domingo, 5 de setembro de 2010

Papo de câncer: Beija-flor, açúcar & fungos

Deu no jornal O Globo, coluna do Joaquim Ferreira dos Santos, dias atrás:

"O ornitólogo Paulo Maia pede que não se dê água com açúcar para o beija-flor. O açúcar em contato com a água, que não é renovada, forma fungo que dá câncer no bico."

Qualquer semelhança com humanos, açúcar, candidíase e câncer não é mera coincidência.

20 comentários:

  1. Além de ignorância de dar água com açúcar industrializado pra passarinho, parece mesmo maldade. Nunca imginei que quem mantivesse esses bebedouros para pássaros fizessem isso!

    ResponderExcluir
  2. Eu colocava água e açucar......dpois que descobri o mal que faqzia,parei.....atualmente só coloco água limpa e fresca....

    ResponderExcluir
  3. Ah, pois é, incrível! Como o açúcar atrai os passarinhos, e as pessoas gostam de vê-los, não têm o menor pudor de misturá-lo à água.

    Ontem vi bem-te-vis comendo ração de cachorro - aquela bem pauleira, cheia de conservantes e corantes.

    Ê mundo veio sem portera...

    ResponderExcluir
  4. Eu pesquisei bastante uma época antes de pôr a garrafinha. A questão mais importante é trocar a água todo dia e deixar de molho 10 minutos com um pouco de água sanitária. Mesmo a água pura tem que ser tratada dessa forma para não fungar, até porque o beija-flor deixa saliva na garrafa. Parece que dessa forma não importa se colocar o açúcar branco, o que não se deve colocar é mel.

    ResponderExcluir
  5. Eu pesquisei bastante uma época antes de pôr a garrafinha. A questão mais importante é trocar a água todo dia e deixar de molho 10 minutos com um pouco de água sanitária. Mesmo a água pura tem que ser tratada dessa forma para não fungar, até porque o beija-flor deixa saliva na garrafa. Parece que dessa forma não importa se colocar o açúcar branco, o que não se deve colocar é mel.

    ResponderExcluir
  6. Silvia - BH06/09/2010 20:17

    Beija-flor curte uma lantana http://www.jardineiro.net/br/banco/lantana_camara.php

    ResponderExcluir
  7. Detesto açucar branco............imagina dar para bichos, ignorancia.

    ResponderExcluir
  8. Silvia - BH08/09/2010 23:53

    Ração de cachorro - ótima, diziam, lançamento de grande sucesso, vendendo muito no local onde compro, cara como o quê, os cães se deliciaram e os donos , vejam a imaginação, carne de peu, oleo de uva, passas e frutas cristalizadas.
    Pois bem. Sabem que uso de passas pode provocar morte em cães? ( tambem cebola de cabeça). E o dono da loja garante que esta fábrica tem consultoria do melhor nutricionista do mundo. Será que é tão bem informado assim? Qual o critério para usar um produto que tem risco importante e que é um acréscimo não essencial?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Grape_and_raisin_toxicity_in_dogs
    Não consigo entender . Não teve como, voltei à ração antiga, mudei de veterinário. Produto que veterinários recomendam com grande ênfase especialmente quando são eles os proprietários das lojas não quero mais.

    ResponderExcluir
  9. Silvia - BhH09/09/2010 00:10

    Concluindo:
    Vamos com a melhor intenção de cuidar destes seres e nos fornecem coisas duvidosas! Nas lojas que vendem livremente estes bebedouros, poderiam explicar os riscos e o cuidado que se deve ter e o quê colocar. O melhor mesmo é um jardim bem regado e florido com plantas indicadas para saciar beija-flores e borboletas.

    ResponderExcluir
  10. Bom, a vantagem de ser natureba é que a gente se arrepia diante de qualquer produto industrializado, cujo rótulo diz coisas que a gente não entende. Nunca confiei só em ração para meus bichos. Os gatos criei com sardinha aferventada + ração de 1a linha e as cachorras comem cabeças de peixe, sobra de vegetais... e ração também de 1a. Custa caro? Ir à Europa hoje em dia também, por isso não vou. Mas tratar os bichos com veterinário também custa. Os meus são campeões de ficha limpa, isto é, nem consultas, nem vacinas...

    ResponderExcluir
  11. Existe um grupo de pessoas que acha melhor dar comida aos animais. Na minha casa damos meio a meio para as cachorras. Tem uma que não mora comigo, mas eu cuido dela, e ela adora uma cabeça de peixe. Minha mãe e eu ficamos impressionadas pois nunca tínhamos visto. Um dos meus gatos come tudo o que é menor que ele, mas evitamos dar de tudo, e o outro só gosta de ração. Paciência.
    Parei de vaciná-los pq comecei a observar que no caso da vacina contra a raiva, com o tempo eles iam ficando mais irritadiços e agressivos, coisa que normalmente não são, principalmente os gatos. E como fui lendo e pesquisando sobre vacinas em humanos e me posicionando contra, vi que tb não era justo vacinar os animais (os meus). So far so goood, não adoeceram até agora e espero que assim continuem.

    ResponderExcluir
  12. Não sabia das passas serem tóxicas aos cães, bom saber. Gosto de dar frutas.
    Estou dando uma banana amassada com alho moído, para disfarçar o gosto. Nunca mais vi um carrapato, foi dica de um shiatsu terapeuta e realmente funciona.

    ResponderExcluir
  13. Carol, banana com alho!!!! Como você conseguiu imaginar semelhante tal coisa? ;-)

    ResponderExcluir
  14. O problema é a água com açúcar que não é renovada.
    De qualquer forma, acho temerário se dar açúcar refinado cheio de química para os pássaros.
    Uma solução interessante é a mistura da água com açúcar orgânico em dose pequena (uma colher de sopa rasa em 300 ml de água). E a limpeza diária dos bebedouros.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sonia, o que cura é o alho cru, 1 dente médio para cada 10kgs de peso do animal. Como eles não comem de jeito nenhum, resolvi misturar à bananinha amassada que dou diariamente. Mas pode ser maçã, mamão, goiaba e até manga e jaca.
    Para quem faz a comida em casa, fica mais fácil e há um site muito bom que ensina essa linha de alimentação caseira, o "cachorro verde".
    Mas como estou sem tempo nenhum, tenho dado ração seca e vegetariana, Fridog, então só o misturando o alho espremido à fruta para minhas "filhotas" não perceberem :-)
    grande beijo e tudo de bom para todos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carol, eu estava só brincando com você - sou fã de alho, divulgo alho de muitas formas, mas com banana achei fora de série. Amassada no garfo, ainda por cima, uma fofura alhosa... Beijo!

    ResponderExcluir
  17. "ser mãe é padecer no paraíso"... mesmo de cachorro :-)))

    ResponderExcluir
  18. Quem dizia isso sobre os beija-flores era Augusto Ruschi.

    Parabéns pelo blog! Muito bacana!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Que blog bom o seu! Amei seu espaço! É um verdadeiro serviço prestado a nós meros mortais, que fomos ensinados por tudo que se lê e tudo que se vende a comer um monte de porcarias. Eu fico chocada com a infinidade de informações que esse blog abençoado nos dá!
    Só posso agradecer a você!

    Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  20. Érika, fiquei feliz feito um beija-flor nas papoulinhas... Muito obrigada! Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.