terça-feira, 30 de março de 2010

Comer bem: Carlo Petrini & Slow Food

Algumas frases da palestra de Carlo Petrini, jornalista, gastrônomo e fundador do movimento Slow Food, na última quarta-feira, em SP, enviadas por Pérola Boudakian:

“70% da água utilizada no planeta é consumida pelo agronegócio de grande escala.”

“Em amostras de terra na Itália, verificou-se a presença de agrotóxicos que eram comercializados apenas há 120 anos atrás. O problema não é só o veneno que está em nossos corpos, mas principalmente os que estamos colocando nas terras e rios. O que queremos deixar para nossos descendentes.”

“Chegou a hora de cada um assumir sua responsabilidade. O ato de alimentar-se conscientemente é o grande ato político que qualquer ser humano pode fazer, portanto o mais democrático.”

“O Brasil é um país abençoado pela quantidade de terra ociosa e a grande abundância de água, infelizmente o motivo das próximas guerras.”

“A grande saída para humanidade é o comércio local em rede, onde se economiza recursos naturais e se constrói a real cidadania e a solidariedade.”

“Não é possível que tenhamos um desequilíbrio tão grande, onde 1/5 da população morra de fome e mais 1/5 tenha problemas de obesidade, diabetes entre outros causados pela hiperalimentação.”

“O sistema de alimentação é o principal pivô da profunda crise em que vivemos. Os alimentos industrializados que dominam nossa alimentação hoje, têm preço mais baixo e um valor mais baixo ainda, o que compromete toda nossa existência.”

Valeu, Pérola!

4 comentários:

  1. excelentes colocações: a sobriedade deste homem é algo que deveria ser mais divulgado.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso texto............Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Profundo bom senso. Artigo em falta atualmente...

    ResponderExcluir
  4. adorei o texto!!!
    coisas....
    Sonia nao eu nao tomei a vacina porquinha, mas estou mandando ver nas laranjadas, limonadas e alho assado com azeite..sera que da pro gasto anti gripal?
    coisas 2
    arrumei uma super queimadura daquelas de cozinha onde o dedo eh esturricado pelo fogao...a sabedoria popular da varios palpites..qual eh a boa quano rola uma queimadura?? agua??
    obrigada querida! bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.