terça-feira, 2 de março de 2010

Cabelos brancos: Chá de gergelim para escurecer MICOU

A receita vem do livro Macrobiotic home remedies , de Michio Kushi, mas várias pessoas escreveram dizendo que foi perda de tempo, sinto muito, para aumentar o leite sei que funciona:

8 colheres de chá de sementes de gergelim claro ou preto, ligeiramente esmagadas
1 litro de água
ferver de 10 a 20 minutos
tomar 2 a 3 xícaras desse chá por dia, sem coar, durante duas a três semanas.

Também serve para melhorar a vista, aumentar o leite materno e corrigir irregularidades menstruais.

94 comentários:

  1. rsrs

    quando li o título, pensei que era um preparado para colocar no cabelo, uma tintura, afe.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo, além de escurecer o cabelo ainda ajuda a corrigir irregularidades menstruais!!!
    Amei!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia, achei que era para passar o chá no cabelo. Como algo que a gente toma vai escurecer o cabelo que já nasceu? Ou será que depois que eu começar a tomar o chá os cabelos que eram brancos vão começar a nescer mais escuros? Não entendi... Flávia

    ResponderExcluir
  4. Sonia, o que pensa sobre a "ração humana"? Notei que um dos ingredientes é leite de soja.
    obrigada, Bianca

    ResponderExcluir
  5. Comer o gergelim ñ daria na mesma?
    Abç!
    Anna Emília (Porto Alegre/RS)
    :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flávia, também não sei como funciona, nunca usei. Gosto dos meus cabelos brancos!

    Oi, Bianca, mas do que você está falando? Ração humana?????

    Oi, Anna Emilia, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

    ResponderExcluir
  7. Anotado por via das dúvidas!!! rsrsrs... bjo.

    ResponderExcluir
  8. Sim, Ração humana, já ouviu falar? Leia aqui: http://belezaesaude.dae.com.br/racao-humana/
    http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1497429-16619,00-RACAO+HUMANA+ATRAI+ADEPTOS+PELA+PRATICIDADE.html

    ResponderExcluir
  9. Eca, Bianca, credo! Xô! E xô!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sônia querida!
    Eu tava lendo por causa do chá mesmo, mas falaram desta ração humana e me lembrei do artigo da Pat Feldman e do marido dela, que li há alguns dias.http://pat.feldman.com.br/?tag=racao-humana
    Vale a pena dar uma lida...quanto aos cabelos brancos, mesmo sendo super nova, sou quase grisalha, vamos ver o q acontece!!o bom é que aidna estou amamentando,ou seja, ótimo!!beijo enorme pra vc, obrigada por td sempre.

    ResponderExcluir
  11. Soninha, Tenho uma boa notícia. Após quase três meses, finalmente meus lactobacilos comprados na Vitamin World chegaram.
    Depois de ver aqueles comentários no post que vc escreveu sobre os lactobacilos, percebi que não era a única que não havia recebido os produtos. Mandei mensagem para eles e nada. Já tinha perdido a esperança e, se eu não me engano, na minha última fatura do cartão veio o estorno do que eu havia pago. Enfim, sei que sem eu nem mais esperar chegou o pacotinho lá em casa. Fiquei muito feliz! E já comecei hoje pela manhã a tomar meus lactobacilos.
    Espero que não tenha sido uma exceção.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bia, também fico feliz! Os meus ainda nada, vamos ver o que rola... Abração :-)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ti, o artigo diz exatamente o que me passou pela cabeça quando você mandou o link. A grande mídia é pouco confiável quando se trata de medicina, saúde e o que eles chamam de ciência e cientistas. Mas o que te excita tanto nesse assunto? Beijo :-)

    ResponderExcluir
  14. "Ração humana" (ri muito no dia em que li essa denominação) é a velha granola modernizada e esculhambada, já que adicionaram alguns ingredientes que não fazem bem.

    ResponderExcluir
  15. Então, quando a gente é pós-tudo não consegue mais se iludir com essas coisas. Mas me lembrei agora, Vera, lendo seu comentário, que quando eu ainda era uma jovem jornalista que comia só em restaurantes, me separei e fui morar por uns tempos no Hotel Santa Teresa - e comia Bisks no café-da-manhã. Bisks eram biscoitos feitos de uma ração humana dessas, cobertos com chocolate. As instruções diziam que bastava comer dois bisks e tomar um copo d'água para obter uma refeição completa de baixas calorias. Não sei quanto tempo isso durou, talvez duas ou três semanas...

    ResponderExcluir
  16. Sonia, parece comida de astronauta... Bem prática e rápida de ser engolida e ainda nutritiva! hehehe
    Quando era garota, caí no conto do shake - um pó mágico que se batia com frutas e leite ou água e pronto!

    ResponderExcluir
  17. Também fiquei encantada, adolescente, com a promessa de uma pílula que substituiria a refeição. Eram os deuses astronautas? :-)

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Sonia,
    atualmente moro em Pelotas/RS e te escrevi há algum tempo falando que gostaria de te encontrar em algum evento e você me falou que talvez viesse à Feira do Livro de Porto Alegre. Não rolou de te encontrar por aqui mas eu estou indo viver em Buzios/RJ de modo que acredito que por lá, ou melhor, aí será mais fácil ter algum contato mais próximo. Faz um tempinho adquiri a coleção dos teus livros, mas ando meio relapsa em estudá-los. Volta em meia, apesar de cuidar de minha alimentação, escorrego nas doçuras. Estou me aplicando em desapegar das guloseimas. Hoje em dia tenho valorizado os sabores doces que me tragam alguma nutrição como frutas frescas, secas, granola, mas ainda me permito doces vazios...
    Bem, te escrevo pra dizer que estou feliz em conhecer teu Blog, me pareceu casa de comadre, onde a gente se junta pra cozinhar, tomar chimarrão, falar da vida, dos amores, dos desafios. Enfim, um espaço pra estar à vontade entre mulheres e precisarei dessa cumplicidade nessa nova fase de vida. Aliás, de cumplicidade e companheirismo sempre precisamos, não é mesmo?
    Muito grata!
    Juliana

    ResponderExcluir
  19. Oi, Juju, mas que coisa chata ir viver em Búzios, não? Aquele mar azul demais, aquele montão de praias atrapalhando a vista... :-)

    Todas escorregamos nas doçuras da vida, amiga. Quando está demais, pode ser lombriga: vermífugo nela. Meu único segredo em relação a isso é não comprar - porque se tiver, eu como até acabar...

    Adorei as imagens que você fez do blog - casa de comadre, espaço para estar à vontade. É isso mesmo. Bem-vinda à roda. Abração e boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. tá, mas escureçe mesmo os cabelos?
    Isso significa que não preciso mais pintar? depois de quanto tempo ficam pretos?
    Dura quanto tempo?
    como faço para tomar o óleo do gergelim? a linhaça eu coloco na água e tomo pela manhã. mas o gergelim como faço?

    ResponderExcluir
  21. Não sei, mas a fonte é boa. Não sei, não sei, não sei. Não é óleo, é chá das sementes.

    ResponderExcluir
  22. Agora quero uma receita de hidratação para os cabelos! Brincadeira, mas aproveitando o assunto cabelos, o que hidrata a gente de dentro para fora: nozes, castanhas, etc?
    E como é minha primeira aparição por aqui, quero dizer que, assim como seus livros, seu blog é uma delícia!
    um abraço

    ResponderExcluir
  23. Oi, Andréa, o que hidrata a pele e os cabelos é beber água, muita água, e o que retém a hidratação é o óleo virgem de coco. Entre outros. Mas pra mim, ele é o melhor. Abração!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Sonia,
    Meu professor de Yoga já tinha falado que o gergelim escurece os cabelos (e realmente, nunca vi um fio branco nele), mas nunca disse como fazia e eu não levava muita fé, hehe. Aliás, na hora de comer, posso comer o gergelim sem torrar ou é melhor se for torrado? Vc sabe se existe diferença entre o preto e o branco? Tenho um livro só sobre o gergelim, mas não diz uma coisa nem outra.

    Acabei de comprar 4 livros no seu site, ia comprar só dois, mas não resisti. No fim de semana comprei um (o único que achei) numa livraria da minha cidade, justamente o que está esgotado :).

    Além do gergelim, tenho outra dúvida, pra variar: na canja que vc cita pra gente tomar nas gripes, vc diz pra cozinhar o arroz por pelo menos 3 horas. Gostaria de saber o porquê.

    Duas descobertas que fiz no blog: sempre gostei de comer arroz puro, seja branco ou integral (como o integral há mtos anos por influência da minha mãe, mas gosto do branco tb) e achava que fosse um gosto estranho que eu tinha; mas li aqui que o bom mesmo é comer o arroz integral separado, curtindo cada pequena porção. Agora já não me sinto mais estranha (pelo menos não por esse motivo, rs). E a outra descoberta que me encantou foi saber que o inhame protege contra a dengue. Moro numa cidade em que tem epidemia e tenho um pouco de receio em pegar, pq já tive 3 vezes numa época em que não faziam tanta prevenção. Fiquei de queixo caído com essa boa notícia.

    Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Ah, lendo o seu comentário para a Andréa é que resolvi bater o martelo pra comprar um dos óleos de coco que vc indica no seu texto (e o único que encontrei na internet para comprar). Uma pequena fortuna (o frete encarece um pouco mais), mas vejo como um investimento na saúde. Depois de todos os benefícios que li, não tinha como não comprar.
    Na minha cidade só tem o Copra, e me disseram que não é tão bom (desconheço o motivo).

    ResponderExcluir
  26. Oi, Jussara, sempre é bom torrar ligeiramente o gergelim. O preto parece que excita mais, ou pelo menos é o que dizem os livros de macrobiótica.

    O óleo de coco da Copra era bom no início, depois ficou muito irregular. Contei a história toda no blog. Acho que vale sim investir no bom óleo virgem de coco. O que você pode fazer para baratear o custo é conseguir mais adeptos e propor ao vendedor a compra de uma caixa, com preço de lojista. Cai pelo menos uns 40%, como meus livros. E também se pode fazer o óleo de coco em casa, numas horinhas de folga... Abração!

    ResponderExcluir
  27. cherry blossom12/03/2010, 13:27

    oi Sonia

    gosto muito do seu blog.
    alem de assuntos muito interessantes,tem um toque de humor e muita perspicacia.
    sofro de candidiase ¨ad eternum¨ e estou seguindo sua dieta.
    o problema eh que vivo no japao e nao consigo encontrar os lactobacilos,talvez por conta da nomenclatura, voce me aconselha o uso do threelac?????
    ja encomendei o oleo de coco, aqui no vizinho, direto das Filipinas, estou aguardando a chegada.
    e quanto a alimentaçao??? alguma sugestao ???
    sou massagista e estou me sentindo meio debilitada, ja que nesta profissao se despende uma certa energia; talvez sindrome de abstinencia, ja que ingeria quantidades monstruosas de açucares e carbohidratos, nas mais diversas formas.
    quase morro quando vejo um misero chocolatinho, e olha que por aqui a diversidade deles eh enorme.
    quem sabe um dia desses nem vou sentir falta dos bandidinhos. kkkkkk aaaiiii como sooofrrrro!!!!!
    aguardo seu comentario.
    quero parabeniza-la por sua dedicaçao e carinho no auxilio as pessoas tao carentes de informaçao.
    um abraço

    ResponderExcluir
  28. Oi, Cherry, a compulsão por doces pode vir de outras parasitoses, que naturalmente abrem espaço para a candidiase. Isso é muito comum em todos nós - ter ao menos uma lombriga, uma ameba. O problema é quando são muitas. Você sabe se há bons exames parasitológicos de fezes aí no Japão? Seria bom fazer e tratar, te ajudaria muito a controlar a cândida.

    As restrições alimentares estão em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Do que sobra, você pode comer de tudo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Olá Sonia.

    Parabéns pelo blog. Eu estava procurando uma receita para combater meus cabelos brancos.
    Por favor me exclareça. Eu tenho que fazer este chá todos os dias, ou posso fazer e guardar na geladeira para consumo posterior, já que é recomendado tomar 2 a 3 xícaras por dia e na receita vai 1 litro de água.
    Obrigado.,
    Edson

    ResponderExcluir
  30. Oi, Edson, a receita não deixa isso claro, mas acho que você pode guardar 2 dias na geladeira. E tomar quentinho, como todo chá medicinal deve ser tomado, sem açúcar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Sonia,
    Obrigada pelas dicas. Vou procurar o post em que vc fala do óleo da Copra. Boa a dica tb de propor um desconto ao vendedor, pela caixa. Aliás, gostei mto do atendimento lá na dr. Orgânico; são rápidos e atenciosos na resposta. Pena que pelo custo, tive que optar pelo PAC, e PAC demora mais do que se viesse a cavalo, rs.
    Ah, qualquer dia tentarei fazer o óleo em casa, sim. O problema é que aqui é muito quente e é difícil conseguir um lugar com apenas 25ºC para deixar descansando (pelo método mais fácil -- tenho que apelar para o mais fácil, não sou boa com cozinha, embora dê os meus pulos :D ).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Outro dia chegou um email de alguém que vai lançar um óleo de coco virgem orgânico nacional, na Bahia. Tomara que seja bom! Só vendo...

    ResponderExcluir
  33. Sônia, seu blog é fantástico !
    Adorei a idéia !

    ResponderExcluir
  34. Oba, Monica! Se fizer, depois conta pra nós... Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. Ué...Sem querer ofender, mas se o chá de gergelim é bom para escurecer os cabelos, porque vc não toma..

    ResponderExcluir
  36. Oi, Sandra, não tomo porque gosto dos meus cabelos brancos, e só postei a receita do chá porque pediram... Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Prezada Sônia...
    Não quero passar por sem educação. Tenho muito respeito pelas pessoas que tem mais experiência na vida..
    Só perguntei por curiosidade, viu??? Desculpe..., ok! Fique com Deus..abçs, Sandra Volcov -

    ResponderExcluir
  38. Fica tranquila, aqui ninguém repara... Abração! :-)

    ResponderExcluir
  39. ola sonia como extrair o oleo de coco em casa ?beijos te adoro

    ResponderExcluir
  40. http://www.soniahirsch.com/2009/08/oleo-virgem-de-coco-como-fazer-em-casa.html

    ResponderExcluir
  41. Olá Sônia: é a primeira vez que entro no seu blog, parabéns vou dar uma olhada nos mais antigos. No momento gostaria de te perguntar qual a quantidade de suco de babosa que podemos tomar diariamente? pode-se tomá-lo sem interrupções? abraços e obrigada, Fátima Nogueira

    ResponderExcluir
  42. Oi, Fátima, não sei. Acho que a babosa deve ser utilizada com alguma finalidade, e para isso precisa seguir uma receita, um método. Foge ao meu conhecimento. Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. olá, estou grávida e estou sentindo muitas cólicas e são muito forte, me falaram que o gergelim preto é muito bom, para evitar o abortamento neste primeiro trimestre, to com medo de tomar e fazer o efeito contrario quero ter muito meu filho. me ajude posso tomar.

    ResponderExcluir
  44. Oi, Anônima, nunca ouvi falar nisso, mas tudo é possível. Melhor verificar com quem deu a receita. Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  45. olá, primeira vez que verifico comentários sobre o chá de gergelim, tem alguma pessoa que tenha feito essa experiência e obtido resultado satisfatório??
    fico no aguardo / luiza silveira

    ResponderExcluir
  46. boa noite, gostaria de saber se o chá de gergelim escurece mesmo os cabelos brancos e se pode ser tomado tanto pelo homem como pela mulher pois lá no inicio dos comentários fala em amenizar cólicas menstruais e aumentar o leite materno.Tem algum caso real sobre esse fato??abraços/ luiz guedes reis

    ResponderExcluir
  47. Luiza e Luiz, eu mesma nunca tive vontade de experimentar essa receita, portanto não posso dar um testemunho. Mas o prof. Michio Kushi, autor do livro onde ela foi publicada, é um grande estudioso das tradições japonesas e do funcionamento do corpo humano; fundou a macrobiótica nos Estados Unidos, tornando-se muito querido e famoso, e deu centenas de conferências pelo mundo afora. Considerando isso tudo, eu acho que a receita deve funcionar - caso contrário ele não publicaria. Concordam?

    ResponderExcluir
  48. muito obrigada Sonia pelo retorno, vou ver se consigo comprar o livro e ir mais a fundo nesse assunto. Depois te mando comentários. Abraços/LUIZ G. REIS

    ResponderExcluir
  49. sonia, agradeço o teu retorno imediato, por gentileza sabes aonde eu poderia encontrar esse livro? existe aqui no brasil?? abraços/ luiza

    ResponderExcluir
  50. Não sei se o livro foi traduzido, acho que não. Na www.amazon.com tem, inclusive em edição nova de 2007, que não conheço (a original é de 85).

    ResponderExcluir
  51. oi sou nilson meus pelos e cabelos cai muito
    muda de cor fica amarelos nas pontas e cai
    ja fui ao medicos mais nao dar nada vc pode mi ajuda o que e

    ResponderExcluir
  52. Oi, Nilson, pode ser de família, pode ser sinal de rins um pouco fracos, pode ser que você precise melhorar a alimentação porque muito açúcar, produtos de padaria e excesso de frutas fazem cair cabelo. Eu procuraria um acupunturista para tirar essa dúvida sobre os rins. Ficar careca não é nada, duro é perder a energia vital qu eles armazenam. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  53. BOA NOITE SONIA,GOSTARIA DE SABER SE O ÓLEO DE GERGELIM,ESCURECE OS CABELOS BRANCOS,É QUE LI NUM SITE QUE O ÓLEO PODE ESCURECER OS CABELOS,E SE É O MESMO QUE SE COMPRA NO SUPERMERCADO.UM ABRAÇO!!


    JOSI

    ResponderExcluir
  54. Oi, Josi, nunca ouvi falar nisso, sinto muito... Um abraço!

    ResponderExcluir
  55. menina nunca tive problemas com cabelo.mas com passar dos anos tive que começar a pintar.Adorei a dica do chá de gergelim; vou comprar amanhãm mesmo.Depois escrevo pára contar o resultado, beijos


    maria geralda!

    ResponderExcluir
  56. Oi, Maria Geralda, vou aguardar suas notícias! Um abraço!

    ResponderExcluir
  57. sonia vc fez o usso deste chá para escurercer os cabelos ? eu to desesperada to com 24 anos e cheiaaa de cabelos brancos afff.. bju daniii

    ResponderExcluir
  58. Oi, Danielle, nunca me ocorreu usá-lo com essa finalidade. Gosto dos meus cabelos brancos. Mas a fonte da receita é boa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  59. Uma perca de tempo tentar esse chá, usei 4 semanas e só gastei dinheiro, se funcionasse de verdade os laboratórios já tinham até desenvolvido fórmulas, não percam o tempo de vcs!

    ResponderExcluir
  60. Puxa, Anônimo, estou quase acreditando.

    Se não fosse um comentário anônimo, eu até daria destaque.

    Se tivesse os detalhes, então, seria ótimo - qual gergelim usou, em que quantidade, quantas vezes por dia...

    ResponderExcluir
  61. Também tomei o chá exatamente da forma indicada e não aconteceu o esperado..
    Realmente é dinheiro e tempo jogados fora...infelizmente!!

    ResponderExcluir
  62. Este tipo de informação deve ser testada e comprovada o que não aconteceu neste blog...
    O chá é um engodo...meus cabelos continuam brancos feito a neve...
    Espero que este tipo de informação seja mais precisa, uma vez que a dona deste blog é jornalista e deve informar com profundidade suas matérias..
    Dizer que viu esta informação em um livro não é atitude de profissional...O descrédito é grande...

    ResponderExcluir
  63. Continuam os comentários anônimos. De fato não experimentei o chá. Mas de fato a fonte é boa e assinada: Michio Kushi, autoridade mundial em assuntos de alimentação e saúde, em livro publicado no mundo inteiro. Isso para mim dispensa comprovação pessoal, eu confio e repasso. Enquanto não aparecer um comentário assinado, não dou destaque. Que tipo de serviço os anônimos acham que estão prestando se não assinam o nome embaixo? Que nomes tão preciosos são esses que se recusam a aparecer?

    ResponderExcluir
  64. Ei Sonia, Gostaria aqui de deixar pública minha admiração por vc!!!Amo seus livros, tenho todos. Conheci seu trabalho em 1996 e foi paixão a primeira leitura.
    Espero um dia poder conhece-la pessoalmente, mas em quanto isso me delicio por aqui...
    Um abração.
    Lilian MG

    ResponderExcluir
  65. Puxa gente, desculpe pelos erros do post anterior..
    Abraços a todos do BEM...Rsrsrsrs
    Lilian MG

    ResponderExcluir
  66. Oi, Lilian, bem-vinda, volte sempre e pode errar que ninguém repara... Abração! :-)

    ResponderExcluir
  67. Sônia, vi a sua dica sobre o chá de gergelim para escurecer cabelos brancos e também vi a sua resposta sobre desconhecer o resultado do chá, já que você somente repassou uma informação. Enfim, segui toda a orientação e tomei o chá por três semanas e você poderia me responder qual o próximo passo após esse tempo de uso? Quero saber se paro e por quanto tempo. Desculpe-me pela pergunta chata, mas será que você no momento já tem alguma informação se essa forma de usar o gergelim escurece mesmo os cabelos brancos? Parabéns pelo blog, ele é ótimo!!!
    Obrigada, Joelma

    Oi, Joelma,

    como você já sabe, eu não experimentei. O prof. Michio Kushi diz que, além de ser usado para escurecer cabelos, esse chá resolve irregularidades menstruais, melhora a visão e produz leite quando a mãe tem pouco (isso já comprovei). Ele diz para usar de 2 a 3 semanas. Se não aconteceu nada, sinto muito.

    Sonia, muito obrigada por me responder. Eu também sinto muitíssimo por não ter conseguido o efeito esperado com o chá. Por favor, se descobrir alguma outra possibilidade de escurecimento dos detestáveis cabelos brancos, divulgue e me inclua na sua lista.
    Um abraço
    Joelma

    Oi, Joelma, agradeço a sua paciência. Vou reformular o post. Um abraço - e até a próxima!

    ResponderExcluir
  68. Sonia, a respeito do chá de gergelim para escurecer cabelos brancos, será que não é preciso tomar por mais tempo?

    ResponderExcluir
  69. Com licença, Sonia.
    Também sou sua fã há décadas.
    Acabo de encontrar esse site, com várias outras sugestões, que pode botar mais lenha na fogueira.
    http://portaluniversofeminino.blogspot.com/2010_01_02_archive.html
    O importante é ninguém ficar de cabelo em pé por causa disso.
    Como diz a autora, "não custa nada torcer".

    ResponderExcluir
  70. Oba, Maria, ótimas dicas nesse site que você trouxe, obrigada. Será que funcionam? Eu não tenho o menor problema com cabelos brancos, mas pra quem pinta é importante encontrar alternativas. Você usa alguma dessas receitas? Abração!

    ResponderExcluir
  71. Na verdade, só postei porque pareceu interessante. Também nunca pintei os cabelos, mas às vezes penso nisso.
    Quando experimentar alguma eu aviso, rsrs. Abraços!

    ResponderExcluir
  72. ola psoal sou flavio d bh e tenho 32 e tenho uns 80% dos kblos brancos oq faço
    Sm q seja tintura?vcs sao experientes nesses as.desde
    Ja obgd.

    ResponderExcluir
  73. Agradeço a sugestão, apesar de ter menos de 10 fios brancos. Posso relatar que há mais de um mês tenho tomado todos os dias esse chá; Afirmo que a oleosidade incomôda do meu cabelo reduziu-se drasticamente. Tinha necessidade de lavá-lo 2 vezes por dia (todos os dias da semana), agora faço isso uma vez por dia. O brilho e a maciez permanece por mais tempo, como se tivesse acabado de lavar. Minha mãe que tem muitos fios brancos diz que o cabelo ficou macio, e os fios pretos e os brancos estão com brilho saudável. (Eu que nem reparava mais que ela tinha fios pretos!!!). Por enquanto vamos tomando o chá...

    ResponderExcluir
  74. Há 6 anos atrás meu leite estava secando pq meu bebe mastigava o peito ao invés de sugar...mandei um e-mail pra vc Sonia, e vc me ensinou este chá....foi MARAVILHOSO!!! Hoje repasso seus ensinamentos para todas as mamães!!!Muito Obrigada por sua sabedoria e e os bebês agradecemos !

    ResponderExcluir
  75. Oi, Drika, fico feliz pelo retorno. Mas a sabedoria é da tradição oriental, que eu só divulguei - e continuarei divulgando. Abração!

    ResponderExcluir
  76. Querida,
    quer uma dica de blogueira pra blogueira? Esse tipo de comentário anônimo que não contribui em nada e que ainda tenta de detonar, nem publica!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  77. Oi, Corina, de qual comentário você está falando? bj

    ResponderExcluir
  78. Oi Sônia, td bem?
    Vc tem alguma dica para alisar os fios dos cabelos?
    Bjss

    ResponderExcluir
  79. Sonia,
    Como é isso de perder a energia vital que está nos cabelos?
    Mudando de cabelo branco para a calvice: uso há mais de 3 anos o gel da folha da babosa no couro cabeludo antes de dormir (não faço todos os dias) e com isso não tive mais a atrofia dos fios (que a medicina tradicional chama de calvice androgenética), com isso não uso mais remédios. Além disso, ainda reduziu-se drásticamente a oleosidade no cabelo. Para quem quiser experimentar, fica a dica, não custa nada.

    ResponderExcluir
  80. AMIGA, ISTO E CONVERSA PRA BOI DORMIR KKKKK

    ResponderExcluir
  81. Olá Sônia!
    Meu nome é Priscila,22 anos. Eu tenho cabelos castanhos, mas gostaria de deixa-los mais escuros de uma forma natural. Esse chá de gergelim ajuda a escurecer cabelos castanhos ou só funciona com os fios brancos?

    ResponderExcluir
  82. Puxa, Priscila, não sei dizer nem se funciona de fato com cabelos brancos...

    ResponderExcluir
  83. Olá Sônia!!

    Excelente trabalho!!
    Você é muito especial, e suas dicas, seus conhecimentos são pra lá de bom e muitos proveitosos!
    Estou à procura tbém de algo pra clarear cabelos brancos, ( antes da idade), precoce, é claro né, e acredito que consegui obter o que procurava.
    Um grande abraço, e muito obrigada por tudo!!

    Sandra - Foz do Iguaçu-Pr

    ResponderExcluir
  84. Oi, Sandra, depois conta aqui pra nós? Um abraço!

    ResponderExcluir
  85. Nossa não tem uma pessoa dizendo que dá certo essa receita...aff não gosto muito dessas idéias alternativas... muita ladainha...

    ResponderExcluir
  86. aff...muita ladainha...nada de concreto,vixe!! Se fosse fácil assim muita gente naturalista não teria cabelos brancos, e não é o que vejo...muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  87. Oi, Zepawlo, obrigada pelo ar puro que entrou com você nesta seção de comentários. Um abraço, e espero que dê certo!

    ResponderExcluir
  88. oi, Sonia.
    olha que interessante:
    http://www.curapelanatureza.com.br/2014/01/receitas-caseiras-para-escurecer-os.html

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. Comece usar chá de gergelim faz um mês não em chá , não vi mudanças no cabelos ainda , alguém deu certo ? por favor seu relato .

    ResponderExcluir
  91. Continuo tomando chá de gergelim, mas agora tenho vários fios de cabelos brancos (conhecida também como canície).
    Estranhei o fato, já que desde o início sempre vi o cabelo ficando bonito, achei a explicação, funciona para quem está com cabelos brancos precoces fora isso, não surte efeito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.