quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Água clorada: 6 más notícias e uma boa



Má notícia 1: não é exatamente o cloro que produz as piores toxinas nas águas cloradas, mas aquilo que os americanos, com sua facilidade para siglas, chamam de DBPs - disinfection byproducts, ou subprodutos da desinfecção. Eles se formam quando o cloro entra em contato com qualquer matéria orgânica. Nome e identidade: trihalometanos (THMs) e ácidos haloacéticos (HAAs). E são dez mil vezes mais tóxicos do que o cloro, piores que o flúor e todos os outros resíduos de drogas.

Má notícia 2: num só banho de chuveiro pode-se absorver mais toxinas do que bebendo água da bica a semana inteira. O calor da água abre os poros para que elas penetrem. Os vapores são aspirados.

Má notícia 3: banhos de banheira aumentam muito a oportunidade de absorção. Piscinas também, e se forem aquecidas, mais ainda.

Má notícia 4: os níveis de DBPs variam conforme a posição da casa na rede de distribuição de água. Algumas são contempladas com muito mais cloro/DBPs.

Má notícia 5: também variam para mais quando aumenta a presença de matéria orgânica nos reservatórios de água, por exemplo depois de chuvas torrenciais.

Má notícia 6: os DBPs não afetam todas as pessoas do mesmo modo, algumas podem se ressentir mais. E passar anos de médico em médico procurando a razão de sua baixa imunidade, seus problemas na tiróide e por aí afora. Como nada se explica mas tudo se medica, a razão nunca aparece e a saúde vai pelo ralo.

Boa notícia: existem filtros para colocar na entrada da casa, depois da caixa d'água, e também para torneiras de cozinha e chuveiros. Estes, cada vez mais sofisticados.

O que está na foto, publicado pelo MetaEfficient, faz a água do chuveiro passar por quatro filtragens. Na primeira filtra ferrugem e sedimentos. Na segunda, o filtro de vitamina C (representado pelas laranjinhas) elimina cloro e adiciona vitamina C e aroma à água. As bolinhas de cerâmica retêm microorganismos. Nova filtragem remove o que houver de sedimento, e a água finalmente chega ao consumidor do século 21. Fecho de ouro da boa notícia: proteger sua saúde e a da família custa 40 dólares, tipo 80 reais. Lá fora, claro.

20 comentários:

  1. Oi Sônia,
    Estou acompanhando recentemente seus posts, mas pelo que tenho observado sempre muito úteis e informativas, adorei sua matéria sobre os filtros de barro e agora sobre as 6 más notícias, excelente.
    Concordo plenamente com você, o cloro não faz bem algum, por isto defendemos e trabalhamos com a notícia boa - com a área de filtros divulgando a sua necessidade seja no ponto de uso ou no pré-tratamento residencial, hoje em dia é praticamente indispensável algum tipo de sistema de filtragem para o consumo, eu pessoalmente tenho 2, 1 na entrada da caixa de água - para retenção de sedimentos e outro na pia - com carvão ativado e prata coloidal, para retenção do cloro e bactérias, nossas fornecedoras de água cada vez mais incluem produtos químicos para tentar corrigir os problemas do tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sonia, é bom mencionar que além do aroma e vitamina C, o filtro adiciona quitosana à água, o que nao é lá muito casher.

    ResponderExcluir
  3. Sonia, parece que a cada dia temos que nos proteger mais e mais de toxinas criadas por nós mesmos (quando digo, nós, falos dos seres humanos, em geral).
    Vão longe os dias em que podíamos viver descansadamente - é um sobressalto a cada nova descoberta de agressão...
    (reflexão num breve momento deprê) rssss

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silvia H, eu pulei a quitosana na tradução, mas o que entendi é que é uma fibra de crustáceos que retém alguns elementos. Aaaah, por isso você diz que não é casher!!!! É?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vera, mas será que algum dia as pessoas de fato viveram mais descansadamente? Não sou fã do mundo de hoje, rápido, falso e consumista demais para o meu gosto, mas acredito que todas as épocas tenham tido seus perrengues. Você, como astróloga, o que acha?

    Abração, bom dia! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Olá Sonia, antes de mais nada, PARABÉNS por toda tua obra e QUE BOM este teu espaço virtual. Poder "falar" contigo assim não tem preço. Li o Atchiim há pouco e fiquei com uma dúvida: posso tomar aqueles lactobacilos vendidos em supermercados pra fazer iogurte? Comprei o Bio Rich e tomei um dia com iogurte natural. Adianta? Joguei dinheiro fora?
    Abraço forte e, novamente, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana Corina, iogurte natural é leite fermentado com lactobacilos vivos, tipo esses Rich, que até onde sei servem para fazer 3 litros de iogurte bom. Melhor ainda se você conseguir leite cru para isso.

    O que a indústria chama de iogurte natural é melhor não tomar.

    Abração, bom domingo! :-)

    ResponderExcluir
  8. Oi querida, muito obrigada por responder, mas na verdade, me expressei muito mal: eu abri o pacotinho e despejei sobre um iogurte natural. É que lendo o Atchiiim, achei que deveria comer o pózinho puro, como vc faz com as cápsulas [que vou procurar então]. Como ainda tenho mais 2 pacotinhos de Bio Rich, queria confirmar se tomei certo, assim puro mesmo. Não gosto de leite desde criança e não tomo de jeito nenhum, iogurte aqui em casa, só natural e natureba. Mas como tive xiguelose [nem sei como escreve esse raio] com uns 7 anos [quase morri] e salmonella com uns 15 [quase morri idem] e fui diagnosticada como tendo "síndrome do intestino irritável", gosto de cuidar da minha flora intestinal com carinho e sem remédios alopáticos. Descobri o psyllium nos teus livros e providenciarei esta semana, pois parece ser exatamente o que preciso e com o mesmo efeito que os remédios que me receitaram e nunca tomei pq não gosto de alopatia... Grande abraço, muito obrigada por responder e sigo com a dúvida do iogurte então. MEU DEUS, como é boa essa net, nunca na vida me imaginei falando contigo! Sou tua fã desde 1996!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana Corina, o pacotinho de Bio Rich vem com a receita para fazer iogurte, você não leu? Quanto a "síndrome do intestino irritável", geralmente tem vermes e protozoários no meio. E camdidíase, em decorrência.

    ResponderExcluir
  10. Oi, li sim, mas achei que o bom era comer o pó, hahahahha. Bom, vou atrás de leite de verdade então pra fazer o iogurte.
    Cândida vagina eu tinha HORRORES há uns 10 anos atrás, mas nunca mais tive, só que aprendi contigo que na verdade a dita está em mim, né? Tenho MTO que ler... Bjo e obrigada. Ah, já que gostas de gato, dá uma passadinha quando puder no www.maedecachorro.com.br

    ResponderExcluir
  11. Dalma Dourado Bastos30/08/2009, 21:47

    Sonia,

    Tentei comprar o filtro e não consegui, você sabe se encontro no Brasil? se não, como adquirir o filtro. Beijos DBD

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dalma, entrei com "filtro para chuveiro" no Google e saíram muitos resultados, dá uma olhada! Abração :-)

    ResponderExcluir
  13. Não vou tomar mais água então.Vou tomar só da chuva.

    ResponderExcluir
  14. Olá

    A absorção de toxinas diminui com banho frio, né? Sempre tomo banho frio, mesmo quando estou na cidade. Talvez seja interessane a captação da água da chuva, e o tratamento natural desta.
    Grata

    ResponderExcluir
  15. Oi, Brígida, também sou fã da água de chuva e acho que pode ser a melhor solução, se você conseguir captar, filtrar e conservar.

    A conservação é o que mais me desafia. Qualquer matéria orgânica, depois de certo tempo, se altera. Você tem ideias quanto a isso? Abração!

    ResponderExcluir
  16. O Dr Cicero Coimbra alerta com ênfase para o perigo dos banhos mutio quentes, aqueles de vapor forte. Podem, estes banhos levar a um surto no caso da esclerose multipla. E ele ainda considera a possibilidade de certas doenças terem surgido nos casos em que estes banhos quentissimos são tomados desde a infância.

    Portanto, quem tem doença auto-imune, segundo ele, não deve tomar banho muito quente.

    Há anos que aprendi e passei a ensinar a tomar um banho menos quente e principalmente no inverno, próximo ao término do banho, deixá-lo mais friozinho para haver menos diferença da temperatura ambiente ao sair do banho.

    ResponderExcluir
  17. Congratulações ! Creio que, uma dica (para quem não tem condições financeiras de colocar um filtro para a água da rua) é colher água da chuva (ignorando os primeiros 2 minutos de chuva, pois nesse momento ela esta lavando o telhado de possíveis agentes nocivos, c. p. ex.: possíveis mijos de rato). Outra possível solução é, após o banho normal (com água da rua e sabonete), molhar todo o corpo com + ou - 1/2 litro de água onde foi acrescentado um pouquinho de vinagre (pois ele neutraliza o cloro). Inclusive, mesmo que v. filtre a água da rua antes de beber, eu recomendaria colocar algumas gotas de limão, por esse mesmo motivo (nesse caso, não recomendo colocar vinagre (nem na água que v. vai beber, nem na alimentação), pois ele tende a diminuir a produção de sangue, dificultando assim o restabelecimento físico de algum possível desgaste. Já, se o desejo é emagrecer, acho que o vinagre é bem vindo (nesse caso, não estranhe quando você acordar de manhã cedo com a pressão baixa e c. a sensação de cabeça vazia).

    ResponderExcluir
  18. Sonia, li por quase duas horas toda essa dissertação sobre água, filtros, etc., mas ainda gostaria de esclarecer o seguinte: Dizem que a melhor água para se tomar deve ser alcalina. Os filtros de barro tradicionais, com vela de carvão ativado deixam a água alcalina ou para isso deve-se usar outro tipo de filtro?
    Outra dúvida é a durabilidade de um filtro (não da vela).
    Um filtro que fica muito tempo parado, sem usar, fica prejudicado?
    Estou usando um nestas condições, que aparentemente está perfeito, mas a água colocada nele evapora em pouco tempo.

    ResponderExcluir
  19. Olá Sônia, tudo bem? Estou sempre que possível comprando seus livros. São com certeza muito úteis para todos, pois,
    são indispensáveis para quem quer se manter informado sobre assuntos relacionados à saúde. Queria que alguém ou você me passasse o endereço de onde comprar esse filtro, pois, na minha casa todos bebem a água de torneira,e as consequências para nossa saúde não são das boas. Meu E-mail: acesso78@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Sônia, tudo bem? Estou sempre que possível comprando seus livros. São com certeza muito úteis para todos, pois,
    são indispensáveis para quem quer se manter informado sobre assuntos relacionados à saúde. Queria que alguém ou você me passasse o endereço de onde comprar esse filtro, pois, na minha casa todos bebem a água de torneira,e as consequências para nossa saúde não são das boas. Meu E-mail: acesso78@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.