sábado, 5 de junho de 2010

Cúrcuma, Pimenta & Cia Ltda

Recebo email de uma amiga do blog oferecendo links dos estudos científicos sobre a necessidade de se associar cúrcuma com pimenta-do-reino para que seja bem absorvida pelo organismo.

O que ela coloca, de forma muito elegante, é a mesma coisa que a Glaucia - fitonutricionista cheia de títulos que resolveu entrar no blog atirando - quis dizer. Ambas na sintonia de que é bom, e só é bom, usar cúrcuma com outra coisa que aumente a sua biodisponibilidade, no caso pimenta-do-reino, citando estudos laboratoriais e tal.

Vejo que preciso esclarecer melhor a minha restrição.

Quando escrevo sobre a cúrcuma citando o uso tradicional e os benefícios do uso tradicional, estou com o foco em usar na comida como tempero, ou como chá, ou lambedor com mel pra rouquidão e dor de garganta. Meu foco é a promoção da saúde na cozinha de cada dia. Quem tem saúde não fica pensando em câncer.

Cápsulas de nutracêuticos para prevenir o câncer não entram na minha pauta, não fazem parte das minhas preocupações. Não se fazem em casa. Para tomar em cápsulas as exigências podem ser outras. Os laboratórios vão achar os meios, encapsular e vender.

Incitar as pessoas a acatar conclusões laboratoriais como se fosse preciso um saber científico para se usar a cúrcuma é chose de loque. Vai ter gente comendo mais pimenta para poder usar a cúrcuma. Isso é muito insensato e perigoso, do meu ponto de vista; não tem nada a ver com a orientação tradicional que eu pesquiso e divulgo, especialmente neste blog.

Consegui me explicar?

8 comentários:

  1. Leonardo Araújo05/06/2010, 22:35

    olá Sonia,
    desculpe por tirar o foco da discussão, mas me tire uma dúvida, no combate a candidiase, agua de coco e a carne, pode?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leonardo, a água de coco e a polpa verde não são indicadas nessa dieta; só mesmo a polpa madura, o leite de coco e, especialmente, o óleo virgem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!

    Eu quero aprender o coração!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda, tem aquela parte numérica à direita do seu teclado? É Alt 3. Cortesia da Ana Corina ampliada pela Cynthia...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sonia.
    Só descobri hj seu blog (Parabéns! Adorei!) e não entendi: estão fazendo cápsulas com cúrcuma com pimenta para prevenção de câncer?
    Sou vegana e fico imaginando quanto os animaizinhos (e quantos animaizinhos) estão sofrendo nesses estudos científicos...
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi, Priscila, isso é um discussão antiga aqui no blog, sobre essa história de cúrcuma em cápsulas que surgiu nos comentários. Você vai ter que garimpar os outros posts sobre ela pra entender. O primeiro: http://www.soniahirsch.com/2009/04/curcuma-ou-acafrao-da-terra-todo-dia.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ah. Obrigada. Estava lendo os textos de 2010 primeiro e não tinha chegado aos de 2009 ainda.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.