O que não os desintegra são alguns remédios naturais, como os que usei. Eu já prefiro ver, e com calma, em detalhes, para saber o máximo que puder. Um abraço!

    ResponderExcluir
  71. Sonia

    Moro em casa térrea com jardim, portanto estou acostumado a ver minhocas. Contudo, vi algo parecido com uma no meu banheiro, no piso perto do vaso. Tinha a cor e o tamanho de uma minhoca, mas tinha a extremidade do corpo mais afunilado, e não rastejava como uma minhoca, a movimentação era parecida com o de uma lombriga. E era muito ágil. Era um parasita? Ou uma outra especie de minhoca?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  72. Anônimo, não tenho como saber assim pela descrição. Talvez o Google te ajude. Um abraço!

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde Sonia, tive um episódio de febre baixa há uma semana e desde esse dia estou com diarreia (fezes amareladas e esfaceladas), colicas abdominais na altura do umbigo e gazes fétidos. No inicio eu estava achando que era um quadro viral, mas pela demora da melhora estou começando achar que pode ser verme. Gostaria de uma opiniao. Grata!

    ResponderExcluir
  74. A descrição combina com giárdia, veja em http://correcotia.com/vermes/pesquisa/capitulo15.htm . É um protozoário, não um verme.
    A Universidade Federal de Pernambuco desenvolveu um comprimido contra giárdia à base de Mentha Crispa, nome comercial Giamebil. Também se usa tomar 9 dias, em jejum, a água da argila: à noite dissolver 1 colher/sopa de argila limpa num copo de água, ela vai assentar no fundo; beber só a água. Um abraço!

    ResponderExcluir
  75. Muito obrigada pela pelas dicas!! Foi uma das coisas que imaginei! Abraços!

    ResponderExcluir
  76. Daniel Soeiro22/05/2013, 15:03

    Oi Sônia!

    Sou seu admirador a muitos anos, tendo vários livros e já fui até a um lançamento em Santa Teresa. Tenho 41 anos e sou ligado em alimentação há muito tempo, meu pediatra foi o Paulo Eiró em São Paulo, e arroz integral, mel, pólen, algas e etc fazem parte da minha vida desde a infância, até trigo botava pra germinar há mais de 20 anos.

    Mas só recentemente, encarei fazer o exame no copelman, viajo bastante para Amazônia, Indonésia e interiores, fazia os exames de laboratório normal que não dava nada, e a cada alguns anos tomava um vermífugo. Agora quero fazer direito. Tenho incomodos estomacais frequentes, além de oscilações fortes de humor. Como previsto apareceram amebas, giárdias e endolimax nana. Comecei a tomar o legalon, e vou encarar o Annita daqui alguns dias, pretendo tb reforçar o uso de alho de todas as formas. E quero fazer a dieta do Dr Barcelos no final da estação, daqui duas semanas. Você acha que está bom? Mantenho o legalon até quando? Vale complementar com o Giamebil ou outros? Qual a posologia? Quando faço de novo o exame no copelman, daqui uns 4/6 meses?

    Muitíssimo agradecido por tudo. Desculpe perguntar coisas que já foram ditas e reditas nos livros e blog, mas sabe como que é insegurança/curiosidade humana. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  77. Oi, Daniel, para giárdia gosto muito da água de argila, cuja receita está no Almanaque de Bichos que dão em Gente: à noite dissolver 1 colher/sopa de argila limpa em um copo de água filtrada ou fervida, de manhã a argila terá assentado no fundo, beber só a água em jejum, repetindo por 9 dias. O Giamebil pode ajudar. Chá de hortelã também, direto.

    Para amebas, que me adoram, gosto da homeopatia Entamoeba hitolytica 30CH, tabletes, 2 tabletes 2 x ao dia por 21 dias. Geralmente precisa de receita médica.

    A Endolimax nana não costuma causar sintomas; é considerada irrelevante. O resto você sabe. Seria bacana começar a dieta do dr Barcellos antes do tratamento, ou junto, para já ir desinflamando, e observar a melhora. E o legalon, ou silimalon, ou a silimarina em cápsulas manipuladas de 100mg, acompanha todo o tratamento. Repetir o exame em 2 ou 3 meses, algumas semanas depois que cessarem os sintomas. Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  78. Daniel Soeiro23/05/2013, 17:21

    Obrigado Sônia! Bom que me fez encarar logo a dieta, e ainda vou complementar os cuidados para limpar a casa!

    Um pouco triste pelos estragos que os bichinho devem ter feito nos últimos tempo, e bravo por não ter ido atrás há antes, mas muito mais feliz pelo up que vai dar na minha vida em múltiplos aspectos!

    Depois falo dos resultados! Abraço!

    ResponderExcluir
  79. Olá Sônia,
    Vi que você indica uma profissional em Campinas. Você poderia indicar um profissional no Rio de Janeiro. Estou a procura de alguém para me acompanhar e fazer checkups! De preferência alguém que esteja atento aos parasitas, Às cândidas....
    Chega ficar como peteca nas mãos de profissionais que não estão em consonância com nossas crenças..
    Obrigada pela atenção
    Parabéns pelo trabalho
    Tais

    ResponderExcluir
  80. Taís, posso indicar Geraldo Granja, terapeuta e acupunturista mineiro que atende no Rio e é bichólogo também: tel 31 3458-9343. Da medicina convencional, nutricionista Luciana Ayer, tel 21 2255-4570. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sonia. Gostaria de saber, se vc indicaria algum profissional em Fortaleza-ce, para esses mesmos diagnósticos comentados a cima?

      Excluir
  81. Oi Sonia! Estou com problemão e talvez você possa me ajudar (agradeceria muito!) acabei de descobrir que estou grávida e já estava com o Annita comprado pois estou com oxiúros e também outro bicho que não deve ser pequeno pelo sintomas que tenho. Meu último exame de sangue inclusive acusou eosinofilia relativa e absoluta, o que provavelmente significa vermes, então... O fato é que a bula do remédio não diz se pode ou não toma-lo em caso de gravidez, só diz que não há estudos suficientes ou algo assim, sei que outros remédios como o Mebendazol são completamente contra indicados e as soluções naturais, tipo chá de hortelã também não são recomendadas para grávidas... Para piorar, ontem abri um coco seco e comi quase metade de gosto, mas desde então sinto algo fechando a garganta, não consegui sequer dormir... Já comi um monte de alho, mas realmente não sei o que fazer. Agradeço muito se puder me responder. Renata.

    ResponderExcluir
  82. Renata, que problemão. Por um lado tem que tratar, até pelo bem da gestação e do feto, por outro tudo fica mais complicado.

    Sugiro você procurar uma consulta com quem entende: Susana Ayres, em Brasilia, 61 8628-1231, pode te atender por skype; ou Geraldo Granja, BH e Rio, tel 31 3458-9343. A homeopatia também tem bons recursos, que resolvem com suavidade, mas a maioria dos homeopatas não se preocupa com as parasitoses.

    Eu fico aqui torcendo por você. Um abraço!

    ResponderExcluir
  83. Estou tomando Annita, no segundo comprimido deu baita diarreia...alias eu já estava com diarreia e piorou ainda mais fiquei de 3h da madrugada até as 8h indo ao banheiro. É assim mesmo? Médio homeopata me passou por 3 dias de 12 em 12h. No dia 2 tomei flagyl por 7 dias, teve 2 dias do flagyl que eu não consegui tomar 3 no dia e foi só 2. Estou tomando pantoprazol de 40mg pois tenho pangastrite. Essa diarreia é normal? As vezes fico na dúvida se to fazendo tratamento certo, pois em março quando fiz exame de ameba e giardia no Lab's particular não deu nada. Mas sofro com diarreia cronica.Tudo que eu como me dá diarreia.

    ResponderExcluir
  84. Mas você não tomou nada para proteger o fígado? Empilhar Annita com Flagyl é uma agressão enorme ao organismo. Essa diarreia pode ser sinal de várias disfunções, inclusive do fígado. Em que cidade você está?

    ResponderExcluir
  85. Olá, Sonia sou do Rio de Janeiro, não me passaram nada para proteger o fígado e tem 1 ano que retirei a vesícula e nunca mais tive vida normal, as pessoas falam que tem diarreia somente quando comem gordura no meu caso é tudo mesmo que me dá diarreia e dor forte no abdomen inferior antes de evacuar. Desde que operei sinto dor abdominal para evacuar. Meus exames de ultra e tomografia estão todos normais. O homeopata me passou Florax para tomar de 12 em 12h junto com o tratamento do annita mas não tá resolvendo. Sim estou fazendo tratamento seguido, tomei flagyl passado pelo médico da emergencia e agora estou tomando annita passado pelo homeopata que tem consciência que tomei o flagyl.

    ResponderExcluir
  86. Equipe, quem pode ajudar você é o terapeuta holístico Geraldo Granja, também bichólogo, que atende em Minas e no Rio, tel 31 3458-9343. Um abraço!

    ResponderExcluir
  87. Meu nome é cristiano tomei remedio para agirdiase e nao estou melhor oqui eu faço para combatê essa verme

    ResponderExcluir
  88. Sou eu denovo cristiano oi Sonia mande resposta pelo meu imail cristiano.silvachagas@hotmail.com estou aguardando

    ResponderExcluir
  89. Cristiano, uma boa receita é você tomar água de argila em jejum por 9 dias. Faz assim: à noite desmancha uma colher/sopa de argila em um copo de água, cobre com um paninho ou pires, de manhã bebe só a água e joga foira a argila. 9 vezes, 9 dias seguidos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  90. Obrigada pelos contatos e pela torcida, Sônia. Tudo de bom, Renata.

    ResponderExcluir
  91. Boa Noite Sônia!

    Há uma semana tive um episódio de dor no estômago, sensação de desmaio, senti meu coração disparado, enjoo só de sentir o cheiro de comida, falta de apetite, tremedeira no corpo como se estivesse com frio e fiz fezes amareladas (massa de vidraceiro). Primeiro fiz hemograma, urina de rotina e ultrassom abdominal. Tudo normal graças a Deus! Passei mal de novo, estava dormindo e acordei de repente com esses sintomas. Fui imediatamente ao médico e fiz até eletro. Coração normal tbm graças a Deus!Em seguida fiz exames de função hepática, hepatite e de fezes e mais uma vez não deu nada. Agora eu consigo comer, estou com uma fome que eu nunca tive antes, como e depois de pouquíssimo tempo sinto como se não tivesse comido nada... Estou achando a vida ruim, sinto-me triste, muito cansada, desanimada... Só pode ser verme não acha Sônia? O resto tá tudo normal!

    ResponderExcluir
  92. Bom, eu faria um exame no lab do dr Helio Copelman para ter certeza, 21 2548-0648, ou consultaria o Geraldo Granja, 31 3458-9343, ou a Susana Ayres, 61 8628-1231... Um abraço!

    ResponderExcluir
  93. Olá gostaria de saber se pode me ajudar ,estou a quase 2 meses tendo um aperto no peito ,se o peito estivesse cheio ,e sinto algo subir na minha garganta .Isso começou depois de tomar o abendozol,fiz exames e detectou giardia ,só que pelo que eu saiba (sou leiga nisso ) que isso é um tipo de ameba ou protozoario então não seria isso na minha garganta ,as vezes sentia uma falta de ar ou as vezes como se meu estomago estivesse cheio sem me alimentar ,viz varios exames sangue e ainda estou com anemia ,e esse fato ta me deixando preocupada pois sempre estou passando mal e ninguém sabe o que tenho ,agora meu medico passou membel e ja estou tomando um tempo e não morre ,to desesperada ,minha vida já esta parada por causa disso !!!

    ResponderExcluir
  94. Amiga, se for uma tênia tem que ser um tratamento específico. O farmacêutico pode ajudar nisso.

    E aqui no blog tem uma receita de sopa tenífuga que você pode experimentar: http://www.soniahirsch.com/2010/09/mais-susana-ayres-papo-de-vermes.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  95. oi sonia preciso muito de sua ajuda sinto algo mexendo na minha barriga ñ estou gravida tbm sinto como se tivesse um bolo na garganta as vezes acho que é verme tenho medo de tomar o albendazol e coloca-los vivos ou inteiros o que mais temo é coloca-los pela boca ou nariz pelo fato de eu sentir mexer assim na minha barriga será q é porq eu tenho muito ou é uma tenia e se forem tantos assim será q saíram desmanchados? me responda por favor. obrigado!

    ResponderExcluir
  96. A., geralmente saem desmanchados, mas se saírem inteiros não vão te morder, ora essa. Você tem medo de quê? Do seu próprio nojo? Acha que não aguenta? Vai ver que não é tão difícil como parece.

    Uma boa dica é a da resposta acima: a receita contra tênia da Susana Ayres, em http://www.soniahirsch.com/2010/09/mais-susana-ayres-papo-de-vermes.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  97. Oi Sonia! Candidiase pode estar relacionada à parasitas e vermes?

    ResponderExcluir
  98. Sem dúcida. Veja http://candidiaseapraga.blogspot.com.br/2010/12/candidiase-praga-dez-contra-ela-1-4.html

    ResponderExcluir
  99. Bom dia,

    Estou tomando Anita (acabei o 3º comprimido ontem) e desde de o primeiro dia fiquei com diarreia.

    Antes de eu começar tomar meu intestino estava reguladinho e fezes normais, porem, agora estou com diarreia.. e mesmo após o 3º comprimido ainda continuo com diarreia. Isso é normal ?:(

    ResponderExcluir
  100. Isabela, muitas coisas podem acontecer quando se toma um vermífugo, e uma delas é a descarga intestinal… Você leu a bula? Um abraço!

    ResponderExcluir
  101. Olá Sônia,
    Sofro há uns 3 anos com a síndrome do intestino irritado. Embora tome medicamentos, não resolve inteiramente o problema.
    Você acredita que pode estar relacionado com vermes e parasitas? Para tratar recomenda apenas dieta? Em nenhum exame que fiz isso apareceu.
    Como posso me informar mais sobre o assunto?
    Muito obrigada!
    Ágata

    ResponderExcluir
  102. Oi, Ágata, os exames são feitos para não encontrar nada. Veja mais em www.correcotia.com/vermes , onde estão 15 capítulos do meu livro Almanaque de Bichos que dão em gente.

    ResponderExcluir
  103. OI sonia, venho sofrendo com sindrome do colon irritavel com dieta e emagreci muito e continuo com as fezes quentes. Existe algum tratamento natural, chas pra esse fim. Obrigada, Mariza

    ResponderExcluir
  104. Mariza, tem que pesquisar vermes e protozoários, saber o que é e tratar, se possível com homeopatia. Os médicos comem mosca com as parasitoses. São os parasitas que irritam o cólon.

    Coloque "vermes" na caixinha de busca do blog para ler mais a respeito. Também: www.correcotia.com/vermes , com a maior parte do livro Almanaque de Bichos que dão em Gente.

    ResponderExcluir
  105. Olá, estou tomando annita por conta própria pois suspeito que estou com vermes, posso tomar o omeprazol junto? pois o annita me dá umas reações como dor no estomago, enjoô e como ja tive gastrite, posso tomar junto para aliviar? (annita me deu diarreia também, isso é normal?).
    Obrigada desde já!
    Jéssica

    ResponderExcluir
  106. Jéssica, não tenho como opinar sobre isso. Sugiro supervisão profissional.

    ResponderExcluir
  107. Oi Sonia, por favor, me ajude! rs Que eu me lembre, nunca fiz um exame de fezes ou de sangue
    e de um tempo pra cá comecei a sentir alguns dos sintomas que você citou na post 'bichos que dão na
    gente', então é bem possível que eu tenha essas coisas nojentas comigo a mais de anos e tenho
    pesquisado a respeito na internet coisas que me tranquilizem e me incentivem a procurar um médico, mas
    só tenho achado coisas que me deixam mais desesperada do que já estou! rs Se não for pedir muito,
    queria que você tira-se umas duvidas minhas...Como a gente sabe se está com uma infestação média ou
    grande de tênia ou solitária? Tênia e solitária são a mesma coisa? Somente através dos exames a gente
    descobre essas coisas ou há alguma coisa ou sintoma que indique que estamos com uma infestação de
    vermes? Por que dizem que quem tem bastante verme normalmente tem barrigas enormes, então se eu tenho
    a barriga retinha, posso não ter infestações enormes desses bichos?? E quando se tem uma infestação desse nível,
    o que podemos fazer??? Só tomar os remédios indicados pelos médicos resolverá o problema?
    Ouvi dizer que quando se toma remédio para essas coisas e estamos com muitos deles, eles saem pelo
    primeiro buraco que encontrarem, é verdade??? Ou que quando saem por onde deveriam sair, saem aos
    montes, em BOLOS, inteiros, vi algumas fotos na internet que me deram agonia e mais desespero do que eu
    já estava! Não existe algum remédio bem forte que a gente tome certinho e que não corra risco desse
    tipo de coisa acontecer?? Ou melhor que esses bichos morram, saiam da gente e a gente nem veja? rs Sei
    que já era pra eu ter procurado um médico, mas eu estou com muito medo, mas fico com ainda mais medo
    de procurar um medico e ele me receitar alguma coisa e acabar eu tendo um "ataque" dessas coisas
    terríveis saindo de tudo qualquer forma de dentro de mim, estou desesperada! Mas desde já te agradeço,
    beijo.

    ResponderExcluir
  108. Oi, Sonia, faz tempo que leio seu blog e aproveito suas dicas. Depois de tentar muitos tratamentos médicos e várias dietas como a vegetariana e o crudivorismo na tentativa de ter uma qualidade de vida que ainda não atingi, resolvi comprar o seu livro da candidíase para tentar fazer a dieta que você propõe (aguardando chegar). Sim, fiz o teste e os resultados foram muito acima dos valores mais altos estipulados. Enfim, nem dá pra enumerar aqui os meus sintomas. Enquanto o livro não chega, decidi vermifugar com o Annita, pois passei por exames recentemente e não acusaram verminoses, mas, como não tenho acesso a exames de qualidade, decidi por minha conta.
    Comecei a tomar ontem, pois estava muito prostrada, com uma moleza e passei dos dias comendo bastante coco e tomando a sopa de abóbora no jantar, o que me causou uma forte cólica, enjôo e fezes soltas, esfaceladas, onde vi pedacinhos achatados suspeitos. Apesar de muito pesquisar seus artigos, ainda tenho algumas dúvidas que peço a gentileza de elucidar. O chá de losna deve ser tomado ao mesmo tempo que o Annita, pois funciona como protetor do fígado? Chá de boldinho da horta também ajuda? Durante a vermifugação devo tomar os probióticos? Estava tomando probióticos há dois meses por indicação da nutricionista, mas parei ontem.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  109. Desculpem a demora em responder, minha conexão anda péssima.

    Anônima: converse com um bom farmacêutico, ele pode ajudar. Não o que atende no balcão, mas o que estudou para dar atenção farmacêutica, e que todas as farmácias devem ter. Os remédios geralmente desmancham os bichinhos - que só têm pele e por dentro são moles. E também são filhos de Deus, ora essa…

    Tania, pode continuar a tomar o Annita e os probióticos. Em vez de losna, que dá muita moleza e é mais vermífuga, eu tomaria chá de boldo, carqueja, dente-de-leão (este é 10 para proteger o fígado) ou cardo mariano, que refaz a camada de células filtrantes do fígado (na farmácia como Legalon ou Silimalon). Pedacinhos achatados suspeitos lembram proglotes de tênia, portanto… Uns 15 dias depois de terminar o Annita, se os sintomas continuarem, você poderia fazer o protocolo da sopa de abóbora da Susana Ayres de novo. Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  110. Oi Sonia, gostaria de saber se poderia me indicar alguém em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, gostaria de consultar antes iniciar tomar algum medicamento, também gostaria de saber sua opinião sobre o kefir da água (cogumelo chines).

    ResponderExcluir
  111. Anônimo, não conheço ninguém para indicar em Porto Alegre, sinto muito, e também não tenho opinião sobre o kefir da água. Mas procurando no Google você vai encontrar muitos comentários a respeito.

    ResponderExcluir
  112. Obrigada pela atenção, Sônia, tomei um vidro de Legalon e estou tomando os chás que encontrei aqui. Meu livro da candidíase chegou e já estou lendo, fazendo a lista do que vou precisar e aproveitei o fim de semana para fazer o kvass de beterraba e a conserva de pepino com o soro do iogurte, vamos ver se dá certo. Quero ir me acostumando à dieta aos poucos. Quanto ao vermífugo, você aconselhou o protocolo da Susana Ayres e pretendo seguir. Na farmácia disseram que era pra repetir o Annita depois de 15 dias, mas a bula não faz essa referência, o que acha?
    Abraços

    ResponderExcluir
  113. Oi, Tania, acho que remédio demais faz mal e faz os bichos criarem resistência. O Annita deve fazer algum efeito. Se a tênia não sair, você poderia repetir o protocolo completo da Susana Ayres. Se quiser se consultar com ela, mesmo por skype, o tel é 61 8628-1231. Um abraço!

    ResponderExcluir
  114. Ola Sonia, estou sofrendo muito com alguns sintomas, vazios no estômago fortes que fazem eu levantar no meio da noite comer algumas coisa para na passar, suores a noite, mal estar, língua dormente e dores nas costas, poderia ser algum verme? Ja fui ao medico e fiz todos exames e tudo esta bem, ele me indicou o Annita mas antes disso em uma consulta anterior disse que poderia ser úlcera, e depois me indicou Annita sem me passar o por que!! Minha duvida, sintomas de dores nas costas podem ser também provocadas por vermes? Eu tomava aanticonceoicional BeLara e parei, os sintomas aliviaram mas nao desapareceram!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  115. Ellin, vários tipos de vermes dão esses sintomas. Pode ser que o Annita resolva. Um bom exame de fezes é raridade; posso indicar o lab do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648, ligue para saber como mandar as amostras se não estiver no Rio. um abraço!

    ResponderExcluir
  116. Oi Sônia, meu filho foi diagnosticado com giardia e lhe foi receitado o secnidal, 2 dias após tomá-lo em dose única, suas fezes estão despedaçadas e com um pouco de muco e espuma e também está com muitos gases. Estou preocupada pois antes as fezes dele estavam normal. Você acha que pode ser resultado do secnidal?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  117. É possível sim, Anônima. Um abraço!

    ResponderExcluir
  118. oi sônia , espero muito que você possa me ajudar. Eu sinto fortes dores abdominais e diarréia frequente ,fui ao médico, fiz exames, e descobri que estou com ameba. A médica receitou anita , tomei e tive grande melhora , todos sintomas sumiram , mas depois de uma semana a diarréia voltou novamente . Isso significa que a dose não foi suficiente ?O que você aconselha , Tomo outro medicamento pra combater a ameba ? E sobre essas receitas naturais que você indica , como o alho e aloe vera , o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  119. Felipe, para mim o melhor remédio contra amebas (somos velhas conhecidas) foi e é homeopático - tabletes de Entamoeba Hystolitica 30CH , 2 tabletes 2 x ao dia . O resto, você faz de acordo com o seu bom senso, inclusive uma dietinha tipo anticândida. Um abraço!

    ResponderExcluir
  120. Olá Sônia ,há 20 anos conheci seu trabalhões seus livros são os meus de cabeceira..Estou em São Paulo,tenho diarréia freqüente tomei flagil,fiquei bem uma semana e agora fezes líquida de novo.Pra variar os exames de fezes deram negativo.Me ajude pôr favor.Alguém p eu consultar em São Paulo ou algum remefio????
    Um grande abraço,
    Berta

    ResponderExcluir
  121. Berta, não só os parasitas produzem esse sintoma - tem que ver como está sua energia, o que você está comendo, como são as fezes, se você tem candidíase crônica junto… Aí em SP recomendo a nutricionista clínica Denise Carreiro, www.denisecarreiro.com.br , e para exames o laboratório do dr Copelman no Rio, 21 2548-0648. Mas tem que esperar o efeito do Flagyl passar.

    Se você quiser pesquisar os sintomas, há uma boa lista em www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  122. Olá Sônia, se eu estiver com alguns desses parasitas, eles podem causar mau-cheiro? Tenho barulhos de água na barriga, queimação e mau hálito que não consigo tratar. Já fui diversas gezes ao dentista e nada. Espero uma resposta. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  123. Oi Sônia, há alguns anos sofro com meu intestino, fui diagnosticada com sind. intestino irritável, minhas fezes saem espedaçadas, não saem consistentes, sempre moles. Ano passado uma médica me receitou Annita, e o resultado foi ótimo, fazia tempo q não via minhas fezes normais, consistentes e com volume fiquei super feliz...mas durou somente uma semana depois voltou o que era antes, e agora estou perdendo peso não consigo engordar nada, se engordo alguns gramas, no dia seguinte perco tudo de novo...estou ficando aflita, meu cabelo cai bastante e tb li que coceiras no ouvido pode ser sinal de verme, tb tenho muita coceira e outros sintomas parecidos...Gostaria muito do seu esclarecimento...Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  124. oi sonia encontrar seu blog me encheu de esperança já que meu esposo foi diagnosticado com diabete 2 e ele já fez uma ponte mamaria e é muito nervoso agora a diabete descompensou e a Dra esta querendo aplicar insulina mas vi vídeos dizendo que diabete não existe que pode ser vermes e meu filho tem renite e eu enxaqueca crônica e uma mancha no útero que ta me assustando muito quero comprar teu livro mas não sei qual o melhor pra minha família principalmente porque quero mudar nossa alimentação e se livrar de tantos medicamentos erikasmartini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  125. Anônima, provavelmente uma só dose do Annita não foi suficiente para resolver o problema. É comum ter que repetir qualquer vermífugo. Em www.correcotia.com/vermes você pode ler sobre os inúmeros sintomas, e no livro há muitas páginas com tratamentos naturais.

    Queda de cabelo sugere candidíase crônica. Tudo depende muito de você, da sua alimentação e da disposição em criar no tubo digestivo um ambiente que não seja confortável para os vermes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  126. Oi, Erika, acho que você pode começar com o Candidíase, a praga, o Almanaque de Bichos que dão em gente e A dieta do dr Barcellos contra o câncer e todas as alergias. Eles convergem na alimentação que desencoraja as parasitoses. Em www.correcotia.com clique nas capas para conhecer melhor o conteúdo. Para leitura imediata, correcotia.com/bocafeliz . Um abraço!

    ResponderExcluir
  127. Olá, quase 2 semanasfui diagnosticada com giardia lamblia o medico me receitou flagyl durante 7 dias, ontem terminei o tratamento mais hj ainda continuo com as fezes mole e amareladas... É normal?

    ResponderExcluir
  128. A mim parece que o remédio não fez muito efeito. Mas como é uma droga muito forte, talvez fosse melhor você tomar um protetor hepático como Legalon ou Silimalon (nas farmácias) e, enquanto aguarda mais um pouco, tomar água de argila em jejum por 9 dias. Assim: à noite, desmanchar uma colher/sopa de argila limpa (farmácias e lojas de produtos naturais) em água filtrada ou mineral; ela vai se depositar no fundo; de manhã, beber somente a água.

    A homeopatia tem um bom remédio, Giardia 30 CH ou DH, veja na Quintessência.

    ResponderExcluir
  129. Oi, Sonia! Adorei encontrar o seu blog! Parabéns pelo trabalho!
    Sou vegana. Não como nada de origem animal nem glúten, açúcar e lactose. Ocorre que, no último exame de fezes, apareceram cistos de endolimax nana. Fiquei muito preocupada e procurei meu clínico geral, um renomado profissional no Rio. Ele me disse que eu não precisaria tratar este problema. Como se trata de um protozoário e eu li tantas coisas terríveis na internet, gostaria de saber a sua opinião e também se existe algum tratamento, ainda que homeopático. Obrigadíssima!

    ResponderExcluir
  130. Angélica, a Endolimax nana não costuma produzir sintomas, é tida como comensal, por isso geralmente não se trata. O que eu penso é que você deve ficar de olho nos sintomas da Entamoeba histolytica, a popular ameba, que vai do intestino para o fígado, o cérebro, qualquer lugar do corpo, e corrói as submucosas. Pelos sintomas pode-se pensar muita coisa.

    Se quiser ler mais a respeito, sugiro www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  131. Oi Sonia, estava lendo os comentarios e me identifiquei com algumas duvidas. Mas a minha duvida e o seguinte eu ja fui em vários clincos e fiz exames de sangue e abdominais, e nenhum deles constataram um problema, eu sinto muita dor no umbigo as veses nao posso ne ficar com o corpo ereto pq da umas fisgadas entao fico encolhida ate passar e tambem sinto muita sensibilidade nu umbigo nao consigo lava ele por que doi isso e o que me emcomoda muito mas me desanima muito por ninguem saber o que pode ser e os medicos so falam assim se soltar uma bola para fora ou comessar a sair secressão volte aqui.. Vc saberia me dizer o que pode ser e como curar???
    Ale

    ResponderExcluir
  132. Ale, tem tudo para ser verminose. O único laboratório que eu conheço que dá resultados é o do dr Helio Copelman, tel 21 2548-0648, pode mandar as amostras por sedex. Fora esse método gosto do vibracional, feito à distância, com Geraldo Granja (31 3458-9343) ou Susana Ayres (61 8628-1231). Alguns agentes da Pastoral da Saúde também fazem esse teste bioenergético. Um abraço!

    ResponderExcluir
  133. Muito obrigada Sonia, vou fazer esse exame sim..
    Muito Bom saber que existe pessoas como voce um abraço, e agradecida por me ajudar. Beijos fique com Deus!

    ResponderExcluir
  134. Sônia, bom dia!
    Você é um anjo. Nem pode imaginar quantas vezes me apoiou com seus livros. Obrigada!
    Queria fazer algumas perguntas, depois de passar 3 dias pesquisando...
    Meu caso:
    Meu marido encontrou oxiurius vivos nas fezes dele. Ele quase não teve sintomas, tomou zentel e está ótimo.
    Já eu, estou com todos os sintomas e com um pouco de esforço consegui flagrar 2 vezes a verminha pondo ovos.
    Eu não quero tomar remédio porque estou tentando engravidar. Então estou agindo assim: acordo, me lavo bem com água bem quente, fervo as roupas e toalhas do dia anterior, tomo um copo de suco de hortelã e uma capsula de alho. Fico em jejum até 12h e então como um punhado de arroz integral cru, um punhado de semente de abóbora e mais uma capsula de alho, depois de uma hora tomo chá detox, já que não achei o chá de artemísia aqui (não moro no Brasil). Depois passo o dia sem açucar, farinha de trigo ou laticínios, de resto como normalmente, a noite tomo mais uma capsula e furo outra e passo ponho como supositório, o que acaba de imediato com a coceira. Bom, hoje é o terceiro dia.
    Minhas perguntas são:
    1- oxiurius vai embora mesmo, ou só acalma?
    2- Como faço para saber se estou livre deles?
    3- Acha que posso acabar com eles sem precisar tomar remédio?
    4-Acha que estou fazendo certo? Quanto tempo você indica que continue?
    (obs- não tenho aqui médico de confiança, sempre fui tratada com homeopatia e nunca tomei vermífugo, estou tentando ligar para Susana Ayres, mas não consegui, o tel. ainda é 61 8628-1231?)
    Agradeço muito a sua atenção.
    Um beijos grande,

    ResponderExcluir
  135. Querida, você adivinhou minha resposta. Escreva para ela - susanaayres@gmail.com e combine alguma coisa por skype. É a melhor pessoa para te orientar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  136. Sonia eu sinto muito injoos ja faz tres anos que eu tenho ou cinto verme na garganta minha barriga faz um barrulao eu gosto muito de chocolates ja pus o verme pela boca na infancia ja tomei albendazol por tres dias e nada to tomando mebemdozol passando a pomada tiaplx tiabendazol na garganta e nada passa estou emagrecendo muito cinto verconha de ir no medico que medico me atenderia se pode me ajuda um abraço

    ResponderExcluir
  137. Querida, converse com um farmacêutico, ele pode ajudar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  138. estou com soliatria sinto ela se mexer andar no instestino fino, grosso e na bunda parece que vai sair mas não sai , eu tomei uma sacola de remédio inclusivo os que dizem que é especial pra matar tenia praziquantel e niclosamida e todas as receitas caseiras e nada ,sonia você disse que teve como você se livrou deste mal, ela saiu inteira corpo e cabeça , você pode me ajudar .
    sera que so cirurgia tira este mal .minha alimentação é repolho , couve,cebola e alho cru ,as veses suco da uva , hortelã eu sinto a reação dela com relação a comida sei qdo ela gosta e qdo não gosta .eu não aguento mais parece que estou num pesadelo estou esperando em DEUS que é minha única saída .

    ResponderExcluir
  139. Amiga, veja uma receita para você: http://www.soniahirsch.com/2010/09/mais-susana-ayres-papo-de-vermes.html . Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  140. GOSTARIA DE SABER DE PESSOAS QUE TEVE TENIA SOLITARIA E SAIU COM CABEÇA E CORPO ENTRA CONTATO COMIGO MEU EMAIL É rosanja_@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  141. Olá Sonia,
    Perdi o apetite de uma hora para outra, em duas semanas perdi 06kg.Tive problemas gastroentestinal fiz ultra som e endoscopia.Após estes exames fiz por conta um exame de fezes de 03 amostras e deu positivo para entamoeba coli e histolytica.Tomei anita, será que resolve?Além disso meu exame de bilirrubina deu alterado será que a causa disso tudo é a ameba?

    ResponderExcluir
  142. A., não me sinto competente para dar palpite nesse quadro, mas me passa pela cabeça que pode haver algum hóspede incomodando seu fígado. Para uma verificação mais ampla sugiro consultar pessoas que usar o teste bioenergético, como Geraldo Granja (31 3458-9343) e Susana Ayres (susanaayres@gmail.com). Ambos atendem à distância. Geraldo me diagnosticou cistos de ameba no fígado, muitos anos atrás, e larvas de tênia na cabeça, nas costas e nas pernas, que eu eliminei com compressas de argila e vi com estes olhos que a terra há de comer. Amebas migram para o fígado. Olho vivo.

    ResponderExcluir
  143. Olá Sonia,

    Você sabe explicar como uma pessoa fica com tendência a giárdia ou ameba?

    É através da reinfecção ou o controle de cura que é difícil mesmo?

    Aliás, por falar em reinfecção, se há alguém da família infectado com algum protozoário como giárdia ou ameba, todos devem tratar? É contagioso?

    Parabéns pelo trabalho de informar as pessoas sobre os perigos das verminoses!

    K

    ResponderExcluir
  144. K, explicar propriamente não sei. Mas acredito que seja uma conjunção de fatores como alimentação açucarada, água portadora de agentes patogênicos e vulnerabilidade emocional, entre possíveis outros. A medicina clássica chinesa considera os protozoários mais difíceis de erradicar do que os helmintos, veja "Síndrome Gu"em www.medicinachinesaclassica.org . A coisa vai longe. Pode ser uma tendência familiar devido aos mesmos hábitos, ou não. Assunto para pensar muito. Um abraço e feliz 2015!

    ResponderExcluir
  145. Ola Sônia, pesquisando na net, encontrei seu blog...estou com alguns sintomas fazem alguns dias mais ou menos 20 dias, tonturas ( de pouca instensidade, não chega a atrapalhar de andar) , as fezes estão diferentes, as vezes pastosas, as vezes mais consistentes, as vezes muita quantidade, as vezes poucas, aumentou a frequencia de idas ao banheiro, a barriga fazendo barulhos, muitos gases, tem vezes que a barriga dói parecendo que vai vir uma diarréia enorme e não sai quase nada, teve alguns casos que sairam muco.... e agora minha esposa começou a sentir alguns sintomas, gases, barriga com barulhos e muco nas fezes...meu exame parasitologico nao deu nada e o baerman tbm n..tomei anitta, mas ainda continua os sintomas, pode ser verme? Obrigado

    ResponderExcluir
  146. segunda feira estava com muita dor de cabeca,não consigo ir ao banheiro sinto coisas se mexendo as vezes,nauseas,e coisa querendo sair pea boca,tomo cha de aho que sao dois dentes com agua e bebo quando sinto gasturas e veo que querem sair pea minha boca tomo uma coher de óeo pra decerem,mas a maior dificudade e fazer coco pra expusas,vou tomar dose unica h quarta feira mas tbm sinto uma coisa no anus como se ago fosse sair mas não sai acho q sao eas depositando ovos.nao sei quais tipos estou ,toda vez que as sinto fico nervosa e a noite não consigo dormir, ah e sinto coceiras nas costas e pequenas dores,o que fazer pra isso ,quem puder me audar agradeco desde agora.

    ResponderExcluir
  147. Desculpem a demora em responder, estive mal de conexão e já estou melhor :-)

    Gente, vermes e protozoários dão esses sintomas, candidíase também. Não dá para identificar pelos relatos e não consigo ajudar diretamente, por mais que queira. Sugiro fazer exames de fezes no laboratório do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648, as amostras podem ir por sedex, o exame custa em torno de 300,00. Não sendo possível, uma boa alternativa é procurar a Pastoral da Saúde, que pode ajudar. Ou o terapeuta holístico Geraldo Granja, tel 31 3458-9343.

    ResponderExcluir
  148. Ola Sonia,trabalho lindo, por favor me ajude, eu fiz exame de fezes e o medico constatou que era ameba tomei annita e melhorei me senti curado depois de dez dias os sintomas voltaram é normal?? O medico nao havia receitado outra caixa do remedio apos dez dias, eu amo mt minha esposa e to com muito medo de que ela possa ppegar de mim, porem o medico me disse que nao tem risco eu achei estranho oq vc acha?

    ResponderExcluir
  149. Oi Sônia,
    Minha filha tem 1 ano e 4 meses e está com prurido anal e o médico disse ser do vermes oxiúrus. Passou Parasin p ela é p o resto da família. Tomamos sexta feira, mas hoje segunda a menina ainda está se coçando muito tanto a vagina quanto o anus. Pode ter se reinfecção. Teria que tomar novamente o Parasin ou o Annita é mais indicado. Liguei para o médico que disse p passar Cetrilan. Mas não sei como o Cetrilan vai aliviar a coceira. E tu sabes como posso limpar o ambumiente dos ovos do oxiúrus? Li que eles podem sobreviver no ambiente até por 2 semanas? Isso é verdade? Minha bebê poe tudo na boça e não sei mais o que fazer? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  150. Oi, Angela, pedi ajuda a Susana Ayres, que entende disso, e ela respondeu o seguinte:

    "Faria o esquema do suco concentrado de hortelã (50 ml) pela manhã por 7 dias e à tarde suco concentrado de salsa (50 ml).

    Também: Microdose vermífuga de:
    TM de Mentha crispa - 20 ml
    TM de Allium sativa - 20 ml
    TM de Chenopodium ambrosioides - 20 ml
    TM de Artemisia absinthium - 20 ml

    Num vidro vazio de 30 ml com conta gotas colocar 20 gotas de cada uma dessas tinturas mãe. Completar com água. Agitar e dar para a criança 4 gotas direto na boca, 4x/dia por 15 dias. Parar 15 dias. Dar novamente por 15 dias. Parar 15 dias. Dar novamente por 15 dias.
    Isso tudo com a restrição de açúcar e tudo que contenha açúcar, leite e derivados TODOS, sucos de frutas prontos, e produtos industrializados - para dizer o mínimo!

    Para o suco concentrado: um maço de hortelã ou salsa, bate com pouca água - 50 ml, ou meio copo. Bate bastante. Se puder dê o suco sem coar; ou coe em tecido tipo fralda de algodão, espremendo bem o bagaço para tirar o suco concentrado."

    Para limpar o ambiente, cuide de lavar muito bem os lençóis, fraldas, calcinhas e roupinhas da bebê. O ciclo de reinfecção tem perímetro, vai do ânus à boca através das unhas, portanto tem que escová-las e se possível não deixar a bebê coçar o ânus.

    E olho vivo na alimentação, Angela, porque é o excesso desses laticínios péssimos de supermercado e de biscoitos doces e outros açúcares que dá casa, comida e roupa lavada aos bichinhos. Como uma lata de lixo que atrai moscas, baratas e ratos.

    ResponderExcluir
  151. Olá! Meus sintomas são cólicas intestinais que vai e vem todos os dias, vontade de evacuar, mas sempre em pouca quantidade, fezes pastosas e com muco. Vinha sofrendo desde mais ou menos outubro de 2014, achei que poderia ser muitas coisas, embora tenha boa alimentação. Em janeiro/2015 fiz bateria de exames, inclusive o MIF que nada acusou, fiquei desesperada,e cheguei a fazer uma tomografia do abdome total, onde nada acusou. Sob orientação procurei uma gastro e ela disse que pelos sintomas parece ameba e giardia. Fiz uso de secnidazol 1000 (4 comprimidos) onde usei 2 comprimidos e após 10 dias os outros 2, parece que melhorou um pouco, mas ainda tenho sintomas, estou preocupada e nervosa, parece que o medidamento não deu resultado.Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  152. Olá Sonia!

    Meus sintomas são cólicas intestinais que vai e vem todos os dias, vontade de evacuar, mas sempre em pouca quantidade, fezes pastosas e com muco. Vinha sofrendo desde mais ou menos outubro de 2014, achei que poderia ser muitas coisas, embora tenha boa alimentação, confesso que também pensei em vermes. Em janeiro/2015 fiz bateria de exames de rotina ,incluindo sangue, urina, papanicolau e fezes, inclusive o MIF que nada acusou. Fiquei preocupada, pois acreditei que acusaria algum verme para então tratar. Dias após passei por uma emergência médica, onde foi realizada tomografia do abdome total, e nada acusou. Desanimada de buscar, procurei então uma gastro e a mesma disse que pelos sintomas parece ameba e giardia, a mesma indicou secnidazol 1000 (4 comprimidos) onde usei 2 comprimidos em dose única ao deitar e após 10 dias os outros 2, hoje fazem 04 dias que repeti o medicamento, parece que melhorou um pouco, mas ainda tenho sintomas, estou preocupada e anciosa,.(não sei se o medicamento ainda está agindo no organismo até completar o tempo). É difícil cuidar desses vermes até obter cura? Por favor me ajude. Desde já gratíssima e que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  153. Ola, depois de ter diagnosticado que estava com um cisto de ameba histolyc, fui ao médio e ela me receitou Annita por 3 dias e repetir depois de 10 dias, durante esse 10 dias , minhas fezes vinham moles e cheguei a ter uma vez diarreia, e logo pedir 5kL depois repetir a medicação, mas a minhas fezes ainda saem separadas em bolinhas as vezes rececadas e as vezes não , agora sinto um formigamento na barriga que começou por minhas costas e meu peito que ainda não passou, já se fez 1 mês e minha fezes ainda continuam separadas mas agora em quantidades grandes, sinto uma leve pontada perto da minha costela como se tivesse algo, me indica algo a fazer, já que terminei a medicação certa, e ainda mais sinto as vezes minha saliva um pouco amarga, espero que seja pelo fato do alho que como todos os dias.

    ResponderExcluir
  154. Olá Sonia"
    No dia 20/03/2015 enviei um comentário (aliás 2), sendo que preciso acrescentar que agora além do muco, percebi no muco alguns raios de sangue e estou bem mais preocupada. Por favor, me fale sobre sua opinião, como disse anteriormente, usei secnidazol 1000.
    Aguardo sua resposta.
    Gratíssima

    ResponderExcluir
  155. Só para complementar, melhorei das cólica e vontade de evacuar pouco,as fezes não estão mais pastosas, parece que a consistência também melhorou, minha preocupação é muco e esses raios de sangue. Estou ansiosa, pois só vou ter nova consulta com a média em 07/04.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  156. pois só vou ter nova consulta com a médica em 07/04.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  157. Oi Sônia... Sinta algo me encomodando na garganta e a minha barriga ta grande...VC acha que pode ser verme? E posso tomar annita? Ai to com medo..mas acho q ta querendo me dar um ataque de vermes...obrigada

    ResponderExcluir
  158. Olá, Sônia.
    Tenho uma filha de 2 anos que tem estado extremamente irritadiça, com pouco apetite e essa semana passou a reclamar de dor ao apontar para a barriga. Ela nunca tomou vermífugo. Sempre tentamos proporcionar uma infância livre a ela, com muitas idas às pracinhas, brincadeiras na areia, grama, etc.
    Você acredita que esses sintomas possam ser reflexo da presença de vermes?
    Estou confusa sobre a questão de fazer ou não exames, pois tenho lido sobre o assunto e concluído que em sua maioria os resultados são falsos negativos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  159. Obrigada por dividir seu conhecimento conosco.Gostaria de saber se posso dar remedio anitta para uma criança de 4 anos que há 3 dias teve febre de 38.1 e se quixa se dores na barriga e tosse?

    ResponderExcluir
  160. Bom dia Sônia! Preparei a suspensão de Annita com a água muito quente. Vc sabe se isto anula o efeito do remédio? Depois coloquei um pouco no congelador para ficar logo em temperatura ambiente. Desde já agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  161. Oi Sônia!! Espero muito que vc me responda!!
    Estou grávida de 12 semanas, tenho 41 anos e tenho
    Me sentido muito mal, com azia e muita indisposição.
    No exame de fezes apareceu giardia. O médico me passou
    Metronidazol, mas não tomei devido aos efeitos tóxicos.
    A homeopata se absteve de me tratar.
    Curiosando por aqui encontrei a água de argila e a
    Giardia homeopática, será que posso tomá-las?
    Bjs e muito obrigada, Ana.

    ResponderExcluir
  162. Oi Sonia,
    Estou programando para tomar o Annita e também dar as criancas, uma tem 4 e outro 2.
    Li sobre acrescentar à receita de vermífugo um protetor hepático, como Silimalon, Legalon ou Cardo mariano homeopático ou manipulado.
    Este protetor hepático também é receitado a crianças desta idade?
    Qual destes é mais indicado?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  163. Boa noite, meu namorado começou a tomar albendazol e agr está sentindo formigamento de um lado só do corpo. Isso é normal? Oq pode ser?

    ResponderExcluir
  164. Ana Clara Jantchc10/04/2016, 15:52

    oi, tenho candidiase a 3 anos e naum consigo curar, ja tentei de tudo, desde remedios orais e locais, mais naum consigo me recuperar, estamos em 2016 e ainda naum encontrei uma solucao, sera que se comprar seu livro vou conseguir dicas para me curar???? obrigada!

    ResponderExcluir
  165. Sônia, achei seu blog sem querer e preciso da sua ajuda. Há 3 semanas tive uma gastroenterite e depois de uma semana de tratamento, fui curada, mas veio o refluxo em seguida. O médico me passou Omeprazol e Montilium. O Omeprazol eu já tinha tomado uma vez quando tive uma crise de gastrite e me deu diarreia durante todo o tratamento. Dessa vez, inicialmente, tive constipação, mas depois comecei a ter diarreia. Sendo assim,fui ao gastro e ele me passou o Pantoprazol e o Annita, pois, estava muitos anos sem tomar remédio para vermes. O problema é que após uma pesquisa na Internet, eu vi muita gente falando dos efeitos colaterais do Annita, como enjôo e diarreia. Como durante a gastroenterite eu tomei 2 antibióticos que me fizeram muito mal, estou traumatizada, além de ter medo por já estar com diarreia. O que você me aconselha?

    ResponderExcluir
  166. Boa tarde Sônia, há mais ou menos 4 meses fiz um tratamento para tratar a bactéria h-pylory desde então venho sofrendo de muita fadiga e dificuldade para realizar tarefas simples, também estou percebendo que estão aparecendo bolhas nas palmas das mãos e sola dos pés. Isto pode ter relação com os antibióticos que tomei?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  167. Boa tarde Sônia, há mais ou menos 4 meses fiz um tratamento para tratar a bactéria h-pylory desde então venho sofrendo de muita fadiga e dificuldade para realizar tarefas simples, também estou percebendo que estão aparecendo bolhas nas palmas das mãos e sola dos pés. Isto pode ter relação com os antibióticos que tomei?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir