quinta-feira, 18 de março de 2010

Comer bem: Leite de coco em vez de leite de vaca

Este tônico de leite de coco, receita de Mary Enig e Sally Fallon em Eat fat, lose fat, contém tanto cálcio quanto um copo de leite:

. 1 copo de leite de coco (1 coco maduro batido com meio litro de água e espremido num pano dá dois copos)
. 1 copo de água filtrada
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
. 1 colher (chá) de dolomita (carbonato duplo de cálcio e magnésio) em pó
. para viciados em sabor doce: estévia ou outro aditivo a gosto

 Modo de fazer: misturar tudo numa panelinha e aquecer, mexendo, até derreter a dolomita.

Ilustração de Celina Gusmão

39 comentários:

  1. Sonia, eu tava aqui pensando justamente em pesquisar como é que se faz esse leite de coco.
    Obrigada! =o)
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Aqui na fronteira, quando se consegue leite de coco, custa o olho da cara. Agora apareceu coco fruta, mas já vai terminar... Será que dá pra congelar o leite pronto?

    ResponderExcluir
  3. Não sei, mas nada impede de tentar! Abraços para a tribo toda :-)

    ResponderExcluir
  4. Ah: a receita original é com leite de coco enlatado, tá? Coisa de americano...

    ResponderExcluir
  5. Sônia,

    e leite de gergelim?
    Reza a lenda que gergelim tem montanhas de cálcio. As abóboras também. Bem mais que o leitinho, que o queijinho.

    BeijOM,

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o leite de gergelim. Você já fez? Folhas verde-escuras também têm muito cálcio e mastigar faz bem aos dentes, ao estômago, ao cérebro...

    ResponderExcluir
  7. onde encontro a dolomita?

    ResponderExcluir
  8. Em lojas de produtos naturais e boas farmácias.

    ResponderExcluir
  9. Sonia, leite de gergelim é riquíssimo em cálcio! Basta deixar hidratar, por cerca de quatro horas, duas colheres de sopa de gergelim branco. Depois, bater no liquidificador com 300ml de água. A água na qual foi hidratado eu desprezo, pois tem um sabor muito forte.

    Uma dúvida: será que dá para substituir o leite de vaca do café-com-leite por esses leites vegetais?

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ariany, boa receita. Gente, é aquele gergelim que também dizem "descascado", próprio para fazer doce.

    Café e chocolate ficam triótimos com esses leites vegetais.

    ResponderExcluir
  11. Sonia querida,

    depois que entrei no seu blog minha vida está mudando, já encomendei o óleo de coco no local onde você me indicou, pela internet mesmo, recebo na próxima semana e agora esse leite de coco e você diz que fica triótimo com café. Nooooooossa amei demais vou experimentar, porque confesso: não conseguia deixar de tomar 1/2 xicara do leitinho(o que faz mal) com cafézinho toda manhã. Agora sinto que vou me libertar!! Que maravilha!! Muito obrigada Sonia, que bom mesmo como você falou lá no inhame, a gente poder usar a tecnologia para falar de coisas de antigamente e com isso recuperando não só nossa saúde mas também nossa alegria. Estou feliz de ter te "re"descoberto, já que li alguns dos seus livros em 1994, agora estou com vontade de comprar mais e mais. Estou amando essa troca de experiências. Um grande beijo e muito obrigada
    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  12. Olá Sônia,
    Eu adoro oleo de coco e sempre estou usando o da marca Copra e fiquei preocupada com alguns comentários, mas não encontrei o artigo onde voce explica detalhadamente, poderia me informar onde posso encontrar tais informações.

    ResponderExcluir
  13. http://www.soniahirsch.com/2009/04/oleo-de-coco-rancoso-devolva.html

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Estou com essa bendita cândida,gostaria de saber se depois de preparar o leite de coco eu posso guardá-lo em geladeira? obrigada

    ResponderExcluir
  15. Oi, anônima,pode guardar no máximo por 48 horas, mesmo em geladeira. E muito bem tampado, em vidro bem lavado!

    ResponderExcluir
  16. pode ser esse leite de coco que compramos no supermercado?ou não podemos engerir ele assim puro do jeito que vem.,me tire essa duvida.bjo na alma e um forte abraço.Se puder mande a resposta pelo meu msn que e vyvy_2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. O leite de coco engarrafado tem muitos conservantes químicos, que tornam a digestão pesada e esquisita. O ideal é investir uns minutos e preparar o leite de coco em casa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. ana dora gonçalves11/05/2010, 20:50

    onde eu moro qui no nordeste(pernambuco)em muito como, e eu estou aprendendo a fazer o oleo extra virgem do coco,e excelente para a pele substitui o hidratante e uma colher de sopa puro em jejum cura varia doenças, como o colesterol.adorei suas dicas

    ResponderExcluir
  19. Sônia,
    neste artigo você cita a estêvia. E aí me surgiu duas dúvidas:


    1- Ela pôde ser utilizada por pessoas com candidíase?

    2- O agave serve para pessoas com candidíase?

    3- Devido as características da estêvia(em excesso aumenta batimentos cardíacos; sabor residual; proíbida nos EUA e UE), o agave não seria melhor (baixo índice glicêmico [como também a estévia]; sabor neutro; boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio)?


    Abaixo seguem os links onde obtive as informações:


    1- :http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061125103901AAcgUzn.

    2- ttp://www.swissinfo.ch/por/reportagens/Estevia_paraguaia_e_argentina_adoca_bebida_suica.html?cid=7381704

    3- http://www.abril.com.br/blog/dieta-nunca-mais/2010/02/agave-e-o-alimento-organico-que-substitui-o-acucar-e-o-adocante-conheca/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Karen, estévia pode sem restrições. Agave não, porque é frutose. Xarope de agave, boa fonte de minerais? Seria cômico se não fosse trágico.

    O grande problema, na verdade, é selecionar as fontes de informação. Já que você lê em inglês, sugiro mergulhar em http://www.westonaprice.org/ e esquecer os sites que só dão informações superficiais. Em espanhol, http://www.calacervera.com tem orientações para candidíase. Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Amiga, obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  22. oi, Sonia,
    Vc viu que lançaram um óleo de coco orgânico aqui no Brasil? Tô doida para experimentar. O frete por enquanto está grátis para todo o país. Tomara que seja bom, né?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Jussara, não vi. Você tem o site?

    ResponderExcluir
  24. Tá na mão: http://www.palmasdavida.com.br/index.php

    Lá em 'produtos' vc clica na setinha que aparecem o óleo e a farinha.

    ResponderExcluir
  25. Pois vamos dar as boas-vindas ao novo óleo virgem de coco, e torcer para que seja bom!

    Vi que o vidro de 500ml sai por 44,00 e um kit óleo+farinha de coco = 55,00. Frete grátis. A farinha é rica em fibras. A Pat Feldman testou e aprovou, o que já é ótimo. Vou encomendar para conhecer. Valeu, Jussara, beijo!

    ResponderExcluir
  26. Eu já estou aqui na torcida. O preço parece que está bem competitivo, né? A receita da Pat Feldman me deixou com vontade de comer bolo frito de polvilho com queijo :D.
    Depois que vc experimentar o óleo nos conte o que achou, please ;). Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Ops, errei: o vidro tem 350ml por 44,00. Achei caro, desisti...

    ResponderExcluir
  28. Bem que achei o vidro pequeno pra 500 ml. Que pena.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Sônia.
    Onde compro Dolomita?

    ResponderExcluir
  30. Dolomita você compra em lojas de produtos naturais e algumas farmácias.

    ResponderExcluir
  31. Magna Jardim04/05/2011, 21:06

    Olóa, boa noite, Sónia.
    Gostaria de saber se após a toma da água de coco é normal o organismo reagir com excessiva libertação de gases com um cheiro intenso e um mal estar generalizado?!
    Pergunto-lhe pois já o tomei e essa foi a reação que o meu corpo teve durante todo o dia. Serei alérgica ?E tenho a bendita candida albicans e muitas intolerâncias alimentares , sobretudo nas frutas. Estou a fazer uma alimentação crudívera com os super alimentos tais como: erva de trigo, spirulina, clorela, algas e sementes de chia.Mas a acidose que tem sido uma constante tem dificultado as coisas. Faço sumos verdes e tenho atenção ao que como,e para além disso em meu corpo estão presentes vários virus e parasitas, sendo um deles o Helyocobater. O que posso fazer além do que já faço.Ajude-me por favor. Como suplementos tomo algo para o combate à candida, faço chás e como muitas saladas e sopas cruas , mas de nada adianta, pois continuo com serías dificuldades .
    O meu nome é Magna Jardim e tenho 35 anos, e natural da ilha da Madeira Portugal. Ficarei a aguardar o sua análise, logo que lhe seja possível. Uma outra pergunta onde posso adquirir os seus livros?!
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Magna, bem-vinda! Não é normal a água de coco verde, fresca, dar essa reação toda. Estaria fermentada? Mas de todo modo não combina com a cândida, bem como muitas frutas que só pioram a situação.

    Você está tratando as parasitoses? A Helycobacter pilori raramente é tão culpada quanto dizem, já que habita normalmente o estômago; mas parasitas como estrongiloides, por exemplo, causam muitos sintomas de úlcera estomacal.

    Num quadro assim, penso que a alimentação crua não ajuda. Ao contrário, seu organismo precisa do reforço no Chi que vem através da comida quente, como os caldos e a salada quente crocante. Você leu os capítulos que já estão em http://candidiaseapraga.blogspot.com? Viu a sugestão de cardápio em http://www.soniahirsch.com/2010/07/candidiase-gourmet-sugestao-de-cardapio.html ?

    Bem, acho que o livro em si seria útil. Podemos mandar sem problemas. Se interessar, escreva para meu email - shirsch@terra.com.br e darei os detalhes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Marilene Laubenstein14/10/2011, 21:43

    Sonia, boa noite !
    Sou sua fã, à muitos e muitos anos.
    Li seu livro DEixa Sair... aprendi muito...
    Manual do Herói, que me acompanha, pois leio e releio.
    Sou devota do Gengibre, escalda pés e, etc...
    Mas...aqui vai uma pergunta...
    Hoje, ao levar exames para o medico, fiquei surpresa ao saber que o PTH MOLECULA INTACTA,é 119,8.
    O medico explicou-me , e indicou-me o endocrinologista.
    Não sou novinha, já tenho bem mais de 60.
    Mas, o meu comportamneto é de 45, pois vivo ao meio do mato, plantando e reflorestando , bem perto de onde vivo.
    Trabalho com artes plásticas, sou pianista, e escritora temporária.
    Como vivo pregando, que a cura de qualquer doença está na cozinha e no fogão, peço a gentileza de indicar-me o que fazer, e o que comer.
    Tenho 1.63 de altura, e peso 63 kgs.
    Faço alguns poucos exerc´cios do Tai- chi chuan, e vou muito ao meio do mato para plantios de árvores.
    Temos um grupo de dança de senhoras, e duas vezes ao ano, nos apresentamos.
    Eu, sempre comi muitos doces, chocolates e coca- cola.
    Fazem apenas 03 semanas, que abandonei os doces.
    A Osteoporose é leve.
    Mas, e agora...
    Vc , teria como me orientar ?
    Mil abraços
    Marilene Laubenstein

    ResponderExcluir
  34. Oi, Marilene, na verdade eu nem sei do que você está falando. Cuido da minha saúde com alimentação, exercícios, acupuntura e homeopatia, não faço esse tipo de exame e não me interesso por essa medicina diagnóstica convencional.

    Mas entendi a frase "sempre comi muitos doces, chocolates e cocacola". Você mesma sabe que isso é péssimo para a saúde. Sugiro que procure um(a) nutricionista e passe a se cuidar com mais respeito aos limites do organismo. Que, mesmo bem depois dos 60, pode se recuperar com graça e leveza. E não se esqueça de que uma boa vermifugação pode ser o começo de uma vida nova, sem tanta compulsão por doces e refrigerantes (vermes, protozoários e fungos adoram doces). Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. Sonia, muito obrigado, vc tem toda razão...
    É o melhor caminho.
    Agradeço de coração, sua colocação de vida nova, com graça e leveza...
    mil abraços
    Marilene

    ResponderExcluir
  36. Oi Sônia, gostaria de saber se você indica alguma marca que comercializa a dolomita, pois, fico preocupada quanto a boa procedência do produto.Será que tenho razão para ficar preocupada? Adoro seu blog que me inspira muitas coisas boas. Thanks! Ana Maria

    ResponderExcluir
  37. Oi, Ana Maria, nem sei de marcas, mas acho que não precisa se preocupar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Olá Sônia,
    Li mais pra cima que a água de côco verde é como fruta na dieta radical, não ajuda muito. A mesma coisa vale para o côco maduro né? Tava tomando, de vez em qdo, toda felizinha.. Hehehe Então na radical o ideal é só a polpa madura mesmo (copra)?
    Gratíssima!
    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.